quarta-feira, 27 de maio de 2009

Meus Queridos Alunos do Gildete participe


Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia

Meio Ambiente
5 de junho

A importância desse dia tem precedentes.

O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século XX. Porém, foi ainda no séc. XIX que um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia.

Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações.

Se há assunto que consegue igualar todas as pessoas nesse planeta é a questão ambiental: o que acontece de um lado, para bem ou para mal, vai sempre afetar o outro!

Nessa data, chefes de estado, secretários e ministros do meio ambiente fazem declarações e se comprometem a tomar conta da Terra.

As mais sérias promessas têm sido feitas, que vão do be-a-bá ao estabelecimento de estruturas governamentais permanentes para lidar com gerenciamento ambiental e planejamento econômico, visando conseguir a vida sustentável no planeta.

Podemos, cada um de nós, já fazer a nossa parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro, ou seja, investir mais naquilo que temos de valioso, que é a nossa inteligência, para aprender a consumir menos o que precisamos economizar: os recursos naturais. E é sempre bom lembrar que o Brasil, identificado como um dos nove países-chave para a sustentabilidade do planeta, já é considerado uma superpotência ambiental!
ECO-92

Realizada no Rio de Janeiro, a segunda Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (que ficou conhecida como Eco-92) teve como um de seus resultados a formulação de documentos muito importantes. Porém, muitos dos termos desses documentos ainda não foram colocados em prática. Isso por tratarem de questões que estabelecem mudanças no comportamento dos países em relação ao meio ambiente.

Essas mudanças deveriam ser implementadas tanto pelos países ricos quanto pelos chamados "países em desenvolvimento". Algumas dessas questões são:
Biodiversidade

Nos anos 80, o conceito de biodiversidade adquiriu destaque com a discussão sobre o risco de extinção de diversas espécies existentes. A biodiversidade, que determina a diversidade genética e de habitat entre os seres vivos (animais, vegetais e microorganismos), põe na ordem do dia a necessidade de se preservar o maior número possível das formas de vida em vias de extinção, se o homem quiser ter condições mínimas de sobrevivência.

As estimativas sobre o número de espécies que habitam a terra oscilam entre 5 e 30 milhões, sendo que somente 1,5 milhão são conhecidas. Estão concentradas, em sua maioria, nos países tropicais.
Espécies biológicas da Terra
Forma de Vida Espécies Conhecidas Espécies totais estimadas
Forma de vida 874.161 30 milhões
Insetos e outros artrópodes 248.400 Viram de 275 mil a mais de 400 mil. Acredita-se que, no mínimo, de 10% a 15% de todas as plantas ainda não foram descobertas
Invertebrados 116.873 Podem chegar a milhões
Plantas baixas 73.900 Não disponível
Microorganismos 36.600 Não disponível
Peixes 19.056 21.000, assumindo que 10% dos peixes ainda não são conhecidos
Pássaros 9.040 Estima-se que as espécies conhecidas respondam por 98% de todos os pássaros
Mamíferos 4.000 95% das espécies já são conhecidas
Répteis e Anfíbios 8.692 95% das espécies já são conhecidas
Total 1.390.992 Pode exceder a 30 milhões

Estratégia Global para Biodiversidade, elaborado pelo World Resources Institute, dos EUA, e pela União Mundial para a Natureza, da Suíça, traz 85 propostas para a preservação da diversidade biológica e um plano para a utilização sustentada dos recursos biológicos. Apesar de ter sido aprovado pelo Programa de Meio Ambiente da ONU e pelas Organizações Não-Governamentais (ONGs) que participaram do Fórum Global, quase nada vem sendo feito para reverter a situação. Em nações onde é grande a diversidade biológica, como a Federação Russa, a China e a Indonésia, continua acelerado o ritmo de destruições das espécies animais e vegetais. O documento Estratégia Global para Biodiversidade não foi, até hoje, aprovado pelo Congresso norte-americano.
Piratas biológicos

Biopirataria é o nome que se dá à saída de material genético de um país para outro, naturalmente de forma ilegal, para que se possa explorá-lo comercialmente, sem o devido pagamento de patente.

No documento (não aprovado pelos EUA) há também uma proposta a esse respeito, que consiste no seguinte: as empresas pesquisadoras de animais e vegetais em outros países devem pagar royalties de suas descobertas ao país de origem.

O Brasil estima que uma em cada quatro drogas americanas possui substâncias vindas de animais e plantas encontradas em países tropicais. Estes, por sua vez, são obrigados a pagar royalties no uso de produtos feitos a partir de suas próprias plantas e animais.

19 comentários:

Tilia McNoble disse...

