terça-feira, 19 de maio de 2009

GLOBALIZAÇÃO PARA OS 2º ANOS

Globalização
Pode-se definir a Globalização como sendo uma atividade econômica real, ou financeira, desenvolvida independentemente dos recursos específicos dos diferentes países, o que termina com a importância estratégica de alguns territórios. Na medida em que o território perde importância, o espaço econômico é modificado, ficando apenas as relações abstratas entre os diferentes agentes econômicos. A globalização da economia está alimentada pelo desenvolvimento das tecnologias da informação, pela abertura de novos mercados onde os salários são baixos, e pela mobilidade do capital financeiro que escapa a qualquer controle nacional.
É a internacionalização da economia porém, que cria a necessidade de uma empresa globalizada, que se torna possível pelo avanço tecnológico na informática e nas telecomunicações, pelas mudanças no modelo de gestão empresarial, tornado obsoleto pela necessidade que tem a firma de adaptar-se às exigências da nova divisão internacional do trabalho e, pelos processos de desregulamentação do estado e as mudanças nas políticas comerciais e de inserção internacional dos diferentes países.
A fragmentação do processo produtivo e, o aumento dos custos provocados pela rigidez nas legislações trabalhistas dos países desenvolvidos, têm provocando o deslocamento da produç&atil de;o das multinacionais para os países em desenvolvimento, onde os salários são reduzidos, destruindo os empregos que requerem pouca qualificação nos países desenvolvidos.
O processo de globalização pode funcionar melhor num espaço onde as políticas econômicas são convergente e não no mundo formado por blocos, desta forma o novo desenho das políticas públicas a nível mundial contribuíram em muito para a consolidação do processo. É impossível para as empresas concorrer em condições de igualdade sem um mínimo de globalização do setor público. Medidas de desregulamentação, abertura comercial, regionalismo aberto, e as decorrentes dos programas de estabilização e ajuste estrutural adotadas para atingir maior eficiência, competitividade e flexibilização da estrutura produtiva, foram fundamentais para que o fenômeno da globalização fosse incorporado nos países em desenvolvimento (Agudelo 1997).
Todo o anterior significa que o processo de globalização, tem como conseqüência a crescente desterritorialização da atividade econômica, tornando-as menos dependentes dos recursos, práticas e interdependências de um local específico (Storper,1994). Isto não significa, que não seja possível a existência de um forte grau de internacionalização do capital produtivo e financeiro, com um elevado grau de dependência territorial, o que alguns analistas denominam de mundialização do capital.
A globalização pode ser entendida como um fenômeno microeconômico restrito aos movimentos na divisão do trabalho, a organização empresarial, os mecanismos de distribuição dos produtos, ou sua inserção nas grandes redes financeiras internacionais; ou também como produto do multilateralismo decorrente das negociações na Organização Mundial do Comercio, nos dois casos ela &eacu te; o resultado de:
Mudanças na Tecnologia: A globalização tem facilitado as transações comerciais internacionais, de forma exponencial, devido ao progresso tecnológico das telecomunicações e aos avanços da microeletrônica.
A desregulamentação da economia: O mundo globalizado é avesso à presença do estado e suas regulamentações. A ideologia liberal do estado minimalista tem contribuído para que sua presença seja cada vez menor. As políticas públicas de liberalização e desregulação do mercado, assim como os movimentos de abertura comercial unilateral tem tido um papel importante para amplificar esse processo que paradoxalmente esvazia o poder do estado.
Mudanças na organização empresarial : à revolução tecnológica corresponde uma redução dos custos de produção, comercialização e distribuição do produto, assim como uma mudança nas relações das empresas com o setor financeiro nacional. Isto levou às empresas a adotarem modelos de gestão e organização empresarial cada vez mais ágeis e flexíveis que permitissem o melhor aproveitamento das economias de escala e de eficiência.
O Capitalismo tem como característica as inovações e transformações das técnicas produtivas. E o desenvolvimento das técnicas está relacionado com a necessidade de expansão do capitalismo e não em atender as necessidades da sociedade. Como o principal objetivo do Capitalismo é acumular, as empresas passam a intensificar sua produção, para o qual precisam de um mercado cada vez maior, o que as leva a deslocar sua produção e aumentar os fluxos de capital para terceiros países com o intuito de aproveitar-se do potencial do mercado ampliado, produto desse processo.
As inovações tecnológicas nas comunicações e na informação exigem muito menos recursos naturais do que as utilizadas anteriormente, e pelo tanto são mais favoráveis ao meio ambiente, segundo Woodall (1996:A12) "enquanto os automóveis, ferrovias e motores a vapor usavam matérias primas em grande escala, a tecnologia da informação (TI) acelera a mudança para uma economia "sem peso", na qual uma parcela crescente da produção toma a forma de bens intangíveis. A TI oferece também enorme potencial para reduzir a poluição e os congestionamentos, por meio do "teletrabalho" e das "telecompras", que tornarão muitas viagens desnecessárias

13 comentários:

Anônimo disse...

2r03-tarde
joão rúrick;jacilene;geisiane.
acreditamos que o termo globalização,significa dizer sobre os anvaços tecnologicos que ocorrem em nossa sociedade,tanto econômicamente e financeiramente.
Pois se não haver avanços tecnologicos o estado perde a sua importância. Além de perder o seu espaço econômico.
E é um movimento que surgiu para expassâo do mercado nacional e internacional.

luana e jadna disse...

2r03-jadna ritter e luana braga(tarde) a globalizaçao é uma forma de termos um mundo mais tecnologico, e pode ser definida como uma atividade economica real,ou financeira.

