quinta-feira, 9 de maio de 2013
Indígenas devem desocupar sítio Belo Monte, no Pará, nesta quinta
Após decisão do Tribunal Regional da 1ª Região divulgada na noite da última quarta-feira (8), os cerca de 150 indígenas de seis etnias terão que desocupar o sítio Belo Monte, no município de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, onde estão acampados desde o dia 2 de maio.
A retirada dos manifestantes deve ser feita após a chegada de um oficial de Justiça que irá apresentar a decisão judicial aos ocupantes. A ordem de reintegração permite a retirada forçada dos indígenas para evacuar o canteiro, e deixa a critério da força policial admitir ou não a entrada de jornalistas, advogados e observadores externos. Os policiais que estão no local aguardam a presença da procuradora do Ministério Público Federal, Thais Santi, para intermediar a conversa com os índios Munduruku e dar cumprimento à decisão.
De acordo com a assessoria da Polícia Militar do Pará, 68 homens da Força Nacional de Segurança, além de uma tropa do Comando de Missões Especiais da PMPA com 40 integrantes comandados por um oficial PM estão no local para fazer a ação de retirada dos indígenas. Uma equipe da Polícia Federal de Altamira também foi deslocada para a área, mas, conforme a assessoria de comunicação do órgão informou, os policiais apenas irão acompanhar o processo de desobstrução, não intervindo como força repressiva.G1.com/ liberal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário