terça-feira, 15 de junho de 2010

ATIVIDADE FINAL DO 2º BIMESTRE PARA 2º ANOS



| Geografia
Conflitos mundiais recentes



Bolívia
A Bolívia é um dos países mais politicamente instáveis da América Latina, tendo enfrentado, até hoje, 193 golpes de Estado.

Desde o início de seu mandato, o governo do presidente Juan Evo Morales Ayma (do partido Movimento ao Socialismo) impôs grandes perdas aos departamentos (estados) mais ricos do país, principalmente ao promulgar uma lei que federalizou a receita advinda da exploração das reservas de gás.

Em 2008, em um processo de crescente tensão política, os departamentos de Santa Cruz, Tarija, Beni e Pando (que, juntos, possuem mais de 80% das reservas de gás do país) passaram a exigir maior autonomia em relação ao governo federal, defendendo mudanças na distribuição dos impostos e na escolha de seus governadores.

A crise se intensificou em consequência de três fatores: (a) interferência do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em favor de Evo Morales; (b) acusações do governo boliviano contra os EUA, alegando que os separatistas recebiam apoio da diplomacia norte-americana (o embaixador norte-americano chegou a ser expulso do país); e (c) realização de referendos (sem apoio legal), nos departamentos citados acima, com o objetivo de aprovar constituições autonomistas.

Depois de embates violentos em algumas províncias - o país esteve à beira de uma guerra civil -, opositores e governo concordaram em iniciar conversações, graças, em grande parte, à interferência da diplomacia brasileira.

A tentativa de intermediação brasileira se deveu, principalmente, a três questões: (a) evitar um clima de instabilidade que causaria reflexos na fronteira da Bolívia com os estados do Acre e de Rondônia, inclusive com a entrada de refugiados bolivianos no Brasil; (b) há quase 15 mil cidadãos brasileiros vivendo em solo boliviano; e (c) impedir que o clima de violência comprometesse o fornecimento de gás ao Brasil.

Uma nova Constituição foi aprovada na Bolívia, mas o país segue com graves divisões internas.

Colômbia, Equador e Venezuela
Em 1º de março de 2008, tropas da Colômbia atacaram um acampamento do movimento guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) em uma região de fronteira, mas dentro do território do Equador. Durante o ataque, mataram um dos principais líderes das FARC, Raúl Reyes, e mais 16 guerrilheiros.

Em um primeiro momento, o presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou estar informado do ataque. Logo depois, contudo, declarou que o exército colombiano havia entrado no Equador sem sua autorização, rompeu relações diplomáticas com a Colômbia e enviou mais de 3 mil soldados à fronteira.

A mudança de comportamento de Correa aparentemente ocorreu sob influência do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Este já se encontrava em crise com o governo colombiano, desde que havia sido afastado das negociações que a Colômbia mantinha com as FARC, com o intuito de firmar um acordo humanitário para libertação dos reféns mantidos há anos pelos guerrilheiros. Ao ser informado da morte dos guerrilheiros, Chávez proferiu severas críticas ao presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, e mobilizou dez batalhões do exército na fronteira com esse país.

A crise se acirrou no dia 4 de março, quando a Colômbia anunciou ter descoberto, nos computadores dos guerrilheiros mortos, provas de que o Equador e a Venezuela mantêm vínculos estreitos com as FARC. Segundo o diretor da Polícia da Colômbia, Óscar Naranjo, os documentos provariam: (a) que a Venezuela, além de fornecer armas às FARC, já contribuíra com cerca de 300 milhões de dólares para ajudar os guerrilheiros; e (b) que o ministro da Segurança Interna e Externa do Equador, Gustavo Larrea, havia demonstrado interesse em oficializar as relações com as FARC.

Em meio a um clima de acusações e de iminência de guerra entre os países, Álvaro Uribe declarou que não enviaria tropas às fronteiras do Equador e da Venezuela, mas que apresentaria as provas encontradas à Organização dos Estados Americanos (OEA) e à ONU, reiterando que os documentos encontrados com os guerrilheiros "violam a normalidade internacional na sua proibição aos países de proteger terroristas".

Em julho de 2009, o Exército colombiano apreendeu uma série de lança-foguetes produzidos na Suécia em um dos acampamentos das FARC. Consultada, a Suécia confirmou que os números de série das armas correspondem a um lote vendido pela empresa Saab Bofors Dynamics ao Exército da Venezuela. O fato, que fere todos os acordos internacionais, provocou uma nova crise entre os países.

Rússia e Geórgia
A guerra entre a Rússia e a Geórgia, em agosto de 2008, ocorreu em função do projeto separatista da Ossétia do Sul e da Abkházia, mas está relacionada a problemas que datam da dissolução da União Soviética.

Antes do colapso do regime socialista, a região da Ossétia do Sul havia declarado autonomia em relação à República Socialista Soviética da Geórgia, aproximando-se da Rússia, que dominava a União Soviética. Com a dissolução da URSS, em 1991, a Geórgia tornou-se uma república independente. A Ossétia do Sul procurou seguir pelo mesmo caminho, proclamando sua independência em relação à Geórgia.

Disso resultou uma guerra entre a Geórgia e a Ossétia do Sul que se estendeu até 1992. A Rússia intermediou a paz entre as duas. A atuação russa, porém, estava condicionada por seus próprios interesses: transformar em área de influência russa tanto a Ossétia do Sul quanto a própria Geórgia.

A Geórgia, contudo, caminhava no sentido contrário às ambições russas, particularmente a partir de 2004, com a eleição do presidente Mikhail Saakashvili, que tentou levar o país à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), além de se aproximar dos Estados Unidos, de modo a escapar ao poderio russo.

Em 2008, a Ossétia do Sul retomou suas pretensões separatistas. Ao mesmo tempo, a tentativa georgiana de entrar para a Otan fez com que a Rússia apoiasse a independência da Ossétia do Sul.

A reação da Geórgia foi atacar a Ossétia com artilharia e foguetes. A Rússia, então, entrou na guerra. O conflito entre os países durou alguns dias, até que os russos aceitaram o cessar-fogo negociado pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy. O clima de tensão, contudo, permanece.

Israel e a faixa de Gaza
Na passagem de 2008 para 2009 as Forças de Defesa de Israel iniciaram uma ofensiva contra a faixa de Gaza, território palestino dominado pelo grupo radical islâmico Hamas. O objetivo da operação era eliminar a capacidade do Hamas de atacar as cidades israelenses próximas à fronteira.

Os bombardeios começaram oito dias depois do fim de uma trégua de seis meses mediada pelo Egito, que não foi renovada em meio a acusações mútuas de desrespeito aos termos do acordo. Na verdade, nenhum dos dois lados cumpriu o acordo: foguetes continuaram a ser lançados de Gaza, atacando cidades de Israel - e Israel não liberou o fluxo de mercadorias para a região, sob bloqueio econômico e físico israelense desde meados de 2007.

Na verdade, o cenário foi agravado quando o Hamas derrotou o Fatah - partido do líder Yasser Arafat, morto em 2004 - nas eleições palestinas em 2006. Diferente do rival, o Hamas não reconhece o Estado de Israel e não aceita os acordos já firmados do país com a ANP (Autoridade Nacional Palestina).

A ofensiva de Israel sobre a faixa de Gaza durou 22 dias, provocando centenas de mortes.

China e Tibete
O isolamento provocado pela altitude favoreceu o surgimento, no Tibete, de uma civilização característica: no século 7, o país se converteu num reino lamaísta, seita local do budismo, que definiria o caráter teocrático da estrutura política e econômica do Estado tibetano.

Depois de várias turbulências políticas, o Tibete foi um país independente de 1911 a 1950, quando foi anexado à China comunista. De lá para cá, manifestações do povo tibetano contra o domínio chinês se repetem esporadicamente. Em 1959 ocorreu um grande levante, violentamente reprimido.

Em agosto de 2008, o movimento nacionalista do Tibete voltou a protestar contra o domínio da China sobre a região. Os primeiros protestos surgiram logo após a prisão de monges tibetanos que organizaram uma passeata para marcar os 49 anos do grande levante contra o governo chinês. Em seguida, milhares de pessoas também foram às ruas, reivindicando a independência.