Arlete Claudina Nobre, 5. A:
O Brasil é rico em recursos naturais e os americanos se aproveitam disso e fazem remédios para eles em quanto aqui as vezes faltam remédios. Na mesma hora nos desmatamos as florestas sem nenhuma necessidade. Assim perde mais remédios. É burrice, nem?

Gabriel Lorenzoni disse...

É, a diversidade biologica do Mundo já é bastante grande e ainda não descobrimos quase nada, além de nossos abusos, ela também corre risco pelos piratas biológicos, se não fasermos nada parece que nem teremos animais pra próxima geração. Nós do Brasil,temos uma responsabilidade ainda maior com isso, pois ficamos na maior floresta do mundo e não tomamos conta dela, e o pior é que vimos todos esses abuso e não falamos nada, axo que só com nós mesmos poderemos preservar nosso planeta.

Anônimo disse...

William Schavinski - 8ª A

Muito bom o texto, professor.
Parece que o homem tem a mania de destruir tudo que vê pela frente, seja por necessidade ou ganância. Talvez nós iremos nos tocar, assim que nossa água for dada a conta-gotas e um prato de comida tenha que ser para três pessoas.
Sempre dizem que todos têm que fazer sua parte, mas o que nota-se, é que, o homem deixa um espaço limpo por dois ou três dias, e compensa, sujando tudo de novo em um só dia (exemplo, minha sala).
Mas, cada um tem que fazer sua parte, não é?
Abraços.

Anônimo disse...

João Vinicius, 8ª serie A.

Achei muito interessante o blog e principalmente as postagens.Acho que devemos cada dia mais colaborar com a natureza, porquê se continuar do jeito que esta agora o meio ambiente vai acabar.
Com esse documentario aprendi mmuito sobre o meio ambiente, as especies de animais e plantas existentes.Gostei muito mesmo.
[ adiciona: joaao_atm@hotmail.com ]

Anônimo disse...

Aluno: Phillipe Augusto de Sousa Ferreira

Serie : 8 ° A


Bem Professor Eu Acho Que Nos Seres Humanos Estamos Destruindo esse Planeta Com Muito lixo Que Nos serre humanos Produzimos Entao Eu Acho Que nos seres Humanos Devemos Ter mais cabeça na hora de jogar lixo pensar mais na hora de usar a agua que h muito Pouca.. entao devemos Ser Mais Cuidadoso Com o Nosso Planeta.


Jah Tambem o nosso Planeta tem muita coisa Para ser descoberta como exemplos : Peixes , Arvores e Varias outras Coisas
Intao Devemos Previr o planeta eh o que ainda esta faltando paraser desboberto
Bein Professor Marcelino esse eo O Meu Breve Comentario .. ;]

Joaquim Inacio 8A disse...

muito bom pois fala desde quando foram tomados os promeiros passos e as primeiras iniciativas para que e mundo acordasse para o meio ambiente aaaaa umponto importante e falar sobre a biodiversidade mundial um outro ponto e sobre a biopirataria falo professor valeu pelo texto.

Juliana Ferreira disse...

Acho muito importante ter o dia do Meio Ambiente e da Ecologia, porque dessa forma realmente chamamos a atenção de todos, de que temos que tomar iniciativas rápidas.E o que mais devemos colocar em prática é o reflorestamento,a exploração da natureza,do bem precioso.Podemos fazer a nossa parte, tentando preservar da maior maneira possível, usando o nosso raciocínio, economizando mais.Comunicarmos as pessoas de que não devem desmatar,destruir. Ainda há tempo de salvar as matas, os animais.

Unknown disse...

as pessoas não sabem mais como tratar o meio ambiente e isso acaba afetando todos nós e o pior de tudo se não corremos atrás o mundo não será mais nosso lugar . Proteger nosso planeta é o Objetivo


Nathalia de Castro
8°A

Anônimo disse...

Yane 8ª A

Bem, achei muito interessante seu texto, que na verdade mostra a realidade de hoje em dia. A preocupação mundial está voltada apenas ao dia mundial do meio ambiente, o que é errado,pois deveriamos nos preocupar com esse bem todos os dias, quando jogassemos lixos nas ruas, nos rios, nos esgotos indo direto pros rios sem nenhum tratamento, nos lixões, nos desmatamentos...Se não abrirmos logo os olhos, o mundo irá acabar muito em Breve!
Essa foi minha opinião professor, espero que tenha gostado.Beijo ;D

Ana Letícia Carvalho Gomes 8ª serie A disse...

