segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ORIGENS DOS NOMES DOS ESTADOS NORDESTINOS

ESTADOS BRASILEIROS - REGIÃO NORDESTE
Origem dos nomes


ALAGOAS - Deriva dos numerosos lagos e lagoas que caracterizam o litoral alagoano. O acréscimo do “a” inicial, no caso, corresponde a uma figura gramatical denominada metaplasmo de prótese, ou seja, o acréscimo de um fonema (som da letra) ao início, meio ou fim da palavra.

BAHIA - Vem da baía de Todos os Santos, região onde uma esquadra portuguesa pilotada por Américo Vespúcio fundeou em 1º de novembro de 1501, dia em que os católicos festejam todos os santos. Referindo-se a este fato em carta que tratava de outra expedição, Vespúcio afirma que “porque tínhamos um regimento d’El Rei ordenando que, se qualquer dos navios se extraviasse da rota ou do seu capitão, fosse ter à terra descoberta (na viagem passada) a um ponto que pusemos o nome de baía de Todos os Santos”...Em 1534, quando foi iniciada a colonização da capitania, houve uma orientação para que estas fossem batizadas com nomes dos acidentes geográficos mais notáveis do território.

CEARÁ - Segundo a versão mais aceita o nome vem de "ciará" ou "siará", que na língua tupi significa "canto da jandaia", um tipo de papagaio pequeno e grasnador. A história registra que em 1535 a coroa portuguesa concedeu a Antônio Cardoso de Barros a capitania do Siará, mas ele nunca se importou em tomar posse dela. Em 1603, Pero Coelho de Souza obteve permissão para colonizar o Siará Grande, mas retirou-se da região em virtude de uma grande seca. Alguns anos depois, em 1619, Martins Soares Moreno tornou-se, por carta régia, senhor da capitania do Siará. Seu amor por uma índia serviu de tema para o romance Iracema, do escritor cearense José de Alencar.

MARANHÃO - Diversas hipóteses tentam explicar a origem desse nome, mas na verdade, ninguém sabe dizer qual é a verdadeira. Segundo alguns, os primeiros exploradores espanhóis teriam dado ao rio Amazonas a denominação de Marañon, para indicar, em castelhano, que ele não era o mar (mar+non), e esse vocábulo passou a identificar, também, a região que incluía o atual estado maranhense. Outra versão defende a tese de que as palavras mbara (mar) e nã (corrente), do idioma tupi, é que tenham influenciado a designação. Uma terceira explicação estaria em Mair-Anhangá, expressão tupi-guarani cujo significado é “espírito de mair”, nome que os indígenas brasileiros davam aos franceses que ali tentavam instalar uma colônia; além da que aceita a possível associação com o cajueiro, árvore típica da região conhecida como "marañón" em espanhol, e outras mais.

PARAÍBA - vem da junção do tupi “pa’ra” com “a’iba”, que significa ruim, impraticável para a navegação. O nome foi dado ao rio e depois ao estado. Em 1534 aconteceu um sério incidente na então capitania de Itamaracá, que ficou conhecido como "Tragédia de Tracunhaém". Nesse episódio os índios potiguares mataram todos os moradores de um engenho com o mesmo nome, em Pernambuco, e foi em conseqüência dele que D. João III, rei de Portugal, criou a capitania do Rio Paraíba, desmembrando-a da área pertencente à de Itamaracá

PERNAMBUCO - vem do tupi-guarani “paranambuco”, junção de para’nã (rio caudaloso) e pu’ka (rebentar, furar), e seu significado é o de “buraco no mar”, pois os índios usavam o termo em relação aos navios que furavam a barreira de recifes. Alguns estudiosos, no entanto, afirmam que esse era a nome que os indígenas locais, na época do descobrimento, davam o pau-brasil. Outra explicação presente na “História de Pernambuco”, publicada no site Memorialpernambuco, diz que a palavra indígena Paranãpuka, que significa "buraco no mar", era a forma como os índios conheciam a foz do rio Santa Cruz, que separa a ilha de Itamaracá do continente, ao norte do Recife, tendo caminhado daí para suas formas primitivas Perñabuquo e Fernambouc, já denominando o porto do Recife e fazendo-se presente nos mapas portugueses.