Segundo observadores internacionais, o governo chinês reprimiu violentamente as manifestações, provocando mais de 120 mortes.
Conflitos Mundiais hoje. Hoje,ano de 2007 nos deparamos com zonas de conflitos como por exemplo líbano, Jerusalém, Serra Leoa,Afeganistão,Libéria,Colômbia,Haiti não sei se outros e a ONU afirma que 20% das mulheres sofrem abusos sexuais em determinadas zonas .E quanto as crianças,os conflitos afetam à vida das crianças, não só com as conseqüências de ataques armados, causam também desnutrição, doenças, deslocamento das famílias e pobreza. Traumatismos físicos e outras coisas .No site www.comebackalive.com podemos encontrar uma lista de países em conflito. Há lugares em que o perigo de estupro é tão alta que as mulheres recomendam umas as outras para ficarem sempre feias e sujas como defesa. Uma zona de conflito que esta se formando é a fronteira entre o Iraque e a Turquia. O que toca a esses conflitos é a religião, nacionalidade mal resolvida,terras, limites e demarcações e principalmente a ignorância a serviço da ambição sem limites .Vocês podem estranhar que os Estados Unidos se achem na lista e que há em algumas cidades como New Orleans por exemplo muito perigo devido suas condições e situação. Eu iria mais longe e colocaria hoje o Rio de Janeiro também. Evidente que não a um conflito oficializado em certos lugares mas as noticias que recebemos são terríveis. Na medida que as forças militares das grandes potencias econômicas ficam mais sofisticadas e esses grandes países se unem para que se evite um conflito geral de grandes proporções e por isso ficam imunes a movimentos políticos como os de antigamente, cresce o conflito e o terrorismo local. Isso gera não uma grande guerra mas o aparecimento de múltiplas zonas de conflito e isto parece ser uma tendência a se ampliar se ninguém tiver competência para uma solução definitiva. COMANDO Atenção alunos leia o texto com atenção faça seu comentário em uma caixa de texto em seguida elabore 5 questões perguntas com respostas imprima e assine depois façam a postagem no blog.Boa sorte

33 comentários:

Anônimo disse...

Dupla: Daniella do Vale e Brenda Andressa
Turma: 2tr03 Turno: Tarde

Conflitos mundiais recentes

A Bolívia já enfrentou 193 golpes de Estado; Foi promulgada uma lei que federalizou a receita advinda da exploração das reservas de gás.
Houve mudanças na distribuição dos impostos e na escolha de seus governadores.
A crise se intensificou em consequência de três fatores: interferência do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em favor de Evo Morales; acusações do governo boliviano contra os EUA; realização de referendos com o objetivo de aprovar constituições autonomistas.
Uma nova Constituição foi aprovada na Bolívia, mas o país segue com graves divisões internas.
declarou que o exército colombiano havia entrado no Equador sem sua autorização, rompeu relações diplomáticas com a Colômbia e enviou mais de 3 mil soldados à fronteira.
A crise se acirrou no dia 4 de março, quando a Colômbia anunciou ter descoberto, nos computadores dos guerrilheiros mortos, provas de que o Equador e a Venezuela mantêm vínculos estreitos com as FARC.
Em meio a um clima de acusações e de iminência de guerra entre os países, Álvaro Uribe declarou que não enviaria tropas às fronteiras do Equador e da Venezuela, mas que apresentaria as provas encontradas à Organização dos Estados Americanos (OEA) e à ONU.
O fato, que fere todos os acordos internacionais, provocou uma nova crise entre os países.
Rússia e Geórgia
A guerra entre a Rússia e a Geórgia, em agosto de 2008, ocorreu em função do projeto separatista da Ossétia do Sul e da Abkházia, mas está relacionada a problemas que datam da dissolução da União Soviética.
Em 2008, a Ossétia do Sul retomou suas pretensões separatistas. Ao mesmo tempo, a tentativa georgiana de entrar para a Otan fez com que a Rússia apoiasse a independência da Ossétia do Sul.
Israel e a faixa de Gaza
Na passagem de 2008 para 2009 as Forças de Defesa de Israel iniciaram uma ofensiva contra a faixa de Gaza, território palestino dominado pelo grupo radical islâmico Hamas. O objetivo da operação era eliminar a capacidade do Hamas de atacar as cidades israelenses próximas à fronteira.
A ofensiva de Israel sobre a faixa de Gaza durou 22 dias, provocando centenas de mortes.
Depois de várias turbulências políticas, o Tibete foi um país independente de 1911 a 1950, quando foi anexado à China comunista. De lá para cá, manifestações do povo tibetano contra o domínio chinês se repetem esporadicamente. Em 1959 ocorreu um grande levante, violentamente reprimido.
Segundo observadores internacionais, o governo chinês reprimiu violentamente as manifestações, provocando mais de 120 mortes.

Perguntas e respostas..

1º A crise se intensificou em consequência de três fatores.Quais são eles?
R= a interferência de Hugo Chávez, em favor de Ivo Morales; A acusação do governo boliviano contra os EUA; e a realização de referendos sem apoio legal.

2º Em 1º de março de 2008, tropas da Colômbia atacaram que movimento?
R= um acampamento do movimento guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) em uma região de fronteira, mas dentro do território do Equador.

3º A mudança de comportamento de Correa aparentemente ocorreu sob influência de quem?
R= Do presidente Hugo Chávez.

4º Em que ano a Ossétia do Sul retomou suas pretensões separatistas?
R= No ano de 2008

5º Depois de várias turbulências políticas, em que ano o Tibete foi um país independente?
R= Nos anos de 1911 a 1950, quando foi anexado à China comunista.

Anônimo disse...

Aluno: Joeverson e Wanderson
Turma:2tr03 Turno:Tarde

Eu entendi que Desde o início de seu mandato, o governo do presidente Juan Evo Morales Ayma (do partido Movimento ao Socialismo) impôs grandes perdas aos departamentos (estados) mais ricos do país, principalmente ao promulgar uma lei que federalizou a receita advinda da exploração das reservas de gás.Em 2008, em um processo de crescente tensão política, os departamentos de Santa Cruz, Tarija, Beni e Pando (que, juntos, possuem mais de 80% das reservas de gás do país)A crise se intensificou em consequência de três fatores: a interferência do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em favor de Evo Morales; as acusações do governo boliviano contra os EUA, alegando que os separatistas recebiam apoio da diplomacia norte-americanacom o objetivo de aprovar constituições autonomistas.e tambem Depois de muitos embates violentos em algumas províncias. o país esteve à beira de uma guerra civil.os opositores e governos concordaram em iniciar conversações,e em grande parte, à interferência da diplomacia brasileira.

Perguntas e respostas

1º Qual o País Politicamente mais Estáveis da America latina?
R: A BOLIVIA.

2º O que Álvaro Uribe declarou em meio ao clima de acusações e de iminência de guerra entre os países?

R= que não enviaria tropas às fronteiras do Equador e da Venezuela, mas que apresentaria as provas encontradas à Organização dos Estados Americanos

3ºEm que propósito ocorreu a guerra entre Rússia e a Geórgia?
R= ocorreu em função do projeto separatista da Ossétia do Sul e da Abkházia, mas está relacionada a problemas que datam da dissolução da União Soviética.

4º Quantos dias durou a ofensiva de Israel sobre a faixa de Gaza?

R= Durou 22 dias, provocando centenas de mortes.

5º Em Que ano Exército colombiano apreendeu uma série de lança-foguetes?

R= Em julho de 2009 na Suécia em um dos acampamentos das FARC.

Anônimo disse...

Aluna: Erica lorany, Thais
Turma: 2tr03
Turno: tarde

Conflitos mundiais recentes

Bolívia
A Bolívia é um dos países mais politicamente instáveis da América Latina, tendo enfrentado, até hoje, 193 golpes de Estado. Juan Evo Morales Ayma, mais ricos do país, principalmente ao promulgar uma lei que federalizou a receita advinda da exploração das reservas de gás.
A crise se intensificou em consequência de três fatores, interferência do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em favor de Evo Morales; (b) acusações do governo boliviano contra os EUA, alegando que os separatistas recebiam apoio da diplomacia norte-americana (o embaixador norte-americano chegou a ser expulso do país); e (c) realização de referendos (sem apoio legal), nos departamentos citados acima, com o objetivo de aprovar constituições autonomistas.Uma nova Constituição foi aprovada na Bolívia, mas o país segue com graves divisões internas.

Colômbia, Equador e Venezuela.
Em 1º de março de 2008, tropas da Colômbia atacaram um acampamento do movimento guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Durante o ataque, mataram um dos principais líderes das FARC, Raúl Reyes, e mais 16 guerrilheiros. o presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou estar informado do ataque. A mudança de comportamento de Correa aparentemente ocorreu sob influência do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Este já se encontrava em crise com o governo colombiano, desde que havia sido afastado das negociações que a Colômbia mantinha com as FARC, com o intuito de firmar um acordo humanitário para libertação dos reféns mantidos há anos pelos guerrilheiros.

Rússia e Geórgia
A guerra entre a Rússia e a Geórgia, em agosto de 2008, ocorreu em função do projeto separatista da Ossétia do Sul e da Abkházia, mas está relacionada a problemas que datam da dissolução da União Soviétic, A reação da Geórgia foi atacar a Ossétia com artilharia e foguetes. A Rússia, então, entrou na guerra. O conflito entre os países durou alguns dias, até que os russos aceitaram o cessar-fogo negociado pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy. O clima de tensão, contudo, permanece.

Israel e a faixa de Gaza

Os bombardeios começaram oito dias depois do fim de uma trégua de seis meses mediada pelo Egito, que não foi renovada em meio a acusações mútuas de desrespeito aos termos do acordo. Na verdade, nenhum dos dois lados cumpriu o acordo: foguetes continuaram a ser lançados de Gaza, atacando cidades de Israel - e Israel não liberou o fluxo de mercadorias para a região, sob bloqueio econômico e físico israelense desde meados de 2007.

