ÉTICA E POLÍTICA
Manfredo Araújo *
A questão das relações entre ética e política se transformou na questão número um do debate nacional a partir das denúncias de corrupção no ano passado. Este debate tem certamente méritos e é de fundamental importância para a vida nacional, mas é marcado por uma visão muito unilateral do fenômeno político. Ele dá a entender que tudo seria maravilhoso se nossos governantes possuíssem um conjunto de virtudes que atestassem seu bom caráter do qual dependeriam a paz e a ordem social. Perde-se assim uma das intuições fundamentais do pensamento político ocidental desde seus primórdios: o que é decisivo para a ética na política não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes, mas o ordenamento institucional, porque é dele que depende se os cidadãos têm acesso ou não a seus direitos universais.
Por esta razão, a questão da corrupção não pode ser reduzida a um problema específico da esfera individual. Desde os gregos, que inauguraram o pensamento político ocidental, falar de ética na política não significava apenas uma consideração crítica frente às ações privadas dos cidadãos, mas sobretudo da configuração das relações sociais segundo princípios de justiça. A partir desta ótica falar de ética na política significa hoje para nós compreender que é tarefa do Estado garantir a participação popular na gestão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da população e da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do Estado. Só assim será possível assegurar e ampliar os direitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca secularmente, a questão da desigualdade e da exclusão social. Isso implicaria uma reversão das prioridades no que diz respeito às políticas públicas, passando para o primeiro plano as que visam assegurar oportunidades de emprego e salário justo e os meios necessários para uma vida digna entre as quais em nossa situação específica se vão situar o acesso à terra e ao solo urbano como também moradia e saneamento para todos. Nesta perspectiva se revela como intrinsecamente corrupta uma política macroeconômica que transfere para os banqueiros a riqueza produzida por toda a nação e que impede a universalização do acesso a estes meios.
Claro que neste contexto é muito importante ter presente de que a corrupção individual e social não começou no atual governo, mas lamentavelmente se transformou num elemento estrutural do exercício do poder e da cultura política que nos marca. Por isto, não espanta e nem causa indignação a muitos o fato de que nossos partidos políticos não tenham defendido no parlamento de modo consistente as reformas e as políticas públicas que tornariam o país menos vulnerável seja à corrupção individual seja à continuidade de uma configuração iníqua da vida coletiva, porque marcada por um conjunto de instituições que sustentam as diferentes formas de exploração e de degradação da vida humana. Para além das virtudes pessoais dos governantes, o que realmente pode garantir a ética na política é a existência de instituições sólidas e de mecanismos de administração transparente, que sejam capazes de garantir os direitos universais do cidadão assim também como a existência de meios de comunicação livres, independentes, e de organismos de controle social que acompanhem o exercício do governo. O grande desafio do momento é que, sejamos capazes de ir além de uma crítica moralizante à corrupção pessoal, que facilmente é acompanhada de enorme hipocrisia, e nos empenhemos com seriedade numa crítica cívica às instituições e às políticas públicas.
*Filósofo, professor da Universidade Federal do Ceará/UFC
118 comentários:
Rodrigo monteiro dos santos 1R06 tarde.
Ética e Política é uma questão de debate nacional,porque no ano passado ouve denuncias de corrupição e é de fundamental importancia para a vida nacional,o que é decisivo para a ética na política não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes mas o ordenamento institucional,porque é dele que depende se os cidadãos têm acesso ou não a seus direitos universais.Por esta razão a questão da corrupição não pode ser reduzida a um problema espesífico da esfera individual. A partir desta ótica falar de ética na pilítica significa hoje para nós compreender que é tarefa do estado garantir a participação popular na questão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da populaçãoe da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do estado.
nome neianderson da silva lima
etica e politica e um debati que tem certamenti meritos e de fundamental inportancia para a vida nacional mas e macado por uma visao muito unilateral do fenomeno politico. ele da a entender que tudo seria maravihloso se nosos gorvenantes possuin um conjunto de virtudes do pensameto politico ocidental desde seus primordios o que e decisivo para a etica na politica nao sao simplesmenti as vitudes privadas dos governates mas o ordenantes intitucional porque e dele que depende se os cidadaos tem acesso ou nao a seus direitos univesersais.por esta razao a questao da corrupiçao nao pode ser reduzida a um problema especifico da esfera individual.
escola:polevalente de altamira
aluna:eliane lima
turma:1tr06
ética politica se trasformou em dabate nacional a partir de uma denúncia de corrupcaõno ano passado esse debate teve certamente mérido e fundamental importancia para vida nacional mais e marcanda por uma visão muito unilateral do fenemeno politico.política significa hoje para nós compreender que é tarefa do Estado garantir a participação popular na gestão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da população e da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do Estado. Só assimdireitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca secularmente, a questão da desigualdade e da exclusão social. Isso e ética na políticapolítica não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes, mas o ordenamento institucional, porque é dele que depende se os cidadãos têm acesso ou não a seus direitos universais.
aluno:felipe batista de paulo
turma:1o6
serie:1 ano
Por esta razão, a questão da corrupção não pode ser reduzida a um problema específico da esfera individual. Desde os gregos, que inauguraram o pensamento político ocidental, falar de ética na política não significava apenas uma consideração crítica frente às ações privadas dos cidadãos, mas sobretudo da configuração das relações sociais segundo princípios de justiça. A partir desta ótica falar de ética na política significa hoje para nós compreender que é tarefa do Estado garantir a participação popular na gestão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da população e da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do Estado. Só assim será possível assegurar e ampliar os direitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca secularmente, a questão da desigualdade e da exclusão social
A questão das relações entre ética e política é que ha muita corrupção,porque os políticos fazem coisas que desrespeitam a ética.
por esta razão a questão em que tem que jogar dentro da ética.A ética na política hoje para todos nós compreenderem a tarefa dos estados garantirem a participação popular.A participação da população é fundamental na política,porque através da população que hoja elege um político que compreende o que é etica na política.
nome:Darli Soares de Oliveira
turma:1r05
turno:tarde
A etica e a política é fundamental na educação populacional do nosso estado,portanto trabalhe com ética na política.
nome:Darly Soares
A questão das relações entre ética e política é que ha muita corrupção,porque os políticos fazem coisas que desrespeitam a ética.
por esta razão a questão em que tem que jogar dentro da ética.A ética na política hoje para todos nós compreenderem a tarefa dos estados garantirem a participação popular.A participação da população é fundamental na política,porque através da população que hoja elege um político que compreende o que é etica na política.
nome:Darli Soares de Oliveira
turma:1r05
turno:tarde
A etica e a política é fundamental na educação populacional do nosso estado,portanto trabalhe com ética na política.
nome:Darly Soares
Ética E POLÌCA
A questão das relações entre ética e política se transformou na questão número um do debate nacional a partir das denúncias de corrupção no ano passado.
Ele dá a entender que tudo seria maravilhoso se nossos governantes possuìssem um conjunto de virtudes que atestassem seu bom caràcter do qual defenderiam a paz e a ordem social. Pede-se assim uma das intuições fundamentais do pensamento político desde seus primódios .
Por esta razão a questão da corrupção não pode se reduzida a um poblema espláfico da esfera individual.Desde os gregos que enauguraram o pensamento político ocidental.
O grade desafio do momento é que,sejamos de ir além de uma escrita moralizante é acompanhada de enome hipocrisía.
E.E.E.MÉDIO POLIVALENTE DE ALTAMIRA
PROF: J. MARCELINO
ALUNA: JANDERLÂNDIA TELES
TURMA:1R05_TARDE
ÉTICA e POLÍTICA
A parti das denúncias de corrupção no ano passado ,houve um debate certamente mérito e é de fundamental importância há sociedade. Perde-se uma das instituições fundamentais do pensamento político . A questão da corrupção não pode ser reduzida a um problema.
Os gregos inaugurou os pensamentos políticos , falar da ética na política não significa uma consideração crítica , mas sobre tudo da configuração das relações sociais isso segundo principios da justiça.
Entendemos por ética hoje a garantia a participação popular na gestão das coisas públicas...No que diz a respeito as políticas passando-as para primeriro plano. Se revela na corrupta política macroeconômica que transfere para os banqueiros a riqueza produzida por toda nação.
A corrupção individual e social não começou no atual governo, mas se tranformou um elemento estrutural. Não espanta o fato de que nossos partidos políticos não tenham defendido de modo consistente as reformas que tornária o país menos vulnérarios , seja a contínuidade de uma configuração iníqua da vida coletiva. O que realmente pode garantir a ética e a política é a existência de instituições de mecanismo de administração transparente , independente de organismo de controle social que acompanhasse o trabalho do governo.
O desafio atual , é que sejamos capazes de ir além de uma crítica de moral à corrupção , que é acompanhado por hipocrita.
Assim, ética e política sempre tiveram uma intensa relação dialética de conflito, na convivência, variando os termos e os temas desse confronto. Entre esses temas, sempre se ressaltou o da mentira política, como uma espécie de agressão mais aceitável aos princípios morais. Platão, por exemplo, dava aos médicos e aos políticos o direito ao uso da "mentira útil", aquela capaz de agir como um fármaco sobre os indivíduos e sobre a pólis em estado de doença. Modernamente, a polêmica da mentira e da verdade se tem situado em torno do conceito da "razão de Estado" que se originou nas relações de diplomacia entre os Estados monárquicos e se estendeu às relações governantes-súditos, significando projetos e informações que tinham de ser mentidos em segredo nos círculos mais íntimos do poder. Negar peremptoriamente a existência de um projeto ou dispositivo de defesa que não pode ser conhecido é um caso típico, a manutenção de segredos militares; forjar imagem negativa de uma nação inimiga ou do seu líder é outro. Muito além do uso da mentira, casos bem mais graves de violação de princípios morais, como o assassinato de inimigos perigosos, são cometidos secretamente em nome dessas razões de Estado e, quando revelados posteriormente, podem ser compreendidos e até aceitos por grande parte da opinião corrente, desde que justificados com a apresentação de um fim que possa ser considerado eticamente mais forte, como a defesa da nação ameaçada. Tal aceitação, todavia, nunca é consensual, mesmo nos casos mais leves, e sempre suscita reações e críticas que fazem do conceito de "razões de Estado" motivo de muita polêmica e contestação.
Aluno: Marcos Vinicius Pereira Santos
Turma: 1NR05 - Noite
Porém, não é a mesma ética da vida pessoal. É claro que existem princípios gerais, como não matar ou não roubar, mas entre a ética pessoal e a ética política há uma diferença básica: na vida pessoal deve-se esperar que cada indivíduo aja de acordo com o que Max Weber chamou a ética da convicção, ou seja, a ética dos princípios morais aceitos em cada sociedade já na política prevalece a ética da responsabilidade.
A ética da responsabilidade leva em consideração as consequumlências das decisões que o político adota. Em muitas ocasiões, o político é obrigado a tomar decisões que envolvem meios não muito nobres para alcançar os objetivos públicos. O político, por exemplo, não tem alternativa senão fazer compromissos para alcançar maiorias.
A expressão ldquoética da responsabilidaderdquo é uma forma mitigada do clássico princípio republicano de Maquiavel de que os fins justificam os meios. Para o grande pensador florentino, fundador do republicanismo moderno, o interesse público era o critério essencial, mas diferentemente do conceito de ética da responsabilidade, ele justificava praticamente qualquer meio desde que visasse o interesse público.
Aluna: Maria Sandra Aranha
Turma: 1NR05 - Noite
Alguns senadores mentiram ao participarem de enquete feita pela folha de São Paulo logo após a votação secreta no processo contra Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente da Casa. Dos 75 senadores ouvidos, 43 deles disseram que haviam votado pela cassação do mandato de Renan Calheiros. Porém, no plenário a decisão favorável a cassação ao então presidente da casa contou com o apoio de apenas 35 parlamentares.
Diante disto, há que se perguntar: até que ponto política é compatível com ética? O povo brasileiro está cansado de assistir a tamanha falta de moral por parte de políticos que destituídos de valores éticos.
Um grande abismo se abre entre ética e política, negando qualquer vínculo da política com a moral, onde a realidade política, que busca resultados a qualquer preço, dissocia o indivíduo do coletivo.
A moral é um fator social e como tal não pode se restringir à consciência dos indivíduos. A moralidade é, pois, uma exigência da sociedade, no entanto continua sendo relegada a discursos moralistas sem prol de interesses próprios e não da sociedade como um todo.
Entre os Parlamentares opiniões se dividem: uns defendem apaixonadamente a permanência do Senador Renan Calheiros na Presidência da Casa, e pela permanência do voto secreto; outros adotam critérios moralistas, condicionando a política apenas pelos meios puros, apostando para isso na legalização do voto aberto em plenário.
A falta de moral por parte de alguns senadores que se escondem por trás do voto secreto tentando preservar suas opiniões que, muitas vezes, são contrárias as do povo que o elegeu faz com que a sociedade fique a mercê de políticos corruptos.