PIAUÍ - Existem diversos estudos sobre a origem do nome Piauí, palavra indígena do idioma tupi, onde piau significa peixe e o y, rio, ou seja, “rio dos piaus”. A maioria desses trabalhos defende a tese de que ela foi derivada de um rio com essa mesma denominação, e que era passagem obrigatória dos caminhantes na época do desen-volvimento.

RIO GRANDE DO NORTE - Recebeu esse nome por conta do tamanho do rio Potengi. Em carta datada de 11 de março de 1535, D. João III, rei de Portugal, doou a João de Barros um quinhão de terra que tomou o nome de Capitania do Rio Grande, denominação que permaneceu sendo usada até meados do século 18, quando por haver outra capitania com o mesmo nome, na região sul do país, se tornou necessário diferenciá-las com a complementação Norte ou Sul, de acordo com a localização geográfica de cada uma delas.

SERGIPE - O nome Sergipe origina-se do tupi si’ri-i-pe que quer dizer "no rio dos siris", denominação primitiva do rio junto à barra da capitania,. tendo sido mais tar-de adotado Cirizipe ou Cerigipe, que quer dizer "ferrão de siri", nome de um dos cinco caciques que se opuseram ao domínio português. O nome do estado, antigamente, era Seregipe del Rei.


Este texto também foi publicado em www.efecade.com.br, que o autor está construindo. Visite-o e deixe a sua opinião.


FERNANDO KITZINGER DANNEMANN

22 comentários:

Anônimo disse...

ESTADOS BRASILEIROS - REGIÃO NORDESTE
Origem dos nomes

É bem interessante a origem dos nomes desses estados nordestinos. Como nós podemos perceber os nomes desses estados se dão de suas próprias características. ex: Alagoas deriva dos numerosos lagos e lagoas que caracterizam o litoral alagoano. outro ex: é o caso da Bahia que seu nome origina-se da Bahia de Todos os Santos.
Turma: M3TR01 SÉRIE: 3ºANO DO ENS. MÉDIO
Alunos: RAYLON O. DA SILVA
LUIS HENRIQUE SILVA DO NASCIMENTO

Anônimo disse...

Dairce Pedrosa Torres
Turma;3tr01
Alunas;Viviane,Elida

As origens dos nomes dos Estados Nordestinos ,se dão devido suas caracteristicas, como por exemplo;
Alagoas,é derivado dos numerosos lagos e lagoas que tem no litoral de alagoas.
Bahia,tem esse nome porque foi o dia em que os catolicos festejavam todos os santos, então se tornou a baía de os santos.
Assim como Alagoas e Bahia outros estados da região nordeste, tem suas origens devido suas caracteristicas .

Anônimo disse...

SILVIA REGINA E ZELIA DOS SANTOS DAIRCE PEDROSA TURMA M3TR01 TARDE
OS ESTADOS NORDESTINOS A ORIGEM DE CADA UM
E DERIVADO DAS CARACTERISTICAS QUE A REGIÃO APRESENTA .O MARANHÃO É UM DOS QUE NÃO APRESENTA O NOME DE SUA ORIGEM
MAIS CADA UM TEM SEU NOME INDEPENDENTEMEMTE DA ONDE FOI ORIGINADO

Anônimo disse...

ALUNO;Robson Silva Bonjardim
Turma;M3TRO1 TARDE

OS ESTADOS Brasileiros da regiao nordeste tem os momes quase todos indigenas e assim facilitou a traduçao dos seus nomes .
tem alguns nomes de estados surgiram de acordo com os nomes dos rios que cortarvam os estados e banhavam as cidades e outros surgiram de acordo com o açesso a chegada oa porto .

Anônimo disse...