China e Tibete

Depois de várias turbulências políticas, o Tibete foi um país independente de 1911 a 1950, quando foi anexado à China comunista. De lá para cá, manifestações do povo tibetano contra o domínio chinês se repetem esporadicamente. Em 1959 ocorreu um grande levante, violentamente reprimido.

Em agosto de 2008, o movimento nacionalista do Tibete voltou a protestar contra o domínio da China sobre a região. Os primeiros protestos surgiram logo após a prisão de monges tibetanos que organizaram uma passeata para marcar os 49 anos do grande levante contra o governo chinês. Em seguida, milhares de pessoas também foram às ruas, reivindicando a independência.


Atividades
1.Quantos golpes de Estado Bolívia já sofreu até hoje?
193 golpes
2.Em que data a Colômbia atacaram um acampamento do movimento guerrilheiro ?
Em 1º de março de 2008
3. Que reação teve a Geórgia?
foi atacar a Ossétia com artilharia e foguetes.
4. Segundo observadores internacionais, o governo chinês reprimiu violentamente as manifestações, provocando.
120 mortes.
1.5. Depos de que ano o Tibete foi um país independente ?
1911 a 1950

Anônimo disse...

Aluno:Luiz Gustavo da silva
Aluno:Marcos Adriano de Oliveira Moreira
Turno:Tarde.turma:2tr03

A crise se intensificou em consequência de três fatores: interferência do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em favor de Evo Morales; acusações do governo boliviano contra os EUA, alegando que os separatistas recebiam apoio da diplomacia norte-americana o embaixador norte-americano chegou a ser expulso do país; e realização de referendos sem apoio legal, nos departamentos citados acima, com o objetivo de aprovar constituições autonomistas.

Perguntas e respostas
1.Em que ano a Ossétia do sul retornou, e suas pretensoes separatista?
R:Em 2008
2.Qual é o país mais politicamente instáveis da América Latina,e quantos golpes de estado levou?
R:A Bolívia,sofreu 193 golpes de estado.
3.Qual a lei que Evo Morales impôs aos departamentos?
R:Federalizou a exploração das reservas de gàs.
4.A tentativa de intermediação brasileira se deveu, principalmente a que questão?
R:evitar um clima de instabilidade que causaria reflexos na fronteira da Bolívia
5.Em que ano as tropas da Colômbia atacaram um acampamento do movimento guerrilheiro Forças Armadas?
R:Em 1º de março de 2008.

Anônimo disse...

Alunos: Ione Santos Corrêa ,Edlan Barradas, Vanessa Barros.
Turma: 2RT04 Turno: Tarde



~* Conflitos mundiais recentes.

A Bolívia é um dos países mais politicamente instáveis da América Latina, tendo enfrentado, até hoje, 193 golpes de Estado. Em 2008, em um processo de crescente tensão política, os departamentos de Santa Cruz, Tarija, Beni e Pando (que, juntos, possuem mais de 80% das reservas de gás do país.

~Colômbia, Equador e Venezuela.
Em 1º de março de 2008, tropas da Colômbia atacaram um acampamento do movimento guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Durante o ataque, mataram um dos principais líderes das FARC, Raúl Reyes, e mais 16 guerrilheiros.
Em agosto de 2008,o movimento nacionalista do Tibete volto a protestar contra o dominio da CHINA sobre a regiao. Os primeiros protestos surgiram logo apos a prisao de monges tibetanos que organizaram uma passeata para marcar os 49 anos do grande levante contra o governo chinês. Em seguida, milhares de pessoas também foram ás ruas, reivindicando a independencia.


Questoes Propostas.
1º) O que aconteceu no dia 1º de março de 2008?
R=
Em 1º de março de 2008, tropas da Colômbia atacaram um acampamento do movimento guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) em uma região de fronteira, mas dentro do território do Equador. Durante o ataque, mataram um dos principais líderes das FARC, Raúl Reyes, e mais 16 guerrilheiros.

2º) O que a lei de Evo Morales promungava?
R=
Promulgou uma lei que federalizou a receita advinda da exploraçao das reservas de gás.

3º) Como foi gerada a Guerra entre Russia e Georgia?
R=
A guerra entre a Russia e a Georgia, em agosto de 2008, ocorreu em funçao do projeto separatista da Ossétia do Sual e da Abkházia, mas esta relacionada a problemas que derão dissoluçao da Uniao Soviética.

4º) Como se caracterizou o Tibete?
R= O isolamento provocado pela atitude favoreceu o surgimento, no Tibete, de uma civilizaçao caracteristica: no seculo 7, o pais se converteu num reimo lamaista, seita local do budismo, que definiria o caráter teocratico da estrutura politica e economica do Estado Tibetano.

5º) Quais os paises que estao em conflito atualmente?
R= Sao eles Libano, Jerusalém, Serra Leoa,Afeganistao, Liberia , Colombia e Haiti.

Unknown disse...

Ayuri Silva,Keila Regina,Anne Karoline e Maria do Socorro.
Turma: 2NR05 Turno: Noite

O texto fala que a Bolívia é um dos países latinos mais instáveis, mesmo tendo enfrentado até hoje 193 golpes de Estado. Só em 2008, em uma tensão política, os departamentos passaram a exigir maior autonomia em relação ao governo federal, defendendo mudanças na distribuição dos impostos e na escolha de seus governadores. Depois de embates violentos em algumas províncias - o país esteve à beira de uma guerra civil -, opositores e governo concordaram em iniciar conversações, graças, em grande parte, à interferência da diplomacia brasileira.

Em 1º de março de 2008, tropas da Colômbia atacaram um acampamento do movimento guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) em uma região de fronteira, mas dentro do território do Equador. Durante o ataque, mataram um dos principais líderes das FARC, Raúl Reyes, e mais 16 guerrilheiros. A crise se acirrou no dia 4 de março, quando a Colômbia anunciou ter descoberto, nos computadores dos guerrilheiros mortos, provas de que o Equador e a Venezuela mantêm vínculos estreitos com as FARC.

Rússia e Geórgia
A guerra entre a Rússia e a Geórgia, em agosto de 2008, ocorreu em função do projeto separatista da Ossétia do Sul e da Abkházia, mas está relacionada a problemas que datam da dissolução da União Soviética.

China e Tibete
O isolamento provocado pela altitude favoreceu o surgimento, no Tibete, de uma civilização característica: no século 7, o país se converteu num reino lamaísta, seita local do budismo, que definiria o caráter teocrático da estrutura política e econômica do Estado tibetano.

Anônimo disse...

Olá Daniela e Brenda o comentário de vocês foi muito longo porem razoavel e as perguntas mais ou menos.Jota

Anônimo disse...

Dupla:Patrick Pedrosa e Jefferson Becker
Turma: 2R05 Turno: tarde


Conflitos Mundiais Recentes

A Bolívia é um dos países mais politicamente instáveis da América Latina, tendo enfrentado, até hoje, 193 golpes de Estado.

Desde o início de seu mandato, o governo do presidente Juan Evo Morales Ayma (do partido Movimento ao Socialismo) impôs grandes perdas aos departamentos (estados) mais ricos do país, principalmente ao promulgar uma lei que federalizou a receita advinda da exploração das reservas de gás.
A crise se intensificou em consequência de três fatores: interferência do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em favor de Evo Morales acusações do governo boliviano contra os EUA, alegando que os separatistas recebiam apoio da diplomacia norte-americana (o embaixador norte-americano chegou a ser expulso do país) e realização de referendos (sem apoio legal), nos departamentos citados acima, com o objetivo de aprovar constituições autonomistas. A tentativa de intermediação brasileira se deveu, principalmentea três questões: evitar um clima de instabilidade que causaria reflexos na fronteira da Bolívia com os estados do Acre e de Rondônia, inclusive com a entrada de refugiados bolivianos no Brasil há quase 15 mil cidadãos brasileiros vivendo em solo boliviano e impedir que o clima de violência comprometesse o fornecimento de gás ao Brasil.
Rússia e Geórgia
A guerra entre a Rússia e a Geórgia, em agosto de 2008, ocorreu em função do projeto separatista da Ossétia do Sul e da Abkházia, mas está relacionada a problemas que datam da dissolução da União Soviética.
A Ossétia do Sul procurou seguir pelo mesmo caminho, proclamando sua independência em relação à Geórgia
Disso resultou uma guerra entre a Geórgia e a Ossétia do Sul que se estendeu até 1992. A Rússia intermediou a paz entre as duas. A atuação russa, porém, estava condicionada por seus próprios interesses: transformar em área de influência russa tanto a Ossétia do Sul quanto a própria Geórgia.

China e Tibete
O isolamento provocado pela altitude favoreceu o surgimento, no Tibete, de uma civilização característica: no século 7, o país se converteu num reino lamaísta, seita local do budismo, que definiria o caráter teocrático da estrutura política e econômica do Estado tibetano.

Depois de várias turbulências políticas, o Tibete foi um país independente de 1911 a 1950, quando foi anexado à China comunista. De lá para cá, manifestações do povo tibetano contra o domínio chinês se repetem esporadicamente. Em 1959 ocorreu um grande levante, violentamente reprimido.


