sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Asfalto na transamazônica (para 2ºs anos)

Texto (para os 2ºs anos - fev./2009)
Asfalto na Transamazônica: dois futuros possíveis
No governo passado, Fernando Henrique Cardoso prometeu a pavimentação da Transamazônica e outras rodovias dentro de um plano ambicioso, o "Avança Brasil", que previa a aplicação de cerca de US$ 43 bilhões na região. Boa parte dos recursos ficou na promessa e o projeto, rebatizado pelos ambientalistas de "Avança Fumaça" foi criticado pela fraqueza das avaliações de impacto ambiental. Daniel Nepstad e colegas do Ipam, do Instituto Socioambiental (ISA) e do WHRC, calcularam que, com o Avança Brasil, seriam desmatados de 120 a 270 mil quilômetros quadrados de selva, levando à emissão de bilhões de toneladas de carbono.
Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) também criticaram o projeto por ter altos custos ambientais e sociais associados a escassos benefícios quanto à geração de empregos.
Mas os cientistas não eram contra qualquer forma de pavimentação. A questão era onde e como. "No caso da Transamazônica, asfaltamento faz sentido" - acredita Carvalho. "É uma região que já está assentada, com produção estabelecida. O que é necessário para que o asfaltamento não gere problemas ambientais e sociais é que o planejamento econômico e ecológico seja feito antes. A FVPP propõe concentrar atividades econômicas na região ao norte da Transamazônica, em áreas já degradadas, consolidando também terras indígenas e criando unidades de uso sustentável".
McGrath explica essa aparente mudança de estratégia ambiental que dá boas vindas ao asfalto. "A Amazônia será transformada, de uma maneira ou outra. O grande desafio é como será a futura paisagem amazônica. Hoje, com técnicas desenvolvidas para as condições amazônicas, os velhos argumentos de que a região é inadequada para muitas atividades agropecuárias estão, aparentemente, sendo revisados. A estratégia melhor é tentar manejar o crescimento para garantir que o processo seja sustentável e socialmente justo".
O asfaltamento de trechos da Transamazônica, de acordo com o pesquisador, abre dois cenários possíveis. "A pavimentação poderia exacerbar a tendência à pecuária extensiva ou agricultura mecanizada, o que prejudicaria os pequenos proprietários, ou, pelo contrário, poderia ajudar a consolidar os atuais assentamentos".
O asfalto sozinho, então, não é solução nem vilão. E a receita para substituir velhas retóricas de expansão com modelos para um desenvolvimento duradouro, justo e sustentável é simples, mas cara: investir para garantir que as leis ambientais sejam respeitadas, que a infra-estrutura funcione, que a pesquisa científica continue, que o apoio aos produtores seja concreto e que as áreas indígenas, de proteção ambiental e de uso sustentável sejam fortalecidas. Se isso acontecer, talvez um dia a BR-230, em vez de pista vermelha do conflito social e beco sem saída da devastação ambiental, torne-se exemplo do caminho, pavimentado, para um futuro sustentável.
Fonte: www.comciencia.brv

41 comentários:

Anônimo disse...

O texto nos mostra futuros possiveis para a Transamazônica.
Caso haja o asfaltamento será preciso investimestos e pesquisas para que nao haja problemas ambientais, e que haja uma ajuda para os produtores da região.
Porém caso nao saia o asfalto a populaçao residente proximo a BR nao usurfruirá dos beneficios e continuará sofrendo com a estrada de barro vermelho em muitos invernos.
Brenda de Oliveira Torres
Turma 2R06

Sâmara disse...

No meu ponto de vista a pavimentaçao da transamazônica ja deveria ter acotencido a muito tempo pois ficaria mais facil para o nosso desenvolvimento.Tambem ajudaria muito no trafego das mercadorias teriamos menos prejuizos e atrasos nas entregas.Com o asfaltamento poderiam abrir novas oportunidades ajudaria no insetivo do turismo,alem de proporciona mais tranquilidade nas nossas viajens ,porque muitas vezes por a estrada ser de tão rui trafego desistimos.

Sâmara disse...