Alunos:Feliciana e Islane
Turma:M3TR01 TARDE

OS ESTADOS BRASILEIROS NA REGIÃO NORDESTE COMO ALAGOAS QUE CARACTERIZAM O LITORAL ALOGOANO,A BAHIA REGIÃO ONDE UMA ESQUADRA PORTUGUESA PILOTADA POR AMÉRICA VESPÚCIO, FUDEOU PRIMEIRO DE NOVEMBRO DE 1501, DIA EM CATALÓLICOS FESTEJAM OS SANTOS.CEÁRA SEGUNDO A VERSÃO MAIS ACEITA O NOME VEM DE CEARÁ OU SIARÁ, QUE NA LINGUA TUPI SIGNIFICA CANTO DO JANDAIA, UM TIPO DE PAPAGAIO PEQUENO E GRASNADOR.MARANHÃO SEGUNDO ALGUNS,OS PRIMEIROS ESPLORADORES ESPANHOES TERIAM DADO AO RIO AMAZONAS A DENOMINAÇAÕ DE MARAÑON, PARA INDICAR EM CASTELHANO,QUE ELE NÃO ERA O MAR E ESSE VOCÁBULO PASSOU A IDENTIFICAR, TAMBÉM, A REGIÃO QUE INCLUIA O ATUAL ESTADO MARAENSE.

O PARAÍBA,PERNAMBUCO,PÍAUÍ RIO GRANDE DO NORTE E SERGIPE SÃO OS ESTADOS NORDESTINOS.

Anônimo disse...

TURMA:M3TR01 ALUNA:ELIZIANE DAIRCE PEDROSA TORRES AS ORIGENS DOS NOMES DOS ESTADOS VEIO DO TUPI E POR CONTA DAS VARIAS BATALHAS DOS INDIOS E PELOS NOMES QUE OS INDIOS DAVAM AOS HOMEM.

Anônimo disse...

Polivalente de Altamira
Alunas:Adriely,Andressa,Katiane
Turma:3vr03-tarde
Vimos que cada nome dos estados brasileiros tem origens diferentes.Cada um com seu sutaque,crença,tradição e religião.Podemos conhecer um pouco de cada um desses estados e seus respectivos nomes.

Anônimo disse...

Escola Polivalente De Altamira
3º ano - 3TR03/tarde
Larissa Karine Coêlho Corrêa

Eu achei a postagem muito interessante, porque pudemos descobrir mais sobre a origem de cada estado do nordeste, e conhecer os aspectos que influenciaram na formação dos mesmos, como; as características predominantes na região.

Anônimo disse...

Polivalente de Altamira
3º ano tarde
Aline Limana Viana

Muito interessante, não sabia que esses nomes tão esquisitos significavam alguma coisa. Foi bom saber!!
Bem curioso!! xD

Anônimo disse...

E.E.E.M. Polivalente de Altamira
Turma: 3R03 Tarde
Alunos: Ben Ami, Luan

É interessante como se originou os nomes dos estados nordestinos. Apesar de serem bastante conhecidos, ninguem imaginaria que seus nomes se originaram por sua caracteristica regional.

Anônimo disse...

Polivalente de Altamira
3º ano turno:tarde turma:3r03
Alunas :Cristiane Barros Santos
Gleybiane Marinho Silva

o texto sobre a origem dos nomes dos estados Nordestinos e muito interessante pois nos revela como surgiu cada nome,e o porque desse nome,pois muitas vezes ouvimos o nome de um determinado local e ficamos nos perguntando o porque daquele nome e não encontramos nenhuma resposta.

Anônimo disse...

polivalente
Aluno Leonardo Andrade
Aluna Claudiana Azevedo
3r03
tarde

Achei o texto interessante e ingrasado principalmente sobre sergipe que diz:
O nome Sergipe origina-se do tupi si’ri-i-pe que quer dizer "no rio dos siris", denominação primitiva do rio junto à barra da capitania,. tendo sido mais tar-de adotado Cirizipe ou Cerigipe, que quer dizer "ferrão de siri", nome de um dos cinco caciques que se opuseram ao domínio português. O rnome do estado, antigamente, era Seregipe del Rei.É algo bem diferente!

Anônimo disse...

polivalente
Aluna Katiane
3r03
tarde

foi bom

Anônimo disse...

Escola polivalente de altamira
3° ano
turma: 3r03 tarde
Alunas: Edilene da Silva França
Eliene Oliveira Sales

É bem interesante a origem dos estados do Nordeste .
Cada estado com sua história interesante e de um povo cheios de virtudes e felicidades.
Uma das características do relevo nordestino é a falta de mulheres no campo, o borborema e a bacia do rio paraíba e de algumas áreas altas e planas que formam as chamadas chapadas, como a diamantina e a araripe . Entre essas regiões ficam algumas depressões, nas quais está localizado o sertão região de clima semi- árido.
O nordeste tambem é uma aréa muita visitada por suas belezas e maravilhas.

