quinta-feira, 5 de março de 2009

florestas tropicais

Floresta Tropical
FLORESTA TROPICAL ÚMIDA
A floresta tropical pluvial pode ser encontrada em extensas áreas de terras baixas da Bacia Amazônica (América do Sul), nas Índias Orientais e na Bacia do Congo (África Ocidental). O clima é quente e úmido durante todo o ano. A precipitação supera os 7 cm mensais e as temperaturas variam pouco. Nenhum outro bioma terrestre tem um clima tão uniforme.

Poucos dos muitos aspectos do ecossistema das florestas tropicais pluviais estão representados na Figura 17.1. Uma exuberante vegetação cobre a topografia da floresta tropical pluvial. Abaixo das árvores mais altas (abóbada) está o sub-bosque: árvores pequenas adaptadas à sombra. Mais abaixo ainda, estão as ervas e sementeiras tolerantes a condições sombrias. Enroscadas nos ramos das árvores se encontram as lianas (trepadeiras tropicais silvestres). Os ramos das árvores e as lianas servem como suporte para as plantas epífitas; este tipo de planta cresce aderida às árvores, mas extrai seus nutrientes da água que goteja destas. As epífitas mais comuns na floresta tropical pluvial são as orquídeas, bromélias e samambaias. A densa camada de árvores perenes absorvem a maior parte da luz, em conseqüência poucas plantas crescem no piso da floresta, geralmente livre de vegetação. Unicamente ao longo dos rios ou nos limites das claridades há uma espessa muralha de vegetação que se estende até o piso.

A maior parte da produção florestal contribui para manter uma intrincada rede de raízes e de troncos maciços, que por sua vez sustentam as pesadas árvores no solo encharcado. Devido às altas temperaturas e a tantos tipos de insetos, fungos e bactérias, as folhas se decompõem tão rápido como caem ao piso, por ele se pode observar que em qualquer momento existe unicamente uma fina camada de leito vegetal.

A vida animal na abóbada é abundante. Entre os moradores das copas das árvores estão as serpentes, sapos arborícolas, lagartos arborícolas, um grande número de insetos, pássaros e mamíferos.

As florestas tropicais pluviais produzem muitas madeiras de lei, valiosas e belas, como o ébano, a caoba, o jacarandá e outros. Centenas de outros produtos úteis ao homem provém de espécies da floresta tropical pluvial - borrracha, cacau e o curare (um extrato resinoso utilizado como relaxante muscular ou para envenenar flechas).

As florestas tropicais pluviais contém a maior reserva mundial de genes, alguns deles muito valiosos, que ainda não foram utilizados pela sociedade humana. O enorme crescimento das populações humanas nas regiões tropicais está causando uma rápida destruição de suas florestas. A maior parte das espécies da floresta tropical pluvial não pode viver separadas do complexo que integra. Se extinguem quando se destrói seu hábitat. Qual será o futuro da humanidade se destruirmos a vida que a natureza demorou milhões de anos para produzir?

As principais categorias de espécies se apresentam na Figura 17.1, todavia cada símbolo representa centenas de espécies. Observe alguns dos seguintes caminhos: primeiro, a chuva chega às plantas epífitas na copa das árvores, antes de molhar o solo. As abelhas e os pássaros controlam a polinização, e os morcegos, tucanos e papagaios controlam a distribuição das sementes. As sementes distribuídas pelos animais crescem, convertendo-se em árvores de sub-floresta; estes, por sua vez se transformam em grandes árvores com copa. Os animais ajudam ao processo de decomposição, que recicla os nutrientes absorvidos logo pelas árvores, através de suas raízes.