O povo brasileiro quer transparência e que seus eleitos trabalhem pelo bem da sociedade como um todo. É uma vergonha para nós brasileiros ver tanta imoralidade junta, mais ainda, é um absurdo, um contra-senso que a imoralidade seja defendida por pessoas que foram eleitas para acabar com ela .
Aluna: Lédina
Turma: 1NR05
E.E.E.MÉDIO POLIVALENTE DE ALTAMIRA
PROF: J. MARCELINO
ALUNA: JANDERLÂNDIA TELES
TURMA:1R05_TARDE
ÉTICA e POLÍTICA
A parti das denúncias de corrupção no ano passado ,houve um debate certamente mérito e é de fundamental importância há sociedade. Perde-se uma das instituições fundamentais do pensamento político . A questão da corrupção não pode ser reduzida a um problema.
Os gregos inaugurou os pensamentos políticos , falar da ética na política não significa uma consideração crítica , mas sobre tudo da configuração das relações sociais isso segundo principios da justiça.
Entendemos por ética hoje a garantia a participação popular na gestão das coisas públicas...No que diz a respeito as políticas passando-as para primeriro plano. Se revela na corrupta política macroeconômica que transfere para os banqueiros a riqueza produzida por toda nação.
A corrupção individual e social não começou no atual governo, mas se tranformou um elemento estrutural. Não espanta o fato de que nossos partidos políticos não tenham defendido de modo consistente as reformas que tornária o país menos vulnérarios , seja a contínuidade de uma configuração iníqua da vida coletiva. O que realmente pode garantir a ética e a política é a existência de instituições de mecanismo de administração transparente , independente de organismo de controle social que acompanhasse o trabalho do governo.
O desafio atual , é que sejamos capazes de ir além de uma crítica de moral à corrupção , que é acompanhado por hipocrita.
Comentário sobre:Ética e Política
A questão das relações entre ética e polítia se transformou na questão número,um dos debate nacional.Uma parte dos debates tem certamente e é de fundamental importancia para a vida nacional,mas é marcado por uma visão unilateral do fenomeno político.
Isso da a entender que tudo seria
maravilhoso se nossos governantes possuíssem um conjumto de virtudes.
Da por entender também que só assim será possível ampliar e assegurar os direitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca secularmente.
Aluno:Alessandro A. Nascimento
Turma:1TR05
Série:1º ano
Professor:Marcelino
Comentário sobre:Ética e Política
A questão das relações entre ética e polítia se transformou na questão número,um dos debate nacional.Uma parte dos debates tem certamente e é de fundamental importancia para a vida nacional,mas é marcado por uma visão unilateral do fenomeno político.
Isso da a entender que tudo seria
maravilhoso se nossos governantes possuíssem um conjumto de virtudes.
Da por entender também que só assim será possível ampliar e assegurar os direitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca secularmente.
Aluno:Luiz Tavares de Moura Junior
Turma:1TR05
Série:1º ano
Professor:Marcelino
E.E.E.M.: Polivalente de Altamira
Profº: J. Marcelino
Aluno: Thiago Moreira de Sousa
Turma: 1R05 Turno: Tarde
ÉTICA E POLÍTICA
A questao da Ética e Política vira um grande debate nacional a partir de denuncias de corrupçao no ano passado.Este debate e muito importante pois marca uma visao muito unilateral do fenomeno político.
Ele dá a entender que tudo seria maravilhoso se nossos governantes possuíssem um conjunto de virtudes que atestassem seu bom caráter do qual dependeriam a paz e a ordem social.
Por esta razão, a questão da corrupção não pode ser reduzida a um problema específico da esfera individual e sim a todo uma sociedade.Significa hoje para nos compreender que é tarefa do estado garantir a participaçao da populaçao na gestao de coisas públicas através da criaçao de mecanismos permanentes de participaçao direta da populaçao e da constituiçao de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do estado.Só assim será possivel assegurar e ampliar os direitos sociais e enfrentar a questao básica que nos marca secularmente, a questao da desigualdade e da exclusao social.As prioridades no que diz respeito ás políticas públicas, passando para o primeiro plano as que visam assegurar opotunidades de emprego e salario justo e os meios necessarios para uma vida digna entre as quais em nossa situaçao especifica se vao situar o acesso á terra e ao solo urbano como tambem moradia e saneamento para todos.
E.E.E.M.Polivalente de Altamira
Profº: J. Marcelino
Aluno: Erica
Turma: 1R05 Turno: Tarde
ÉTICA E POLÍTICA
A questão das relações entre ética e política se transformou na questão número um do debate nacional a partir das denúncias de corrupção no ano passado.Ele dá a entender que tudo seria maravilhoso se nossos governantes possuíssem um conjunto de virtudes que atestassem seu bom caráter do qual dependeriam a paz e a ordem social.Desde os gregos, que inauguraram o pensamento político ocidental, falar de ética na política não significava apenas uma consideração crítica frente às ações privadas dos cidadãos, mas sobretudo da configuração das relações sociais segundo princípios de justiça.E enfrentar a questão básica que nos marca secularmente, a questão da desigualdade e da exclusão social não espanta e nem causa indignação a muitos o fato de que nossos partidos políticos não tenham defendido no parlamento de modo consistente as reformas e as políticas públicas que tornariam o país menos vulnerável seja à corrupção individual seja à continuidade de uma configuração iníqua da vida coletiva.
O grande desafio do momento é que, sejamos capazes de ir além de uma crítica moralizante à corrupção pessoal, que facilmente é acompanhada de enorme hipocrisia, e nos empenhemos com seriedade numa crítica cívica às instituições e às políticas públicas.
Aluna: Rayanne Aquila Sousa Da Silva
Turma: 1R06 Tarde
A ética da política, porém, não é a mesma ética da vida pessoal. É claro que existem princípios gerais, como não matar ou não roubar, mas entre a ética pessoal e a ética política há uma diferença básica: na vida pessoal deve-se esperar que cada indivíduo aja de acordo com a ética da convicção, ou seja, a ética dos princípios morais aceitos em cada sociedade já na política prevalece a ética da responsabilidade.
O político deve agir de acordo com a ética da responsabilidade, porque essa é a única ética compatível com o espírito republicano. Um grande número de políticos, porém, não age de acordo com ela. Muitos agem imoralmente como temos visto nesta crise.
Falar de ética na política significa hoje para nós compreender que é tarefa do Estado garantir a participação popular na gestão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da população e da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do Estado.
A questão da corrupção: Quando pensamos nos principais responsáveis pela atual crise moral, o que vemos é que poucos foram imorais apenas em relação aos meios, utilizando meios condenáveis como a corrupção e o suborno, mas se mantendo fiéis a seus valores. A maioria é constituída de políticos que traíram todos os seus compromissos e passaram a adotar políticas econômicas que até o dia anterior criticavam acerbamente. Não agiram de acordo com a ética da responsabilidade, mas de acordo apenas com seu interesse em se compor com os poderosos ou com os que pensam serem os poderosos aqui e no exterior.
Para além das virtudes pessoais dos governantes, o que realmente pode garantir a ética na política é a existência de instituições sólidas e de mecanismos de administração transparente, que sejam capazes de garantir os direitos universais do cidadão assim também como a existência de meios de comunicação livres, independentes, e de organismos de controle social que acompanhem o exercício do governo. O grande desafio do momento é que, sejamos capazes de ir além de uma crítica moralizante à corrupção pessoal
Aluna:Paloma Barbosa
Turma:1R06 Tarde
Bom eu achei esse texto um pouco interesante, pois ele esclarece sobre os nossos direitos e razoes para que denuciamos cada ato de corrupçâo.Nâo e de hoje que isso vem afetando o mundo em que vivemos, na polita muitos fazem promessas so pra se garanti so deles dizerem que vâo fazer algo e nâo comprirem e uma falta de respeito e ética.Por isso temos que ter participaçâo direta em cada projeto que sera realizado.
MUitas vezes por lhe oferecerem algo pelo seu silêncio vc se cala e coloca tudo baixo do tapete,os bons costumes, a ética e aceitando como vantagens os maus exemplos, o individualismo, a mentira,a trapaça e outros interesses, em benefícios próprios.Por outro lado tem pessoas que nâo se calam e acadâo com isso pois sabe que e melhor pra si para o mundo que vive.
Vamos dizer que entre a ética e a politica a um abismo que as separam.Ja nos tempos passados os politicos procuravam autipromoçâo, e manipulaçâo da sociedade.Os princípios éticos de uma sociedade podem e devem evoluir seguindo os valores morais que sofrem mutação conforme as mudanças econômicas, tecnológicas e sociais.
A questão das relações entre ética e política se transformou na questão número um do debate nacional a partir das denúncias de corrupção no ano passado. Este debate tem certamente méritos e é de fundamental importância para a vida nacional, mas é marcado por uma visão muito unilateral do fenômeno político.Em rasão a corrupsão não pode ser reduzida a problemas especificos da esfera individial, falar de etica politíca não significa uma consideração critica.
O texto fala de politicas antigas, em razão a corupição não pode ser um problema individual mas os problemas está relacionasdo a ações privada do cidadão.
E.E.E.M.Polivalente de Altamira
Profº: J.Marcelino
Aluno: Francisco jose
Turma: 1R05 Turno: Tarde
ÉTICA E POLÍTICA
A Partir da questão das relações entre ética e política se transformou na questão número um do debate nacional a partir das denúncias de corrupção no ano passado. Ele dá a entender que tudo seria maravilhoso se nossos governantes possuíssem um conjunto de virtudes que atestassem seu bom caráter do qual dependeriam a paz e a ordem social. A partir desta ótica falar de ética na política significa hoje para nós compreender que é tarefa do Estado garantir a participação popular na gestão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da população e da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do Estado.
O grande desafio do momento é que, sejamos capazes de ir além de uma crítica moralizante à corrupção pessoal, que facilmente é acompanhada de enorme hipocrisia, e nos empenhemos com seriedade numa crítica cívica às instituições e às políticas públicas.
E.E.E.M.Polivalente de Altamira
Profº: J. Marcelino
Aluna:Geovana Isabela
Turma: 1r05 Turma: Tarde
ÉTICA E POLÍTICA
O assunto ética e política se transformou na questão número um do debate nacional a partir das denúncias de corrupção no ano passado. Este debate tem certamente méritos e é de fundamental importância para a vida nacional, mas é marcado por uma visão muito unilateral do fenômeno político.
Por esta razão, a questão da corrupção não pode ser reduzida a um problema específico da esfera individual para a esfera de sociedade.O grande desafio do momento é que, sejamos capazes de ir além de uma crítica moralizante à corrupção pessoal, que facilmente é acompanhada de enorme hipocrisia, e nos empenhemos com seriedade numa crítica cívica às instituições e às políticas públicas.
Escola:E.E.Medio Polivalente de altamira Diretor:José miléó. Professor:J.Marcelino Data 06/09/2010. Serie;1ano.Turma:1R06tarde Aluna:Tainá Gomes de Sousa. TRABALHO DE GEOGRAFIA ÉTICA E POLITICA. Hoje em dia a maioria dos governantes são denuciados por currupção,pois eles não querem saber de paz e muito menos de ordem social.Nosso País era pra ser um País desenvolvido.Mais pelo fato dos nsssos governantes não liguarem que o nosso País vem regredindo.Se os nossos governantes tivessem bom caracter,ai nos poderiamos ter um País que tivesse PAZ e ORDEM SOCIAL.Ai nós poderiamos dizer que os nossos governantes não são corruptos,e sim nós teriamos um País bem desenvovido.mais a questão das relações entre ética e polica se transformou na questão numero um do debate nacional apartir das denúncias de corrupção no ano passado.E ele dá a enteder que tudo seria maravilhoso se nossos governantes possuíssem um conjunto de virtudes que atestessem seu bom caráter do qual defenderiam a paz e a ordem social.O que é decisivo para a ética na polica não são simplismente as virtudes privadas dos governantes,mas o ordenamento institucional,porque é dele que depende se os cidadão tem acesso ou não a seus direitos universais.Por esssa razão,a questão da corrupção não pode ser reduzida a um problema específico da esfera individual.O grande desafio do momento é que,sejamos capazes de ir além de uma crítica moralizante á currupção pessoal,que facilmente é acompanhada deenorme hipocresia,e nos empenhemos com seriedade numa crítica cívica as instituições e as politicas publicas.
SIRLEIDE DA SILVA CORREIA
Turma:1R06 tarde
Ética e política vem tendo um destaque maior desde que se vem falando em corrupção. A corrupção não pode ser reduzida a um problema específico de político,cabe ao Estado garantir a nossa participação pública,fazendo que a população acompanhe e fiscalize as atividades e obras do mesmo.Só asim será possível ampliar e assegurar os n ossos direitos.Criticar a corrupção e os valores éticos é fácil , dificil é fazer com que ela não exista é bom lembrar que nós também fazemos parte,não somos instumento de ningém.
