terça-feira, 31 de agosto de 2010

AMAZÔNIA : PARA OS 3º ANOS - COMENTE

Pará é um dos estados mais atingidos por incêndios, diz Inpe

30 de agosto de 2010

G1


BELÉM - Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que o estado do Pará é um dos estados mais atingidos pelos incêndios florestais em todo o País. Segundo o órgão, a temporada de queimadas, que começou em junho, deve seguir até novembro.

O sudeste do estado é a região mais afetada pelas queimadas no Pará, que destroem rebanhos e lavouras, além de regiões de serra e áreas de preservação. Em São Félix do Xingu é uma das cidades onde a situação é mais crítica. No município, os focos de incêndio formam uma cortina de fumaça sobre a floresta.

Multas

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, 79 fazendeiros foram multados por queimadas irregulares desde julho no Pará.

O Corpo de Bombeiros do Pará afirma que 250 homens atuam no sudeste do estado para combater as chamas, com a ajuda de equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo o Ibama, além do Pará, os estados em que a situação é mais grave, atualmente, são Tocantins, Mato Grosso e Rondônia.

- O grande problema são as queimadas para a agricultura, para consolidar e implantar a pecuária, renovar pastos. Essa tecnologia rudimentar, com a baixa umidade relativa do ar, causa muitos transtornos e não dá para pensar em queimar -, diz Luciano Meneses Evaristo, diretor de proteção ambiental do Ibama.

Quer saber mais notícias? Siga o Portal Amazônia no Twitter

49 comentários:

Anônimo disse...

Aluno: George Batista da Cruz
Turma: 3TV04

As queimadas nessa região do pais já é um paradigma que nunca se conseguiu
ser quebrado, então você se pergunta e as autoridades o que fazem para combater esse crime, claro que a gente não vai ver porque o governo não compartilha seus planos e projetos com o seu povo, as queimadas é extremamente culpa dos nossos governantes que só se preocupam com o seu bem estar enquanto as nossas florestas vão sendo devastadas.

Anônimo disse...

Aluno: Adan Ramon
Turma: 3TV04

Como é visto em nossa sociedade o desmatamento é algo implícito, mais as autoridades não fazem nada para acabar com tudo isso, e preciso que as pessoas se conscientizem e corra atrás de protestos para que as autoridades tomem uma ação para combater esses efeitos que a criminalidade exerce nas florestas brasileira se isso não for combatido com antecedência pode haver grandes danos para a humanidade num futuro não muito distante.

Anônimo disse...

nome; marivete barros menezes
turma;3ro4 turno; tarde
comentario
de acordo com este comentario esta ocorrendo muitas queimadas e a area mais afentanda e sao felix pois esta coberta por uma costina de fumaça. e o que piora a situaçaõ e o calor contante e pouca chuva,porem naõ e só nesta area como quase todo o para

Anônimo disse...

DATA:4/09/10
EEEMPOLIVALENTE DE ALTAMIRA
TURMA:3R04 TUNO:TARDE
ALUNO:ADAMOR DA SILVA
QUEIMADAS
E espantoso saber que uma queimada pode durar tanto tempo como no Pará, que demora de junho ate novembro,este fator pode ser provocado por queimadas de pastos por fazendeiros
,que destroem ate mesmo áreas de preservação,fora rebanhos e lavouras .
Em São Félix do Xingu já se pode ver estes acontecimento,pois logo se observa uma cortina de fumaça no ar ,se 79 fazendeiros multados , isso implica em dizer que foram 72 queimadas,o motivo de tudo ea renovação de pastos para se consolidar agricultura;que resulta na baixa umidade do ar
250homens são poucos para queimadas tão intensas.
Tocantins, Mato Grosso e Rondônia devem nos fazer pensar mais um pouco nessa situação
pois são os estados com o maior indise de queimadas,devia se ter um meio mas pratico de se fazer
pastos!!!!

Anônimo disse...

Aluna: Lindielle Araujo de Oliveira
Turma: 2R02-TARDE

O desenvolvimento industrial brasileiro tem sido significativo nas duas últimas décadas. Entre 1947 e 1960, no auge do processo de substituição de importações, foi alcançada notável taxa de expansão do setor industrial. Após 1960, entretanto, diminuiu o ritmo da expansão industrial, tendo em vista o fato de que a infra-estrutura econômica existente não mais sustentava a mesma alta taxa de crescimento.


De 1964 em diante, as autoridades federais adotaram um programa abrangente para superar esses obstáculos e proporcionar uma situação econômica voltada à expansão e à renovação do setor industrial, público e privado. Nos últimos 25 anos, o Brasil obteve sucesso na diversificação e expansão da produção de bens manufaturados e de consumo durável.

Até 1953, a produção de petróleo bruto no Brasil era de cerca de 2.000 barris por dia e a capacidade interna de refino não superava o dobro desse total, tornando o País muito dependente de importações. Naquele ano, após longos e difíceis debates, o Congresso Nacional votou a criação da companhia estatal de petróleo - Petrobras. Por ter direitos exclusivos para exploração e produção de petróleo, a Petrobras rapidamente iniciou a identificação de reservas de óleo comercialmente viáveis, como empreendimentos auto-sustentáveis de larga escala, tendo sido permitido às empresas privadas participações no refino e na distribuição.
A previsão para dezembro de 1998 é de que seja alcançada a produção recorde de 1,2 milhão de barris/dia de petróleo no País, Geração de Energia.A hidroeletricidade, a lenha e os produtos da cana-de-açúcar contribuem para uma alta participação das fontes renováveis na Matriz Energética Brasileira, correspondendo 58% da Oferta Interna de Energia-OIE.

Dotado de potencial hidroelétrico estimado em cerca de 260 milhões de kilowatts, o Brasil tem investido maciçamente no planejamento e na construção de barragens, para atender à demanda de energia de uma economia em rápido crescimento.
Dotado de potencial hidroelétrico estimado em cerca de 260 milhões de kilowatts, o Brasil tem investido maciçamente no planejamento e na construção de barragens, para atender à demanda de energia de uma economia em rápido crescimento.
Em 1962, a capacidade de produção energética instalada no Brasil era de 5,8 milhões de kilowatts. Essa capacidade aumentou para 6,8 milhões de kilowatts em 1964, 17,6 milhões em 1974, 37,3 milhões de kilowatts em 1985 (quando apenas 8 turbinas operavam em tempo integral no complexo da hidrelétrica de Itaipu) e 63 milhões de kilowatts em 1997.
Os renovados dinamismo e modernização da indústria automotiva brasileira são em grande parte atribuídos à liberalização comercial que teve início em 1990, à apresentação de modelos de economia em 1993 e ao lançamento do Plano Real em julho de 1994.Em 1997, a indústria nacional de automóveis auferiu quase 5 bilhões de dólares de exportações; os veículos motores foram responsáveis por cerca de 10% do valor total de exportações brasileiras no ano.
Em 1899, quatro anos antes de Willbur e Orville Wright voarem em um aparelho mais pesado que o ar, em Kitty Hawk, Carolina do Norte, Alberto Santos Dumont, um brasileiro, pilotou um dirigível que decolou da pista do Aero Clube da França, circulou a Torre Eiffel e retornou para sua base em 29,5 minutos. Foi um percurso de 11 km. Em 1906, diante de várias testemunhas e grande multidão em Paris, Santos Dumont foi agraciado com a Taça "Prêmio Archdeacon", ao voar em um aparelho motorizado, mais pesado que o ar, por cerca de 250 metros.

Anônimo disse...

Aluno: Gerlison dos Santos
Turma: 2R02 tarde

De 1964 em diante, as autoridades federais adotaram um programa abrangente para superar esses obstáculos e proporcionar uma situação econômica voltada à expansão e à renovação do setor industrial, público e privado.Até 1953, a produção de petróleo bruto no Brasil era de cerca de 2.000 barris por dia e a capacidade interna de refino não superava o dobro desse total, tornando o País muito dependente de importações. Naquele ano, após longos e difíceis debates, o Congresso Nacional votou a criação da companhia estatal de petróleo - Petrobras.A hidroeletricidade, a lenha e os produtos da cana-de-açúcar contribuem para uma alta participação das fontes renováveis na Matriz Energética Brasileira, correspondendo 58% da Oferta Interna de Energia-OIE. A fonte precípua de energia elétrica é a hidroeletricidade, tendo em vista que o País possui rios de grande volume e, por outro lado, reservas de petróleo e carvão relativamente pequenas.
Em 1962, a capacidade de produção energética instalada no Brasil era de 5,8 milhões de kilowatts. Essa capacidade aumentou para 6,8 milhões de kilowatts em 1964, 17,6 milhões em 1974, 37,3 milhões de kilowatts em 1985 (quando apenas 8 turbinas operavam em tempo integral no complexo da hidrelétrica de Itaipu) e 63 milhões de kilowatts em 1997. Em dezembro de 1998, o setor elétrico dispunha de aproximadamente 65 milhões de kilowatts em operação. A capacidade instalada de geração de energia elétrica mais que quintuplicou entre 1970 e 1997.Setor Industrial. Em 1997, a indústria nacional de automóveis auferiu quase 5 bilhões de dólares de exportações; os veículos motores foram responsáveis por cerca de 10% do valor total de exportações brasileiras no ano. Em 1997, aproximadamente 64% dos veículos exportados o foram para os membros do Mercosul, sendo a Argentina o maior recipiente, com participação de 75% das exportações dirigidas ao mencionado mercado comum. As importações de veículos montaram a mais de 303.000 unidades, das quais 85% foram importadas por fabricantes e 15% por comerciantes. Em 1998, as exportações totalizaram mais de 5 bilhões de dólares, e as importações, perto de 5,4 bilhões de dólares.
Em 1899, quatro anos antes de Willbur e Orville Wright voarem em um aparelho mais pesado que o ar, em Kitty Hawk, Carolina do Norte, Alberto Santos Dumont, um brasileiro, pilotou um dirigível que decolou da pista do Aero Clube da França, circulou a Torre Eiffel e retornou para sua base em 29,5 minutos. Foi um percurso de 11 km. Em 1906, diante de várias testemunhas e grande multidão em Paris, Santos Dumont foi agraciado com a Taça "Prêmio Archdeacon", ao voar em um aparelho motorizado, mais pesado que o ar, por cerca de 250 metros.

Anônimo disse...

O desenvolvimento industrial brasileiro tem sido significativo nas duas últimas décadas.entretanto,diminuiu o ritimo
De 1964 em diante, as autoridades federais adotaram um programa abrangente para superar esses obstáculos e proporcionar uma situação econômica voltada à expansão e à renovação do setor industrial, público e privado.
Quatro setores-chave, como o do aço, o automotivo, o petroquímico e o de serviços públicos, tiveram papel decisivo não só no desenvolvimento do setor industrial, mas também na expansão da economia como um todo.com esse desenvolvimento,o brasil obteve sucesso na diversificação e expansão da produção de bens manufaturados e de cosumo durável.

a capacidade interna de refino não superava o dobro desse total, tornando o País muito dependente de importações.
a produção de petróleo bruto no Brasil era de cerca de 2.000 barris por diao Congresso Nacional votou a criação da companhia estatal de petróleo - Petrobras. Por ter direitos exclusivos para exploração e produção de petróleo, a Petrobras rapidamente iniciou a identificação de reservas de óleo comercialmente viáveis, como empreendimentos auto-sustentáveis de larga escala, tendo sido permitido às empresas privadas participações no refino e na distribuição.

Turma:2tr05
Aluno:Márcio de lima Vieira
Professor: Marcelino
Turno: Tarde

junior sex disse...

Alberdan de Araujo..3r05 noite..
As queimadas e um assunto critico que prescisar ter debate, entre a população em geral...
Não tem descupa pra faser queimada pra faser pastagen,roça,etcc..
Meu tio e agricultor mas ele não anda faseno queimada não ele reaprveitar no que ja esta limpo,e se cada fizesse sa parte em contribuição para o não desmatamento a amazônia não estaria passando por isso....
vamos colaborar com o desemvolvimeto não com a destruição..

Anônimo disse...

Aluna:Layane Duarte dos Anjos
Turma:3R03 Turno:tarde

podemos notar que as queimadas nao sao problemas exclusivo do estado do para,mas por possuir uma área muito extensa e um contingente muito pequeno de apenas 250 homens do corpo de bombeiros, o combate a esses focos se torna muito mais difícil fazendo assim com que o fogo se espalhe atingindo proporçoes gigantescas fazendo com que o Pará se destaque no cenário nacional como um dos estados com maior numeros de queimadas no norte do país.

Anônimo disse...

Aluna: Paula Thais B.J. de Lima
Turma: 3TV04

As queimadas em nossa região vem crescendo de maneira incontrolavel, isso porque hoje em dia a maioria das pessoas nao se importam com a natureza.Não posso dizer que é culpa so dos governantes porque não, e se nós não tomarmos nenhuma iniciativa quem ira sofre mais com isso será nós mesmo!!!!!!

Unknown disse...

ESCOLA:POLIVALENTE DE ALTAMIRA
PROFESSOR:JOTA MARCELINO
ALUNO:DAYANE ROCHA SIQUEIRA
TURMA:3R03 TURNO:TARDE
O grande problema são as queimadas para a agricultura, para consolidar e implantar a pecuária, renovar pastos. Essa tecnologia rudimentar, com a baixa umidade relativa do ar, causa muitos transtornos e não dá para pensar em queimar AS NOSSAS FLORESTA ESTÃO SE ACABANDO POIS OS NOSSOS GOVERNANTES NÃO SE PREOCUPAM EM BUSCA UMA SOLUÇÃO PARA ESSE PROBLEMA SO SE PREOCUPAM EM SI,NÃO NO FUTURO DOS JOVENS QUE IRAM PASSA POR ESSE UNIVERSO.

ruthielly disse...

Escola E.E.M Polivalente de Altamira
Diretor José Miléo
Prof° José Marcelino
Aluna Ruthielly Silva Vaz
Turma 3TR03 Turno Tarde
Disciplina Geografia
Assunto Amazônia
Data 08 de setembro de 2010


Além das agressões promovidas por atividades humanas decorrentes da ocupação econômica nas últimas três décadas e representadas, principalmente, por desmatamentos associados à especulação de terras, crescimento das cidades, abertura de estradas, expansão da pecuária bovina, exploração irregular de madeira, agricultura familiar e agricultura mecanizada, a Floresta Amazônica é duramente impactada pelas mudanças climáticas globais em curso.
Entre os principais fatores de desequilíbrio global do clima está a emissão de gases,especialmente o gás carbônico,causadores do efeito estufa. As queimadas e incêndios florestais ocorrentes na região Amazônica estão contribuindo expressivamente para esse desequilíbrio.
As florestas exercem um papel fundamental para o equilíbrio do clima porque reduzem a velocidade das mudanças climáticas e, na proporção em que são removidas, a situação piora, pois diminui sua capacidade de guardar e sequestrar CO2, ao mesmo tempo em que, pela inevitável queima, é aumentada a emissão desse gás para a atmosfera.
Enfim por mais que essas ações desagradaveis ainda aconteçam tornando-a, entre outros efeitos danosos, mais suscetível a novos incêndios, os quais poderão ser determinantes para a sua inteira degeneração, talvez irreversível.

Anônimo disse...