No meu ponto de vista a pavimentaçao da transamazônica ja deveria ter acotencido a muito tempo pois ficaria mais facil para o nosso desenvolvimento.Tambem ajudaria muito no trafego das mercadorias teriamos menos prejuizos e atrasos nas entregas.Com o asfaltamento poderiam abrir novas oportunidades ajudaria no insetivo do turismo,alem de proporciona mais tranquilidade nas nossas viajens ,porque muitas vezes por a estrada ser de tão rui trafego desistimos.

Anônimo disse...

na minha opniao o texto procura debater o futuro da regiao da transamazonica se por acaso o asfaltamento sair do papel,as populaçoes que vivem nessa regiao vao ter grandes beneficios para poder escoar sua produçao agricola.
DIEGO PEREIRA DE LIMA 2r05
4DE MARÇO DE 2009 ALTAMIRA-PA

Anônimo disse...

O texto fala sobre um futuro previsto para a tranzamazônica.Pois é o sonho de todo nos, principalmente pra aqueles que trafegocom mercadorias pois assim nos teriamos nenos prejuizos.
Quem sabe daqui uns tempo a BR-230 possa ser do jeito que todos nos sonhamos, porque o Governo ja tem mandado tanta verba para contrui a tranzamazõnica não foi asfaltada.pois se fosse para nos seria melhor por que no inverno é uma lameira sem fim. o meu desejo é que a tranzamazônica seja asfaltada.Queremos que isso aconteça por quer todo ano é amesma coisa quando é verão é muita poeira , quando éinverno é muita lama então fica difício para quemtem que passar diariamente por essa rodovia.
turma 2R06
Kalina Ligia Silva guará
juliana Alves da Siva

Anônimo disse...

O texto fala sobre um futuro para a tranzamazônica ou seja o grandes sonhos de todos.O asfaltamento da Br-230 e um projeto que so se vê nos papéis porque na prática nota zero. Quando falamos em asfaltamento da tranzamazônica todos nós temos um mesmo desejo de vê a tranzamonica asfaltada para os que trafegam na rodovia.todos os anos é a mesma coisa quando e verão tem muita poeira e com o excesso da poeira atrapalha a visão dos motoritas e ja no inverno é ao contrário muita chuva e prejudica pois com os atolamentos dos carros não tem como as mercadorias chegarem no dia previsto.Espero que essa situação mude para o bem de todos.
turma:2R06
ana cristina,Rayana

Anônimo disse...

Asfalto na Transamazônica

Asfalto na Transamazônica : Dois Futuros Possíveis

O plano “Avança Brasil”, foi uma iniciativa do governo passado de Fernando Henrique Cardoso que prometeu a pavimentação da Transamazônica e outras rodovias, aplicando-se nesse projeto cerca de US$ 43 bilhões na região.
Depois de alguns anos esse projeto foi rebatizado pelos ambientalistas de “Avança Fumaça” por causa dos não repasse de boa parte dos recursos. O Instituto ISA, INPA e do WHRC, chegaram a conclusão que o projeto iria desmatar de 120 a 270 mil quilômetros quadrados de selva e bilhões de toneladas de carbono poluentes seriam liberado no ar.
O Inpa criticou o projeto por ter autos custos ambientais e sociais, ele não era contra a qualquer forma de pavimentação. A questão era onde e como. O necessário é que o planejamento econômico e ecológico seja feito antes do asfaltamento.
O Mc Grath explica: “A Amazônia será transformada de uma maneira ou de outra”. O grande desafio é como será a futura paisagem da Amazônia.
A estratégia melhor è tentar maneja o conhecimento para garantir que o processo seja sustentável e socialmente justo.
Alunos:Raylson da Silva Moura e Arlyson da Silva Moura Série:2R06

Anônimo disse...