Ecossistema da floresta tropical pluvial

FLORESTAS TROPICAIS DE ALTURA (NUBLADAS)
A medida que se sobe ao nível das nuvens nas montanhas tropicais (cerca de 1000 a 1500 m), a umidade aumenta até alcançar 100% de umidade relativa. A evapotranspiração se faz mínima. As florestas nessas montanhas se chamam florestas nubladas. São pequenas florestas com chuvas estacionais e neblina quase todo o ano, permanecem encharcadas ainda quando a precipitação não é grande, e apresentam uma grande população de epífitas. Como há pouca evapotranspiração, 90% da chuva se drena e pode ser utilizada pelas populações das terras baixas. As florestas nubladas promovem excelente proteção contra erosão. fonte= colegio são francisco. site

14 comentários:

Anônimo disse...

A floresta amazônica é o VERDE de nossa bandeira, lute pela preservação dela,como brasileiro.

esse blog é muito interessante pois podemos ver muita coisa em comum, fala muito sobre a preservação da natureza.. parabens autor desse blog..


Aluno: Leandro Pinheiro de Sousa
Turma: 2R05
Turno: Noite
Escola: Polivalente de Altamira


Agradeço a compreenção!

Anônimo disse...

Posso dixar q esse assunto é muito interesante que estar falando da nossa floresta a brasileira.. e é um blog muito elegante q fala tudo de floresta
agradeço a compreenção



aluna: Marta MAria
Escola: Polivalente de altamira
turma:2R05
turno: noite

Anônimo disse...

as florestas tropicicais e muito extença mais devido o cresçimento da populãçao e aprocura de madeira esta cada vez se tornando alvo para total destruiçao das florestas trpicais.



nome:arnaldo cezar silva viana
turma:2nr05
escola:polivalente de altamira
turno: noite

Anônimo disse...

a floresta amazônica oferece muitas riquezas para a o ser humano e para os animais com ela a gente recebem sais minerais na sobrevivência da nossa saúde e tem muitas utilidades pra nos seres humanos...



Escola: Polivalente de Altamira
Nome: Simone Ribeiro de Lima
Turma: 2R05
Turno: Noite

Anônimo disse...

Esse blog e muito legal pois ensina muita coisa que as pessoas não sabem sobre a floresta amazónica .


Escola; Polivalente
Aluno;Ronildo Alves da Silva
Turma;2R05
Turno;Noite

Anônimo disse...

A floresta Amazõnica é muito importante para os seres vivos,mas é triste em saber que algumas pessoas discorda e acabam destruindo esta grande riquesa,que é afloresta Amazõnica e acabando com os animais que vivem e disfruta desta floresta pois é dela que eles retiram a sua forma de sobrevivencia e os homens que acabam explorando e derrubando as arvores e tudo em beneficio proprio,pois devemos conservar a natureza pois ela será para todos um futuro de grande riquesas a natureza agradece.

Anônimo disse...

A FLORESTA TROPICAL PLUVIAL É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS SERES VIVOS, POIS ELA TRÁS PARA TODOS MUITOS BENEFÍCIOS, NÃO APENAS NO EXTRATIVÍSMO MAIS ELA CONTRIBUI PARA PURIFICAR AR POIS AS ÁRVORES RESPIRAM O CO2 ALIVIANDO ASSIM A TENSÃO DE TODOS OS SERES VIVOS.
MAS DIANTE DESSE FATO IMPORTANTE, EXISTE MUITAS PESSOAS QUE NÃO VALORIZAM AS FLORESTAS.

MARIA ADRIANA SILVA FERREIRA

ISAIAS BOAVENTURA DA SILVA.2NR05

Anônimo disse...

gostei muito sobre abobada a vida das serpentes e sapos etc também é importante
saber sobre o clima das florestas que pelo o que podemos percebe e quente e.
a floresta tropical e muito importante para nos seres vivos ela trais grandes benefícios porque ela purifica o ar que respiramos.

escola: Polivalente
Turma: 2R05 NOITE
Alunos: Renato e Flávio.