Perguntas :
1- Porque a crise na Bolivia se intensificou ?
R:interferência de Hugo Chávez, em favor de Ivo Morales; A acusação do governo boliviano contra os EUA; e a realização de referendos sem apoio legal.

2- Porque o Brasil se envolvel nesse conflito ?
R: Por interesses politicos , fornecimento de gás , melhorar o clima entre brasileiros e bolivianos

3-Como ocorreu a guerra entre a Russia e a Georgia ?
R: ocorreu em função do projeto separatista da Ossétia do Sul e da Abkházia, mas está relacionada a problemas que datam da dissolução da União Soviética.

4- Oque o presidente Juan Evo Morales Ayma fez para causar grandes perdas ao estado da Bolivia ?
R:ao promulgar uma lei que federalizou a receita advinda da exploração das reservas de gás.

5- Em que ano o Tibete se tornou um país independente?
R: Nos anos de 1911 a 1950, quando foi anexado à China comunista.

Anônimo disse...

Alunos;Tiago Santos Cerqueira,Daniele souza,Leonir mendonça rodrigues.
Turma;2TR05

Conflitos mundiais Recentes

A Bolívia é um dos países mais politicamente instáveis da América Latina, tendo enfrentado, até hoje, 193 golpes de Estado. Em 2008, em um processo de crescente tensão política, os departamentos de Santa Cruz, Tarija, Beni e Pando (que, juntos, possuem mais de 80% das reservas de gás do país.
A crise se intensificou em consequência de três fatores, interferência do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em favor de Evo Morales; (b) acusações do governo boliviano contra os EUA, alegando que os separatistas recebiam apoio da diplomacia norte-americana (o embaixador norte-americano chegou a ser expulso do país); e (c) realização de referendos (sem apoio legal), nos departamentos citados acima, com o objetivo de aprovar constituições autonomistas.Uma nova Constituição foi aprovada na Bolívia, mas o país segue com graves divisões internas.
PERGUNTAS;
1;Qual o pais mais estaveis da america latina politicamente falando?
R;BOLIVIA.
2;O que aconteceu no dia 1º de março de 2008?
R=Tropas da Colômbia atacaram um acampamento do movimento guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC)
3;Em que ano as tropas da Colômbia atacaram um acampamento do movimento guerrilheiro Forças Armadas?
R;em 1 março de 2008.
4;Quantos golpes de Estado Bolívia já sofreu até hoje?
R;193 golpes.
5º Em Que ano Exército colombiano apreendeu uma série de lança-foguetes?
R= Em julho de 2009 na Suécia em um dos acampamentos das FARC.

Anônimo disse...

Nome:Ítalo dos Santos
Turma:2TR05
Professor:J Marcelino

Comflitos Mundiais Recentes

O texto fala que a Bolívia é um dos países latinos mais instáveis, mesmo tendo enfrentado até hoje 193 golpes de Estado. Só em 2008, em uma tensão política, os departamentos passaram a exigir maior autonomia em relação ao governo federal, defendendo mudanças na distribuição dos impostos e na escolha de seus governadores. Depois de embates violentos em algumas províncias - o país esteve à beira de uma guerra civil -, opositores e governo concordaram em iniciar conversações, graças, em grande parte, à interferência da diplomacia brasileira.

Em 1º de março de 2008, tropas da Colômbia atacaram um acampamento do movimento guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) em uma região de fronteira, mas dentro do território do Equador. Durante o ataque, mataram um dos principais líderes das FARC, Raúl Reyes, e mais 16 guerrilheiros.
A guerra entre a Rússia e a Geórgia, em agosto de 2008, ocorreu em função do projeto separatista da Ossétia do Sul e da Abkházia, mas está relacionada a problemas que datam da dissolução da União Soviética.

Perguntas e Respostas
1-Quantos golpes de Estado a Bolívia já levou até hoje?
Já levou 193 golpes de Estado até hoje.

2-Depois de embates violentos a Bolívia esteve a beira de que impasse?
esteve a beira de uma guerra cirvil.

3-Em primeiro de março de 2008, quem atacou um movimento guerrilheiro (FARC)?
Foram tropas Colombianas.

4-Quem foi morto durante o ataque das tropas Colombianas?
Mataram um dos pricipais líderes daFARC, Raúl Reyes e mais 16 guerrilheiros.

5-A guerra entre Russa e Georgia ocorreu em função de que?
Ocorreu em função do projeto separatista da Osséia sul e da Abkházia.

Anônimo disse...

ALUNAS:PATRÍCIA DE FARIAS,RUTHE SANTOS.
TURMA:M2TR05.

Os paises tem entrado em conflitos muitas vezes, o mais recente foi o da Bolívia que apesar de ser um dos paises mais politicamente instaveis ja enfrentou, ate hoje 193 golpes de estado.E sofre ate hoje pois seu presidente em vez de ajudar seu pais se impos aos departamentos mais ricos do pais. Esses conflitos acontecem porque em vez desses paises entrarem em acordo para o melhor do pais eles logo entram em conflitos diretos.

PERGUNTAS E RESPOSTAS:
1-Quantos golpes de estado a Bolívia ja enfrentou ate hoje?
R=193golpes de estado.
2-Quais os três fatores que intensificou a crise na Bolívia?
R=(a) interferência do presidente da Venezuela em favor de Evo Morales; (b) acusações do governo boliviano contra os EUA; e (c) realização de referendos nos departamentos.
3-Em 2008, em um processo de crescente tensão política, os departamentos de Santa Cruz, Tarija, Beni e Pando, passaram a exigir maior autonomia em relação ao governo federal. O que eles defendiam?
R=Defendiam mudanças na distribuição dos impostos e na escolha de seus governadores.
4-Na sua opinião, porque essas conflitos acontecem?
R= Por falta de diálogo entre os presidentes.
5-O que significa a sigla FARC?
R= Forças armadas revolucionárias da Colômbia.

Anônimo disse...

Alunas:Maria José
Rosângela Ladeira
turma:2r05
Apesar da Bolívia ser um país politicamente instável ele ainda sofre vários golpes de estados, pois o presidente invés de ajudar ,ele impôs grandes perdas aos departamentos mais ricos do país, principalmente quando ele promulgou a lei que federalizou a exploração das reservas de gás.
1.Quais departamentos estiverão em um processo de crescente tensão política em 2008?
R=santa Cruz,Tarija,Beni e Pando.
2.O que signnifica a sigla FARC?
R=Forças Armadas Revolucionárias da Colombia
3.Em que dia,mês e ano as tropas da Colômbia atacou o acampamento da (FARC)
R=Em 1 de março de 2008.
4.Qual o nome do movimento que voltou a ptotestar contra o domínio da China em agosto de 2008?
R=Movimento Revolucionário da Tibete
5.Qual país da América Latina que sofre até hoje vaŕios golpes de estados?
R= Bolívia.

Anônimo disse...

Aluno (a): Jailson David Gil
Aluno (a): Maria Dilene Matias
Turma: 2NR02 - Noite

Comentário sobre conflitos mundiais recente

Este certo que a Bolívia é um dos países mais estáveis, mais e os outros estão abaixo disso e o que podem faze, pois pelo que aparenta o governo de Evo Morales ocasionou grandes percas sem se falar da lei que a lei da exploração de gás mais depois do processo de 2008 e a política e a tensão e as reserva de gás o texto lido pelo que eu pude perceber não é nada mais nada menos que a luta da política pelo poder como dizem alguns parágrafos muitas mulheres sendo estupradas crianças sendo violentada isso tudo quem sofre é a população o povo mesmo não quer saber da bolsa de valor nem de gás mais sim do futuro da família e o que o governo faz briga entre si para adquirir mais capital uns pais atacando o outro por pura ambição por que hoje em dia tudo é capitalizado
As FARC um grupo de lideres que basicamente fazem o que bem entendem fica liberando dinheiro para guerra isso foi o ministro da segurança interna e com todo esse clima de acusações e eminências antes do colapso do regime socialista outra região já havia declarado autonomia a Geórgia com tudo caminhava e sentido contrário com vários conflitos mundiais até hoje nos anos anteriores podemos nos deparar com zonas de conflitos e o que toca mesmo esse conflito é a religião e nacionalidade apenas isso pra que seja gerada uma guerra

1°a crise se intensificou em três fatores quais?
a)interferência do presidente da Venezuela,Hugo Chaves, em favor de Evo Morales;(b)acusação do governo boliviano contra os EUA (c)realização de referendos

2°a tentativa de intermediação brasileira se deu principalmente a três questões
Evitar um clima de instabilidade que causaria reflexos na fronteira da Bolívia(b)há quase 15 mil cidadãos brasileiro morando em solo boliviano: e (c)impedir que o clima de violência comprometesse o fornecimento de gás ao Brasil

3°quando essa crise ente os três pises terminou?
A crise terminou em 4 de março quando a Columbia anunciou ter descoberto nos computadores dos guerrilheiros mortos provas que o Equador e a Venezuela mantém vínculos estreitos com as FARC

4°quando ocorreu a guerra da Rússia e da Geórgia?
Aconteceu em agosto de 2008 ocorreu em função do projeto separatista da Ossetía do sul e da Abkházia mais esta relacionada a problemas que datam dissolução da União Soviética

5º quanto tempo duro a guerra da Ossetía e da Geórgia?
La se estendeu até 1992 a Rússia intermediou a paz entre as duas. A atuação russa, porém estava condicionada por seus próprios interesses

Anônimo disse...