Anônimo disse...

turma 2r03 tarde: juliano Mateus, Narciso ferreira:

Apesar da globalização ser um assunto bastante extenso nesse blog conseque resumir e aplicar bem a definir o tema:
Quer a globalização resumidamente nada mas é que transformação ocorridas no ultimo seculo como as novas tecnologias novas fontes de energias.
O aumento das competitividade entre empresas multinacionais, assim cada vem mais valorizando o capitais especulativos de empresas. assim cada vem mais definido o sistema capitalistas.

Blogger disse...

Olá Professor Marcelino eu adorei o assunto sobre a globalização é importante que pode ser entendida como um fenômeno microeconômico restrito aos movimentos na divisão do trabalho,como a organização empresarial,de distribuição dos produtos, ou sua inserção nas grandes redes financeiras.
Mudanças na Tecnologia: A globalização tem facilitado os comerciais internacionais, de forma exponencial, devido ao progresso tecnológico das telecomunicações.Tudo isso que é importante!!! Sou aluna Jéssica da 2r03 e o aluno João Alberto da 2r03,tarde.

Anônimo disse...

Olá professor Marcelo nós adora,os o assunto,o que eu achei mais de interessante é que a globalização pode ser entendida como um fenômeno microeconômico restrito aos movimentos na divisão do trabalho, a organização empresarial, os mercados de distribuição dos produtos, ou sua inserção nas grandes redes financeiras.
Mudanças na Tecnologia: A globalização tem facilitado as transações comerciais internacionais, de forma exponencial, devido ao progresso tecnológico das telecomunicações e aos avanços da microeletrônica. Aluna(o)s: Jéssica e o João Alberto. da 2r03 tarde.

Anônimo disse...

2R03-Tarde alunos:Karoliny Borssatto , José Victor de Souza Neto e Anderson Rafael Silva

A globalização representa o avanço tecnológico das atividades de trabalho.Como a tecnologia de informatização avança de maneira rápida, as empresas precisan estar sempre se atualizando para que suas técnicas de trabalho não se tornem absoletas, e os trabalhadores, consequentemente, também precisam se atualizar para manter-se empregado. De certo forma a globalização é uma coisa boa, pois com as novas tecnologias é possível manter-se contato com o mercado exterior. De outro lado fica a sua face ruim, pois as novas tecnologias custam caro, então, para se informatizar, as empresas e os trabalhadores precisam ter condições financeiras favoráveis.

Anônimo disse...

2R03-tarde-jaime-anderson o assunto globalizaçâo e bastante complexo e bastante comentado pois o mundo hoje em dia vive em constante mudança graças a globalizaçâo q torna isso tudo mais rapido

Anônimo disse...

2R03 tarde
alunos:Jairo Gonçalves
Fernando de Oliveira.

Na nossa opinião entendemos que a globalização é uma atividade económica real,ou financeira.Pois a globalização da economia está alimentada pelo desenvolvimento das tecnologias da informação. E que a globalização pode ser entendida como um fenômeno microeconômico restrito aos movimentos na divisão do trabalho.entendemos também que o mundo globalizado é avesso à presença do estado e suas regulamentações.

Anônimo disse...

2R03 Tarde
Alunos:Jonatas Carvalho
Heverton Pessoa

A globalização é uma atividade economica real, ou financeira desenvolvida independentemente dos recursos dos diferentes países.
O processo de globalização funciona melhor no espaço político mundial.

Anônimo disse...

2R03-tarde aluno Carlos Augusto.A globalização é uns dos processos de aprofundamento da integração económica,social,cultural,politica,com barateamento dos meios de transportes.Globalização e diminuir a distancia entre as pessoas através da tecnologia.(exemplos:Internet,aparelho de telefone,entre outros)

Anônimo disse...

2R03-TARDE-ALUNAS:INGRID CONSTANTE E JACKCIELLEN EMERIQUE.
A GLOBALIZAÇÃO É MUITO IMPORTANTE POIS REPRESENTA OS AVANÇOS TECNOLOGICOS COMO O AVANÇO DA COMUNICAÇÃO,AVANÇO DA MICROELETRONICA E DESCOBRIMENTOS DE NOVAS FONTES DE ENERGIA.
DESENCADEOU AS EMPRESAS MULTINACIONAIS ACIRRANDO ENTRE SI ALTA COMPETITIVIDADE COMERCIAL .

Anônimo disse...

Turma:2r03 Turno:tarde
Alunos:Harally Alves,Isael Cavalcante

Podemos ver que ao passar dos anos a globalização se desenvolveu bastante,no avanço da tecnologia,dado para as pessoas mais oportunidades para obter seus objetivos no mundo.Como as empresas,industrias que para distribui seu produto e também traze recursos precisa se comunicar pela telecomunicação,entao o mundo vive numa grande despulta para garantir que seu produto venda mais que das outras empresas,e para isso acomtecer elas precisam ter o mesmo nivel de tecnologia.Então sem tecnologia o mundo hoje não se desenvolve.

Anônimo disse...

TURMA:2R03 TARDE
ALUNAS:Jorgiene campos,Dyesika nayane

A globalização está alimentada pelo desenvolvimento que vem cada vez mas se espalhando principalmente nos comércios de informática e nas telecomunicações,pelas mudanças no modelo de suas empresas.
Com a internacionalização fica mas fácil de uma empresa ser globalizada que se torna pelo avanço tecnológico,o processo de globalização pode funcionar melhor num espaço onde as politicas económicas são conveniente formado por blocos.É possível para as empresas concorre condições de igualdade,sem o mínimo de globalização do setor público,a globalização pode ser entendida como um fenômeno microconomico
restrito aos movimentos na divisão do trabalho.