sábado, 12 de setembro de 2009

O FORNO NOSSO DE CADA DIA


Aquecimento Global


O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre (não só numa zona específica, mas em todo o planeta) e tem preocupado a comunidade científica cada vez mais. Acredita-se que seja devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos em nível industrial, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao Efeito Estufa, tais como o Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os CFCs.

Há muitas décadas que se sabe da capacidade que o Dióxido de Carbono tem para reter a radiação infravermelha do Sol na atmosfera, estabilizando assim a temperatura terrestre por meio do Efeito Estufa, mas, ao que parece, isto em nada preocupou a humanidade que continuou a produzir enormes quantidades deste e de outros gases de Efeito Estufa.

A grande preocupação é se os elevados índices de Dióxido de Carbono que se têm medido desde o século passado, e tendem a aumentar, podem vir a provocar um aumento na temperatura terrestre suficiente para trazer graves conseqüências à escala global, pondo em risco a sobrevivência dos seus habitantes.

Na realidade, desde 1850 temos assistido a um aumento gradual da temperatura global, algo que pode também ser causado pela flutuação natural desta grandeza. Tais flutuações têm ocorrido naturalmente durante várias dezenas de milhões de anos ou, por vezes, mais bruscamente, em décadas. Estes fenômenos naturais bastante complexos e imprevisíveis podem ser a explicação para as alterações climáticas que a Terra tem sofrido, mas também é possível e mais provável que estas mudanças estejam sendo provocadas pelo aumento do Efeito Estufa, devido basicamente à atividade humana.

Para que se pudesse compreender plenamente a causa deste aumento da temperatura média do planeta, foi necessário fazer estudos exaustivos da variabilidade natural do clima. Mudanças, como as estações do ano, às quais estamos perfeitamente habituados, não são motivos de preocupação.

Na realidade, as oscilações anuais da temperatura que se têm verificado neste século estão bastante próximo das verificadas no século passado e, tendo os séculos XVI e XVII sido frios (numa escala de tempo bem mais curta do que engloba idades do gelo), o clima pode estar ainda a se recuperar dessa variação. Desta forma os cientistas não podem afirmar que o aumento de temperatura global esteja de alguma forma relacionado com um aumento do Efeito Estufa, mas, no caso dos seus modelos para o próximo século estarem corretos, os motivos para preocupação serão muitos.

Segundo as medições da temperatura para épocas anteriores a 1860, desde quando se tem feito o registro das temperaturas em várias áreas de globo, as medidas puderam ser feitas a partir dos anéis de árvores, de sedimentos em lagos e nos gelos, o aumento de 2 a 6 ºC que se prevê para os próximos 100 anos seria maior do que qualquer aumento de temperatura alguma vez registrado desde o aparecimento da civilização humana na Terra. Desta forma torna-se assim quase certo que o aumento da temperatura que estamos enfrentando é causado pelo Homem e não se trata de um fenômeno natural.

No caso de não se tomarem medidas drásticas, de forma a controlar a emissão de gases de Efeito Estufa é quase certo que teremos que enfrentar um aumento da temperatura global que continuará indefinidamente, e cujos efeitos serão piores do que quaisquer efeitos provocados por flutuações naturais, o que quer dizer que iremos provavelmente assistir às maiores catástrofes naturais (agora causadas indiretamente pelo Homem) alguma vez registradas no planeta.

A criação de legislação mais apropriada sobre a emissão dos gases poluentes é de certa forma complicada por também existirem fontes de Dióxido de Carbono naturais (o qual manteve a temperatura terrestre estável desde idades pré-históricas), o que torna também o estudo deste fenômeno ainda mais complexo.