Nome:ÍTALO DOS SANTOS
TURMA:2TR05

Comentário
O texto fala que a Bolívia é um dos países latinos mais instáveis, mesmo tendo enfrentado até hoje 193 golpes de Estado. Só em 2008, em uma tensão política, os departamentos passaram a exigir maior autonomia em relação ao governo federal, defendendo mudanças na distribuição dos impostos e na escolha de seus governadores. Depois de embates violentos em algumas províncias - o país esteve à beira de uma guerra civil -, opositores e governo concordaram em iniciar conversações, graças, em grande parte, à interferência da diplomacia brasileira.

Em 1º de março de 2008, tropas da Colômbia atacaram um acampamento do movimento guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) em uma região de fronteira, mas dentro do território do Equador. Durante o ataque, mataram uma guerra entre a Rússia e a Geórgia, em agosto de 2008, ocorreu em função do projeto separatista da Ossé tia do Sul e da Abelázia, mas está relacionada a problemas que datam da dissolução da União Soviética. dos principais líderes das FARC, Raul Reyes, e mais 16 guerrilheiros.

Perguntas e respostas

1- Qual o País Politicamente mais Estáveis da América latina?
R: A BOLIVIA.

2-Qual é o país mais politicamente instáveis da América Latina,e quantos golpes de estado levou?
R:A Bolívia,sofreu 193 golpes de estado.

3-A mudança de comportamento de Córrea aparentemente ocorreu sob influência de quem?
R= Do presidente Hugo Chá vez.

4- Como se caracterizou o Tibete?
R= O isolamento provocado pela atitude favoreceu o surgimento, no Tibete, de uma civilização característica: no seculo 7, o pais se converteu num reino lamaísta, seita local do budismo, que definiria o caráter teocrático da estrutura politica e econômica do Estado Tibetano.


5-Quais os países que estão em conflito atualmente?
R= São eles Libamo, Jerusalém, Serra Leoa,Afeganistão, Liberai , Colômbia e Haiti.

Anônimo disse...

Aluno: Vinícius D. Góes
Turma: 1R04
Turno: Noite

Comentário do Texto

Como podemos ver ainda hoje se retratam em vários países muitos conflitos e infelizmente em muitos são realizados os termos de acordo e na maioria dos países não cumprem com o seu dever. E assim continua a ofensiva sendo uma série de combates entre um país contra o outro e que duram dias, meses e até anos e provocando centenas de mortes.
Esses conflitos se devem a muita ambição de poder de países que querem sempre mais e mais receber,quando não é em dinheiro e em bens matérias, nunca estão satisfeitos com o que já possuem.
A Bolívia tendo enfrentado, até hoje, 193 golpes de Estado, A guerra entre a Rússia e a Geórgia, em agosto de 2008, ocorreu em função do projeto separatista da Ossétia do Sul e da Abkházia, mas está relacionada a problemas da dissolução da União Soviética.
A Rússia intermediou a paz entre as duas a Ossétia do Sul e a Geórgia, mas mesmo depois desse comprometimento da Rússia, mas mesmo assim sempre acabam voltando em guerra por algum motivo.

A ofensiva de Israel sobre a faixa de Gaza durou 22 dias, provocando centenas de mortes.E muitos desses mortos são homens,mulheres e crianças inocentes que não merecem ter passado por nada disso .
Segundo observadores internacionais, o governo chinês reprimiu violentamente as manifestações, provocando mais de 120 mortes.Será quando esse ataques irão ter um fim,isso tem que parar o governo chinês deve ser punido pelos seus crimes.E nesse governo deve ser colocado pessoas capazes de mudar essa situação que não haja mas violência e sim a paz entre os países.
Uma zona de conflito que esta se formando é a fronteira entre o Iraque e a Turquia. O que toca a esses conflitos é a religião, nacionalidade mal resolvida, terras, limites e demarcações e principalmente a ignorância a serviço da ambição sem limites.

Se os presidentes de cada um desses países que estão em conflito hoje,mudasse a situação que está vivendo agora e houvesse mas união e paz entre eles no nosso mundo seria melhor para se viver.Então comece a aceitando os tratados de paz e cada um cumprindo com seu dever com responsabilidade.


Questões do Texto

1. Quais são e quais foram os motivos que a crise se intensificou?

Resp. São três fatores, foram eles a interferência do presidente da Venezuela, Hugo Cháves, em favor de Evo Morales; acusações do governo boliviano contra os EUA,alegando que os separatistas recebiam apoio da diplomacia norte americana; realização de referendos nos departamentos citados e com o objetivo de aprovar constituições autonomistas.

2. Em que a Venezuela contribui às FARC?

Resp. Segundo o diretor da Polícia da Colômbia, Óscar Naranjo, os documentos provariam que a Venezuela, além de fornecer armas às FARC,já contribuíra com cerca de 300 milhões de dólares para ajudar os guerrilheiros.

3. O que se deu a intermediação brasileira?

Resp. A três fatores. Evitar um clima de instabilidade que causaria reflexos na fronteira da Bolívia com os Estados do Acre e de Rondônia, inclusive com a entrada de refugiados bolivianos no Brasil.

4. Em que período houve os ataques de Israel contra a faixa de Gaza? E porque objetivo esse confronto ocorreu?

Resp. Em 2008 para 2009 as forças de Defesa de Israel iniciaram uma ofensiva contra a faixa de Gaza. O objetivo da operação era eliminar a capacidade do Hamas de atacar as cidades israelenses próximas à fronteira.

5. Em que ano o Tibete se tornou um país independente? E a manifestação do povo tibetano era contra a que domínio?

Resp. O Tibete foi um país independente de 1911 a 1950, quando foi anexado à china comunista. As manifestações do povo tibetano são contra o domínio chinês se repetem esporadicamente.

Anônimo disse...

China e Tibete
O isolamento provocado pela altitude favoreceu o surgimento, no Tibete, de uma civilização característica: no século 7, o país se converteu num reino lamaísta, seita local do budismo, que definiria o caráter teocrático da estrutura política e econômica do Estado tibetano.
Dupla: Natercia e Andriely
Turma: 1NR06 Turno: Noite

Depois de várias turbulências políticas, o Tibete foi um país independente de 1911 a 1950, quando foi anexado à China comunista. De lá para cá, manifestações do povo tibetano contra o domínio chinês se repetem esporadicamente. Em 1959 ocorreu um grande levante, violentamente reprimido.

Questões e Respostas...

1) Quando e onde as tropas da Colômbia atacaram um acampamento do movimento guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC)?
R= No dia 1º de março de 2008 em uma região de fronteira, mas dentro do território do Equador.

2) Quem aparentemente influenciou a mudança de comportamento de Correa?
R= O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

3) Nos lugares em que o perigo de estupro é tão alta, Qual a forma de defesa das Mulheres para não serem estupradas mais?
R= Elas recomendam umas as outras para ficarem sempre feias e sujas como defesa.

4) Por que havia negociações entre a Colômbia e as FARC, Justifique sua resposta?
R= Com o intuito de firmar um acordo humanitário para libertação dos reféns mantidos há anos pelos guerrilheiros. Ao ser informado da morte dos guerrilheiros.

5) Quando e qual foi o exército que encontrou uma série de lança-foguetes em um dos acampamentos das FARC? E Quando foi?
R= Em julho de 2009 o Exército colombiano apreendeu uma série de lança-foguetes produzidos na Suécia em um dos acampamentos das FARC.

Anônimo disse...

Alunos: Hellen kássia e Rivaldo de Almeida
Turma: 2tr03 Turno: tarde


Conflitos mundiais

O texto nos mostra que a Bolívia é um dos países mais politicamente instáveis da América L atina, tendo enfrentado, até hoje, 193 golpes de Estado. Em 2008 foi criado um processo de crescente tensão política onde alguns departamentos passaram a exigir maior autonomia em relação ao governo federal,devido a isso se estabilizou uma crise em consequẽncia de três fatores:
*Interferência do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em favor de Evo Morales;
*Acusações do governo boliviano contra os EUA, alegando que os separatistas recebiam apoio da diplomacia norte-americana (o embaixador norte-americano chegou a ser expulso do país;
*Realização de referendos (sem apoio legal), nos departamentos citados acima, com o objetivo de aprovar constituições autonomistas.
Depois dessa crise o país esteve à beira de uma guerra civil,opositores e governo concordaram em iniciar conversações, graças, em grande parte, à interferência da diplomacia brasileira.
Também houve uma nova Constituição que foi aprovada na Bolívia, mas o país segue com graves divisões internas.
A crise se acirrou no dia 4 de março, O texto nos mostra que a Bolívia é um dos países mais politicamente instáveis da América L atina, tendo enfrentado,até hoje,193 golpes de Estado.Em 2008 foi criado um processo de crescente tensão política onde alguns departamentos passaram a exigir maior autonomia em relação ao governo federal,devido a isso se estabilizou uma crise em conseqüência de três fatores:
*Interferência do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em favor de Evo Morales;
*Acusações do governo boliviano contra os EUA, alegando que os separatistas recebiam apoio da diplomacia norte-americana (o embaixador norte-americano chegou a ser expulso do país;
*Realização de referendos (sem apoio legal), nos departamentos citados acima, com o objetivo de aprovar constituições autonomistas.
Depois dessa crise o país esteve à beira de uma guerra civil,opositores e governo concordaram em iniciar conversações, graças, em grande parte, à interferência da diplomacia brasileira.
Também houve uma nova Constituição que foi aprovada na Bolívia, mas o país segue com graves divisões internas.
A crise se acirrou no dia 4 de março, quando a Colômbia anunciou ter descoberto, nos computadores dos guerrilheiros mortos, provas de que o Equador e a Venezuela mantêm vínculos estreitos com as FARC.

