sábado, 12 de setembro de 2009

SAIBA MAIS SOBRE O ENEM

NOVO ENEM


O que é
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é um exame realizado, anualmente, pelo Governo Federal. Enquanto os vestibulares convencionais avaliam o conteúdo que o aluno acumulou durante os anos de escolarização, o ENEM coloca o estudante diante de situações-problema e avalia as competências e habilidades adquiridas pelo aluno. Para o ENEM, o importante é que o aluno saiba aplicar seus conhecimentos a situações da vida cotidiana.
O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Na­cional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. A proposta tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio. Além disto, o Enem continuará a ser utilizado como uns dos critérios para distri­buição de bolsas pelo ProUni e como forma de avaliar a qualidade das escolas de Ensino Médio.



A Prova
A prova é estruturada em torno de competências transversais: interpretar, analisar, comparar e elaborar propostas para solução de problemas. O aluno é confrontado com situações contextualizadas e interdisciplinares. São questões que convidam o aluno a prestar atenção nas informações dadas no enunciado, a efetuar cálculos, observar, refletir, comparar, reunir conhecimentos ou identificações, a fazer ordenações e, por fim, tomar uma decisão em relação à alternativa julgada correta ou a ser assumida como correta.

O novo exame será composto por testes em quatro áreas, ou matrizes, de conhecimento:
• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (incluindo redação);
• Ciências Humanas e suas Tecnologias;
• Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
• Matemática e suas Tecnologias.

Cada grupo de testes, ou cada área, será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.A redação deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.



Importância do ENEM
Desde 1998, muitas instituições de ensino superior, públicas e privadas, utilizam a nota do Enem, total ou parcialmente, em seus processos de seleção ou vestibulares.
A partir de 2005, devido à utilização da nota do ENEM como parte do critério de seleção do ProUni, o número de inscritos aumentou muito.
Agora, o Enem será o principal critério de seleção em várias Universidades Federais; servirá de exame de certificação para pessoas acima de 18 anos que não completaram o ensino médio regular, e também irá substituir a prova do ENADE, o exame de avaliação do ensino superior, para os estudantes in­gressantes no ensino superior. Além disso, existe a expectativa de que várias faculdades particulares deixem de realizar seus vestibulares e adotem integralmente o Enem como processo seletivo, e, futuramente, também da adesão de outras Universidades Públicas.



Objetivos Principais
Os objetivos dos alunos que fazem a prova do ENEM hoje são, principalmente, concorrer a uma vaga no PróUni, programa do Governo Federal que concede bolsas de estudo a estudantes de baixa renda; ou usar a nota como critério de seleção nas universidades federais que aderiram à proposta o Ministério da Educação.
PORTAL SÃO FRANCISCO

Nenhum comentário: