blog de interesse educativo com novidades geográficas, política, social econômica podendo ser visto e interagido por alunos e professores com notícias da Região Xinguara.
quinta-feira, 17 de junho de 2010
ATIVIDADE FINAL DE SOCIOLOGIA
FAÇA UMA PESQUISA NA INTERNET E ESCOLHA UM TEXTO QUE NÃO SEJA DEMASIADO EXTENSO E QUE TENHA SIGNIFICADO MORAL POSITIVO E ÉTICO DÊ O CRÉDITO AO AUTOR COLOQUE SEU NOME E TURMA E BOA POSTAGEM.J.MARCELINO
30 comentários:
Anônimo
disse...
SER JOVEM
A juventude não é um período da vida: ela é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor ao conforto. Não é por termos vivido um certo número de anos que envelhecemos; envelhecemos porque abandonamos o nosso Ideal. Os anos enrrugam o rosto; renunciar ao Ideal, enruga a alma. As preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são inimigos que lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte. Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta, como a criança insaciável: e depois? Que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida. És tão jovem quanto a tua fé. Tão velho quanto a tua descrença; Tão jovem quanto a tua confiança em ti e a tua esperança, Tão velho quanto o teu desânimo. Serás jovem enquanto te conservares receptivo ao que é belo, bom, grande. Receptivo às mensagens da natureza, do homem, do infinito.
(General Mac'Arthur)
O texto descreve o que muitas pessoas fazem ao ficar velhas esquecem dos seus ideias, e enfatizam o despreso que sentem por estar ficando velhas. o texto foi escrito por General mac'Arthur.
Alunas: Brenda Andressa e Daniella do Vale Turno: Tarde Turma: 2tr03
A idiotice é vital para a felicidade.
Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre. Putz! A vida já é um caos, por que fazermos dela, ainda por cima, um tratado? Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações, dores e afins.
No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota! Ria dos próprios defeitos. E de quem acha defeitos em você. Ignore o que o boçal do seu chefe disse. Pense assim: quem tem que carregar aquela cara feia, todos os dias, inseparavelmente, é ele. Pobre dele.
Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. Trate seu amor como seu melhor amigo, e pronto.
Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselho pra tudo,soluções sensatas, mas não consegue rir quando tropeça?
hahahahahahahahaha!...
Alguém que sabe resolver uma crise familiar, mas não tem a menor idéia de como preencher as horas livres de um fim de semana? Quanto tempo faz que você não vai ao cinema?
É bem comum gente que fica perdida quando se acabam os problemas. E daí,o que elas farão se já não têm por que se desesperar?
Desaprenderam a brincar. Eu não quero alguém assim comigo. Você quer? Espero que não.
Tudo que é mais difícil é mais gostoso, mas... a realidade já é dura; piora se for densa.
Dura, densa, e bem ruim.
Brincar é legal. Entendeu?
Esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com comida, não falar besteira, não ser imaturo, não chorar, não andar descalço,não tomar chuva.
Pule corda!
Adultos podem (e devem) contar piadas, passear no parque, rir alto e lamber a tampa do iogurte.
Ser adulto não é perder os prazeres da vida - e esse é o único "não" realmente aceitável.
Teste a teoria. Uma semaninha, para começar.
Veja e sinta as coisas como se elas fossem o que realmente são: passageiras. Acorde de manhã e decida entre duas coisas: ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou sorrir...
Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração!
Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus e que tal um cafezinho gostoso agora?
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore,dance e viva intensamente antes que a cortina se feche! Arnaldo Jabor
Um desabafo e uma reflexão, refletir minha vida....Pensar em tudo de bom que aconteceu dentro desse coração! Saiba que conheci pessoas maravilhosas, capazes de fazer muita coisa boa.. Mas estou tendo que buscar em cada minuto dos meus dias, motivos de alegria e esperança.. Eu escolhi ser feliz e tornar isso possível, com amigos, não perdendo nunca o entusiasmo pela vida e pelo amor... Mas esta sendo difícil sorrir com vontade de chorar... dizer adeus com vontade de ficar.... e mais difícil ainda esquecer alguém q tanto eu queria amar...