Anônimo disse...

Escola polivalente de Altamira
Alunas:Joelma Maria,Delciane Dias,Débora lima
turma:3r04
"origens dos nomes dos estados nordestinos"
As origens dos nomes é muito interessante pois cada nome de estado usa caracteristicas de sua própria região,ou seja os nomes dos estados tem a ver com sua cultura,seus rios,animais entre outros.
Alguns exemplos desse nomes.
*O nome do estado Paraiba vem da junção do tupi “pa’ra” com “a’iba”, que significa ruim, impraticável para a navegação. O nome foi dado ao rio e depois ao estado.
*PERNAMBUCO - vem do tupi-guarani “paranambuco”, junção de para’nã (rio caudaloso) e pu’ka (rebentar, furar), e seu significado é o de “buraco no mar”, pois os índios usavam o termo em relação aos navios que furavam a barreira de recifes.

Anônimo disse...

Escola: Polivalente de altamira
Turma:3r04 tarde
Alunas: Adrieli Raiani Lima Marques
Ildilene da Silva Souza

A origem dos nomes dos estados nordestinos

Achamos de fato bem interessante, pois aprendemos melhor sobre os estados nordestinos,para que possamos adquirir um melhor conhecimento sobre a região nordestina.

Anônimo disse...

Escola: Polivalente de altamira
Turma:3r04 tarde
Alunas: Adrieli Raiani Lima Marques
Ildilene da Silva Souza

A origem dos nomes dos estados nordestinos

Achamos de fato bem interessante, pois aprendemos melhor sobre os estados nordestinos,para que possamos adquirir um melhor conhecimento sobre a região nordestina.

Anônimo disse...

E. E. E. M. POLIVALENTE DE ALTAMIRA
PROFº MARCELINO
TURMA:3V04
TURNO: TARDE
ALUNAS: JÉSSICA BRENDA ARAÚJO MOTA
JOSINEIDE GOMES APÓSTOLO DE SANTANA

ORIGENS DOS NOMES DOS ESTADOS NORDESTINOS
Tem se dado a origem desses nomes por:
ALAGOAS - Derivada de numerosos lagos e lagoas.
BAHIA - Vem da baía de Todos os Santos.
CEARÁ – Por ser a versão mais aceita o nome vem de "ciará" ou "siará", que na língua tupi significa "canto da jandaia", um tipo de papagaio pequeno e grasnador.
MARANHÃO – Por ter diversas opiniões na qual tentam explicar a origem desse nome, mas na verdade, ninguém sabe dizer qual é a verdadeira.
PIAUÍ – Porque existem diversos estudos sobre a origem do nome Piauí, palavra indígena do idioma tupi, onde piau significa peixe e o y, rio, ou seja, “rio dos piaus”.
RIO GRANDE DO NORTE - Recebeu esse nome por conta do tamanho do rio Potengi.
SERGIPE - O nome Sergipe origina-se do tupi si’ri-i-pe que quer dizer "no rio dos siris", tendo sido mais tar-de adotado Cirizipe ou Cerigipe, que quer dizer "ferrão de siri", nome de um dos cinco caciques que se opuseram ao domínio português. O nome do estado, antigamente, era Seregipe del Rei.v

Anônimo disse...

polivalente,3tr04,Paula Victoria Silva Santos,Milena De Sousa Vera:
Não sabiamos que os nomes dessas cidades tinham essas histórias tão interessantes.Até mesmo algo tão simples como um nome pode ter uma historia por traz,Seria legal poder estudar sobre outros significados de outros lugares também.

Anônimo disse...

Polivalente de Altamira
turma: 3V04
turno: tarde
Alunos: Felipe L.P. / Jackeline N. A.

comentário

O nome estado de ALAGOAS Deriva dos numerosos lagos e lagoas que caracterizam o litoral alagoano.