ATIVIDADE

1)Qual o país que tem enfrentado mais de 193 golpes de estados?
R:A Bolívia.
2)Para que foi criado o processo de crescente tensão política?
R:Para que alguns departamentos possam exigir maior autonomia em relação ao governo federal.
3)O que causou a crise?
R:Devido a crise o país esteve a beira de um guerra civil.
4)Por que ocorreu a guerra entre a Rússia e a Geórgia em agosto de 2008?
R:Ocorreu em função do projeto SEPARATISTA da Ossétia do sul e da Abkhazia.
5)Por que acabou a crise?
R:Quando a Colômbia anunciou ter descoberto,nos computadores dos guerrilheiros mortos,provas de que o Equador e a Venezuela mantém vínculos estreitos com a FARC.

Anônimo disse...

2º Bimestre
Turma: 2R05 Noite
Alunos: Carlos Roger,Lucas Mendes,Weslei

Conflitos Militares

São uma realidades nos dias de hoje, bem constante nos mais diversos paises do mundo, as vezes esse conflitos são curtos ou prolongados, e as questões que os envolvem são diversos, sendo elas territoriais, políticas ou militares.
O que podemos esperar de uma geração onde não se tem entendimento e nem se consegue resolver seus próprios problemas? São perguntas como essas que não posso responder. São poucas palavras mais que resume um pensamento de alguém que esperava mais dessa geração que parece ser tão brilhante e inteligente, mais que ainda não aprendeu a viver em união.
Não vou citar nenhum conflito especifico, mais quero que você entenda a realidade. O mundo se destrói a cada dia com esses conflitos.Quero que com a pergunta que vou fazer você me diga até onde podemos chegar,Qual necessidade de uma arma Atomica?

Exercício:

1° Em que ano o presidente da Bolívia federalizou a receita de exportação?

Em 2008.

2° Quais os três países atacados pelos guerrilheiros?

Colômbia, Equador e Venezuela.

3° Qual o papel da ONU nesses conflitos?

A ONU tem um papel de intermédia e trazer uma solução pacifica para todos.

4° Como se chama o grupo radical Islâmico?

Hamas

5° Quantos dias durou a ofensiva de Israel sobre a Faixa de Gaza?

Teve a duração de 22 dias.

Anônimo disse...

ALUNA: MARTA ANTUNES DOS SANTOS
ALUNA: LINDOETI SILVA PERERA
TURMA:2NR01
TURNO: NOITE

A BOLIVIA FOI UM DOS PAISES DA AMÉRICA LATINA. QUE JÁ ENFRENTOU ATÉ HOJE 193 GOLPES DE ESTADO. EM 208 UM PROCESSO DE CRESENTE TENSÃO POLITICA OS DEPARTAMENTOS DE SANTA CRUZ QUE TERIA BENI E PANDO (POSSUIAM MAIS 80%DAS RESEVAS DE GÁS DO PAIS0.
DIVISÕES INTERNAS A FARC É UMA REGIÃO DE FRONTEIRA DO TERRITÓRIO DO EQUADOR DURANTE O ATAQUE MATARAM UM DOS PRICIPAIS LIDERE DAS FARC RAÚL REVES E MAIS 16 GUERRILHEIROS.
CHINA E TIBETE O ISOLAMENTO PROVOCADO PELA ALTITUDE FAVORECEU O SURGIMENTO NO TIBETE DE UMA CIVILIZAÇÃO NO SECULO 7º PAIS SE CONVERTEU NUM REINO LAMAISTA SEITA LOCAU DO BUDISMO. EM 1911 A 1950 FOI ANEXADO Á CHINA COMUNISTA DE LÁ PARA CÁ MANIFESTAÇÕES DO POVO TIBETANO CONTRA O DOMINIO CHINÊS SE REPETEM ESPORADICAMENTE.

QUESTÕES

1º)A INTERMEDIAÇÃO BRASILEIRA SE DEDVEU A TRÊS PRICIPAIS QUESTÕES.
R=ERA EVITAR UM CRIMA DE INSTABILIDADE QUE CAUSARIA REFLEXOS NA FRONTEIRA DA BOLIVIA COM OS ESTADOS DO ACRE E DE RONDONIA INCLUSIVE COM A ENTRADA DE REFUGIADOS BOLIVIANOS NO BRASIL. HÁ QUASE 15 MIL CIDADÕES BRASILEIROS VIVENDO EM SOLO BOLIVIANO, E IMPEDIR QUE O CLIMA DE VIOLENCAIA COMPROMETESSE O FORNECIMENTO DE GÁS AO BRASIL.

2) O QUE OS DOCUMENTOS ACHADOS PALA PLICIA DA COLÔMBIA PROVARIA?
R=PROVIRIA QUE A VENEZUELA ALÉM DE FORNECER ARMAS AS FARC JÁ COMTRIBUIRA COM CERCA DE 300 MILHÕES DE DOLARES PARA AJUDAR SO GUERRILHEIROS.

3) O QUE LEVOU O BOMBARDEIO DEPOIS DO FIM DE UMA TREGUA DE SEIS MESES MEDIADA PELO EGITO?
R= POR DESRESPEITO AOS TÉRMOS DO ACORDO QUE NÃO FOI COMPRIDO.
4) O QUE LEVOU OS TIBETE A PROTESTAR CONTRA O DOMINIO DA CHINA SOBRE A REGIÃO?

R=OS PRIMEIROS PROTESTOS SURGIRAM LOGO APÓS A PRISÃO DE MONGES TIBETANOS QUE ORGANIZARAM UMA PASSEATA PARA MARCAR OS 49 ANOS DO GRANDE LEVANTE CONTRA O GOVERNO CHINÊS.

5) EM QUE ANO OS ISRAEL INICIARAM UMA OFENCIVA CONTA FIXA DE GAZA?R=FOI NA PASSAGEM DE 2008 PARA 2009 E O TERRITORIO PALESTINO FOI DOMINADO PELO GRUPO RADICAL ISLÂMICO HAMAr.

Anônimo disse...

Amanda villar Camargo
Turma= 2R04 Turno= Tarde

Eu adorei o texto falando sobre as guerras e os golpes de estado enfrentado por esses e outros países. Chamou-me a atenção a questão de as mulheres terem se combinado de andarem sujas e mal vestidas só por que querem evitar a violência para com elas.
1 quantos golpes de estado a Bolívia já enfrentou?
193

2 em conseqüência de que a crise se intensificou?
Em conseqüência de três fatores; interferência do presidente da Venezuela, Hugo Chávez; acusações do governo boliviano contra os EUA; realização de referendos com o objetivo de aprovar constituições autonomistas.

3 A guerra entre Rússia e Geórgia ocorreu em função do que?
De um movimento separatista.

4 Em meio a um clima de acusações e de iminência de guerra entre os países, o que Álvaro Uribe declarou?
Declarou que não enviaria tropas às fronteiras do Equador e da Venezuela, mas que apresentaria as provas encontradas à Organização dos Estados Americanos (OEA) e à ONU.

5 Quanto tempo a ofensiva de Israel sobre a faixa de Gaza durou?
22 dias provocando centenas de mortes.

Anônimo disse...