Aluna: Mauricéia Medeiros Gonçalves
Turma: 3R03 tarde

As grandes queimadas e a poluição do ar é intensa no estado do Pará devido a grande importância da pecuária para os agrucultores da região, que os levam a desmatar em busca de um espaço maior para sua criação, mas não constam que é ilegal e por isso devem pagar multa por agredirem o meio ambiente.
Na região norte , principalmente no Pará, a criação de gado é importantíssima , mas para seu crescimento é preciso que desmate ,então a decisão tem de ser feita, pecuária ou meio ambiente.

Anônimo disse...

ALUNA:DAYANE ROCHA SIQUEIRA
TURMA:3R03
O COMENTARIO MOSTRA QUE ESTA ACONTECENDO MUITAS QUEIMADAS ONDE SE TORNA ESPANTOSSO O NUMEROS DE AREAS ATINGIDAS ONDE NINGEM TOMA PROVIDENCIA PARA PROCURA UMA RESOLUÇÃO PRA ESSE GRANDE PROBLEMA OS QUE DEVIAM ESTA PREOCUPADOS NÃO ESTÃO NEM AI PARA O QUE ACONTECER COM AS NOSSA FRORESTAS SO QUEREM SABER DOS SEU BEM ESTA e preciso que as pessoas se conscientizem e corra atrás de protestos para que as autoridades tomem uma ação para combater esses efeitos

Anônimo disse...

Escola Polivalente de Altamira
Diretor José Miléo
Prof° José Marcelino
Aluna Jane Gleice Rodrigues da Silva
Turma 3TR03 Turno tarde

Foco de atenção do mundo todo, o desmatamento das florestas da Amazônia é um dos agentes responsáveis pelas grandes mudanças da paisagem da região.
Atualmente, diversas pesquisas vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de analisar os impactos que a ação humana vem causando no funcionamento e na biodiversidade dessas florestas.
A segunda queimada é sempre mais intensa e a mortalidade das árvores é muito maior. O fogo que queima pela segunda vez é alimentado pela material seco resultante da primeira queimada. Este fogo é aproximadamente duas vezes mais alto, duas vezes mais largo e mais vulnerável a novos incêndios. Outro grande impacto das queimadas nas florestas é o da extinção de espécies nativas, com grandes prejuízos à biodiversidade.
As vezes muitas pessoas que fazem esses atos não medem as consequências e acabam fazendo uma grande destruição em massa.

Anônimo disse...

Aluna:Michele de Sousa Batista
Turma:3TR03
As queimadas são grandes inimigas do meio ambiente, causam grandes problemas não só para as florestas mas também para toda natureza inclusive nós que por conta disso aquecimento global e uma série de outros transtornos.As autoridades precisam atuar de forma mais precisa, combatendo esse problema de um modo geral e a população precisa se conscientizar que não podem acabar com todo esse patrimônio e que o futuro também precisa desfrutar dessas riquesas que existem hoje na nossa amazônia.

Anônimo disse...

rozvelton turma 3r03
COMENTARIO
O BRASIL , NÃO SÓ O PARÁ SOFRE HOJE COM AS QUEIMADAS UM REFLEXO DISSO E QUE NO CENTRO DO BRASIL ESTA TENDO ESTE ANO A PIUOR ESTIAGEM DOS ULTIMOS TEMPOS ,MAS COMO O PARA E RECORDISTA DE QUEIMADAS O FOQUE VEM PARA ESSE LADO NAO QUERENDO DIZER QUE QUEIMADAS É CERTO MAS O PARA ESTA FAZENDO HOJE O QUE OUTROS ESTADOS FIZERAM NO PASSADO MAS ISSO OCASIONA VARIOS PROBLEMAS , SENDO ELES AMBIENTAIS OU DE SAUDE E PARA TENTAR CONTER ESSE GRANDE AUMENTO DAS QUEIMADAS O GOVERNO VEM CADA VEZ MAIS ADOTANDO SISTEMAS DE PUNIÇAO PARA QUEM CONTINUA COM ESSA PRATICA DE QUEIMADAS.

Anônimo disse...

Aluno: Ibsen Raykar Gomes Ribeiro
tURMA: 3R03

As queimadas no Pará estão acontecendo com tanta frequncia, que ja é o Estado mais devastado do Brasil,e isso vem agravando cada vez mais a fauna e flora.Isso vem acontercendo com mais frequncia Em São Félix onde está coberta por uma cortina de fumaça no ar,e o que piora a situação é o calor constante e a falta de chuva.
É espantoso saber que uma queimada pode durar tanto tempo como no Pará, que demora de junho ate novembro,este fator pode ser provocado por queimadas de pastos por fazendeiros. Inclusive alguns já foram multados por essas queimadas.Só esperamos que as autoridades façam alguma coisa sobre essa situação desastrosa, que vem acabando com o meio ambiente.

Anônimo disse...

rozvelton turma 3r03
COMENTARIO
O BRASIL , NÃO SÓ O PARÁ SOFRE HOJE COM AS QUEIMADAS UM REFLEXO DISSO E QUE NO CENTRO DO BRASIL ESTA TENDO ESTE ANO A PIUOR ESTIAGEM DOS ULTIMOS TEMPOS ,MAS COMO O PARA E RECORDISTA DE QUEIMADAS O FOQUE VEM PARA ESSE LADO NAO QUERENDO DIZER QUE QUEIMADAS É CERTO MAS O PARA ESTA FAZENDO HOJE O QUE OUTROS ESTADOS FIZERAM NO PASSADO MAS ISSO OCASIONA VARIOS PROBLEMAS , SENDO ELES AMBIENTAIS OU DE SAUDE E PARA TENTAR CONTER ESSE GRANDE AUMENTO DAS QUEIMADAS O GOVERNO VEM CADA VEZ MAIS ADOTANDO SISTEMAS DE PUNIÇAO PARA QUEM CONTINUA COM ESSA PRATICA DE QUEIMADAS.