BAHIA – É uma região onde uma esquadra portugues foi fundada ,No dia em que os católicos festejam todos os santos. quando foi iniciada a colonização da capitania, houve uma orientação para que estas fossem batizadas com nomes dos acidentes geográficos mais notáveis do território.

CEARÁ . A história registra que em 1535 a coroa portuguesa concedeu a Antônio Cardoso de Barros a capitania do Siará, mas ele nunca se importou em tomar posse dela. onde Pero Coelho de Souza obteve permissão para colonizar o Siará Grande, mas retirou-se da região em virtude de uma grande seca.

MARANHÃO - justifica-se que os exploradores espanhóis teriam dado ao rio Amazonas a denominação de Marañon, para indicar, , que ele não era o mar e esse vocábulo passou a identificar, também, a região que incluía o atual estado maranhense.

PARAÍBA - O nome foi dado ao rio e depois ao estado. Em 1534 aconteceu um sério incidente na então capitania de Itamaracá, ". Nesse episódio os índios potiguares mataram todos os moradores de um engenho com o mesmo nome, em Pernambuco, e foi em conseqüência dele quel, criou a capitania do Rio Paraíba,

PERNAMBUCO – Era quando os índios usavam o termo em relação aos navios que furavam a barreira de recifes, afirmam que esse era a nome que os indígenas locais, na época do descobrimento, davam o pau-brasil.

PIAUÍ - piau significa peixe e o y, rio, ou seja, “rio dos piaus”. foi derivada de um rio com essa mesma denominação, e que era passagem obrigatória dos caminhantes na época do desen-volvimento.

RIO GRANDE DO NORTE - Recebeu esse nome por conta do tamanho do rio Potengi. o mesmo nome, na região sul do país, se tornou necessário diferenciá-las com a complementação Norte ou Sul, de acordo com a localização geográfica de cada uma delas.

SERGIPE - O nome Sergipe origina-se do tupi si’ri-i-pe que quer dizer "no rio dos siris", denominação primitiva do rio junto à barra da capitania,. tendo sido mais tar-de adotado O nome do estado, antigamente, era Seregipe del Rei.

Anônimo disse...

Escola: E.E.E.M Polivalente de Altamira
Turma: 3R04 Tarde
Alunas: Francisca Jéssica
Raylane da Silva


Origens dos nomes dos estados nordestinos

Conforme foi mencionado no texto, podemos dizer que os nomes dos estados nordestinos foram dados a partir de características relacionadas pelos seus contextos históricos.
Tendo como exemplo : Alagoas deriva dos numerosos lagos e lagoas que caracterizam o litoral alagoano, outro ex: é o caso da Bahia que seu nome origina-se da Bahia de Todos os Santos.

Anônimo disse...

E. E.E.M Polivalente de Altamira
Professor ; Marcelino
Aluna; Jackeline Nascimento Azevedo
Francisca Jéssica Nas/cimento Silva
Turma; 3TV04 Tarde




1-Quais objetivos do IDH?
O objetivo é oferecer um contraponto a outro indicador, Ele parte do pressuposto de que para aferir o avanço de uma população não se deve considerar apenas a dimensão econômica, mas também outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana.

2- Na questão da educação como é feita esta avaliação? A educação é feita Para medir o acesso à educação em grandes sociedades, como um país, a taxa de matrícula diversos níveis do sistema educacional é um indicador suficientemente preciso.

O outro critério paraavaliação da educação de uma população é o percentual de alfabetizados maiores de 15 anos. Ele se baseia no direito constitucional de todos os brasileiros de terem acesso às oito séries do ensino fundamentaO outro critério para a avaliação da educação de uma população é o percentual de alfabetizados maiores de 15 anos. Ele se baseia no direito constitucional de todos os brasileiros de terem acesso às oito séries do ensino fundamenta
3-questão da longevidade com é mensurado isso?E Na sse indicador mostra qual a média de anos que a população nascida naquela localidade no ano de referência deve viver - Esse indicador mostra qual a média de anos que a população nascida naquela localidade no ano de referência deve viver -
4-E quanto a divisão de renda fale sobre essa avaliação.?Na avaliação da renda dos habitantes de um município, o uso do PIB per capita torna-se inadequado. Por exemplo: nem toda a renda produzida dentro da área do município é apropriada pela população residente.