Aluna: Janaina Thainá
Turma: 1r05 Turno: Tarde
Apartir das denúncias de corrupção no ano passado a relação entre ética e política se transformou na questão número um do debate nacional. E com esse debate tem certamente méritos e é fundamental importância para a vida nacional. Esse debate dá a entender que tudo seria maravilhoso se nossos governantes possuíssem um conjunto de virtudes que atestassem seu bom caráter do qual dependeriam a paz e a ordem social.
A corrupção individual e social não começou no atual governo, mas lamentavelmente se transformou num estrutural do exercício do poder e da cultura política que nos marca. O que realmente pode nos garantir a ética na política é a existência de instituições sólidas e de mecanismos de administração transparente que sejam capazes de garantir os direitos universais do cidadão.
Com isso podemos ver que o grande desafio do momento é que, sejamos capazes de ir além de um a crítica moralizante à corrupção pessoal, que facilmente é acompanhada com enorme hipocrisia, e nos empenhemos com seriedade numa crítica cívica ás instituições e as políticas públicas.
Aluna: Janaina Thainá
Turma: 1r05 Turno: Tarde
Apartir das denúncias de corrupção no ano passado a relação entre ética e política se transformou na questão número um do debate nacional. E com esse debate tem certamente méritos e é fundamental importância para a vida nacional. Esse debate dá a entender que tudo seria maravilhoso se nossos governantes possuíssem um conjunto de virtudes que atestassem seu bom caráter do qual dependeriam a paz e a ordem social.
A corrupção individual e social não começou no atual governo, mas lamentavelmente se transformou num estrutural do exercício do poder e da cultura política que nos marca. O que realmente pode nos garantir a ética na política é a existência de instituições sólidas e de mecanismos de administração transparente que sejam capazes de garantir os direitos universais do cidadão.
Com isso podemos ver que o grande desafio do momento é que, sejamos capazes de ir além de um a crítica moralizante à corrupção pessoal, que facilmente é acompanhada com enorme hipocrisia, e nos empenhemos com seriedade numa crítica cívica ás instituições e as políticas públicas.
ESCOLA:Polivalente De Altamira
DIRETOR:Josè Miléo
TURMA:1R06 TARDE
ALUNA:Ranyely Nascimento Morais
A ética e política se transformou na questão número.Este debate tem certamente méritos e é de fundamental importância para a vida nacional.Ele dá a entender que tudo seria maravilhoso se nossos governantes possuíssem um conjunto de virtudes.Desde os gregos,que inauguraram o pensamento político ocidental,falar de ética na política não significava apenas uma consideração critica frente ás ações privadas do cidadãos,mas sobretudo da configuração das relações sociais segundo princípios de justiça.
ESCOLA:POLIVALENTE
PROFESSOR:MARCELINO
TURMA:1R06 TARDE
ALUNA:MAIZA DE SOUZA SILVA
Ética e política está relacionado a quem vai ser os nossos governantes.O que é dcisivo para a ética política não são simplismente as virtudes privadas dos governantes,mas o ordenamento intitucional por que é dele que depende se os cidadãos tem acesso ou não a seus direitos universais para além das virtudes pessoais dos governantes o que realmente pode garantir a ética na política.
Ética e política é uma questão de debate nacional.Pois na política as denuncias de corrupição é constante no mundo todo a ética e a política,na educação populacional do nosso estado,portanto trabalhar com ética na política é fundamental e importante.
Walker Airbrohnson A.G.Santos 1r06 tarde
Etica e Politica
É um assunto que iteressa muito. Que destaca a realidade de nosso país casos de corrupção e fraudes.
São casos que evergonhan a nossa populasão e manchão os politicos brasileiros,que praticam essas coisas ou por auguma forma estão envolvidas com politicos que praticam esse tipo de crime.
Como seria bom para nos e para eles se todos fossem onestos para que o Brasil crecesse juto com o mundo.
E.E.E.M.: Polivalente de Altamira
Profº: J. Marcelino
Aluna: Julie Gutemberg Franco Lima
Turma: 1R05 Turno: Tarde
ÉTICA E POLÍTICA.
O texto em questão chama atenção para o zelo e o compromisso que os governantes deveriam ter com a sociedade. É como se a coisa publica estivesse banalizada, pois a ética e a política precisam andar juntas.
Os cidadãos hoje, politicamente não se inserem na coletividade, é mais individual essa relação ética. Tem sido desvirtuada a participação do estado quanto à ética e a política, há muitos interesses contrários, fiscalizações falhas. Cabe a cada cidadão fazer a sua parte na ampliação de novos horizontes e de equidade. É histórica a falta de investimento no tocante às oportunidades de crescimento, o poder tende a corromper, a marcar. A transparência precisa prevalecer para que os direitos universais possam se efetivar na íntegra com políticas públicas que oportunize a igualdade de oportunidades.
NOME:TAYMES MOURA DA SILVA.
ESCOLA:POLIVALENTE DE ALTAMIRA.
TURMA:1RT06 TURNO:TARDE.
Ética
e Politica
A questão das relações entre ética e política se transformou na questão número um do debate nacional a partir das denúncias de corrupção no ano passado. Este debate tem certamente méritos e é de fundamental importância para a vida nacional, mas é marcado por uma visão muito unilateral do fenômeno político. Ele dá a entender que tudo seria maravilhoso se nossos governantes possuíssem um conjunto de virtudes que atestassem seu bom caráter do qual dependeriam a paz e a ordem social.
Utimamente os politicos ñ tem mais etica então eles se escodem atraves da curupição .Só assim será possível assegurar e ampliar os direitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca secularmente, a questão da desigualdade e da exclusão social
Tal aceitação,da etica e da politica, nunca é consensual, mesmo nos casos mais leves, e sempre suscita reações e críticas que fazem do conceito de "razões do Estado" motivo de muita polêmica e contestação.
NOME:TAYMES MOURA DA SILVA.
ESCOLA:POLIVALENTE DE ALTAMIRA.
TURMA:1RT06 TURNO:TARDE.
Ética
e Politica
A questão das relações entre ética e política se transformou na questão número um do debate nacional a partir das denúncias de corrupção no ano passado. Este debate tem certamente méritos e é de fundamental importância para a vida nacional, mas é marcado por uma visão muito unilateral do fenômeno político. Ele dá a entender que tudo seria maravilhoso se nossos governantes possuíssem um conjunto de virtudes que atestassem seu bom caráter do qual dependeriam a paz e a ordem social.
Utimamente os politicos ñ tem mais etica então eles se escodem atraves da curupição .Só assim será possível assegurar e ampliar os direitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca secularmente, a questão da desigualdade e da exclusão social
Tal aceitação,da etica e da politica, nunca é consensual, mesmo nos casos mais leves, e sempre suscita reações e críticas que fazem do conceito de "razões do Estado" motivo de muita polêmica e contestação.
NOME:maria josé pigo da costa
ESCOLA;polivalente de altamira.
TURMA:1rt06 TURNO;tarde
ÉTICA e POLITICA.
Ética e Política é uma questão de debate nacional,porque no ano passado ouve denuncias de corrupição e é de fundamental importancia para a vida nacional,o que é decisivo para a ética na política não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes mas o ordenamento institucional,porque é dele que depende se os cidadãos têm acesso ou não a seus direitos universais.
OS governates mas o ordenantes intitucional porque e dele que depende se os cidadaos tem acesso ou nao a seus direitos univesersais.por esta razao a questao da corrupiçao nao pode ser reduzida a um problema especifico da esfera individual.
. Só assim será possível assegurar e ampliar os direitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca ...
Francisco Pinto Da Silva Junior 1R07 tarde. disse...
Ética e Política é uma questão de debate nacional,porque no ano passado ouve denuncias de corrupição e é de fundamental importancia para a vida nacional,o que é decisivo para a ética na A etica e a política é fundamental na educação populacional do nosso estado,portanto trabalhe com ética na política.política não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes mas o ordenamento institucional,porque é dele que depende se os cidadãos têm acesso ou não a seus direitos universais.
. O que realmente pode garantir a ética e a política é a existência de instituições de mecanismo de administração transparente , independente de organismo de controle social que acompanhasse o trabalho do governo.
O desafio atual , é que sejamos capazes de ir além de uma crítica de moral à corrupção , que é acompanhado por hipocrita.
Aluna: Janaina Thainá
Turma: 1r05 Turno: Tarde
Apartir das denúncias de corrupção no ano passado a relação entre ética e política se transformou na questão número um do debate nacional. E com esse debate tem certamente méritos e é fundamental importância para a vida nacional. Esse debate dá a entender que tudo seria maravilhoso se nossos governantes possuíssem um conjunto de virtudes que atestassem seu bom caráter do qual dependeriam a paz e a ordem social.
A corrupção individual e social não começou no atual governo, mas lamentavelmente se transformou num estrutural do exercício do poder e da cultura política que nos marca. O que realmente pode nos garantir a ética na política é a existência de instituições sólidas e de mecanismos de administração transparente que sejam capazes de garantir os direitos universais do cidadão.
Com isso podemos ver que o grande desafio do momento é que, sejamos capazes de ir além de um a crítica moralizante à corrupção pessoal, que facilmente é acompanhada com enorme hipocrisia, e nos empenhemos com seriedade numa crítica cívica ás instituições e as políticas públicas.
Desenvolvimento Industrial Aluno jhonathan venancio 2R02
O desenvolvimento industrial brasileiro tem sido significativo nas duas últimas décadas. Entre 1947 e 1960, no auge do processo de substituição de importações, foi alcançada notável taxa de expansão do setor industrial. Após 1960, entretanto, diminuiu o ritmo da expansão industrial, tendo em vista o fato de que a infra-estrutura econômica existente não mais sustentava a mesma alta taxa de crescimento.
De 1964 em diante, as autoridades federais adotaram um programa abrangente para superar esses obstáculos e proporcionar uma situação econômica voltada à expansão e à renovação do setor industrial, público e privado. Nos últimos 25 anos, o Brasil obteve sucesso na diversificação e expansão da produção de bens manufaturados e de consumo durável. Além disso, estabeleceu indústrias tecnologicamente sofisticadas, especialmente no campo das telecomunicações, processamento eletrônico de dados, biotecnologia e novos materiais. Quatro setores-chave, como o do aço, o automotivo, o petroquímico e o de serviços públicos, tiveram papel decisivo não só no desenvolvimento do setor industrial, mas também na expansão da economia como um todo.
Desenvolvimento Energético Brasileiro
Petróleo e Petroquímica
Até 1953, a produção de petróleo bruto no Brasil era de cerca de 2.000 barris por dia e a capacidade interna de refino não superava o dobro desse total, tornando o País muito dependente de importações. Naquele ano, após longos e difíceis debates, o Congresso Nacional votou a criação da companhia estatal de petróleo - Petrobras. Por ter direitos exclusivos para exploração e produção de petróleo, a Petrobras rapidamente iniciou a identificação de reservas de óleo comercialmente viáveis, como empreendimentos auto-sustentáveis de larga escala, tendo sido permitido às empresas privadas participações no refino e na distribuição. No início de 1990, impulsionado pela primeira crise mundial de petróleo na década de 70, o Brasil havia triplicado sua produção de petróleo Em 1995, essa produção chegou a 713 mil barris/dia, em 1996 foi de 806 mil barris/dia, tendo sido de 866 mil barris/dia no ano de 1997. A previsão para dezembro de 1998 é de que seja alcançada a produção recorde de 1,2 milhão de barris/dia de petróleo no País. Geração de Energia
A hidroeletricidade, a lenha e os produtos da cana-de-açúcar contribuem para uma alta participação das fontes renováveis na Matriz Energética Brasileira, correspondendo 58% da Oferta Interna de Energia-OIE. A fonte precípua de energia elétrica é a hidroeletricidade, tendo em vista que o País possui rios de grande volume e, por outro lado, reservas de petróleo e carvão relativamente pequenas.
Dotado de potencial hidroelétrico estimado em cerca de 260 milhões de kilowatts, o Brasil tem investido maciçamente no planejamento e na construção de barragens, para atender à demanda de energia de uma economia em rápido crescimento. A primeira usina hidrelétrica começou a operar no País no início de 1889, com geração de 250 k
Em 1962, a capacidade de produção energética instalada no Brasil era de 5,8 milhões de kilowatts. Essa capacidade aumentou para Industrial
Indústria Automotiva
Os renovados dinamismo e modernização da indústria automotiva brasileira são em grande parte atribuídos à liberalização comerci
ESCOLA:Polivalente De Altamira
PROF:Marcelino
ALUNA:Caroline Lima Siqueira TURMA:1TR05
ÉTICA E POLÍTICA
Ética e Política é uma questão de debate e tem certamenti meritos e de fundamental inportancia para a vida nacional.A questão da corrupção não pode ser reduzida a um problema. ha muita corrupção,porque os políticos fazem coisas que desrespeitam a ética.Ética e da politica, nunca é consensual, mesmo nos casos mais leves, e sempre suscita reações e críticas que fazem do conceito de "razões do Estado" motivo de muita polêmica e contestação.Deu para entender também que só assim será possível ampliar e assegurar os direitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca circalamente.