Comentario
Durante muito tempo varios paises viveram em conflito uns com os outros uma das maiores causas desses conflitos era a politicas.alguns não aceitavam a derrota outros viviam escondeno pactos importates com outros grupos. A Bolívia é um dos países mais politicamente instáveis da América Latina, tendo enfrentado, até hoje, 193 golpes de Estado. Com toda essa politicagem teve vários protestos,os primeiros protestos surgiram logo apos a prisao de monges tibetanos que organizaram uma passeata para marcar os 49 anos do grande levante contra o governo chinês. Em seguida, milhares de pessoas também foram ás ruas, pedirem liberdade.
Como se não bastase a corrupção dos politicos alguns moradores ainda sofriam com ataques violentos da população:como estrupo onde algumas mulheres aconsenhavam as outras para andar suja para se prevenir dos antiques.Com tudo isso os conflitos so tem a creser cada vez mais em todos os paises já que os politicos que poderia mudar a cituação são os primeiros a insetivar com atos de corrupção.

perguntas e respostas
1-Em primeiro de março hove um ataque ao acampamento do movimento guerrilheiro Forças Armadas da Colombia onde durante o ataque foi assasinado um dos principais lideres da FARC.Qual era o seu nome?
R=Raúl Reyes
2-Qual o nome dos dois paises que a Colombia descobril no computador dos guerrilheiros mortos mater vínculos estreitos com a FARC ao acirrar a crise em 4 de março?
R=Equador e Venezuela
3-Qual os tres fatores que intensificou a crise?
R=I-Interferencia do presidente da venezuela hugo chavez em favor de evo morales
II-acusações do governo boliviano contra os eua,alegando que os separatistas recebiam apoio da diplomacia norte- americano;
III-realização de referendos sem apoi legal
4-O brasil se intermediou devido a tres tentativas,cite uma delas.
R=impedir que o clima de violência comprometesse o fornecimento de gás ao Brasil.
5-Qual o nome do presidente que influenciou aparentemente a mundança de comportamento da corea?
R=hugo chávez.

Jeison da silva torres
turma:2tr03 Turno:tarde

Dj Tókio Sousa disse...

Atividade de geografia
escola:Polivalente
turma:2nr01
Alunos: Tokio saito / Joyce pereira / Nubia Sousa e Franscisca Cléa

Questões:

1)o que o governo de Juan Evo molares Ayma impôs em seu governo?

impôs grandes perdas aos departamentos (estados) mais ricos do país,principalmente ao promulgar uma lei que federalizou a receita advinda da exploração das reservas de gás.
2)Quais as três crises de conseguencia que se intensificou?
(a) interferência do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em favor de Evo Morales; (b) acusações do governo boliviano contra os EUA, alegando que os separatistas recebiam apoio da diplomacia norte-americana (o embaixador norte-americano chegou a ser expulso do país); e (c) realização de referendos (sem apoio legal), nos departamentos citados acima, com o objetivo de aprovar constituições autonomistas.
3)Quais as três principais tentativas intermediação brasileira?
(a) evitar um clima de instabilidade que causaria reflexos na fronteira da Bolívia com os estados do Acre e de Rondônia, inclusive com a entrada de refugiados bolivianos no Brasil; (b) há quase 15 mil cidadãos brasileiros vivendo em solo boliviano; e (c) impedir que o clima de violência comprometesse o fornecimento de gás ao Brasil.(a) evitar um clima de instabilidade que causaria reflexos na fronteira da Bolívia com os estados do Acre e de Rondônia, inclusive com a entrada de refugiados bolivianos no Brasil; (b) há quase 15 mil cidadãos brasileiros vivendo em solo boliviano; e (c) impedir que o clima de violência comprometesse o fornecimento de gás ao Brasil.

4)Por que surgiu o primeiros protestos do movimento nacionalista do Tibete?
Por causa após a prisão de monges tibetanos que organizaram uma passeata para marcar os 49 anos do grande levante contra o governo chinês

5)O que tocava a esses conflitos nas zonas?
é a religião, nacionalidade mal resolvida,terras, limites e demarcações e principalmente a ignorância a serviço da ambição sem limites .




Alunos: Tokio saito /Joice pereira e Núbia Sousa

Anônimo disse...

Aluno;Elison Martins de Sousa
Turma;2R01 Turno;Noite
Data;21/06/2010

Comentario
No inicio do mandado do presidente Juan Evo Morales Ayma (do partido Movimento ao Socialismo).Em 2008 em um progresso de tensâo politica que passou a exigir maior autonomia em relação ao governo federal.

Anônimo disse...

dupla:Mara Thaiany, Gerson de sousa e Adilsom
Turma: 2r01 Turno: noite

Conflitos mundiais recentes

O governo brasileiro importa gás boliviano todo ano. A redução desse percentual provocaria queda no consumo final e geração de energia, prejudicando as indústrias e o andamento da economia brasileira.

E é nesse campo de batalha, onde a energia é considerada o bem mais precioso do país, que a simbologia adquire rumores de combates futuros. Para a Bolívia atender a demanda externa e não deixar faltar gás, é preciso aumentar a produção num período curto. No entanto, não existem perspectivas para tal avanço.

E você, o que acha que a Bolívia deve fazer para conter a crise do gás? E o Brasil? Dê sua opinião!



questões

1º) Cite uma das três questões que levaram a intermediação brasileira na crise da bolivia em 2008?
evitar um clima de estabilidade que causaria reflexos na fronteira da bolivia com os estados do acre e rondonia

2º) o que aconteceu em 1º de março de 2008?
tropas da colombia atacaram um acampamento de movimentos guerrilheiros das forças armadas revolucionarias da colonbia (FARC)
em uma região da fronteira.
3º) que dia a crise se ocorreu? qual o motivo?
dia 4 março, quando a colombia anunciou ter descoberta nos computadores dos querrilheiros mortos, provas de que o equador e venezuela mantem vinculos estreitos com a (FARC)

4º)em meio a um clima de acusações e de eminencia de guerra entre os países, Alvaro Uribe deve uma declaração. que declaração foi essa?
que não enviaria tropas das fronteiras do equador e da venezuela mas que apresentaria as provas encontradas a organização dos estados

5º) o que aconteceu em julho de 2009?
o exército colonbiano apriendeu uma série de lança foguetes produzidos na suécia em um dos acampamentos das (FARC)

Anônimo disse...

ALUNA=EDIVANIA SOARES
ALUNA=ELAINE VIEIRA
TURMA=2RO1


A BOLIVIA E UM DOS PAISES MAIS INTAVEIS DA AMERICA LATINA.
E FOI UM DOS PAIS QUE ENFRENTOU MUITOS GOLPES,DESDE O INICIO DO SEU MANDADO O PRISIDENTE DA BOLIVIA ERA O JUAN EVO MORALES.
BOLIVIA FAZ FRONTEIRA COM ACRE E RONDONIA.EQUADOR ROMPEU RELAÇOES DIPLOMATICAS COM A COLOMBIA E ENVIOU MAIS 3 MIL SALDADOS A FRONTEIRA.




QUAI OS PAISES QUE

Anônimo disse...

Aluna;Graciete Nunes Reis
Rosa de Paula dos Santos Ribeiro
turma:2R01noite
Comentàrio:
O povo boliviano sofre com os ataques de outros países que querem seus reservatorios de gás.
Além de sofrerem com os ataques ainda sofrem com os próprios governantes que estão pouco preocupados com o povo.

Perguntas e respostas.
Quantos golpes a Bolivia jà enfrentou?
R=Enfrentou 193 golpes.

2=Qual foram os fatores que intensificou a crise?
R=Ainterferencia do presidente da Venezuela,Hugo Chavéz,em favor de Evo Morales:Acusações do governo Boliviano contra EUA,realição de referendas com objetivo de aprovar constituições.

Anônimo disse...

Aluna:janaina da silva e silva
waldenita Trindade dos Santos
Turma:2R01
Turno:Noite
Comentário
A Bolívia enfrentava muitos golpes de estado,ao todo 193.A crise se intecificou mais ainda e m consequécia de trés fatores:A inteferéncia do presidente da Venezuela,Hugo Chaves em favor de Evo morales;Acusações do gorverno boliviano contra os EUA.
Uma nova constituiçáo aprovada declarou que o exécito Colombiano havia entrado no Equador sem sua autorisaçáo.Em 4 de março a crise se acirrou, A Colómbia anunciou ter descoberto nos computadores dos gerrilheiros mortos provas de que o Equador e Venezuela mantinhám vínculos estritos com as FARC.Waseno

Anônimo disse...

Alunas: Rayara Almeida e Senair Medina
Turma: 2R04 Noite

Comentário
A muitos e muitos anos que vem havendo conflitos entre países vizinhos e ate mesmo e mais distantes, hoje em dia vem se intensificando mais e mais esses conflitos como podemos perceber ao ler o texto descrido aqui no blog!
Conflitos que na maioria das vezes e por causa de motivos políticos e por interesses econômicos!

Perguntas:
1) Que fatores levaram a crise da Bolívia?
R: A interferência do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em favor de Evo Morales, Acusações do governo contra os EUA alegando que os separatistas recebiam apoio da diplomacia norte-americana
2) Depois de embates violentos a Bolívia quase esteve a beira de uma guerra civil. O que ocorreu para que isso não acontecesse?
R: A intervenção da diplomacia brasileira
3) O que levou o Brasil a intervir para que a Bolívia não entrasse numa guerra civil?
R: Ha vários fatores mais o mais relevante a questão do gás boliviano que eles nos fornecem, e também a questão de que mais de 15 mil cidadoas brasileiros vivem em solos bolivianos.
4) O que ocorreu logo após todo esse alvoroço acabar?
R: Foi aprovada uma nova constituição mais mesmo assim o país segue com graves divisões internas.
5) Qual o nome de um dos principais lideres das FARC?
R: Raúl Reyes

Anônimo disse...