Devemos cuidar da natureza, preservar o nosso meio ambiente, cuidar dos animais ..
Não podemos deixar continuar com os desmatamentos e queimadas, pqe com isso acabamos com a natureza e cada vez mais deixamos animais em extinção !
Temos que nos reeducarmos, e aprender que não vedemos jogar lixo no chão e nem nos rios.
Professor, gostei bastante desse texto, muito interassante !

Thais Oliveira Santos 8 A disse...

Professor,eu achei o texto muito construtivo é um ótimo assunto a ser abordado por se tratar de um problema social, ou seja de todos nós, se não nos concientizarmos do bem precioso que temos à tempo, talvez daqui alguns anos não dê mais tempo de se voltar atrás, mais só dizer que não adianta mais fazer nada pelo nosso planeta, é a coisa mais errada que o ser humano faz, pois além de ficar de braços cruzados, acaba não ligando pra nada, então achei muito bom o senhor ter nos atinado à isso, nos colocando um pouco à par da situação do nosso meio ambiente, espero que este assunto tenha servido de lição a todos, assim como serviu para mim, vou indicar o site, à amigos, pois gostei alem dessa postagem, das outras também, obrigada pela atenção professor marcelino sua aluna da 8 A Thaís Oliveira Santos.

Anônimo disse...

que podree é a atitude desse alunos,temos que deixar o pessoal DESMATA,DESTRUII,ACABA TUDIIM,POLUII OS RioSZIM,pegar os carrim e sair fumacando tudo, LUCAS seu brother da Fm.

Anônimo disse...

gostei,facinante!

Estação.com disse...

- Kamila Aaprecida
8° A

Muito Bom, um texto muito interessante. O homen esta destruindo cada dia mais a nossa biodiversidade, e não fazemos nada para proteger nossa flora e fauna, e não nos damos conta de que acabando com a natureza estamos acabando com nós mesmos, e pensamos que a natureza nuca vai acabar, mas tolos somos nós que pensamos isso, por que ela ja esta se acabando.
Eu achei muito interessante sua proposta, pois assim fica mais facil das pessoas tomarem conciencia, e a poder contribuir melhor para a reconstruçao do nosso ambiente.
=D

Anônimo disse...

É realmente um texto muito interessante do início ao fim, pois fala muitas verdades sobre o meio ambiente, quando tomaram iniciativas para "tentar" proteger as cidades dos maus que agumas pessoas causam fazendo as coisas erradas.

Se cada um fizer sua parte e proteger o meio ambiente não jogando lixo nas ruas,rios, etc...


"CONCERTEZA TEREMOS UMA VIDA MELHOR"

Unknown disse...

Gilson Gomes de Araújo Filho
8ª A

Bem, o texto é bem interessante, pois fala a verdade sobre o meio ambiente, desde quando tomaram a iniciativa de salvar o mundo. Os seres humanos praticamente estão acabando com o nosso planeta jogando lixo em locais proibidos como nas ruas, rios, etc...

Se cada um fizer a sua parte:

"CONCERTEZA TEREMOS UM MUNDO MUITO MELHOR"

Anônimo disse...

Harumy Larissa Alves Nakanishi
8a.B

Prof. J.Marcelino, o texto é bem interessante, e a princípio, a idéia de criar o dia mundial do meio ambiente e da ecologia é boa, pois esse dia, pelo menos, mais gente se junta para preservar o meio ambiente, pois ele está sendo acabado com as queimaduras e os desmatamentos. Interessante que os textos contém dados que só 10% da população mundial sabe, como por exemplo: a quantidade mundial de plantas, microorganismos, animais e etc. Uma outra coisa que me chamou muito a atenção foi a Biopirataria, mais que falta de vergonha dos países que utilizam a biopirataria em outros países. E o meu recado que deixo para todods é preserve o meio ambiente, pois ele é algo que pertence a nós, se não for nós para fazermos nossa parte, quem irá faze-lá.
Obrigada, Prof. J.Marcelino.

Anônimo disse...

Lucas Lima 8*A

Gostei muito do texto e e verdade se não cuidarmos rápido da nossa natureza vai tudo se acabar, hoje já vemos o problema do aquecimento global daqui algum tempo o mundo vai estar brigando por água e plantas pela sua falta.
Podemos perceber que não sabemos ainda nada sobre a flora e a fauna de todo o mundo. Nãio conhecemos e já estamos acabando com ela.

Anônimo disse...

Muito bom professor gostei do texta que esta mostrando como somos tolos por estar destruíndo a natureza antes mesmo de conhece-lá.
Assim vemos o descuidado que temos com ela e que se não nos cuidarmos vamos acabar ficando sem nada.

Lucas Lima 8*a