A chamada questão moral, ou seja, o problema da desonestidade política, apresenta uma seqüência conhecida dos especialistas, como dos simples observadores políticos: ela vem a tona por ocasião de algum escândalo momentaneamente original — e portanto de repercussão mais dramática nos meios de comunicação —, mas este sempre é recuperado logo adiante ou acaba “normalizado” pela inexistência prática (ou fabricada) de responsáveis diretamente incrimináveis, para cair finalmente no esquecimento de uma imprensa eternamente à cata de “escândalos frescos”. Aqueles que ameaçam com “cadeia” estão justamente caindo na “normalidade” do vocabulário político, oferecendo em frases ocas remédios que sabem ser inexeqüíveis, pelo menos neste Brasil tão complacente com políticos de honestidade duvidosa. Mais uma vez, caberia a pergunta: houve alguma mudança dramática a partir da substituição do que se considerava direita pela esquerda na condução geral dos negócios do Estado?
Aluno: Celso
Turna: 1R05 - Noite
O problema, podemos dizer, não é apenas brasileiro, pois a classe política de respeitáveis países considerados “desenvolvidos” também já esteve envolvida em negócios e operações de moralidade algo dúbia, quando não claramente ilegais. A diferença, retorquirá o pessimista tupiniquim, é que aqui as saúvas não são incomodadas por nenhum tipo de judiciário ou procurador público, como em terras de puritanos auto-penitentes. De acordo, concede o racionalista, mas vejamos, por exemplo, os casos da Itália e do Japão: há exemplos de democracias avançadas que tenham grande parte de seus políticos em tamanho descrédito como esses dois países, situados nas antípodas da cultura política contemporânea? Os Estados Unidos não têm, por sua vez, uma classe política mais virtuosa do que suas congêneres dos países citados, mas ostenta, provavelmente, uma das imprensas mais combativas do planeta, além de uma justiça pouco complacente com os “desviantes”.
Aluna: Jaicirlene
Turma: 1R05 - Noite
Em todos esses países a chamada “questão moral” costuma freqüentar o universo do jornalismo político e chega mesmo a ingressar nas salas dos tribunais. O problema da desonestidade política é praticamente universal, ainda que ele encontre arranjos nacionais absolutamente específicos do ponto de vista da ética pública. O tratamento dessa questão, digamos desde já, não pode ser equacionado com a introdução de simples reformas institucionais, mas parece exigir uma espécie de redirecionamento cultural e ético da classe política, algo como uma “reforma moral” que diminua o abismo aberto na base da sociedade política entre a “ética dos resultados” e a “ética dos valores”. Cabe o registro, em todo caso, de que a tradicional divisão entre esquerda e direita não parece ter nenhuma influência na distribuição entre grupos e indivíduos “éticos” ou “desviantes”.
Aluna: Jaicirleia
Turma: 1R05 - Noite
Entre a ética e a política constatamos uma dialética conflitiva, pois há um imenso abismo separando-as. O objetivo desse artigo é verificar os conflitos entre a ética e a política, enfocando como o poder político interfere nas relações sociais desde a chegada da política no Brasil, pouco depois do seu descobrimento em 1500, deturpando os valores morais da sociedade hodierna através de mentiras e corrupção, pois muitos políticos só procuram autopromoção; e manipulação da sociedade. O tema é justificado devido às rotineiras denúncias de corrupção por parte dos políticos, que deixam a população brasileira perplexa, mas que infelizmente, não reivindica mudanças nesse quadro. Promessas políticas feitas em período eleitoral, para a obtenção de vantagens não são cumpridas - algumas¬ por pura falta de vontade, e outras por ineficiência ou falta de recursos financeiros do Estado. A metodologia utilizada nesse trabalho é baseada em pesquisa bibliográfica para a melhor compreensão dessa temática. O texto é dividido em cinco partes. Na introdução desenvolvemos uma relação dialética entre a ética e a política. Depois, temos um breve histórico da política brasileira, desde a independência, passando pelo Golpe Militar até chegar aos nossos dias. Posteriormente foram enumeradas algumas posturas antiéticas dos políticos nacionais como a política do "coronelismo". A conclusão traz uma retomada de toda a problemática, com possíveis formas de modificar o pensamento político brasileiro. Por fim, temos as referências bibliográficas que utilizamos para o embasamento teórico do trabalho.
Aluna: Edinilza
Turma: 1R05 - Noite
Conforme pudemos observar, o processo político brasileiro, desde o seu início, não se preocupou na prática com princípios éticos e sociais durante a formação da sociedade. Dessa forma, formou-se uma sociedade patriarcal, com uma população pobre, destinada a viver na miséria, e com uma cultura individualista que reflete em todas as áreas de atuação populacional.
De tão acostumado com escândalos políticos, os brasileiros pouco se comovem, e continuam estáticos em relação a todos os impasses provocados pelas políticas elitistas dos governantes.
Apesar de a população a cada dia tornar-se mais pobre, não é capaz de transformar ou proporcionar um maior esclarecimento sobre os deveres ético-políticos dos governantes. Além desses, parece que a população em geral também está se esquecendo dos valores e princípios éticos que todos devem seguir e respeitar. Talvez esteja indiferente.
Aluno: Vantuil
Turma: 1R05
Só conseguiremos mudar essa realidade quando houver garantia à população de uma boa educação, o que trará consciência e resultados éticos muito mais satisfatórios que os presenciados atualmente, pois não se aprende mais a ética durante o período escolar. Deve ser pressuposta na medida em que se torna indispensável para a convivência entre os homens.
Essa realidade deve ser repensada, pois sem a junção entre a ética e a política, não poderemos viver em um país solidário e humano, que lute pela igualdade entre as inúmeras camadas sociais hoje existentes. Da forma que nossa sociedade está de conduzindo, a medida que os anos passam, o caos social irá aumentar gradativamente e chegará a um ponto em que a vida, a interação social entre os homens será impossível.
Aluno: Ângela
Turma: 1R05 - Noite
eu acho que etica e uma coisa que pouco se fala em nossos dia a dia pois ainda existe muita corrupcao na nossa sociedade entao eu acho que so o propio governo seria capaz de mudar esse ponto de vista' poucas pessoas ligam pra esseassunto porrisso que e assim os no9ssos dias de hoje e tambem tratando nessde assunto e que e que muitas pessoas hoje em nosso mundo acaba sendo esquecido no meio da sociedade e muitas coisas que sao pára acontecer acabam sendo ocultadas por esse motivo emtao nosso pais tem muito a m,udar
ELIELTON SOUSA DO NASCIMENTO 1R04 noite diretor mileo prof jota marcelino
etica e uma coisa bem discutida em nossos tempos pois nem se ve falar em etica nos nossos dias so os nossos governos podem amenizar esse poblema muitas pessoas sofrem hoje sendo excluidas de nossa sociedade porcausa da etica tambem temos desenvolvimentos dentro mesmo da propia politica mais vamos relevar. coisas na politica acontecem por falta de etica ELIELTON SOUSA DO NASCIMENTO 1R04 noite diretor mileo prof jota marcelinio
Aluno: Paulinho de Sá júnior
Série: 1ª ano
Turma: 1R06
Turno: tarde
Ética E Política
Se nossos governantes possuíssem um conjunto de virtudes que atestassem seu bom caráter do qual dependeriam a paz e a ordem social. Falar de ética na política significa hoje para nós compreender que é tarefa do Estado garantir a participação popular na gestão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da população e da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do Estado.
A corrupção individual e social não começou no atual governo, mas lamentavelmente se transformou num elemento estrutural do exercício do poder e da cultura política que nos marca. Por isto, não espanta e nem causa indignação a muitos o fato de que nossos partidos políticos não tenham defendido no parlamento de modo consistente as reformas e as políticas públicas que tornariam o país menos vulnerável sejam à corrupção individual seja à continuidade de uma configuração iníqua da vida coletiva, porque marcada por um conjunto de instituições que sustentam as diferentes formas de exploração e de degradação da vida humana.
O grande desafio do momento é que, sejamos capazes de ir além de uma crítica moralizante à corrupção pessoal, que facilmente é acompanhada de enorme hipocrisia, e nos empenhemos com seriedade numa crítica cívica às instituições e às políticas públicas.
Aluno:lucas miranda da silva
Turma:1R06 Tarde
A parti das denúncias de corrupção no ano passado ,houve um debate certamente mérito e é de fundamental importância há sociedade. Perde-se uma das instituições fundamentais do pensamento político . A questão da corrupção não pode ser reduzida a um problema.Ética e Política é uma questão de debate nacional,porque no ano passado ouve denuncias de corrupição e é de fundamental importancia para a vida nacional,o que é decisivo para a ética na política não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes mas o ordenamento institucional,porque é dele que depende se os cidadãos têm acesso ou não a seus direitos universais.Por esta razão a questão da corrupição não pode ser reduzida a um problema espesífico da esfera individual.A partir desta ótica falar de ética na pilítica significa hoje para nós compreender que é tarefa do estado garantir a participação popular na questão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da populaçãoe da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do estado.
ESCOLA:Polivalente de Altamira
DIRETOR:José Miléo
TURMA:1R06 TARDE
ALUNA:Mayara da Silva Santos
COMENTÁRIO
Ética e política é um debate que tem certamente méritos de fundamental importância para vida nacional mais é marcado por fenomeno político.Apartir dessa ótica falar de ética na política significa hoje para nós compreender que é tarefa do estado garantir a participação popular na gestão de coisas públicas.
A corrupção individual e social não começou no atual governo mais se transformou em um elemento estrutural.
Desde os gregos que inauguraram o pensamento político ocidental.A questão da corrupção não pode ser reduzida em um problema.
Aluno: Paulinho de Sá júnior
Série: 1ª ano
Turma: 1R06
Turno: tarde
Ética E Política
Se nossos governantes possuíssem um conjunto de virtudes que atestassem seu bom caráter do qual dependeriam a paz e a ordem social. Falar de ética na política significa hoje para nós compreender que é tarefa do Estado garantir a participação popular na gestão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da população e da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do Estado.
A corrupção individual e social não começou no atual governo, mas lamentavelmente se transformou num elemento estrutural do exercício do poder e da cultura política que nos marca. Por isto, não espanta e nem causa indignação a muitos o fato de que nossos partidos políticos não tenham defendido no parlamento de modo consistente as reformas e as políticas públicas que tornariam o país menos vulnerável sejam à corrupção individual seja à continuidade de uma configuração iníqua da vida coletiva, porque marcada por um conjunto de instituições que sustentam as diferentes formas de exploração e de degradação da vida humana.
O grande desafio do momento é que, sejamos capazes de ir além de uma crítica moralizante à corrupção pessoal, que facilmente é acompanhada de enorme hipocrisia, e nos empenhemos com seriedade numa crítica cívica às instituições e às políticas públicas.
Aluno:Ramon lisboa tavares
Turma:1R06 Tarde
Ética e Política é uma questão de debate nacional,porque no ano passado ouve denuncias de corrupição e é de fundamental importancia para a vida nacional,o que é decisivo para a ética na política não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes mas o ordenamento institucional.Política significa hoje para nós compreender que é tarefa do Estado garantir a participação popular na gestão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da população e da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do Estado
Aluno: Paulinho de Sá júnior
Série: 1ª ano
Turma: 1R06
Turno: tarde
Ética E Política
Se nossos governantes possuíssem um conjunto de virtudes que atestassem seu bom caráter do qual dependeriam a paz e a ordem social. Falar de ética na política significa hoje para nós compreender que é tarefa do Estado garantir a participação popular na gestão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da população e da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do Estado.
A corrupção individual e social não começou no atual governo, mas lamentavelmente se transformou num elemento estrutural do exercício do poder e da cultura política que nos marca. Por isto, não espanta e nem causa indignação a muitos o fato de que nossos partidos políticos não tenham defendido no parlamento de modo consistente as reformas e as políticas públicas que tornariam o país menos vulnerável sejam à corrupção individual seja à continuidade de uma configuração iníqua da vida coletiva, porque marcada por um conjunto de instituições que sustentam as diferentes formas de exploração e de degradação da vida humana.
O grande desafio do momento é que, sejamos capazes de ir além de uma crítica moralizante à corrupção pessoal, que facilmente é acompanhada de enorme hipocrisia, e nos empenhemos com seriedade numa crítica cívica às instituições e às políticas públicas.
Aluna: Sarah Oliveira Barbosa Turma:TR06 No nosso atual governo podemos perceber muita corrupição muitos politicos qque escondem seu passado para poder se eleito por ter um passado muito sujo.
Por isso é preciso ética pra podermos nos espelhar. Seguindo conforme a ética seria preciso todos os politicos terem um conjunto de virtudes para serem eleitos, era preciso ter uma politica transparente, e ter um grupo fora da politica para acompanhar o governo e assim ver se estão fazendo um bom trabalho.
Assim os direitoss humanos universais seriam efetuados para todos, ricos e pobres e todos viveriam com mais dignidade.