Anônimo disse...

Como é visto em nossa sociedade sao felix pois esta coberta por uma costina de fumaça. e o que piora a situaçaõ e o calor contante e pouca chuva,porem naõ e só nesta area como quase todo o paraO grande problema são as queimadas para a agricultura, para consolidar e implantar a pecuária, renovar pastos. Essa tecnologia rudimentar, com a baixa umidade relativa do ar, causa muitos transtornos e não dá para pensar em queimarpodemos notar que as queimadas nao sao problemas exclusivo do estado do para,mas por possuir uma área muito extensa e um contingente muito pequeno de apenas 250 homens do corpo de bombeiros,é preciso que desmate ,então a decisão tem de ser feita, pecuária ou meio
aluno; adriano reis
turma; 3r03t

Anônimo disse...

escola: polivalente de altamira.
turma: 3tr03.
aluno:thiago barbosa castilho.


as queimadas nessa epoca do ano e um dos fatos que chamam atenÇao da populaçao.Pois trata-se de um patrimonio nosso que esta sendo destruindo,na maioria das vezes elas tem a ajuda de pessoas que fazem incendios criminosos na tentativa criar pastos,mas na verdade eles acabam deixando o fogo se alastrar ,queimando floresta e vegetacoes e espantando a vida animaldesse lugar oque e´lamentavel.
Falta uma maior fiscalizaçao por parte das autoridades,que sao os responsaveis por manter esse patrimonio ecologico de pe pelo bem do meio ambiente eda vida humana.

Anônimo disse...

Aluna;luciene lima e Auricelia Rosa
turma;3R03

LUCIENE e AURICELIA DISSE;

As queimas nessa regiaõ e um dos piores momentos que as pessoas passam,pois elas enfrentam muitas dificudades para manter um bom censo de vida,e claro que as queimadas nao é uma coisa boa para a humanidade.
As queimas é um pouco de culpa dos nossos governantes que naõ se preocupa
cam a populaçaõ,em quanto isso as queimadas acabam a amazonia.

Anônimo disse...

Aluna:Jéssica Alves Leite
Turma:3r03
Turno:tarde

Fala-se que no Pará é um dos estados mais atingidos por incêndios.


Com este comentário está ocorrendo muitas queimadas e pode durar muito tempo como no Pará.
O desenvolvimento industrial brasileiro tem sido significativo nas duas últimas décadas.Entre 1947 e 1960
no auge do processo de substituição de importações,foi alcançada notável taxa de expansão do setor industrial.

É preciso que as pessoas corra atrás para não aconteçer efeitos que exerce nas florestas brasileira se isso não for combatido com antecedência pode haver grandes danos para a humanidade no futuro não muito distante,para não ocorrer que as florestas seja devastadas.
-

Anônimo disse...

Domingos da silva 3r03 tarde As queimadas sao utilisadas a muito tepo pelo homen como forma de renovasao da terra para platio. Ainda hoje se utilisa esses meios, só que na renovasao de pastagens, O para hoje é um dos estados que mais queiman no brasil, nos dias de hoje com tanta tecnologia, as queimadas nao deverian ser utilisadas como feramenta.as altoridades deverian punir quasquer tipode de atitude que prejudique ou cause danos a naturesa.lei esiste mais nao e esecutada.

Anônimo disse...

fracisco danilo siqueira chaves.o pará é um dos estados com maior indíce de queimadas do brasil,isso só ocorre pela falta de atenção das autoridades competentes,que não agem como deveriam agir.e assim quem sofre somos nóis com a queima das nossas florestas

Anônimo disse...

ALUNO:RAY DE SANTANA FIGUEIRA
TURMA:3r03 TURNO:TARDE

AS QUEIMADAS SÃO FREQUENTES EM AREAS RURAIS, AS PESSOAS COSTUMAM UTILIZAM ESSA PRATICA PARA O PREPARO DO SOLO.POIS NÃO E NECESSARIO RECURSO FINANCEIRO,MAS AS VEZES O BARATO SAI CARO ,POIS AS QUEIMADAS GERAM CONSEQUÊNCIAS,COMO O AQUECIMENTO GLOBAL,A PERDA DE SERES VIVOS DA FAUNA E FLORA ,CAUSANDO UM DESEQUILIBRIO AMBIENTAL.ALÉM DO RISCO DE QUE A QUEIMADA SAIA DE CONTROLE E CAUSE UM INCENDIO EM GRANDE PROPORÇAO.
AQUI NO BRASIL.AS QUEIMADAS TEM SIDO RESPONSAVEIS PELA DIMINUIÇÃO DE IMPORTANTES DOMINIOS BRASILEIROS COMO O SERRADO E A FLORESTA AMAZONICA.

Anônimo disse...