Asfalto na Transamazônica

Asfalto na Transamazônica : Dois Futuros Possíveis

O plano “Avança Brasil”, foi uma iniciativa do governo passado de Fernando Henrique Cardoso que prometeu a pavimentação da Transamazônica e outras rodovias, aplicando-se nesse projeto cerca de US$ 43 bilhões na região.
Depois de alguns anos esse projeto foi rebatizado pelos ambientalistas de “Avança Fumaça” por causa dos não repasse de boa parte dos recursos. O Instituto ISA, INPA e do WHRC, chegaram a conclusão que o projeto iria desmatar de 120 a 270 mil quilômetros quadrados de selva e bilhões de toneladas de carbono poluentes seriam liberado no ar.
O Inpa criticou o projeto por ter autos custos ambientais e sociais, ele não era contra a qualquer forma de pavimentação. A questão era onde e como. O necessário é que o planejamento econômico e ecológico seja feito antes do asfaltamento.
O Mc Grath explica: “A Amazônia será transformada de uma maneira ou de outra”. O grande desafio é como será a futura paisagem da Amazônia.
A estratégia melhor è tentar maneja o conhecimento para garantir que o processo seja sustentável e socialmente justo.
Alunos: Raylson da Silva Moura e Arlyson da Silva Moura Série:2R06

Anônimo disse...

O asfaltamento da transamazônica é um assunto polêmico desde o governo passado, tanto pelos custos quanto pela questão ambiental. De acordo com um pesquisador "a pavimentação poderia exacerbar a tendência a pecuaria extensiva ou agricultura mecanizada, o que prejudicariaos pequenos proprietários ou pelo contrario, poderia ajudar a consolidar os os atuais assentamentos. No entanto na minha opinião com o asfaltamento ou sem ele, o interesse nas terras amazonicas é muito grande e hoje a pecuaria axtensiva ja ocorre em torno de toda a BR-230 existem varias fazendas destinadas a criação de gado e em algumas os proprietários ja investem em maquinário para a agricultura e a questão da poluição hoje jé está mais do que provada que mesmo sem asfalto a região ja desmatou e emitiu muito CO2 no ar.

Momentos e sentimentos disse...

No texto fala que Fernando Henrique Cardoso, quando atuante no governo passado, falou em pavimentar algumas Br, incluindo a transamazônica Br 230, onde ele coloca alguns impedimentos a tal pavimentação não ter saído a qual os “culpados” apontados por ele, foram alguns cientistas.
Os cientistas apontados como um grande obstáculo juntos com suas pesquisas resolveram levantar e apresentar seus argumentos diante do problema. Que não terias a mínima condição de fazer a pavimentação por fraqueza de avaliações de impacto ambiental, ou seja, a pesquisa feita pelos assistentes de Fernando Henrique que não era tão precisa para definir realmente os prejuízos ao meio ambiente. Então, com essas informações divulgadas ouve algumas pessoas há discordar com a idéia da pavimentação, mas não era o bastante para o impedimento da obra, pois o presidente usou essas informações como meras desculpas para não sair até hoje a pavimentação da Br 230.
Mas sabemos que realmente o meio ambiente sofrerá alguns impactos como sempre sofreu com certas atitudes dos homens, sendo também que a elevação de gás carbônico a atmosfera será bem maior, pelo simples fato de que é previsto acontecer que a pecuária extensiva. Ou seja, com uma boa estrada haverá, mas facilidade para grandes fazendeiros investir na pecuária onde teria grandes lucros e de certa forma uma geração de emprego, mas a cima de tudo prejudicando a natureza.



Raquel
Tainá
Marcelia


2R06

Anônimo disse...

_123@hotmail.comO texto nos mostra futuros possiveis para a Transamazônica.No meu ponto de vista a pavimentaçao da transamazônica ja deveria ter acotencido a muito tempo pois ficaria mais facil para o nosso desenvolvimento.

Unknown disse...

No meu ponto de vista a pavimentaçao da transamazônica ja deveria ter acotencido a muito tempo pois ficaria mais facil para o nosso deO texto nos mostra futuros possiveis para a Transamazônica.
senvolvimento.

Anônimo disse...

O asfalto da transamâzonica ja é uma discursão antiga com varios pontos, uma das poucas BR do Brasil se não for a única que ainda não é asfaltada! Ai nos perguntamos, porque não asfalta a Transamazônica?! Um ponto de interogação dificil de ser entendido, a população deveria lutar mais pelos direitos todos unidos, não disse que a união faz a força, quem sabe um dia quando resolvemos lutar e quando isso (afasto) for a única solução talvez será feito.