A corrupição não pode ser reduzida a um problema espesífico da esfera individual. A partir desta ótica falar de ética na pilítica significa hoje para nós compreender que é tarefa do estado garantir a participação popular na questão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da populaçãoe da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do estado
Escola: polivalente de altamira
Aluna:Sabrina Borges Pereira da silva
Serie:1ano
Turma:1r06 Turno:Tarde
Escola:E.E.E.Medio polivalente de Altamira Diretor:José miléo Professor:J. Marcelino Serie:1 ano Turma:1R06tarde Aluno:Simone Silva Moraes TRABALHO DE GEOGRAFIA ÉTICA E POLITICA A questão das relaçoes entre ética e polica se transformou na questão numero um do debate nacional a partir das denuncias de currupção no ano passado.Ele dar a entender que tudo seria maravilhoso se os nossos governantes possuissem um conjunto de virtudes que atestassem seu bom carater do qual dependeriam a paz e a ordem social.Por essa razão,a questão da corrupção não pode ser reduzida a um problema específico da esfera individual.O grande desafio do momento ´é que,sejamos capazes de ir alem de uma critica moralizante a currupção pessoal que facilmente ´é acompanhada de enorme hipocrisia e nos empenhemos com seriedade numa critica civica as instituiçoes politicas publicas. ALUNO:SIMONE SILVA MORAES 1R06TARDE
E.E.E.M.Polivalente de Altamira
Aluna: Katiane Pereira de S. Prof: J. Marcelino
Turma: 1r07 Turno: Tarde
ÉTICA e POLÍTICA
A questão das relações entre ética e política se transformou na questao numero um do debate nacional a partir das denuncias de corrupçao no ano passado .Estes debates dar ao entender que tudo seria maravihloso se nosos gorvenantes possuin um conjunto de virtudes e exemplos morais na qual atestassem seu bom caracter. Quando falamos em politica logo imaginamos as corrupçoes fraudes e desvios de verbas publicas. Por esta razao a questao da corrupçao nao pode ser reduzida ao todo indica que seja um problema da esfera individual;que a populaçao nao esta polpada de pssar por estas e outras(...).
Por isto nao espanta e nem causa indignaçao a muitos o fato de que nossos partidos politicos nao tenham defendido no parlamento de modo consistente as reformas e as politicas publicas que tormnariam o pais menos vulneraveisseja a corrupçao individual ou publica.
Os gorvernantes levam dos pobres nas propagandas politicas que visam assegurar oportunidades de emprego e salario justos e aos meios necessarios para uma vida digna e e em meio de todo essa enorme hipocrisia e falsidade.
Adria Karine 1r07 tarde
Ética e politica são assuntos bastantes polêmicos, que são muito comentados na sociedade. Onde a corrupção é um dos assuntos mais falados, por isso a corrupção não pode ser reduzida a um problema específico da esfera individual.
Portanto acredito que a tarefa do Estado é garantir a participação popular na gestão publica através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da população. Mas para isso é preciso que tenham politicos direitos que possam governar com sabedoria em busca de um futuro melhor.
Brunna Baroni 1r07 tarde
Ética e politica são assuntos bastante conhecidos, porém, poucas pessoas sabem realmente o que significa. Hoje em dia dificilmente encontramos pessoas que estejam por dentro desses assuntos, a questão da corrupção, por exemplo, é muito comentada, só que nada é feito para tentar resolver, niguém procura uma forma para acabar com isso ou quem sabe tentar diminuir.
Portanto, a criação de novos projetos onde a sociedade possa acompanhar de perto tudo que esta sendo feito por parte do Estado, possa reverter esse fato lamentável.
Ética e Política se transformou em debate nacional a partir de uma denúncia de corrupção no ano passado esse debate teve certamente mérito e fundamental importância para vida nacional mais e marcando por uma visão muito unilateral do fenômeno político. A política significa hoje para nós compreender que é tarefa do Estado garantir a participação popular na gestão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da população e da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do Estado. Só assim os direitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca secularmente, a questão da desigualdade e da exclusão social. Isso e ética na política, política não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes, mas o ordenamento institucional, porque é dele que depende se os cidadãos têm acesso ou não a seus direitos universais.
WAYNE SANTANA - 1R07
1ª ANO
A questão das relações entre ética e política se transformou na questão número, um do debate nacional. Uma parte dos debates tem certamente e é de fundamental importância para a vida nacional, mas é marcado por uma visão unilateral do fenômeno político.
Isso da a entender que tudo seria maravilhoso se nossos governantes possuíssem um conjunto de virtudes. Da por entender também que só assim será possível ampliar e assegurar os direitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca secularmente.
POLIVALENTE
MARCIO CARVALHO – 1R07
1ªANO
Só conseguiremos mudar essa realidade quando houver garantia à população de uma boa educação, o que trará consciência e resultados éticos muito mais satisfatórios que os presenciados atualmente, pois não se aprende mais a ética durante o período escolar. Deve ser pressuposta na medida em que se torna indispensável para a convivência entre os homens.
Essa realidade deve ser repensada, pois sem a junção entre a ética e a política, não poderemos viver em um país solidário e humano, que lute pela igualdade entre as inúmeras camadas sociais hoje existentes. Da forma que nossa sociedade está de conduzindo, a medida que os anos passam, o caos social irá aumentar gradativamente e chegará a um ponto em que a vida, a interação social entre os homens será impossível.
POLIVALENTE
WERLISSON – 1R07
1ªANO
E.E.E.M.Polivalente de Altamira
Aluna:Ivaneide Ribeiro da Silva
Turma:1TR07
Ética e Política.
A questão das relações entre ética e política se transformou na questão número um do debate nacional a partir das denúncias de corrupção no ano passado. Este debate tem certamente méritos e é fundamental importancia para a vida nacional mas e mercado por uma visão muito unilateral do fenômeno político.
Ele dá a entender que tudo seria maravilhoso se nossos governantes possuíssem um conjunto de virtude que atestassem seu bom caráter do qual dependeriam a paz e a ordem social.Por esta,razão,a,questão da corrupção não pode ser reduzida a um problema específico da esfera individual.
A partir desta ótica falar de ética na política significa hoje para nós compreender que é tarefa do Estado garantir a participação popular na gestão da coisa pública atavés da criação de mecanismo permanentes de participação direta da população.
Só assim será possível assegurar e ampliar os direitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca secularmente,a questão da desigualdade e da exclusão social e também garantir a ética na política.
E.E.E.M.Polivalente de Altamira
Aluna:Ágela Bezerra da Silva
Turma:1TR07
Ética e Política
A ética e a política já era um assunto muito discutido em nosso país,a partir das denúncias de corrupção no ano passado ela se transformou na questão número um do debate nacional. Ele dá a entender que tudo seria maravilhoso se nossos governantes possuíssem um conjunto de virtude que atestassem seu bom caráter do qual dependeriam a paz e a ordem social.
por esta razão,a questão da corrupção não pode ser reduzida a um problema específico da esfera individual.A partir desta ótica falar de ética na política significa hoje para nós compreender que é tarefa do Estado garantir a participação popular através da criação de mecanismo permanentes de participação direta da população e da constituição de comites populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do estado. Só assim será possível assegurar os direitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca secularmente,a questão da desigualdade e da exclusão social.
E.E.E.M POLIVALENTE DE ALTAMIRA
nome;Rogerio dos santos tuma;1R04
data;10\09\10
prof;Marcelino
diretor;mileo
A relaçao etica politica e um dos debate mais fundamentais inportancia para vida porque e dela que depende os cidadao brasileiro.
so assim sera posivel assegurar e amplica os direitos sociais.
nos devemos ter bastante ateçao naora de esconher quem vota poque de nos que vem o voto.
tem que ter uma pessoa da nossa area um que tem etica pois assm vamos luta pela corupiçao.
que nos podemos pessam no nosso desafio que o brasil creça e nos tambem.
um pais livre de corupiçao e cheior de amor e alegria.
Este debate tem certamente méritos e é de fundamental importância para a vida nacional, mas é marcado por uma visão muito unilateral do fenômeno político. Ele dá a entender que tudo seria maravilhoso se nossos governantes possuíssem um conjunto de virtudes que atestassem seu bom caráter do qual dependeriam a paz e a ordem social. Perde-se assim uma das intuições fundamentais do pensamento político ocidental desde seus primórdios: o que é decisivo para a ética na política não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes, mas o ordenamento institucional, porque é dele que depende se os cidadãos têm acesso ou não a seus direitos universais.
Nome:Beatriz
Turma:1r 03
Turno: Noite
Aluna:Darlene Almeida Voigt
Turma:1r05 Turno: Tarde
Ética e Política é uma questão de debate nacional,porque no ano passado ouve denuncias de corrupição e é de fundamental importancia para a vida nacional,o que é decisivo para a ética na política não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes mas o ordenamento institucional,porque é dele que depende se os cidadãos têm acesso ou não a seus direitos universais.Por esta razão a questão da corrupição não pode ser reduzida a um problema espesífico da esfera individual.Só assimdireitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca secularmente, a questão da desigualdade e da exclusão social. Isso e ética na política política não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes, mas o ordenamento institucional, porque é dele que depende se os cidadãos têm acesso ou não a seus direitos universais.
Aluna:Dhayana Aparecida Plens santos
Turma:1r05 Turno:Tarde
No início de 1990, impulsionado pela primeira crise mundial de petróleo na década de 70, o Brasil havia triplicado sua produção de petróleo Em 1995, essa produção chegou a 713 mil barris/dia, em 1996 foi de 806 mil barris/dia, tendo sido de 866 mil barris/dia no ano de 1997. A previsão para dezembro de 1998 é de que seja alcançada a produção recorde de 1,2 milhão de barris/dia de petróleo no País. Geração de Energia
A partir desta ótica falar de ética na pilítica significa hoje para nós compreender que é tarefa do estado garantir a participação popular na questão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da populaçãoe da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do estado.Só assimdireitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca secularmente, a questão da desigualdade e da exclusão social. Isso e ética na políticapolítica não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes, mas o ordenamento institucional, porque é dele que depende se os cidadãos têm acesso ou não a seus direitos universais.Para o grande pensador florentino, fundador do republicanismo moderno, o interesse público era o critério essencial, mas diferentemente do conceito de ética da responsabilidade, ele justificava praticamente qualquer meio desde que visasse o interesse público.
ÉTICA e POLÍTICA
A parti das denúncias de corrupção no ano passado ,houve um debate certamente mérito e é de fundamental importância há sociedade. Perde-se uma das instituições fundamentais do pensamento político . A questão da corrupção não pode ser reduzida a um problema.
Os gregos inaugurou os pensamentos políticos , falar da ética na política não significa uma consideração crítica , mas sobre tudo da configuração das relações sociais isso segundo principios da justiça.
Entendemos por ética hoje a garantia a participação popular na gestão das coisas públicas...No que diz a respeito as políticas passando-as para primeriro plano. Se revela na corrupta política macroeconômica que transfere para os banqueiros a riqueza produzida por toda nação.
A corrupção individual e social não começou no atual governo, mas se tranformou um elemento estrutural. Não espanta o fato de que nossos partidos políticos não tenham defendido de modo consistente as reformas que tornária o país menos vulnérarios , seja a contínuidade de uma configuração iníqua da vida coletiva. O que realmente pode garantir a ética e a política é a existência de instituições de mecanismo de administração transparente , independente de organismo de controle social que acompanhasse o trabalho do governo.
O desafio atual , é que sejamos capazes de ir além de uma crítica de moral à corrupção , que é acompanhado por hipocrita.
Aluna: Irenildes
Turma: 1NR05
Por esta razão, a questão da corrupção não pode ser reduzida a um problema específico da esfera individual. Desde os gregos, que inauguraram o pensamento político ocidental, falar de ética na política não significava apenas uma consideração crítica frente às ações privadas dos cidadãos, mas sobretudo da configuração das relações sociais segundo princípios de justiça. A partir desta ótica falar de ética na política significa hoje para nós compreender que é tarefa do Estado garantir a participação popular na gestão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da população e da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do Estado. Só assim será possível assegurar e ampliar os direitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca secularmente, a questão da desigualdade e da exclusão social
Aluna: Jane Santos
Turma: 1NR05
aluna luzinete da silva xavier/ turma/ 1R05 Tarde
comentario sobre o texto
acredito que a base mais importante para a construção de uma política com ética além de termos político com comprmisso social, esta em nossas mãos. Mas para isso todos nós devemos ter uma boa educação para termos uma formação política, para sabermos escoher bem nossos representantes políticos.
A politica e etica comentam a seguintes questões das relações entre etica e politica se transformou numero 1 do debate nacional apartir das denucias de corrupção no ano passado. Pede-se assim uma das instituições fundamentais do pensamento politico ocidental desde seu primordios: porque é dele que depende se os cidadões tem acesso ou não a seus direitos universais.