Anônimo disse...

escola ;poli
nome;dioney kenes alves dos santos
turma;2ro5
turno;noite

A floresta protical e muito importante para o mundo,e uma floresta muito linda que tem plantas naturais e animais.
o texto apresentodo fala sobre os aminais sobre prantas sobre que da floresta tropical sai a maiorias das arvoris que e ilegal.Se os humanos continuares desmatando as floresta no futuro vai desaparecer os animais a agua e vai aparecer muita poluicâo o sol vai fica mais quente.
a floresta e muito inportante por que serve para fazer remedio,tirar a borraxa
das arvores.e outras coisas mais.
A maior parte da produção florestal contribui para manter uma intrincada rede de raízes e de troncos maciços, que por sua vez sustentam as pesadas árvores no solo encharcado. Devido às altas temperaturas e a tantos tipos de insetos, fungos e bactérias, as folhas se decompõem tão rápido como caem ao piso, por ele se pode observar que em qualquer momento existe unicamente uma fina camada de leito vegetal.

Unknown disse...

Eu achei muito legal saber mais sobre a nossa floresta.
Eu entendi que a floresta tropical umida tambem se encontra aqui na bacia amazônica, e que seu clima é quente e umido o ano todo.
Sua vegetação tipicamente e formada de arvores altas eo sub- bosque que são arvores pequenas que são adaptas a sombra,e mas embaixo aimda de encontra as ervas e sementeiros, samambaias e etc.
Tbm gostai de saber que exite as florestas nubladas onde a chuva esgtacionais e neblina quase todo ano.


Nome:Gabriely S Gonçalves
Turma:2r02
Turno:Tarde
Escola:Polivalente

Anônimo disse...

ALUNOS:WARLESON DA CONCEIÇÃO SILVA
WASHINGTON LUIS ALVES
TURMA:2R02
TURNO:TARDE
ESCOLA:POLIVALENTE DE ALTAMIRA


Bom a nossa fLoresta amazõmica e muito inportante para nos seres vivos,mesmo sabendo disso existem pessoas que ainda afetam a nossa floresta Amazõnica,com isso os animais que vivem e desfrutam dessa floresta acabam morendo.O Homem cada dia que passa so pensam em explorar e derrubar nossa arvores,eles so pensam em si proprio.Isto tem que acabar,pois se continuar sendo devastada nós seres vivos não conseguiremos viver.Se isto acabar a floresta vai nos benefícia.
A NATUREZA AGRADECE!!

Anônimo disse...

ALUNAS:JÉSSICA FERREIRA QUEIROZ
FERNANDA KELLEM
TURMA:2R02
TURNO:TARDE
ESCOLA:POLIVALENTE DE ALTAMIRA


Esse blog e muito interessante pois podemos ver muita coisa em comum, fala muito sobre a preservação da natureza.
Esse assunto e muito bacana porque esta falando da nossa floresta amazônica e oferece muita riquezas para o ser humano para os animais com td isso a gente recebem sais minerais na sobrevivencia da nossa saude e tem muitas utilidade para os seres vivos .

A NATUREZA AGRADECE!!!

Anônimo disse...

ALUNOS:WARLESON DA CONCEIÇÃO SILVA
WASHINGTON LUIS ALVES
TURMA:2R02
TURNO:TARDE
ESCOLA:POLIVALENTE DE ALTAMIRA


Bom a nossa fLoresta amazõmica e muito inportante para nos seres vivos,mesmo sabendo disso existem pessoas que ainda afetam a nossa floresta Amazõnica,com isso os animais que vivem e desfrutam dessa floresta acabam morendo.O Homem cada dia que passa so pensam em explorar e derrubar nossa arvores,eles so pensam em si proprio.Isto tem que acabar,pois se continuar sendo devastada nós seres vivos não conseguiremos viver.Se isto acabar a floresta vai nos benefícia.
A NATUREZA AGRADECE!!

Anônimo disse...

eu aprendi que as plantas pequenas que querem nascer não conseguem pois a luz do sol não chega nelas pois as arvores grandes não deixam passar isso eu não sabia!!!
Ainda tem gente que não preserva essa floresta!!!!!!!!!
Aluno:Fabrício Rayran Rodriguês da Silva
Turma:2r02
Turno:Tarde
Escola:Polivalente de ALTAMIRA