Aluno:Saymon R. Pontes da Fonseca
Turma: 3R04

As ações contra as queimadas na Amazônia deveriam ser mais intensa, para que assim possam diminuir esses focos de queimadas.Já que o número de queimadas são alarmantes.
Assim como diz o texto esse período de queimada que vai de junho a novembro tem que ser o período de maior fiscalização tanto do Ibama e pelas das Secretárias de Meio Ambiente Estadual e Municípal.Para que assim possamos deixar uma floresta preservada para os nossos descendentes.Quanto a essas pessoas que continuam praticando esse críme devem ser punidos com mais rigor, com aplicação de multas e penas alternativas.

Anônimo disse...

É dificil conciliar a pratica da criação de gado sem desmatar a floresta, mas também é mais dificil ainda conviver com a poluição do ar que essas queimadas provocam.Podendo causar várias consequencias para nossa saúde, além de acabar com abitat natural dos animais. O Pará é uns dos estados que mais praticam essa forma de obter lucro a prática da pecuária.
Alunas: Tainara Rocha, Olga Dilma.

Anônimo disse...

GEICE KELLY DE LIMA VIEIRA,3TV04.É comprovado que as queimadas são realmente um problema muito grave para todos nós, pois vivemos aqui e estamos acabando com essa linda terra, que com as queimadas está sendo destruida. Certo que o homem precisa produzir, preciza fabricar, e para isso acaba devastando aquilo que mais lhe serve: sua terra! Com as queimadas gera uma imensa zona de fumaça, e estamos contribuindo para a poluição do nosso planeta. Então onde é queimado, não se pode fazer uma boa agricultura, não se pode ter uma boa pecuária, a terra praticamente morre. Pode se dizer que as queimadas é o fim da nossa flora, da nossa floresta que o fogo está levando ao nosso comando, por sermos tão "irracionais" quando pensamos só em nós, só no lucro, só no poder, movidos pela ganância... Será que conseguimos nos salvar para salvar nosso planeta?

Anônimo disse...

os desmatammento vem crescendo de forma devastadora,tal que esta se tornando incotrolavel colocar 1 freios nessa situaçao .
Precisamos incluir 1 nova ong para que possa nos conseder 1 instituiçao para fazer valer nossos patrimonios serem valorisados por todos cidadoes brasileiros .
ei voçe ai ,ta afim de mim de entra nessa renovaçao ,talvez nos possamos ser o futuro para nossa floresta




continuar sendo o grande palco de aplausos para nossa alegrias.

Anônimo disse...

Escola:Polivalente de Altamira
Aluna:Leiliane Limana e Nayara Rodrigues
Turma:3v04


No Pará dezenas de focos de incêndio formam uma cortina de fumaça sobre a floresta.Eu acho que falta fiscalização nas queimadas do Pará. Fazendeiros estam criando gado dentro de reservas ecológicas do Estado. Eles colocam fogo nas pastagens e, por causa do clima seco, chegam nas reservas florestais.

Anônimo disse...

Escola:Polivalente de Altamira
Aluna:Leiliane Limana e Nayara Rodrigues
Turma:3v04


No Pará dezenas de focos de incêndio formam uma cortina de fumaça sobre a floresta.Eu acho que falta fiscalização nas queimadas do Pará. Fazendeiros estam criando gado dentro de reservas ecológicas do Estado. Eles colocam fogo nas pastagens e, por causa do clima seco, chegam nas reservas florestais.

Anônimo disse...

É escandaloso saber que o Estado do Pará e campeão em queimadas , sendo o sudoeste a região mas afetada temos a baixar umidade do ar que dificulta até a respiração, fora lavouras perdidas pelas chamas e um grande numero de animas mortos a temporada de queimadas e de junho até novembro ; São Félix do Xingu e das regiões mas afetadas com as queimadas verse uma cortina de fumaça sobre a mata de lá , e apenas 79 fazendeiros foram multados sendo eles os maiores causadores de queimadas. E preciso de novas leis mas rígidas.


ALUNAS: Andréa taynan E Gislaine Rocha

TURMA :3R04 TARDE

Anônimo disse...

escola: polivalente
profº: J. Macelino
Aluno: Hugo Darlyn Gomes da Silva
turma: 3TR03 Tarde

Comentario
Infelizmente, o Brasil é o 4º maior poluidor do clima do mundo. Grande parte das emissões de gases para a atmosfera (cerca de 75%) provêm de queimadas e desmatamentos. A Amazônia é o maior alvo desta triste realidade.

Todos os meses, dezenas de quilômetros quadrados da maior floresta tropical do planeta são destruídos. Isto vem acontecendo devido a ação de madeireiras ilegais, que agem clandestinamente nesta região do país.

É preciso uma ação rápida e imediata por parte dos nossos representantes. Se nada for feito, um dos maiores bem naturais da humanidade estará correndo o risco de ser extinto. Vamos lutar por esta riqueza!

Anônimo disse...

aluna;ana maria
prfessor:Macerlino
turma:2R04
turno:tarde
O desenvolvimento do Brasil
O desenvolvimento da industria brasileira tem sido significativo nas duas últimas décadas.Entre 1947e 1960, no auge do processo de substituição de importações.Após 1960 diminuiu o ritimo da expansão do setor industrial.Tendo em vista o fato que a infla-estrutura econômica e a existente não mais sustentava a mesma.Alta taxa de crescimento.
As autoridades federais adotaram programa abrangente para superar esses obstáculos e proporcionou uma situação econômica voltada a expansão ea renovação do setor indústrial.