Os gregos inalguraram um pensamento politico ocidental que significa apenas uma consideração critica nas relações sociais segundo principio da jurtiça a ética na politica hoje significa hoje para nos compreender que é tarefa do estado garantir a participação da população nas gestão das coisas publicas.
Aluno: Domingos de Souza
Turma: 1NR05 - Noite
etica hoje esta canda veis mais tivisio
o porque caugue um dos porlitico so quer saber do seu bouso nao liga para o povo e codo te um coreto pouco vais suas hombras sao o para engana mei tudo e coreto mais nos vicamo segos com o pouco que veito com o nosso dinheiro e politica e um megosio porque eles galha bem sei preocumpa com os mais carentes
aluna maria adriana tuma 1nr04
ÉTICA NA POLITICA.
Com objetivo de esclarecer a sociedade sobre o papel da instituição e pedir-lhe que fique de olho nos políticos.
Queremos mostrar à população que a OAB é seu aliado na cobrança de uma atitude ética entre os políticos eleitos.
A intenção é mostrar que a responsabilidade do eleitor vai além do voto, fiscalizar o trabalho dos políticos que ele ajudou a eleger é fundamental.
A OAB tem um papel fundamental no combate a corrupção e os desmando por parte dos políticos.
Boa parte dos políticos se elege com proposta de apresentar projetos em benefícios da população, ao eleger constata que os eleitores foram enganados, visto que estes políticos que apresentaram uma proposta de trabalho em beneficiar a população carente, sequer chegam assumir os cargos, são convocados para assumir secretaria junto ao Executivo, estes ficam por volta de 03 anos e meio exercendo cargo de confiança, em véspera das eleições estes políticos assumem o cargo na câmara ou senado e passa a visitar suas bases para se reeleger sem ter colaborado em suas bases, ou seja, volta novamente prometendo novos benefícios para a população carente.
A OAB deve apresentar um projeto no sentido de que estes políticos (Deputados, senadores e vereadores) ao serem eleitos para o cargo devem cumprir integralmente seus mandatos, caso estes venha a assumir outra função licenciando do cargo que lhe foi conferido nas urnas deve perder o mandato, e o partido na qual é filiado indicara seus suplentes.
O TSE recentemente em consulta formulada entendeu que o mandato é do partido, isto é um bom sinal pois o partido político oferece a legenda investe no candidato depois de eleito muda de partido por vantagem pessoal, agiu acertadamente o TSE, agora tem que o congresso nacional votar urgente a reforma partidária instituindo a fidelidade partidária.
Aluna: Mayara Costa da Silva
Turma: 1NR05 - Noite
Por esta razão, a questão da corrupção não pode ser reduzida a um problema específico da esfera individual e sim a todo uma sociedade.Significa hoje para nos compreender que é tarefa do estado garantir a participaçao da populaçao na gestao de coisas públicas através da criaçao de mecanismos permanentes de participaçao direta da populaçao e da constituiçao de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do estado.Só assim será possivel assegurar e ampliar os direitos sociais e enfrentar a questao básica que nos marca secularmente, a questao da desigualdade e da exclusao social.As prioridades no que diz respeito ás políticas públicas, passando para o primeiro plano as que visam assegurar opotunidades de emprego e salario justo e os meios necessarios para uma vida digna entre as quais em nossa situaçao especifica se vao situar o acesso á terra e ao solo urbano como tambem moradia e saneamento para todos.
Aluno: Gilvane Dias de Souza
Turma: 1NR05 - Noite
E.E.E.M.Polivalente de Altamira
Profº: J.Marcelino
Aluna:Francisca Jeane R.de Sousa
Turma: 1r03 Turno: Noite
ÉTICA E POLÍTICA
A parti das denúncias de corrupção no ano passado ,houve um debate certamente mérito e é de fundamental importância há sociedade. Perde-se uma das instituições fundamentais do pensamento político . A questão da corrupção não pode ser reduzida a um problema.
Os gregos inaugurou os pensamentos políticos , falar da ética na política não significa uma consideração crítica , mas sobre tudo da configuração das relações sociais isso segundo principios da justiça.O que realmente pode garantir a ética e a política é a existência de instituições de mecanismo de administração transparente , independente de organismo de controle social que acompanhasse o trabalho do governo.
O desafio atual , é que sejamos capazes de ir além de uma crítica de moral à corrupção , que é acompanhado por hipocrita.
Escola: Polivalente de Altamira.
Alunas: Geane Veloso e Erizalda. Leite Velozo.
turma 1R03 noite.
Ética e politica
A politica é algo que presisamos entender para discutir sobre ela, ètica e polìtica è um debate que tem um fundamento muito importante para o mundo.
ela nos fas entender que tudo seria maravilhoso se o mundo dos polìticos vivesem em paz, mas infelismente não è assim. Para a ètica a desisão na polìtica não è simplismente as virtudes privadas mas o ordenado instintucional.
os cidadões dependem dos polìticos para ter acesso a seus direitos universaia,a corrupçao nao pode ser redusida no mundo polìtico.
Falar de ètica não é apenas uma consideração critica mas sim umauma confideração das relações socias segundo principio de justiça.
Significa para nos hoje falar de ètica, para nos entender que è tarefa do estado garantir as coisas pùblicas atravès da criação de comites populares.
O grande desafio no momento è que sejamos capases de ir alèm de uma crìtica de a corrupção pessoal, que è facil acompanhar de enorme hipocrisia, e que nos empenhamos com seriedade numa crítica sivilisada sa institui,ções e as polìticas bùblicas.
A questão da corrupção não pode ser reduzida a um problema específico da esfera individual. Desde os gregos, que inauguraram o pensamento político ocidental, falar de ética na política não significava apenas uma consideração crítica frente às ações privadas dos cidadãos, mas, sobretudo da configuração das relações sociais segundo princípios de justiça. A partir de esta ótica falar de ética na política significa hoje para nós compreender que é tarefa do Estado garantir a participação popular na gestão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da população e da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do Estado. Só assim será possível assegurar e ampliar os direitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca secularmente, a questão da desigualdade e da exclusão social
WARLISSON – 1R07 TARDE
Escola: Estadual de Ensino Médio Polivalente de Altamira
Aluno: wanderson Lima Sousa Turma: 1R05 Tarde
Professor:J.Marcelino
o que é decisivo para a ética na política não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes, mas o ordenamento institucional, porque é dele que depende se os cidadãos têm acesso ou não a seus direitos universais.
A ética e a política são fundamentais na educação populacional do nosso estado, portanto trabalhe com ética na política.
Por esta razão, a questão da corrupção não pode ser reduzida a um problema específico da esfera individual.
Ética na política não significava apenas uma consideração crítica frente às ações privadas dos cidadãos, mas, sobretudo da configuração das relações sociais segundo princípios de justiça.
Esse texto reflete um propósito que é mais de convocação ao interesse geral sobre um tema tão rico quanto importante para o Brasil dos dias correntes, vivendo a mais grave crise de sua história, demandando toda uma reconstrução da sua vida política e exigindo um reforço substancial da dimensão ética desta prática.
ética e política sempre tiveram uma intensa relação dialética de conflito, na convivência, variando os termos e os temas desse confronto. Entre esses temas, sempre se ressaltou o da mentira política, como uma espécie de agressão mais aceitável aos princípios morais.A população tem participação fundamental ma politica,mas muitos se deixam levar pela necessidade,e muitas vazes ate mesmo pela ambição...a corrupção não é o unico tema a ser discutido,afinal é em tempo de eleição que ha grande erro dos eleitores relacionado aos votos muitos vendem seu voto por coisas desnecessaria,e so depois,quando é tarde de mais eles enxergam o que eles realmente precisam,de um politico que trabalhe ao lado da etica...e não so os politicos mais nos brasileiros tambem devemos andar lado a lado com a etica.afinal...quando um não quer dois não brigam...
ALUNA: JESSICA PALOMA PINHEIRO DA SILVA
TURMA: 1° ANO TARDE 05(1TR05)
ALUNA:BRUNA M. OLIVEIRA DA SILVA
TURMA;1R07 TARDE
A questão entre etica e politica e um dos assuntos mas comentados pelas pessoas em geral,principalmente pelos governantes.
A etica e a politica, a sociedade tem seus direitos universais, e que não significam.
A corrupção individual e social não começou no governo atual, mas se transformou num elemento do exercício do poder e da cultura que marca até hoje.
E hoje isso não causa mais espanto e nem indignação, que nosssos partidos politicos não tenham defendido as reformas politicas.
As virtudes pessoais dos governantes e realmente garantir a etica na politica ,que sejam capazes de defende os direitos universais dos cidadões.
O desafio no momento sejamos capazes de ir além de uma crítica moralizante à corrupção pessoal, que facilmente é acompanhada de enorme hipocrisia...
Tiago Bellarmino
TURMA= 1NR04
ETICA E POLITICA
A questão das relações entre ética e política se transformou na questão número um do debate nacional a partir das denúncias de corrupção no ano passado.
Ética na pilítica significa hoje para nós compreender que é tarefa do estado garantir a participação popular na questão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da populaçãoe da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do estado.
Só assimdireitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca secularmente, a questão da desigualdade e da exclusão social. Isso e ética na políticapolítica não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes, mas o ordenamento institucional, porque é dele que depende se os cidadãos têm acesso ou não a seus direitos universais.
A questão da corrupcão não poder ser a um problema especifica da esfera individual desde os gregos,que inauguraram o pensamento politico ocidental,falar de etica na politica não shinifica apenas uma consideração critica frente as ações privadas dos cidadões,mas sobretudo da configuração das relações sociais segundo principios de justiça. Uma reversão das prioridades no que diz respeito as politicas públicas,passando para o primeiro plano as que visam asegurar oportunidades de emprego e sálario justo e os meios necessarios para uma vida digna entre as quais em nosso situação específica se vão situar o acesso à terra e ao solo.
Turma: 1R04 noite
Aluna: Thaiza das Chagas Somoskóvize
Ética e Politica
Além das virtudes pessoais dos governantes,o que realmente pode garantir a ètica una politica é a existência de instituição sólidos e de mecânicos de administração transparente,que sejam as pazes de garantir os direitos universais do cidadão assim tambem como a existência de meios de comunicação livres,independente, e de organismos de controle social que acompanhem o exercicio do governo. O grande desafio do momento é que, sejamos capazes de ir além de uma facilmente é acompanhada de enorme hipocresia,e nos em penhemos com seriedade numa critica.
Turma: 1R04 noite
Aluna: Elane Silva Soares
Ética e Política é uma questão de debate nacional,porque no ano passado ouve denuncias de corrupição e é de fundamental importancia para a vida nacional,o que é decisivo para a ética na política não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes mas o ordenamentoPor esta razão a questão da corrupição não pode ser reduzida a um problema espesífico da esfera individual. A partir desta ótica falar de ética na pilítica significa hoje para nós compreender que é tarefa do estado garantir a participação popular na questão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes desimplesmenti as vitudes privadas dos governates mas o ordenantes intitucional porque e dele que depende se os cidadaos tem acesso ou nao a seus direitos univesersais.por esta razao a questao da corrupiçao nao pode ser reduzida a um problema especifico da esfera individual.
antonio david
Ética e Política é uma questão de debate nacional,porque no ano passado ouve denuncias de corrupição e é de fundamental importancia para a vida nacional,o que é decisivo para a ética na política não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes mas o ordenamentoele da a entender que tudo seria maravihloso se nosos gorvenantes possuin um conjunto de virtudes do pensameto politico ocidental desde seus primordios o que e decisivo para a etica na politica nao sao simplesmenti as vitudes privadas dos governatespor esta razao a questao da corrupiçao nao pode ser reduzida a um problema especifico da esfera individual.
NOME VINICIUS DUARTE GOES
TURMA 1NR04
Ética na pilítica significa hoje para nós compreender que é tarefa do estado garantir a participação popular na questão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da populaçãoe da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do estado.Ética na pilítica significa hoje para nós compreender que é tarefa do estado garantir a participação popular na questão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da populaçãoe da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do estado.Tal aceitação, todavia, nunca é consensual, mesmo nos casos mais leves, e sempre suscita reações e críticas que fazem do conceito de "razões de Estado" motivo de muita polêmica e contestação..Desde os gregos, que inauguraram o pensamento político ocidental, falar de ética na política não significava apenas uma consideração crítica frente às ações privadas dos cidadãos, mas sobretudo da configuração das relações sociais segundo princípios de justiça.