Escola: Polivalente
Paulo Silas Gomes e Silva
Turma: 2R05 Turno: Tarde

Anônimo disse...

O texto acima citado é de valiosa importância para percebermos a dificuldade de se entender o que ocorre no processo de geraçao de dificuldades em torno de uma obra, como o asfaltamento da tranzamazonica. Que precisamos ter cautela no desmatamento é claro que sim, porem, deixar uma populaçao a míngua durante decadas, sem poder trafegar durante a metade do ano, parece um descaso das autoridades, ou até mesmo briga política, ou quem sabe problema maior ainda, o poder internacional sobre a nossa amazonia. Independente de culpados ou nao, quem paga pela falta de decisao e coragem, somos nós, os menos favorecidos, moradores da dificuldades, que pagamos nossas contas assim como quem mora em municipios desenvolvidos.
Niuzeli Ribeiro de Souza e Luana Acacio da Silva.

Anônimo disse...

O texto acima é de grande valia para percebermos a problemática que gira em torno do asfaltamento da transamazônica, uma vez que se trata de uma obra que está em situada na amazônia, assim como todos os processos ambientais são demorados e muitas vezes embargados, o asfaltamento é mais um desses problemas talvez sem solução, digo isso porque é uma luta que teve inicio há muitas décadas atrás. Acreditamos que nossa maior dificuldade se deve a influencias internacionais, em interesses em barrar o desenvolvimento da nossa região, uma das poucas reservas ecológicas existentes em nosso planeta. Devemos sim preservar. Porem, não se pode mais viver na expectativa de uma melhora, ficamos praticamente isolados a cada inverno, que dura quase 6 meses, precisamos de ajuda, precisamos de alguém para nos defender e buscar por esse sonho tão antigo.
Niuzeli Ribeiro de Souza e Luana Acacio da silva

Anônimo disse...

É preciso uma opinião inteligente para o asfaltamento da transamazônica, seria ótima a idéia da BR-230 ser pavimentada, mas péssimas consequências irão acontecer,pois milhões serão gastos, contando com as derrubadas,extinção de animais , destruição de aldeias indígenas,entre outros. Apesar do trânsito de pessoas melhorar muito, não podemos aceitar que boa parte da nossa floresta seja destruída, então só resta esperar, ver e discutirmos o que é melhor para o futuro da Amazônia. Até lá ela estarão nas mãos da autoridade,espero que tomem a decisão certa.
Mauricéia Medeiros Gonçalves- 2R05- Polivalente de Altamira

Anônimo disse...

O assunto que vimos sobre o asfaltamento da BR vem sendo muito debatido na nossa sociedade ,alguns acham que vai trazer muitos benefícios ,como por exemplo, vai diminuir o tempo da chegada de mercadorias no município vizinho,tendo assim produtos mais saudáveis,e os produtores rurais não vão ter prejuizos com as suas mercadorias .
Enquanto outros acham que vai destruir boa parte da natureza ,poluindo rios ,e até algumas espécies entrar em extinção.
Na minha opinião seria muito bom vermos a transamazônica asfaltada,mais também é claro preservando ao máximo o meio natural com uma equipe ambientalista para tentar evitar tanto desmatamento.É bom ver a BR asfaltada mas é claro sempre ter a natureza ,pois o asfalto pode ser feito e até desfeito;mas a natureza é um bem divino que depois de ser destruido jamais pode voltar a ser o que era antes Rafaela Moura de oliveira (2R05 tarde -Polivalente)v

Anônimo disse...

O asfaltamento da transamazÔnica seria um sonho realizado de todas as pessoas que precisam dessa estrada para trafegar,com o asfaltamento as condiçes de vida de muitas pessoas vão melhorar,pois com o asfalto ira gera emprego e renda para todos.
Mas para que isso tenha sucesso de verdade tem que ser feito pesquisas e ser utilizado a melhor forma para que vrnha dar condições de vida melhor para todos.
Nuthiely da Cruz Sousa
E.E.E.M.Polivalente de Altamira
2R05 tarde.