Anônimo disse...

ESCOLA:POLIVALENTE DE ALTAMIRA
DIRETOR:JOSE DE JESUS MILÉO
TURMA:3R05 TURNO:NOITE
ALUNA:DAIANY CRISTINA

AS QUEIMADAS ESTÃO CADA VEZ MAIOR
NO ESTADO DO PARA COMO DIZ O TEXTO

A segunda queimada é sempre mais intensa e a mortalidade das árvores é muito maior. o crescimento no número de focos de calor no período de proibição é causado pelo longo período sem chuvas, aumento das temperaturas e diminuição da umidade relativa do ar. O fogo que queima pela segunda vez é alimentado pela material seco resultante da primeira queimada. Este fogo é aproximadamente duas vezes mais alto, duas vezes mais largo e mais vulnerável a novos incêndios. Outro grande impacto das queimadas nas florestas é o da extinção de espécies nativas, com grandes prejuízos à biodiversidade.

Anônimo disse...

aluna:aline peres oliveira
turma:3R05
As queimadas no brasil é resultados dos governos despreocupados com a sociedade e desenteressado com nosso direitos pois deveriam criar projetos e mostrar para a sociedade seu trabalho a sociedade tambem tem culpa pois a maioria das queimadas sao feitas por pessoas incovinientes e ignorrantes que acabam prejudicando varias pessooas e muitas dessa pessoas incoviniente e ignorrantes acabam destruindo a nossa floresta que é grande mas desde uns tempo pra cá esta se reduzindo cada vez mas.voce,eu devemos parar e pensar o que queremos para o futuro pois sem a mata nao teremos ar para respirarmos entao todos morremos mas cedo por causa dos nossos desenteres.
ajude a mudar o planeta, cuide bem das nossas riquezas.

Anônimo disse...

ALUNA: LUCILENE GOMES DA SILVA
TURMA: 3R05
TURNO: NOITE



Estas queimadas são feitas, para que aqueles que perderam os seus empregos em serrarias, fazendas, agricultura, consigam tirar o básico necessário para alimentação familiar. As queimadas começam em pequenos focos, ou seja, é feita inicialmente em pequenas áreas, porém, perdem o controle por falta de açeiro, pois além do alto custo deste feito manualmente, com trator de esteiras, com oleo diesel neste preço é impraticável pelos pobres, assim, esta é a unica forma de limparem as areas para tirarem o sustento. Pensem nisto, pensem em políticas públicas capazes de alimentar este povo, preservar sim, mas o homem necessita de alimentos.

Anônimo disse...

ALUNA: ALESSANDRA CONSUELO DA SILVA PAIXÃO
TURMA: 3NR05

Além do clima seco outros fatores influenciam para o aumento das queimdas em todo o Brasil, inclusive a fagulhas que saem dos canos de descargas dos caminhôes desregulados.A baixa umidade do ar e as queimadas estão piorando significativamente a qualidade do ar em cinco estados brasileiros.Também acho falta de fiscalização somada ao tempo extremamente seco contribui para a proliferação das queimadas nesses estados.O que esta acontecendo hoje é consequência de tudo que fizemos no passado, daqui para frente vai ser pior as pessoas que se toquem pois isso é só o começo, acho que ainda podemos reverter essa situação, mais tem que ser logo pois se demorar mais vai ser tarde de mais,

Anônimo disse...

ALUNA: LINDALVA DOS SANTOS DUARTE
TURMA: 3R05
TURNO: NOITE

NA MINHA OPINIÃO O PARÁ ESTA SENDO CONSIDERADO UM DOS ESTADOS COM MAIS ÍNDICE DE QUEIMADAS FLORESTAIS DO PAÍS,E NOSSA REGIÃO É MAIS AFETADA, ENTÃO FAZEMOS A TAL PERGUNTA QUEM ESTÁ PROVOCANDO ESSES INCÊNDIOS? LÓGICO QUE SÃO OS FAZENDEIROS, QUEM FAZEM ISSO PARA CONSEGUIR PASTAGEM, PLANTAÇÃO DE ARROZ, E NEM PENSAM QUE ESTÃO PREJUDICANDO A SI PRÓPRIO, E TAMBÉM AQUELES QUE NÃO TEM NADA A VER, QUE SÃO OS ANIMAIS.

Anônimo disse...

ESCOLA:POLIVALENTE
TURMA: 3NR05
ALUNO; JONES GLEISON RODRIGUES
O desenvolvimento industrial brasileiro tem sido significativo nas duas últimas décadas. Entre 1947 e 1960, no auge do processo de substituição de importações, foi alcançada notável taxa de expansão do setor industrial. Após 1960, entretanto, diminuiu o ritmo da expansão industrial, tendo em vista o fato de que a infra-estrutura econômica existente não mais sustentava a mesma alta taxa de crescimento

Anônimo disse...