Ética e Política é uma questão de debate nacional,porque no ano passado ouve denuncias de corrupição e é de fundamental importancia para a vida nacional,o que é decisivo para a ética na política não são simplesmente as virtudes privadas dos governantesso ou não a seus direitos universais.Por esta razão a questão da corrupição não pode ser reduzida a um problema espesífico da esfera individual. A partir desta ótica falar de ética na pilítica significa hoje para nós compreender que é tarefa do estado garantir a participação popular na questão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação diretsta razão a questão da corrupição não pode ser reduzida a um problema espesífico da esfera individual. A partir desta ótica falar de ética na pilítica significa hoje para nós compreender que é tarefa do estado garantir a participação popular na questão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da populaçãoe da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras
JOELMIR VIANA DE OLIVEIRA 1R04 NOITE PROF JOTA MARCELINO
antonio david
turma:1R04 Ética e Política é uma questão de debate nacional,porque no ano passado ouve denuncias de corrupição e é de fundamental importancia para a vida nacional,o que é decisivo para a ética na política não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes mas o ordenamentoA partir desta ótica falar de ética na pilítica significa hoje para nós compreender que é tarefa do estado garantir a participação popular na questão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da populaçãoe da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do estado.por esta razao a questao da corrupiçao nao pode ser reduzida a um problema especifico da esfera individual.
Escola:EPA
Aluno:Marcos Henrique
Turma:1NR05
Ética e Política é uma questão de debate nacional,porque no ano passado ouve denuncias de corrupição e é de fundamental importancia para a vida nacional,o que é decisivo para a ética na política não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes mas o ordenamento institucional,porque é dele que depende se os cidadãos têm acesso ou não a seus direitos universais.Por esta razão a questão da corrupição não pode ser reduzida a um problema espesífico da esfera individual. A partir desta ótica falar de ética na pilítica significa hoje para nós compreender que é tarefa do estado garantir a participação popular na questão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da populaçãoe da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do estado.
NOME EUDISLAN BISPO
TURMA 1NR04
A ética da responsabilidade leva em consideração as consequumlências das decisões que o político adota. Em muitas ocasiões, o político é obrigado a tomar decisões que envolvem meios não muito nobres para alcançar os objetivos públicos. O político, por exemplo, não tem alternativa senão fazer compromissos para alcançar maiorias.
A corrupção individual e social não começou no atual governo, mas se tranformou um elemento estrutural. Não espanta o fato de que nossos partidos políticos não tenham defendido de modo consistente as reformas que tornária o país menos vulnérarios , seja a contínuidade de uma configuração iníqua da vida coletiva. O que realmente pode garantir a ética e a política é a existência de instituições de mecanismo de administração transparente , independente de organismo de controle social que acompanhasse o trabalho do governo.casos bem mais graves de violação de princípios morais, como o assassinato de inimigos perigosos, são cometidos secretamente em nome dessas razões de Estado e, quando revelados posteriormente, podem ser compreendidos e até aceitos por grande parte da opinião corrente, desde que justificados com a apresentação de um fim que possa ser considerado eticamente mais forte, como a defesa da nação ameaçada. Tal aceitação, todavia, nunca é consensual, mesmo nos casos mais leves, e sempre suscita reações e críticas que fazem do conceito de "razões de Estado" motivo de muita polêmica e contestação.
thalyson santos da cruz
turma:1R04 turma: noite
A questão das relações entre ética e política é que ha muita corrupção,porque os políticos fazem coisas que desrespeitam a ética.Ele dá a entender que tudo seria maravilhoso se nossos governantes possuìcen um conjunto de virtudes que atestassem seu bom caràter do qual defenderiam a paz e a ordem social.Por esta razão, a questão da corrupção não pode ser reduzida a um problema específico da esfera individual.O povo brasileiro quer transparência e que seus eleitos trabalhem pelo bem da sociedade como um todo. É uma vergonha para nós brasileiros ver tanta imoralidade junta,Só conseguiremos mudar essa realidade quando houver garantia à população de uma boa educação, o que trará consciência e resultados éticos muito mais satisfatórios que os presenciados atualmente.A etica e a política é fundamental na educação populacional do nosso estado,portanto trabalhe com ética na política.
JOSÉ ELISSON OLIVEIRA ARAÚJO 1R04 NOITE
Ética e Política é uma questão de debate nacional,porque no ano passado ouve denuncias de corrupção e é de fundamental importãncia para a vida nacional,o que é decisivo para a ética na política não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes mas o ordenamento institucional,porque é dele que depende se os cidadãos têm acesso ou não a seus direitos universais.
política significa hoje para nós compreender que é tarefa do Estado garantir a participação popular na gestão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da população e da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do Estado.
O grade desafio do momento é que,sejamos de ir além de uma escrita moralizante é acompanhada de nome hipocrezia.
Por esta razão, a questão da corrupção não pode ser reduzida a um problema específico da esfera individual. Desde os gregos, que inauguraram o pensamento político ocidental, falar de ética na política não significava apenas uma consideração crítica frente às ações privadas dos cidadãos, mas sobretudo da configuração das relações sociais segundo princípios de justiça. A partir desta ótica falar de ética na política significa hoje para nós compreender que é tarefa do Estado garantir a participação popular na gestão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de partfalar de ética na política significa hoje para nós compreender que é tarefa do Estado garantir a participação popular na gestão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da população e da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do Estado. Só assim será possível assegurar e ampliar os direitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca secularmente, a questão da desigualdade e da exclusão social leandro gomes valadares 1r04 noite prof jota marcelino
ética politica se trasformou em dabate nacional a partir de uma denúncia de corrupcaõno ano passado esse debate teve certamente mérido e fundamental importancia para vida nacional mais e marcanda por uma visão muito unilateral do fenemeno politico.política significa hoje para nós compreender que é tarefa do Estado garantir a participação popular na gestão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da população e da constituição de comiatravés da criação de mecanismos permanentes de participação direta da população e da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do Estado. Só assimdireitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca secularmente, a questão da desigualdade e da exclusão social. Isso e ética na políticapolítica não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes, mas o ordenamento institucional, porque é Escola;E.E.POLIVALENTE NOME;LUIZ CARLOS,ELENILTON DOS SANTOS TURMA;1NR04CE
Escola:EPA
Nome:Maria Dos Santos
turma:1NR05
Data:14-09-10
etica e politica e um debati que tem certamenti meritos e de fundamental inportancia para a vida nacional mas e macado por uma visao muito unilateral do fenomeno politico. ele da a entender que tudo seria maravihloso se nosos gorvenantes possuin um conjunto de virtudes do pensameto politico ocidental desde seus primordios o que e decisivo para a etica na politica nao sao simplesmenti as vitudes privadas dos governates mas o ordenantes intitucional porque e dele que depende se os cidadaos tem acesso ou nao a seus direitos univesersais.por esta razao a questao da corrupiçao nao pode ser reduzida a um problema especifico da esfera individual.
Por esta razão, a questão da corrupção não pode ser reduzida a um problema específico da esfera individual. Desde os gregos, que inauguraram o pensamento político ocidental, falar de ética na política não significava apenas uma consideração crítica frente às ações privadas dos cidadãos, mas sobretudo da configuração das relações sociais segundo princípios de justiça. A partir desta ótica falar de ética na política significa hoje para nós compreender que é tarefa do Estado garantir a participação popular na gestão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da população e da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do Estado. Só assim será possível assegurar e ampliar os direitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca secularmente, a questão da desigualdade e da exclusão social RAYANE CAVALCANTE 1R04 NOITE PROF JOTA MARCELINO
E.E.E.M.Polivalente de Altamira
PROFESSOR:jota Marcelino
ALUNAS:Jacqueline e Aldeane
TURMA:1r04
TUNO:noite.
O básico que eu pude entender sobre Ética e Politica,é um assunto de debate nacional,pois no ano passado ocorreu denuncias de corrupção e de fundamental enterece é inportáncia para a vida pessoal de todos.
Por esta razão a questão da corrupção não pode ser mudada ou reduzida a um problema espesífico da materia individual.Ética e politica significa hoje para nós entender que é terefa do estado garantir a participação popular na questão da coisa pública atraves da criação de mecanismo permanentes de participação direta da população da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do estado.Isso e Ética na politica não são simplismente as virtudes privadas dos governantes,mas o ordenamento institucional,porque é dele que depende se os cidadãos tem asseso ou nao aos seus direitos.
E.E.E.MÉDIO POLIVALENTE DE ALTAMIRA
PROF: J. MARCELINO
ALUNA: Jennifer Gutemberg Franco Lima
TURMA:1R03_noite
-Comentário
A ação política deveria abrir horizontes que mobilize a sociedade na certeza da centralidade da ética na mediação do estado.
É um debate extremamente necessário para se nortear políticas públicas com transparência, haja visto que a sociedade paga um preço muito alto pelas escolhas erradas que fazem na busca incessante pelo poder, a corrupção tem prevalecido.Certamente, quando circunstâncias sócio-históricas nos conduzirem a redimensionar a política vigente,poderemos avançar com mais solidez em nosso projeto de vida.
E.E.E.MÉDIO POLIVALENTE DE ALTAMIRA
PROF: J. MARCELINO
ALUNA: Gideão Siqueira Ramos
TURMA:1R03_NOITE
-Comentário
É necessário se rediscutir profundamente a ética e a política com perspectivas de transformação social, para que se possa problematizar a questão da ética e política em todos os trâmites sociais.
A transparência também precisa ser um ponto de partida para que construamos uma sociedade com equidade, há que se retomar alguns caminhos que nortei esta sociedade com argumentos de uma política pública efetiva, bem distribuída e decisiva em todos os áspectos.
E.E.E.Médio Polivalente de Altamira
Prof:J. MARCELINO
Aluno: Edilene Silva Santos
Turma:1R03_Noite
-Comentário
A ética e política hoje em nosso cotidiano tratasse de interesses particulares pois há poucas pessoas em nosso meio que se interesse em fazer política com ètica,coisa que deveria ser mais presente em nosso meio pois se esses dois interreses andassem mais juntos a desigualdade sociais, a corrupção política, o desemprego e muitos outros problemas sociais seriam falhas não do futuro mais sim do passado e faria com que todos nós vivessimos com mais dignidade.
E.E.E.MÉDIO POLIVALENTE DE ALTAMIRA
PROF: J. MARCELINO
ALUNA: Gabriel Dias da Silva Filho
TURMA:1R03_noite
-Comentário
Ética e política deveriam sempre andar de mãos dadas, principalmente em nosso país que é um dos mais corruptos politicamente falando,assim seria mais prazeroso vever,por que eu acho que todos nós iríamos ser mais bem tratados pelo governo,não iriam existir tanta pobreza, tanta violência,exclusão e todas essas coisas não deixam que nós brasileiros vamos para frente mais rápido.
E.E.E.MÉDIO POLIVALENTE DE ALTAMIRA
PROF: J. MARCELINO
ALUNA: Gabriel Dias da Silva Filho
TURMA:1R03_noite
-Comentário
Ética e política deveriam sempre andar de mãos dadas, principalmente em nosso país que é um dos mais corruptos politicamente falando,assim seria mais prazeroso vever,por que eu acho que todos nós iríamos ser mais bem tratados pelo governo,não iriam existir tanta pobreza, tanta violência,exclusão e todas essas coisas não deixam que nós brasileiros vamos para frente mais rápido.
Escola Polivante de Altamira
LIDIANE TABOSA DE OLIVEIRA
TURMA 1NR05 NITE.
Ética na Politica.
A crise na política sugere reflexões sobre o problema da Ética na Política. O político pode definir instituições e tomar decisões na vida da sociedade. A Ética na política leva em consideração as conseqüências das decisões que o político adota. O político deve agir de acordo com a Ética da responsabilidade, agora até que ponto a política é compatível com ética e essa tamanha falta de moral dos políticos com a sociedade.
Só conseguiremos mudar essa realidade quando houver garantia à população de uma boa educação, o que trará consciência e resultados éticos muito mais satisfatórios.Por ex.Ética e Política é uma questão de debate nacional.A parti das denúncias de corrupção no ano passado ,houve um debate certamente mérito e é de fundamental importância há sociedade.Isso da a entender que tudo seria
maravilhoso se nossos governantes possuíssem um conjumto de virtudes.
GISLÉIA PEREIRA GUEDES
1nRO3
Só conseguiremos mudar essa realidade quando houver garantia à população de uma boa educação, o que trará consciência e resultados éticos muito mais satisfatórios.Por ex.Ética e Política é uma questão de debate nacional.A parti das denúncias de corrupção no ano passado ,houve um debate certamente mérito e é de fundamental importância há sociedade.Isso da a entender que tudo seria
maravilhoso se nossos governantes possuíssem um conjumto de virtudes.
O texto dá a entender que tudo seria maravilhoso se nossos governantes possuíssem um conjunto de virtudes que atestassem seu bom carácter do qual defenderiam a paz e a ordem social. Porque eles não sabem nem um pouco como ética pode está relacionada com política! Sendo assim, temos que passar pelas corrupções dos mesmos.
Por esta razão a questão da corrupção não pode ser reduzida a um problema específico da esfera individual.
O que realmente pode garantir a ética e a política é a existência de instituições de mecanismo de administração transparente , independente de organismo de controle social que acompanhasse o trabalho do governo. Significa hoje para nos compreender que é tarefa do estado garantir a participação da população na gestão de coisas públicas através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da população e da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do estado.
Só assim será possível assegurar e ampliar os direitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca secularmente, a questão da desigualdade e da exclusão social.
