terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

AQUECIMENTO GLOBAL PREOCUPA BIN LADEN



Mundo rss


Bin Laden preocupado com aquecimento global
2010-01-29

O chefe da Al-Qaida, Osama bin Laden, apelou, ainda, ao boicote ao dólar, numa mensagem áudio difundida hoje, sexta-feira, pela cadeia Al-Jazira.

"Todas as nações industrializadas, particularmente as grandes nações, são responsáveis pelo sobreaquecimento climático", disse Usama bin Laden nesta nova mensagem áudio, a segunda em cinco dias, segundo a televisão por satélite do Qatar.

«Nós devemos deixar de utilizar o dólar e desembaraçarmo-nos da moeda norte-americana. Eu sei que isso teria repercussões enormes, mas seria o único meio de libertar a humanidade da escravidão da América e das suas empresas", refere o líder da Al-Qaida na mensagem.

A 24 de Janeiro, o líder da Al-Qaida, num breve registo áudio, reivindicou o atentado falhado contra um avião de uma linha norte-americana no dia de Natal e ameaçou os Estados Unidos com novos ataques se aquele país continuar a apoiar Israel.

Na referida mensagem, Bin Laden também homenageou o "herói" Umar Faruk Abdulmutallab, o jovem nigeriano que tentou a 25 de Dezembro de 2009 fazer explodir o avião que efectuava um voo entre Amesterdão e Detroit

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

ONDE FOI PARA O AQUECIMENTO GLOBAL

Clima
Onde foi parar o aquecimento global?



O ano em que foi registrado o recorde de altas temperaturas na Terra não foi 2007 ou 2008, mas 1998. Nos últimos 11 anos não se observou um aumento das temperaturas do planeta. Ninguém previu isso, mesmo com o aumento das emissões de dióxido de carbono, gás que se pensa ser o responsável pelo aquecimento global.

Aqueles que não acreditam na mudança do clima da Terra argumentam que há ciclos naturais, dos quais não se tem controle, que determinam a temperatura do planeta. Mas qual a evidência disso?

A abordagem das pesquisas foi simples: verificar o comportamento do sol e a intensidade dos raios cósmicos nos últimos 30-40 anos e compará-los com a tendência de aumento da temperatura. Os resultados foram claros: “o aquecimento nas duas últimas décadas dos 40 anos pesquisados não pode ter sido causado pela atividade solar”, declara Dr. Piers Forster, da Universidade de Leads. Mas outro cientista, Piers Corbyn, da Weatheraction, discorda. Ele acredita que as partículas com energia do sol que chegam à Terra nos provocam um grande impacto.

De acordo com a pesquisa desenvolvida pelo professor Don Easterbrrk, da Western Washington University, os oceanos e a temperatura são correlatos. Os oceanos, segundo o professor, têm um ciclo de aquecimento e resfriamento natural. Nos anos 1980 e 1990, estávamos num ciclo positivo, isto é, de temperaturas mais altas que a média. As observações revelaram que, nesta época, a temperatura global era quente também.

Estes ciclos, no passado, duravam cerca de 30 anos.
Fontes: BBC News - What happened to global warming?