domingo, 1 de março de 2009

Hiistória da Geografia (1º ano)

HISTÓRIA DA GEOGRAFIA
SISTEMATIZAÇÃO DA GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA
O estudo da geografia abrange, hoje, grande complexidade de aspectos. O desenvolvimento dos meios de comunicação, o crescimento demográfico, descoberta de novos meios de explorar a superfície terrestre, a evolução da técnica em geral, e a entrada do capitalismo trará profundas transformações na geografia, no plano da realidade e no plano do saber.

A geografia começa a ser observada a partir do momento em que se necessita orientação com a ajuda da ciência às expedições que abrirão as portas das civilizações. A articulação entre cientistas e exploradores compõe a espinha dorsal dos trabalhos.

Há uma intensa controvérsia sobre a matéria tratada pela geografia, sendo atribuídas múltiplas definições a esta ciência. Algumas delas são:

§ Estudo da superfície terrestre: esta definição apóia-se no significado etimológico do termo Geografia - descrição da terra, por descrever todos os fenômenos manifestados na superfície do planeta, sendo uma espécie de síntese de todas as ciências.

§ Estudo da paisagem: mantendo concepção da ciência de síntese, pois associa múltiplos fenômenos estando visíveis a aspectos visíveis do real. Possui duas variantes: a morfológica que é descritiva, sendo objeto de estudo elementos e formas; e a fisiológica que relaciona elementos e dinâmicas observando o funcionamento da paisagem, nessa perspectiva seria a idéia de organismo com funções vitais e elementos que interagem;

§ Estudo da individualidade dos lugares: compreendendo o caráter singular de cada porção do planeta, através da descrição, podendo ter uma visão ecológica. Propõe-se o estudo de uma unidade espacial passível de ser individualizada;

§ Estudo da diferenciação de áreas: através da individualização e comparação, propondo uma perspectiva mais generalizada e explicativa. São buscadas as regularidades da distribuição e das inter-relações dos fenômenos;

§ Estudo das relações entre o homem e a natureza: que podem ser as influências da natureza sobre o desenvolvimento da humanidade, estudo das relações entre homem e natureza e com os dois tendo o mesmo peso, trabalhando com os fenômenos naturais e humanos.

§ Estudo do espaço: que só seria aceito se fosse concebido como um ser específico do real, com características e com uma dinâmica própria somente depois de demonstrar a afirmação efetuada. A expressão espaço aparece como vaga, ora estando associada a uma porção específica da
superfície da Terra identificada seja pela natureza, seja por um modo particular como o homem ali imprimiu suas marcas, seja com referência a simples localização.

Como ciência social a geografia tem como objeto de estudo a sociedade que, no entanto, é objetivada via cinco conceitos-chave que guardam entre si forte grau de parentesco, pois todos referem à ação humana modelando a superfície terrestre: paisagem, região, espaço, lugar e território.

O percurso: busca de entendimento nas formas de análise
A Geografia atual é um amálgama, mistura de elementos diversos que contribuem para formar um todo.

Mesmo sendo um saber tão antigo quanto a própria história dos homens o atual discurso da geografia é o produto final dos embates que denominam as relações entre os imperialismos alemão e francês ao longo do século XIX, havendo uma luta entre concepções divergentes a respeito da forma como se dá a relação entre o homem e o meio.

A Geografia nasce colada, de um lado, às lutas democráticas que se desenrolam nas cidades gregas e atravessam praticamente toda a sua história. A Geografia que irá desenvolver será a que veremos servindo ao Estado, concebida com relatos e mapas, e assim passará para a história como a Geografia.

A relação feudalista /capitalista surge como questão do espaço, temas como domínio e organização do espaço, apropriação do território, variação regional, entre outro, estarão na ordem do dia na prática da sociedade alemã, e as primeiras colocações no sentido de uma Geografia sistematizada vão ser de Humboldt e Ritter, que criam uma linha de continuidade no pensamento geográfico.

Dos romanos à "idade da ciência" (século XVIII-XIX) a geografia terá sua imagem alinhada como um inventário sistemático de terras e povos. A história da Geografia é um salto fantástico no tempo e no espaço, durante o correr dos séculos a Geografia não tem "escolas", então a partir do século XVIII desenvolver-se-ão as "escolas".

6 comentários:

Unknown disse...

Ánalizando sistematicamente com o abrangemento dos meios de comunicação, crescimento democratico, tantas formas que o homem cria para a exploração da superfície terrestre, com todas essas articulações minha critica se relaciona a natureza.
Que poderia ser bem mais cuidada do que destruida dia pois dia.
O homem hoje só se empenha a modela cada vez mais a nossa superficie terrestre.
Com isso a geografia deixa de sé preocupa com relatos importantes e mapas e sim nos deixa claro que o que temos de mais bonito está sendo destruido por nossas próprias mãos.

Anônimo disse...

O texto "História da geografia" faz uma análise da influência do homem sobre a geografia. Cada ação realizada pela mão do homem,ou seja: de maneira não natural, trás danos ao meio ambiênte. Tais como: extração de água, de forma incorreta, provoca erosão no solo, entre outros. Para entendermos como fenômenos naturais ocorrem é necessário um estudo geográfico,que analisa o solo em geral .
O homem não pode evitar catástrofes naturais, mas pode se preparar para que seus danos sejam os menosres possíveis, e até salvando vidas ultilizando assim, o estudo da geografia de maneira inteligente para o bem da humanidade!

* Niara Antônia
* Ana
* Josiane

Unknown disse...

Aluna: Iêda Semírames

A geografia é muito importante, pois ela nos da oportunidade de conhecer o mundo nos tras também uma orientaçao, todo o conhecimento que precisamos, com ela estamos informados de tudo que acontece desde o clima até o novo presidente eleito.

Unknown disse...

Aluna: Iêda Semírames

A geografia é muito importante, pois ela nos da oportunidade de conhecer o mundo nos tras também uma orientaçao, todo o conhecimento que precisamos, com ela estamos informados de tudo que acontece desde o clima até o novo presidente eleito.

Elias carvalho disse...

sou Elias carvalho do 1°ano da manhã analisando esse texto podemos perceber a importancia do conhecimento da geografia e plenamente sa o que é realmente geografia!!

Anônimo disse...

GLOBALIZAÇÃO


Atividade econõmica , real, ou financeira, desenvolvida em comum acordo por diferentes paises. A globalização da economia ´é alimentada pelo desenvolvimento das tecnologias , pela abertura de novos mercados , onde existem salários baixos , e pela mobilidade do capital que escapa do controle nacional . somente num espaço onde as politicas econõmicas são convergentes é que pode ocorrer melhor globalização . A globalização tem facilitado o comércio internacional , devido o progresso tecnológico e ao avanço da micro eletrõnica . As politicas públicas , assim como a abertura comercial unilateral , tem contribuido muito para amplificar esse processo , que naturalmente diminui o poder do estado. Podemoa concluir que esse processo , não só aumenta o intercâmbio comercial , a produção, reduz custos eo preço final dos produtos. E com as inovações tecnológicas tem se usado bem menos os recursos naturais , portanto favoráveis ao meio ambiente.

DÉBORA PERINI GIESE 2NR03 ELIZABETE SOUZA CERÓDIO 2NR03