Anônimo disse...

Pelo que pude compreender o asfatalmento da trasamzônica gerou e ainda gera polÊmicas aem todos os ambitos sociais mas se a BR já foui aberta os piores estragos já foram feitos,o que nós resta e que o governo pavimente a estrada,pois do jeito que esta não tem condições de uso.
fernanda Alves de Andrade
Polivalente de Altamira
2R05 tarde

Anônimo disse...

O assunto rodovia da transamazonica não é de hoje que esta sendo discutido pelos ambientalismo,pesquisadores,governo,grandes e pequenas proprietários de terras etc.
O que temos de concreto no momento é que a rodóvia já trouxe maléficios para o meio ambiente.O governo tem que terminar a pavimentaçao da estrada e assim acabar com as dificuldades que a região passar em épocas como o verão e o inverno.
Nátalia Cristina Costa Nascimento
Polivalente de Altamira
2R05 tarde

Anônimo disse...

O asfaltamento da tranzamazonica seria um sonho realizado de todas as pessoas que precisam dessa estrada para trafegar,com o asfaltamento as condiçoes de vida de muitas pessoas vão melhorar,pois o asfaltamento ira gerar emprego e renda para todos.
Mas pára isso ter sucesso de verdade tem que ser feito pesquisas e ser utilizada a melhor forma para que favoreça a todos.
Nuthiely da Cruz Sousa
Polivalente de Altamira
2R05 tarde

Anônimo disse...

Escola Estadual Polivalente de Altamira
Professor: J. Marcelino
Alunos: Saymon Pontes
Turma: 2R06 Turno: Tarde

Asfalto na Transamazônica

No governo FHC foi prometido US$ 43 bilhões em investimento na região, que ficaram só na promessa. Esse pacote fazia parte de um projeto chamado “Avança Brasil”, que mais tarde foi rebatizado de “Avança Fumaça” pelos ambientalistas, que criticaram as avaliações de impactos ambientais.
O asfaltamento da Transamazônica é de grande importância para a sociedade que aqui vive. Porém, os estudos sobre o impacto ambiental e social devem ser feito minuciosamente para que não haja problemas como os que ocorreram com a criação da mesma.
Uma saída proposta pela FVPP propõe concentrar atividades econômicas em áreas já degradadas, criando unidades de uso sustentável. McGrath diz: “A Amazônia será transformada, de uma forma ou de outra”. Mas para nós que vivemos na Amazônia nos importa como será futuramente a paisagem amazônica, já que sugiram novas técnicas desenvolvidas para as condições amazônicas.

Anônimo disse...

A pavimentação da tranzamazônica, é um tema que já foi muto descultido, e já gerou muitas discurções, mas na minha opinião vai ser um gande avança para Altamira e toda região, pois além de facilitar o trá fego dos moradores vai ampliar o comércio e assim abrir as portar para a econômia local.
Samara Mauad
Alanna Santana
Polivalente,
2R03, noite

Anônimo disse...

O asfalto da Tansamazônica é algo que por muito tempo é almejado tortodos os moradores de Altamira e toda região, na minha opinião, vai ser a solução para o progreço de toda essa região, pois alem de acabar com o problema do deslocamento BR, vai tambem, atrir mais empresas e melhorar o comérci local.
Maria e Rosa
Polivalente de Altamira 2R03, Noite

Anônimo disse...

mw desculpa, mas estes ambientalista são na verdade uma verdadeira farsa, vive pregando que vão destruir a amazonica, porem eles não vivem a realidade en torno da transamazonica, e ainda vivem de recursos de terceria qeu não são poucos, ou seja pimento no olho do outro não arde! asfalto já

Anônimo disse...

Aluno: Geovani Monteiro
Aluna Daniela Braz
Turma:M2TR01 TARDE

NO meu ponto de vista eu acho que com a transamazônica asfaltada trairar beneficios capitais como turisticos entre as facilidades dos trasportes de mercadorias....