Ecola polivalente de Altamira
Aluno;Deuzimar pinto pereira
Turma;2R01
Turno:Noite

Comentario
Em 2008 a ossetica do sul reformol suas pretenções separatistas. ao mesmo tempo,a tentativas georgiana de entrar para a Otam fez com que a Rusia apoiasse a imdependencia da ossètia do sul.
O objetivo da operação era iliminar a capacidade do Hamas de atacar as cidades israelençes procima a fronteira.
A ofemciva de Israel sobre a faixa de Gaza durol 22 dias,provocando cemtenas de mortes.

Atividades
1)Qual foi a crise que imtencificol na comsequéncia de tres fatores?
R=Interferencia de prezidente da venezuela Hugo chaves.

2)Quamtos dias durou a ofemciva de israel comtra a faixa de Gasa?
R=Durou 22dias causando comflitos e cemtenas de mortes.

3)Qual foi o pais que declarou que o exército colombiano havia entrado no Equador sem sua autorização,
R=Foi a colombia e emviou mais de 3 mil soudades no dea 4 de março quando a colombia anunciou tres descoberta, nos computadores dos querrilheiros mortos provas de que o Equador ea Venezuela mantem vinculo estreito com a farc.

4)Porque ocorreu a querra entre a Rusia ea Georgia
R=Ocoreu em função do projeto separativo da ossétia do sul e da Abkházia

5)Em que ano o tibele foi um pais imdepemdente?
R=Em1911 a 1950 quando foi anexado á China comunista.

Anônimo disse...

Alunas:Jucilene Pereira e Cristiane
Turma: 2TR04

Avaliação de geografia
Resumo
A Bolívia é um dos países mais politicamente instáveis da América latina, em 2008 em um processo de crescente tensão política, os departamentos de Santa Cruz, Tarija, Beni e Pando possuem mais de 80% das reservas de gás do país.
A crise intensificou em conseqüência de três fatores a interferência do presidente da Venezuela, Hugo Cháves alegando que os separatistas recebiam o apoio da diplomacia norte Americana.
Depois de embates violentos em algumas províncias o país esteve à beira de uma guerra civil. Concordaram em iniciar coverçoes.
A tentativa brasileira se deveu a três questões, evitar um clima de instabilidade que causaria reflexos na fronteira da Bolívia com os estados de refugiados bolivianos no Brasil.
Uma nova constituição foi aprovada na Bolívia, mas o país segue com graves diversões interna.
Em 1º de março de 2008, tropa da Colômbia ataca um acampamento do movimento guerrilheiro forças armadas revolucionárias em uma região de fronteira, mas dentro do território do Equador.
Em um primeiro momento, o presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou estas informações do ataque. A mudança de comportamento de Correa aparentemente ocorreu sob influencia do presidente da Venezuela. Hugo Cháves.


Atividades

1. Que país é o mais politicamente instável da América latina?
A Bolívia.
2.Quais os lugares em 2008 onde teve um índice de 80% das reservas de gás do país?
3.Santa Cruz, Tarija, Beni e Pando.
3. Houve uma crise que intensificou três fatores. Quais foram eles?
A interferência do presidente da Venezuela Hugo Chaves alegando que os separatistas recebiam apoio da diplomacia e depois ouve embates violentos em algumas províncias.
4. O Brasil se deveu a três questões. Quais são elas?
Evitar um clima de instabilidade, uma nova constituição foi aprovada na Bolívia.
5. A mudança de comportamento de Correa aparentemente ocorreu sob influencia de quem?
Do presidente da Venezuela, Hugo Chaves.

Anônimo disse...

nome:Jamil Silva dos santos
nome:Nathanael Cerqueira Dos Santos
Nome:Lindomar araujo
turma:2TR04
Turno:TARDE

A Bolívia já enfrentou 193 golpes de Estado; Foi promulgada uma lei que federalizou a receita advinda da exploração das reservas de gás.
Houve mudanças na distribuição dos impostos e na escolha de seus governadores.
A crise se intensificou em consequência de três fatores: interferência do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em favor de Evo Morales; acusações do governo boliviano contra os EUA; realização de referendos com o objetivo de aprovar constituições autonomistas.
Uma nova Constituição foi aprovada na Bolívia, mas o país segue com graves divisões internas.

Perguntas e respostas..

1º A crise se intensificou em consequência de três fatores.Quais são eles?
R= a interferência de Hugo Chávez, em favor de Ivo Morales; A acusação do governo boliviano contra os EUA; e a realização de referendos sem apoio legal.

2º Em 1º de março de 2008, tropas da Colômbia atacaram que movimento?
R= um acampamento do movimento guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) em uma região de fronteira, mas dentro do território do Equador.

3º A mudança de comportamento de Correa aparentemente ocorreu sob influência de quem?
R= Do presidente Hugo Chávez.

4º Em que ano a Ossétia do Sul retomou suas pretensões separatistas?
R= No ano de 2008

5º Depois de várias turbulências políticas, em que ano o Tibete foi um país independente?
R= Nos anos de 1911 a 1950, quando foi anexado à China comunista.

Anônimo disse...

Como o textorelata Desde o início de seu mandato, o governo do presidente Juan Evo Morales Ayma (do partido Movimento ao Socialismo) impôs grandes perdas aos departamentos (estados) mais ricos do país, principalmente ao promulgar uma lei que federalizou a receita advinda da exploração das reservas de gás.Em 2008, em um processo de crescente tensão política, os departamentos de Santa Cruz, Tarija, Beni e Pando (que, juntos, possuem mais de 80% das reservas de gás do país)A crise se intensificou em consequência de três fatores: a interferência do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em favor de Evo Morales; as acusações do governo boliviano contra os EUA, alegando que os separatistas recebiam apoio da diplomacia norte-americanacom o objetivo de aprovar constituições.


Perguntas e respostas de acordo com o texto original.

1- A crise se intensificou em consequência de que?
R= interferência de Hugo Chávez, em favor de Ivo Morales; A acusação do governo boliviano contra os EUA; e a realização de referendos sem apoio legal.

2-O que Álvaro Uribe declarou em meio ao clima de acusações e de iminência de guerra entre os países?

R-que não enviaria tropas às fronteiras do Equador e da Venezuela, mas que apresentaria as provas encontradas à Organização dos Estados Americanos

3-Depois de várias turbulências políticas, em que ano o Tibete foi um país independente?

R-Nos anos de 1911 a 1950, quando foi anexado à China comunista.

4-Quantos golpes de Estado Bolívia já sofreu até hoje?

R- foram 193 golpes.

5-Em Que ano Exército colombiano apreendeu uma série de lança-foguetes?

R- Em julho de 2009 na Suécia em um dos acampamentos das FARC.

Júlio Carvalho
Adriana de Souza

M2tr03

Anônimo disse...

NOME:FAGNER MURASKI DA SILVA
NOME: GEISE HELLEN DAMASENO
TURMA:2TR03
TUNO:TARDE

Conflitos mundiais

A Bolívia já enfrentou 193 golpes de Estado; Foi promulgada uma lei que federalizou a receita advinda da exploração das reservas de gás.
Houve mudanças na distribuição dos impostos e na escolha de seus governadores.
A crise se intensificou em consequência de três fatores: interferência do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em favor de Evo Morales; acusações do governo boliviano contra os EUA; realização de referendos com o objetivo de aprovar constituições autonomistas.
Uma nova Constituição foi aprovada na Bolívia, mas o país segue com graves divisões internas.
declarou que o exército colombiano havia entrado no Equador sem sua autorização, rompeu relações diplomáticas com a Colômbia e enviou mais de 3 mil soldados à fronteira.
A crise se acirrou no dia 4 de março, quando a Colômbia anunciou ter descoberto, nos computadores dos guerrilheiros mortos, provas de que o Equador e a Venezuela mantêm vínculos estreitos com as FARC.
Em meio a um clima de acusações e de iminência de guerra entre os países, Álvaro Uribe declarou que não enviaria tropas às fronteiras do Equador e da Venezuela, mas que apresentaria as provas encontradas à Organização dos Estados Americanos (OEA) e à ONU.Perguntas e respostas
Rússia e Geórgia
A guerra entre a Rússia e a Geórgia, em agosto de 2008, ocorreu em função do projeto separatista da Ossétia do Sul e da Abkházia, mas está relacionada a problemas que datam da dissolução da União Soviética.
Em 2008, a Ossétia do Sul retomou suas pretensões separatistas. Ao mesmo tempo, a tentativa georgiana de entrar para a Otan fez com que a Rússia apoiasse a independência da Ossétia do Sul.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA

1º Qual o País Politicamente mais Estáveis da America latina?

R: A BOLIVIA.

2º Em 1º de março de 2008, tropas da Colômbia atacaram que movimento?

R= um acampamento do movimento guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) em uma região de fronteira, mas dentro do território do Equador.

3º Quantos golpes de Estado Bolívia já sofreu até hoje?

R=193 golpes

4º Quais os três países são atacador pela guerrilhar

R=venesuelar,Colômbia e Equador .

5º Quanto tempo a ofensiva de Israel sobre a faixa de Gaza durou?
22 dias provocando centenas de mortes.