Há ainda a impossibilidade de comparar diretamente este aquecimento global com as mudanças de clima passadas devido à velocidade com que tudo está acontecendo. As analogias mais próximas que se podem estabelecer são com mudanças provocadas por alterações abruptas na circulação oceânica ou com o drástico arrefecimento global que levou à extinção dos dinossauros. O que existe em comum entre todas estas mudanças de clima são extinções em massa, por todo o planeta tanto no nível da fauna como da flora. Esta analogia vem reforçar os modelos estabelecidos, nos quais prevêem que tanto os ecossistemas naturais como as comunidades humanas mais dependentes do clima venham a ser fortemente pressionados e postos em perigo.

Fonte: educar.sc.usp.br

O PROUNI QUE BICHO É ESSE?

PROUNI


O que é
É um programa do Ministério da Educação que foi criado pelo Governo Federal em 2004. O programa oferece bolsas de estudos em instituições privadas de educação supe­rior para cursos de graduação e sequenciais de formação específica. As bolsas são ofere­cidas para estudantes brasileiros que não tenham diploma de nível superior.
As bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no ENEM, e também conforme a avaliação da renda familiar. Assim, os estudantes que alcançarem as melhores notas no exame e tiverem renda familiar compatível com os critérios exigidos pelo Governo Federal, terão maiores chances de escolher o curso e a instituição em que desejam estudar



Tipos de Bolsa
Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
Bolsa parcial de 50%: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.



Como Participar
Você poderá se inscrever e obter informações sobre prazos e etapas do processo seletivo no link abaixo:
portal.mec.gov.br/prouni

SAIBA MAIS SOBRE O ENEM

NOVO ENEM


O que é
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é um exame realizado, anualmente, pelo Governo Federal. Enquanto os vestibulares convencionais avaliam o conteúdo que o aluno acumulou durante os anos de escolarização, o ENEM coloca o estudante diante de situações-problema e avalia as competências e habilidades adquiridas pelo aluno. Para o ENEM, o importante é que o aluno saiba aplicar seus conhecimentos a situações da vida cotidiana.
O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Na­cional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. A proposta tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio. Além disto, o Enem continuará a ser utilizado como uns dos critérios para distri­buição de bolsas pelo ProUni e como forma de avaliar a qualidade das escolas de Ensino Médio.



A Prova
A prova é estruturada em torno de competências transversais: interpretar, analisar, comparar e elaborar propostas para solução de problemas. O aluno é confrontado com situações contextualizadas e interdisciplinares. São questões que convidam o aluno a prestar atenção nas informações dadas no enunciado, a efetuar cálculos, observar, refletir, comparar, reunir conhecimentos ou identificações, a fazer ordenações e, por fim, tomar uma decisão em relação à alternativa julgada correta ou a ser assumida como correta.

O novo exame será composto por testes em quatro áreas, ou matrizes, de conhecimento:
• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (incluindo redação);
• Ciências Humanas e suas Tecnologias;
• Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
• Matemática e suas Tecnologias.

Cada grupo de testes, ou cada área, será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.A redação deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.



Importância do ENEM
Desde 1998, muitas instituições de ensino superior, públicas e privadas, utilizam a nota do Enem, total ou parcialmente, em seus processos de seleção ou vestibulares.
A partir de 2005, devido à utilização da nota do ENEM como parte do critério de seleção do ProUni, o número de inscritos aumentou muito.
Agora, o Enem será o principal critério de seleção em várias Universidades Federais; servirá de exame de certificação para pessoas acima de 18 anos que não completaram o ensino médio regular, e também irá substituir a prova do ENADE, o exame de avaliação do ensino superior, para os estudantes in­gressantes no ensino superior. Além disso, existe a expectativa de que várias faculdades particulares deixem de realizar seus vestibulares e adotem integralmente o Enem como processo seletivo, e, futuramente, também da adesão de outras Universidades Públicas.



Objetivos Principais
Os objetivos dos alunos que fazem a prova do ENEM hoje são, principalmente, concorrer a uma vaga no PróUni, programa do Governo Federal que concede bolsas de estudo a estudantes de baixa renda; ou usar a nota como critério de seleção nas universidades federais que aderiram à proposta o Ministério da Educação.
PORTAL SÃO FRANCISCO