Anônimo disse...

alunos da turma m2tr01 Igor e Diego através do texto podemos obter informações sobre as varias promessas do asfaltamento da tranzamazônica pois a muito tempo o povo vem sofrendo com as dificuldades de se locomover de um lugar para o outro oque o povo precisa é de um politico verdadeiro que se interesse pelo melhoramento da tranzamazônica pois a mesma é um património brasileiro.

Unknown disse...

o texto mostra o futuro possivel da tranzamazonica ,mas não parece possivel ,parece impossivel.por que desde o mandado do presidente fernando henrique cardoso ,tem muitas promeças de pavimentaçâo na rodovia.os presidente vem fazendo projetos dizendo que é para a pavimentaçâo mais é mentira .eles fazem projetos para outro tipo de obras.no ano de 2008 fizeram um pequeno trecho de 50km,e pararam as obras.Porém caso nao saia o asfalto a populaçao residente proximo a BR nao usurfruirá dos beneficios e continuará sofrendo com a estrada de barro vermelho em muitos invernos.
Wemerson Sadam
Jakson Noleto
Adriano Alves

Anônimo disse...

Alzenora, Talita
Dairce Pedrosa Turma M2TR01
O texto fala de projeto que futuramente trará benefícios para a população da transamazônica
mais para alguns agentes ambientais a amazônia pode transformar em uma paisagem bem diferente do que é hoje.
eu acredito que esse projeto trará benefícios para a trnsamazônica e para os agricultores onde eles irão poder escoar seus produtos.

Anônimo disse...

juliana e marcilane
m2tr01 tarde Dairce
O texto fala de um grande projeto que futuramente poderá trazer grandes benefícios para a população da transamazônica,mas enquanto isso não acontece, devemos nos preocupar com o que íra acontecer com o meio ambiente.Outra coisa com que devemos nos preocupar é o planejamento,pois é preciso saber quanto íra se gasto se vai prejudicar a natureza ou a população,pois temos que pensar no nosso futuro já que isso vai fazer parte dele.

Anônimo disse...

ALUNA MARIA DE LOURDES F. NETA
TURMA M2TR01 TURNO TARDE

Meu ponto de vista o asfaltO da Transamazõnica vai nos fazer muito bem pois será menos perigoso para nos trafegar. Por que se não tiver o asfalto, será mas dificil dos transportes trafega por ter lamas ,buracos e etc...

Anônimo disse...

Aluno da turma m2tr01 Janderlan.nesse texto eu vi que a transamazõnica era totalmente acabada os agricultores e pecuarista sentia dificuldade em trafega pela transamazõnica então seria muito bom para nos altamirense.

Anônimo disse...

sobre o asfaltamento achamos que é um caso que nos cabe parar,para refletir,pois se realmente houver o asfaltamento na tranzamazônica sera preciso vastos investimentos e pesquisas,para que não venha causar problemas ambientais e para que os produtores da região possam usufruir dos benefícios e não continuar sofrendo com a péssima condição das estradas de barro vermelho de inverno em inverno...sem mais para o momento. EQUIPE:ELIENE SOARES,JOANA D'ARK E RAIANE ROCHA. TURMA:M2TR01 TURNO:VESPERTINO

Anônimo disse...

Diniani Brandão e Fernando da silva Fernandes
Turma m2tr01 tarde
Dairce pedrosa Torres
O asfalto da transamazõnica é uma sonho de todos nos altamirense e na minha opinião esse plano já deveria ter saido do papel mais com a vinda da hidreletrica de belo monte esse asfalta sai do papel. e traz progresso pra altamira e região

Anônimo disse...

Cristina da Silva Azevedo
Mhonira Souza Pinheiro
turma: M2TR01 Dairce Pedrosa Torres
O asfaltamento da transamazônica e um assunto bem polémico, mas no nossa opinião o asfaltamento da transamazônica nos trará benefícios e desenvolvimento, melhoraria no caso do transporte de mercadoria que chegaria a tempo,e as viagens que na maioria das vezes não chegamos no dia previsto, pelo fato de termos uma estrada em forma precária, quando verão muita poeira e no inverno atoleiro, sem contar os buracos que sempre tem, entre tando assim como tudo tem o seu lado positivo também tem o seu lado negativo, que nesse caso seria o desmatamento que aumentará mais ainda os nossos problemas ambientais. Mais uma coisa e certa querendo ou não um dia isso acontece, cedo ou tarde.