ESCOLA:POLIVALENTE
TURMA:3NR05
ALUNO: SILOMILDO MARTINSAs

Queimadas praticadas para retirar a cobertura vegetal original para o desenvolvimento agrícola e pecuária provocam uma grande perda de seres vivos da fauna e da flora, promovendo um profundo desequilíbrio ambiental, às vezes em níveis sem precedentes.

Anônimo disse...

ESCOLA: POLIVALENTE
TURMA: 3NR05
ALUNA: BRUNA VANESSA DE S. MONTEIRO

Este trabalho apresenta os resultados numéricos e cartográficos obtidos no
monitoramento orbital das queimadas na Amazônia Legal, pelo satélite NOAA-AVHRR,
entre janeiro e dezembro de 2005. Nesse período, foram detectadas 161.374
queimadas, um número praticamente equivalente ao de 2004, no valor de 166.429. A
diferença de 5.055 pontos corresponde a um pequeno decréscimo de 3%. A análise
cartográfica dos resultados revelou uma grande e diferenciada dinâmica espacial no
interior da Amazônia. De 2004 a 2005, houve um aumento significativo no número de
pontos de queimadas no Estado do Acre (424%), seguido pelos estados do Amazonas
(168%), Maranhão (36%) e Rondônia (35%). Já o Estado do Mato Grosso apresentou
um expressivo decréscimo nas queimadas, de 35%, no maior universo territorial de
áreas efetivamente ocupadas pela agricultura na Amazônia. Em menos de 10 anos, as
queimadas na Amazônia Legal passaram de 88.034 pontos, em 1999, para mais de
160.000 atualmente. O fogo aproxima-se cada vez mais das unidades de conservação e
dos territórios indígenas, onde em muitos casos já é utilizado regularmente.

Anônimo disse...

ESCOLA: POLIVALENTE
TURMA; 3NR05
ALUNO: NILCIRLEI RIBEIRO DE SOUZA

Queimada não é sinônimo de incêndio. A queimada é uma tecnologia agrícola,
praticada há milhares de anos pelos indígenas brasileiros (coivara), incorporada na
prática agrícola dos povoadores portugueses do século XVI e também pelos agricultores
italianos, alemães, poloneses, japoneses etc. que migraram para o Brasil, a partir do final
do século XIX e início do XX (MIRANDA, 2003). O uso do fogo é uma prática
generalizada na agricultura brasileira. Ao contrário dos incêndios, as queimadas agrícolas
atingem pequenas áreas, têm hora para começar e acabar, e são controladas pelos
agricultores. Eles utilizam o fogo como uma tecnologia agrícola em diversos momentos
nos sistemas de produção, desde o preparo das terras até a pré e pós colheita. Seus
danos ambientais são limitados e têm um caráter mais crônico do que agudo
(EMBRAPA, 2000).
Os incêndios são eventos indesejáveis e bastante raros se comparados à
ocorrência das queimadas. Nesses casos, o fogo fica fora de controle. Ninguém se
responsabiliza. De origem acidental ou criminosa, eles podem atingir grandes áreas,
causando prejuízos ao patrimônio público e privado, além de graves danos ambientais.
Uma queimada, ao escapar do controle do agricultor, pode transformar-se em incêndio.
Isso é mais comum em anos de seca, como durante os episódios do El Niño na
Amazônia brasileira.

Anônimo disse...

ESCOLA: POLIVALENTE
TURMA: 3NR05
ALUNA; LINDALVA DUARTE

As queimadas nessa região do pais já é um paradigma que nunca se conseguiu
ser quebrado, então você se pergunta e as autoridades o que fazem para combater esse crime, claro que a gente não vai ver porque o governo não compartilha seus planos e projetos com o seu povo, as queimadas é extremamente culpa dos nossos governantes que só se preocupam com o seu bem estar enquanto as nossas florestas vão sendo devastadas

Anônimo disse...

escola: polivalente
turma: 3nr05
aluna: lucilene

As queimadas e um assunto critico que precisar ter debate, entre a população em geral...
Não tem descupa pra faser queimada pra faser pastagen,roça,etcc..
Meu tio e agricultor mas ele não anda faseno queimada não ele reaprveitar no que ja esta limpo,e se cada fizesse sa parte em contribuição para o não desmatamento a amazônia não estaria passando por isso....
vamos colaborar com o desemvolvimeto não com a destruição..

Anônimo disse...

aluna cristiane almeida rodrigues turma 3r05 noite
as queimadas nessas regiões fazem um grade estrago prejudicando a vida dos animais e dos seres humanos com a fumaça por isso e muito importante o combate a esses focos e bom lembra que se todos as pessoas colaboracem seria mais fácil teriámos o planeta bem melhor do que todo poluido pelo propio homem.

Anônimo disse...

Juliana A.Silva 3r05.noite Na minha opinião alguém tem que dar um basta nesta situação pois cada dia a população fica mais prejudicada, o governo não estar nem ligando para nada pois eles não são nem um pouco prejudicado.

Anônimo disse...

Antonio Clebio 3rn05 As queimadas nessa região do pais já é um paradigma que nunca se conseguiu
ser quebrado, então você se pergunta e as autoridades o que fazem para combater esse crime, claro que a gente não vai ver porque o governo não compartilha seus planos e projetos com o seu povo, as queimadas é extremamente culpa dos nossos governantes que só se preocupam com o seu bem estar enquanto as nossas florestas vão sendo devastadas.