Energia das Marés
Os oceanos podem ser uma fonte de energia para iluminar as nossas casas e empresas. Neste momento, o aproveitamento da energia dos mar é apenas experimental e raro.
Mas como é que se obtém energia a partir dos mares?
Existem três maneiras de produzir energia usando o mar: as ondas, as marés ou deslocamento das águas e as diferenças de temperatura dos oceanos.
A energia das ondas
A energia cinética do movimento ondular pode ser usada para pôr uma turbina a funcionar.
No exemplo da figura, a elevação da onda numa câmara de ar provoca a saída do ar lá contido; o movimento do ar pode fazer girar uma turbina. A energia mecânica da turbina é transformada em energia eléctrica através do gerador.
Quando a onda se desfaz e a água recua o ar desloca-se em sentido contrário passando novamente pela turbina entrando na câmara por comportas especiais normalmente fechadas.
Esta é apenas uma das maneiras de retirar energia da ondas. Actualmente, utiliza-se o movimento de subida/descida do onda para dar potência a um êmbolo que se move para cima e para baixo num cilindro. O êmbolo pode por um gerador a funcionar.
Os sistemas para retirar energia das ondas são muito pequenos e apenas suficientes para iluminar uma casa ou algumas bóias de aviso por vezes colocadas no mar.
A energia das marés
A energia da deslocação das águas do mar é outra fonte de energia. Para a transformar são construídos diques que envolvem uma praia. Quando a maré enche a água entra e fica armazenada no dique; ao baixar a maré, a água sai pelo dique como em qualquer outra barragem.
Para que este sistema funcione bem são necessárias marés e correntes fortes. Tem que haver um aumento do nível da água de pelo menos 5,5 metros da maré baixa para a maré alta. Existem poucos sítios no mundo onde se verifique tamanha mudança nas marés.
A energia térmica dos oceanos
O último tipo de energia oceânica usa as diferenças de temperatura do mar. Se alguma vez mergulhares no oceano notarás que a água se torna mais fria quanto mais profundo for o mergulho. A água do mar é mais quente á superfície porque está exposta aos raios solares; é por isso que os mergulhadores vestem fatos próprios para mergulhar em zonas profundas. Os fatos colam-se ao corpo mantendo-o quente.
Pode-se usar as diferenças de temperatura para produzir energia, no entanto, são necessárias diferenças de 38º Fahrenheit entre a superfície e o fundo do oceano. Esta fonte de energia está a ser usada no Japão e no Hawai, mas apenas como demonstração e experiência.
Fonte: www.abcdaenergia.com
7 comentários:
Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco,Piauí, Rio Grande de Sul e Sergipe são nomes dos estados nordestinos. Cada um com suas caracteristicas diferentes. Algumas até com referencia de outras cidades , ou de lendas como o Ceará que vem da língua tupí "Siará" que significa o Canto da jornada.
Escola Polivalente de Altamira
Professor: José Marcelino
Alunos: Daniel Beltrano e Maria José
Serie: 3 Turma: 3R04
Energia das mares.
Este assunto é muito interessante e importante pois será uma forma de abastecer as necessidades do planeta.
A que mais me interessou foi a e energia usando a de deslocamento das aguá e de diferentes temperaturas do oceano
que precisa se mais fria para isso é preciso diferenças de 38º Fahrenheit entre a superfície e o fundo do oceano. Espero que estas pesquisas se aprofundem mais.
( JACKCIELLEN EMERIQUE 2TR03 TARDE )
Energia das mares.
Este assunto é muito interessante e importante pois será uma forma de abastecer as necessidades do planeta.
A que mais me interessou foi a e energia usando a de deslocamento das aguá e de diferentes temperaturas do oceano
que precisa se mais fria para isso é preciso diferenças de 38º Fahrenheit entre a superfície e o fundo do oceano. Espero que estas pesquisas se aprofundem mais.
( JACKCIELLEN EMERIQUE 2TR03 TARDE )
turma;2r03
alunos; juliano Mateus, Narciso Ferreira
como síntese uma das novas fontes de energia é os oceanos usando as ondas para produzir energia, e a outra seria a energia cinética que seria usada para fornecer energia mecânica.
Aluna:Jéssica Alves Leite
turma:2r03
Turno:tarde
É importante as novas Fontes de energia,como os Oceanos é de iluminar as nossas vidas,o mar nos transpira o ar.
A energia oceânica usa as diferenças de temperatura do mar. Se alguma mergulhares no oceano notarás que a água se torna mais fria quanto mais profundo for o mergulho.
Carlos Augusto / Ingrid constante
2R03 / tarde
Esse texto é muito bom para sabermos que existem várias formas de se obter energia,não apenas com as barragens ,energia solar ou dos ventos.Existem também a energia das marés que podem ser usado como uma maneira de produzir energia usando o mar:as ondas ,as marés ou deslocamento das águas e as diferenças de temperatura dos oceanos.
Creio que essa forma inovadora de produzir energia poderá nos ajudar futuramente ou até mesmo o nosso presente.Pois precisamos de novos recursos que nos dê energia sem devastar a nossa frágil natureza talvez esse possa ser um novo método de obter energia.
Alunos: Jairo Gonçalves da Costa
Heverton Rai Pessoa
turma:2TR03
Nós concluímos que os oceanos podem ser uma fonte de energia para iluminar as nossas casas e empresas e também tem três maneiras de produzir energia usando o mar: as ondas, as marés ou deslocamento das águas e as diferenças de temperatura dos oceanos, e que a energia mecânica da turbina é transformada em energia eléctrica através do gerador e que também a energia da deslocação das águas do mar é outra fonte de energia e quando a maré enche a água entra e fica armazenada no dique; ao baixar a maré, a água sai pelo dique como em qualquer outra barragem, e para finalizar este
comentário
Pode-se usar as diferenças de temperatura para produzir energia, no entanto, são necessárias diferenças de 38º Fahrenheit entre a superfície e o fundo do oceano. Esta fonte de energia está a ser usada no Japão e no Hawai, mas apenas como demonstração e experiência.wakeda
Postar um comentário