Anônimo disse...

Somos Tassiane,mªIvanete,e Jessiane da turma m2tr01 da escola Dairce Pedrosa Torres.
Na nossa opinião o texto que fala sobre o asfalto da transamazonica nos interessou pos fala muito sobre a preservação do meio anbiente,mostra que o asfalta ja deveria ter saido desde o mandato de Fernando Henrrique Cardoso.O asfalto na realidade vai beneficiar os povos da região pelo motivo da lama que os prejudicavam quando viajavam
para cidade,mas ao mesmo tempo ele pode trazer fluxo
de mas acidentes,assaltos etc...

Anônimo disse...

Aline dos Santos Silva
Sirlene do Nascimento Sousa
Turma:M2TR01
Dairce Pedrosa Torres


O texto nos fala fatos sobre a transamazônica que irâo ou nâo acontecer.Se houver asfaltamento terá que desmatar uma grande área de florestas entre outras consequências mas caso não aconteça todos nós vamos continuar sofrendo no inverno e no verão
com a estrada sem asfalto.Para muita gente o asfalto da transamazônica é um sonho que pode se tornar realidade.

Anônimo disse...

Escola:Dairce Pedrosa Torres M2tr01
Cleisbiane da silva
Jeissane da Silva
No antigo governo,prometeram fazer o asfaltamento da transamazonica,so que essas promessas tinham certos interesses,devido a um projeto chamado AVANÇA BRASIL,com aplicaçao de USS:43 bilhoes.
So que essas promessas noa poderiam ser cumpridas porque a maiorias dos ambiemtalistas nao concordavam porque haveriam grandes impactos na floresta afetando nosso ambiente.

Anônimo disse...

Eu gostei do texto, pois nos deixa a par da situação.É bom ficar por dentro do que pode acontecer em nossa cidade.Eu queria saber o que aconteceu com o projeto "avança brasil"ele ficou só no papel ou ainda pode ser usado?É claro que se for usado vai trazer grandes beneficíos para nossa cidade.se fosse asfaltada a transamazônica os preços das mercadorias que vem de outros estados iriam ser mais baixos? aluna:juliana dairce M2TR01

Anônimo disse...

Dairce pedrosa torres
turma m2tr01
gerusiane dos santos pinho

O meu ponto de vista sobre o asfaltamento na transamazônica e que trara muitos benefícios para que moramos em altamira e principalmente para os agricultores.
Espero que não demore muito para isso acontecer

WalterCarvalho da Rocha disse...

O alfaltamento da referida BR, não trará maior prejuízo ao meio ambiente, pois o leito da rodovia já esta aberto. Trará benefício e desenvolvimento para região, seja na agricultura ou no turismo, amenizará o sofrimento do povo que ali vive, que muitas vezes morrem por falta de transporte. Esse povo quer dignidade, viver com o suor do rosto, não querem ser eternos dependentes do governo, que nem sempre os atende.A legalização das áreas urge, pois então poderão fazer financiamento/investimento, poder dizer "sou dono". Tudo o que for planejado e sem exagero, será bem vindo. Não podemos esquecer que os governos incentivaram para que esse povo povoassem a região, agora não podem ser visto como vilão. (lembra da zona Franca Verde). Quantos as áreas indígenas e parques nacionais, terão que ser muito bem pensada, porque não adianta resolver uma situação e criar outra pior com o desalojamento do povo que ali moram, e investiram seus últimos "recursos" e força física. Esses projetos não podem sair concluído apenas dentro de gabinetes. Obrigatoriamente terá que ser verificado a situação "in loco". Outro cuidado são com as identidades falsas para índios que estão surgindo! A Policia federal podia verificar. Esperamos e contamos que a justiça IMPERE.