Adriele Monteiro Barbosa N1R03
A partir desta ótica falar de ética na pilítica significa hoje para nós compreender que é tarefa do estado garantir a participação popular na questão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da populaçãoe da constituiçãopor esta razao a questao da corrupiçao nao pode ser reduzida a um problema especifico da esfera individual.Desde os gregos que enauguraram o pensamento político ocidental.humberto da silva araujo
Escola Polivalente de Altamira
1º ano 1r03 noite
Alunas: Lenilda Silva
Stela Santos
A ética e a política
A ética não depende exclusivamente dos governantes, mas da sociedade como um todo. Se somente cobrarmos dos governantes não buscarmos mecanismos para nossas cobranças se tornarem reais não faremos com que tenha ética na política. E temos que entender que o setor público é responsabilidade de todos e não só de alguns. Quando nós brasileiros buscarmos nossos direitos que a constituição nos assegura teremos uma política para todos, literalmente falando.
Temos que buscar junto aos nossos governantes políticas públicas que fechem as frestas que eles deixam que facilitam a corrupção. A ética é um dever e obrigação de quem governa uma nação para todos e não para alguns. O Estado tem obrigação de criar mecanismos que facilitem a participação popular junto ao governo.
Escola Polivalente de Altamira
1º ano 1r03 noite
Alunas: Lenilda Silva
Stela Santos
A ética e a política
A ética não depende exclusivamente dos governantes, mas da sociedade como um todo. Se somente cobrarmos dos governantes não buscarmos mecanismos para nossas cobranças se tornarem reais não faremos com que tenha ética na política. E temos que entender que o setor público é responsabilidade de todos e não só de alguns. Quando nós brasileiros buscarmos nossos direitos que a constituição nos assegura teremos uma política para todos, literalmente falando.
Temos que buscar junto aos nossos governantes políticas públicas que fechem as frestas que eles deixam que facilitam a corrupção. A ética é um dever e obrigação de quem governa uma nação para todos e não para alguns. O Estado tem obrigação de criar mecanismos que facilitem a participação popular junto ao governo.
10R3
Geografia
Polivalente
Francisca Belnice Ferreira
Jota Macelino
Noite
Ética e Política são questões de debate durante toda a historia da democracia. A constituição da o direito à população de fiscalizar às atividades governamentais, deixa também livre o acesso às contas publicas, que deveriam ser fiscalizadas pela população. Mas o grande problemas é que esse direito não é exercido pela grande maioria. Ética, apenas, não acabaria com a corrupção publica, poderia ajudar na corrupção pessoal, pois quem tem ética segue as normas como deve ser seguida, mas pode ser influenciado por quem não tem, e assim caindo na corrupção publica. Um grande filósofo uma vez disse: "- O país é a cara de sua população...". Assim sendo um país corrupto é gerado por uma população corrupta. Se deixarmos a hipocrisia no passado poderemos sim criar uma sociedade limpa e transparente, onde os direitos e deveres são cumpridos por todos, tanto governantes como também governados desempenhando seus papéis sociais de forma plena em gozo de seus direitos de cidadãos...
E.E.E.MÉDIO POLIVALENTE DE ALTAMIRA
PROF: J. MARCELINO
ALUNA: Alex Viana Oliveira
TURMA: 1R03_Noite
ÉTICA E POLÍTICA
Ética e Política é uma questão de debate nacional,porque no ano passado ouve denuncias de corrupição e é de fundamental importancia para a vida nacional,o que é decisivo para a ética na política não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes mas o ordenamento institucional,porque é dele que depende se os cidadãos têm acesso ou não a seus direitos universais.Por esta razão a questão da corrupição não pode ser reduzida a um problema espesífico da esfera individual. A partir desta ótica falar de ética na pilítica significa hoje para nós compreender que é tarefa do estado garantir a participação popular na questão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da populaçãoe da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do estado.
E.E.E.MÉDIO POLIVALENTE DE ALTAMIRA
PROF: J. MARCELINO
ALUNA: Erisvan
TURMA:1R03_Noite
ÉTICA e POLÍTICA
A parti das denúncias de corrupção no ano passado ,houve um debate certamente mérito e é de fundamental importância há sociedade. Perde-se uma das instituições fundamentais do pensamento político . A questão da corrupção não pode ser reduzida a um problema.
Os gregos inaugurou os pensamentos políticos , falar da ética na política não significa uma consideração crítica , mas sobre tudo da configuração das relações sociais isso segundo principios da justiça.
Entendemos por ética hoje a garantia a participação popular na gestão das coisas públicas...No que diz a respeito as políticas passando-as para primeriro plano. Se revela na corrupta política macroeconômica que transfere para os banqueiros a riqueza produzida por toda nação.
A corrupção individual e social não começou no atual governo, mas se tranformou um elemento estrutural. Não espanta o fato de que nossos partidos políticos não tenham defendido de modo consistente as reformas que tornária o país menos vulnérarios , seja a contínuidade de uma configuração iníqua da vida coletiva. O que realmente pode garantir a ética e a política é a existência de instituições de mecanismo de administração transparente , independente de organismo de controle social que acompanhasse o trabalho do governo.
O desafio atual , é que sejamos capazes de ir além de uma crítica de moral à corrupção , que é acompanhado por hipocrita.
E.E.E.MÉDIO POLIVALENTE DE ALTAMIRA
PROF: J. MARCELINO
ALUNA: Gislei
TURMA:1R03_Noite
ÉTICA e POLÍTICA
A ética da política, porém, não é a mesma ética da vida pessoal. É claro que existem princípios gerais, como não matar ou não roubar, mas entre a ética pessoal e a ética política há uma diferença básica: na vida pessoal deve-se esperar que cada indivíduo aja de acordo com a ética da convicção, ou seja, a ética dos princípios morais aceitos em cada sociedade já na política prevalece a ética da responsabilidade.
O político deve agir de acordo com a ética da responsabilidade, porque essa é a única ética compatível com o espírito republicano. Um grande número de políticos, porém, não age de acordo com ela. Muitos agem imoralmente como temos visto nesta crise.
Falar de ética na política significa hoje para nós compreender que é tarefa do Estado garantir a participação popular na gestão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da população e da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do Estado.
A questão da corrupção: Quando pensamos nos principais responsáveis pela atual crise moral, o que vemos é que poucos foram imorais apenas em relação aos meios, utilizando meios condenáveis como a corrupção e o suborno, mas se mantendo fiéis a seus valores. A maioria é constituída de políticos que traíram todos os seus compromissos e passaram a adotar políticas econômicas que até o dia anterior criticavam acerbamente. Não agiram de acordo com a ética da responsabilidade, mas de acordo apenas com seu interesse em se compor com os poderosos ou com os que pensam serem os poderosos aqui e no exterior.
Para além das virtudes pessoais dos governantes, o que realmente pode garantir a ética na política é a existência de instituições sólidas e de mecanismos de administração transparente, que sejam capazes de garantir os direitos universais do cidadão assim também como a existência de meios de comunicação livres, independentes, e de organismos de controle social que acompanhem o exercício do governo. O grande desafio do momento é que, sejamos capazes de ir além de uma crítica moralizante à corrupção pessoal
Escola:polivalente de Altamira
Aluno:Macelo
Turma:1NR05
Etica politica se trasformou em dabate nacional a partir de uma denúncia de corrupcaõno ano passado esse debate teve certamente mérido e fundamental importancia para vida nacional mais e marcanda por uma visão muito unilateral do fenemeno politico.política significa hoje para nós compreender que é tarefa do Estado garantir a participação popular na gestão da coisa pública através da criação de mecanismos permanentes de participação direta da população e da constituição de comitês populares para acompanhar e fiscalizar as atividades e as obras do Estado. Só assimdireitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca secularmente, a questão da desigualdade e da exclusão social. Isso e ética na políticapolítica não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes, mas o ordenamento institucional, porque é dele que depende se os cidadãos têm acesso ou não a seus direitos universais.
nome:herbert dos santos nascimento
nome:robison lima 1r03 noite
etica e politica e uma questao de debate nacional,porque no ano passado ouve denuncias de corrupçao e è de fundamental importancia para a vida nacional , que e decisivo para a etica na politica nao sao sinplismenti as virudes privadas dos governantes mas o ordenamento institucional,
herbert dos santos 1r0
robson lima freire 1r03 noite
eticae e politica é uma questao de debate nacional .aparti desta otica falar de politica significa hoje para nos compreender que e tarefa do estado garantir a participaçao popular na questao da coisa.
nome jeovani ferreira bozza
turma 1nr04 noite
etica e politica
A questão das relações entre ética e política se transformou na questão número um do debate nacional a partir das denúncias de corrupção no ano passado.Este debate tem certamente méritos e é de fundamental importância para a vida nacional, mas é marcado por uma visão muito unilateral do fenômeno político. Ele dá a entender que tudo seria maravilhoso se nossos governantes possuíssem um conjunto de virtudes que atestassem seu bom caráter do qual dependeriam a paz e a ordem social.
Utimamente os politicos ñ tem mais etica então eles se escodem atraves da curupição .Só assim será possível assegurar e ampliar os direitos sociais e enfrentar a questão básica que nos marca secularmente, a questão da desigualdade e da exclusão social
Tal aceitação,da etica e da politica, nunca é consensual, mesmo nos casos mais leves, e sempre suscita reações e críticas que fazem do conceito de "razões do Estado" motivo de muita polêmica e contestação.A corrupção individual e social não começou no atual governo, mas se tranformou um elemento estrutural. Não espanta o fato de que nossos partidos políticos não tenham defendido de modo consistente as reformas que tornária o país menos vulnérarios , seja a contínuidade de uma configuração iníqua da vida coletiva. O que realmente pode garantir a ética e a política é a existência de instituições de mecanismo de administração transparente , independente de organismo de controle social que acompanhasse o trabalho do governo.casos bem mais graves de violação de princípios morais, como o assassinato de inimigos perigosos, são cometidos secretamente em nome dessas razões de Estado e, quando revelados posteriormente, podem ser compreendidos e até aceitos por grande parte da opinião corrente, desde que justificados com a apresentação de um fim que possa ser considerado eticamente mais forte, como a defesa da nação ameaçada
A corrupção individual e social não começou no atual governo, mas se tranformou um elemento estrutural. Não espanta o fato de que nossos partidos políticos não tenham defendido de modo consistente as reformas que tornária o país menos vulnérarios , seja a contínuidade de uma configuração iníqua da vida coletiva. O que realmente pode garantir a ética e a política é a existência de instituições de mecanismo de administração transparente , independente de organismo de controle social que acompanhasse o trabalho do governo.
O desafio atual , é que sejamos capazes de ir além de uma crítica de moral à corrupção , que é acompanhado por hipocrita.
nome:Jeovani Ferreira Bozza
turma 1nr04 noite
A questão das relações entre ética e política se transformou na questão número um do debate nacional a partir das denúncias de corrupção no ano passado.
Ele dá a entender que tudo seria maravilhoso se nossos governantes possuìssem um conjunto de virtudes que atestassem seu bom caràcter do qual defenderiam a paz e a ordem social. Pede-se assim uma das intuições fundamentais do pensamento político desde seus primódios .aluno:itacy bezerra de souza
turma:105
Francisco disse
Escola:Polivalente de Altamira
Prof:J.Marcelino
Aluno:Francisco Pinto Da Silva Junior
Turma:1R07_Tarde
ÉTICA e POLÍTICA
A ética da política, porém, não é a mesma ética da vida pessoal. É claro que existem princípios gerais, como não matar ou não roubar, mas entre a ética pessoal e a ética política há uma diferença básica: na vida pessoal deve-se esperar que cada indivíduo aja de acordo com a ética da convicção, ou seja, a ética dos princípios morais aceitos em cada sociedade já na política prevalece a ética da responsabilidade. O que realmente pode garantir a ética e a política é a existência de instituições de mecanismo de administração transparente , independente de organismo de controle social que acompanhasse o trabalho do governo.casos bem mais graves de violação de princípios morais, como o assassinato de inimigos perigosos, são cometidos secretamente em nome dessas razões de Estado e, quando revelados posteriormente, podem ser compreendidos e até aceitos por grande parte da opinião corrente, desde que justificados com a apresentação de um fim que possa ser considerado eticamente mais forte, como a defesa da nação ameaçada. Tal aceitação, todavia, nunca é consensual, mesmo nos casos mais leves, e sempre suscita reações e críticas que fazem do conceito de "razões de Estado" motivo de muita polêmica e contestação.
Uma reversão das prioridades no que diz respeito as politicas públicas,passando para o primeiro plano as que visam asegurar oportunidades de emprego e sálario justo e os meios necessarios para uma vida digna entre as quais em nosso situação específica se vão situar o acesso à terra e ao solo. As virtudes pessoais dos governantes e realmente garantir a etica na politica ,que sejam capazes de defende os direitos universais dos cidadões.O desafio no momento sejamos capazes de ir além de uma crítica moralizante à corrupção pessoal, que facilmente é acompanhada de enorme hipocrisia...
Postar um comentário