Há pessoas que com uma só palavra despertam ilusões e roseirais; que com um mero sorriso nos olhos nos convidam a viajar por outras terras, nos dão a conhecer toda a magia do mundo. Há pessoas que com Um mero toque Quebram a solidão, põem a mesa, servem um banquete e colocam grinaldas; que com uma simples viola fazem uma sinfonia caseira Há pessoas a quem basta Abrir a boca Para tocar nos confins da alma, Alimentar uma flor, Inventar sonhos, Fazer cantar o vinho nas pipas, Como se fossem a coisa mais simples do mundo. E assim vamos de braço dado Com a vida, Desterrando uma morte solitária, Pois sabemos que ao virar da esquina Há pessoas assim, Tão necessárias.
(Hamlet Lima Quintana)
amizade de verdade é aque verdadeiros amigos te ajudam te dão bons conselhos e estão sempre presentes pra te ajuda, e vc se sente bem eles estão sempre do seu lado.
alunas:eleticia da silva almeida cristiane almeida rodrigues turma:3r05
VOCÊ É...O QUE VOCÊ QUER! VOCÊ É ...OQUE VOCÊ QUER!!!
NUNCA, NUNCA DEIXE UM SONHO PERDIDO PELO CAMINHO...VÁ SEMPRE EM FRENTE, LUTE...RETROCEDER JAMAIS, POIS NÃO HAVERÁ DIFICULDADES MAIORES DO QUE A SUA CArPACIDADE DE VENCER, ACORDE TODOS OS DIAS DA SUA VIDA, OLHE PRA FRENTE E DIGA SEMPRE EU POSSO, EU VOU CONSEGUIR...NUNCA, NUNCA PENSE EM PARAR, EM DESISTIR...OU VOLTAR ATRÁS, O QUE PASSOU, PASSOU, QUE O PASSADO LHE SIRVA APENAS DE BASE PARA QUE VOCÊ POSSA CONSTRUIR, COM SUAS PRÓPRIA MÃOS O SEU FUTURO, POIS ESTE SIM TE ESPERA, E PROMETE, PROMETE MUITO...PROMETE QUE VOCÊ SERÁ UM GRANDE VENCEDOR E ISSO DEPENDE SOMENTE DE UMA PESSOA...DE QUEM? DE VOCÊ MESMO, SEJA SEMPRE DETERMINADO, INQUIETO, ...SEJA INDIGNADO...SEJA INCONFORMADO, E LUTE SEMPRE, PARA MUDAR A REALIDADE AO SEU REDOR, COM A QUAL VOCÊ NÃO CONCORDA, MUDAR PARA MELHOR...NÃO ESPERE POR NINGUÉM, NUNCA ESPERE POR NADA...MUITO MENOS ESPERE POR GRATIDÃO DE NINGUÉM, NEM MESMO DE SEUS FILHOS! APENAS BUSQUE...BUSQUE TUDO O QUISER, ...SEU SONHO...SEU AMOR, BUSQUE TAMBÉM SUA FORTUNA...PORQUE NÃO? TODAS AS NOSSAS BUSCAS SEMPRE SE RESUMIRAM EM PEQUENAS...OU GRANDES FORTUNAS...TALVEZ SEJAMOS MOVIDOS TÃO SOMENTE POR NOSSSAS AMBIÇÕES, SENDO ELAS PEQUENAS OU DEMASIADAMENTE GRANDES...TEMOS AMBIÇÕES AMOROSAS...AMBIÇÕES PROFISSIONAIS E ACIMA DE TUDO REALIZAÇÕES COMO PESSOAS, PESSOAS QUE SONHAM...ALMEJAM E NÃO ESPERAM, PESSOAS QUE CORREM ATRÁS DE SEUS SONHOS, PESSOAS QUE BUSCAM E QUE COM CERTEZA REALIZARÃO SEUS SONHOS, MELHORANDO O SEU MUNDO REAL, VOCÊ É O MAIOR EMPREENDEDOR DO SEU SUCESSO!
Aluno;Alberdan de Araújo Aluno;Fabio Barros Ribeiro TUrma;noite,n3r05
Viver é um Espetáculo Viver é um espetáculo imperdível... Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. Só você pode evitar que ela vá à falência. Lembre-se sempre de que ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções. Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem. Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar "eu errei". É ter ousadia para dizer "me perdoe". É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você". É ter capacidade de dizer "eu te amo".
Faça da sua vida um canteiro de oportunidades. Que nas suas primaveras você seja amante da alegria. Que nos seus invernos você seja amigo da sabedoria. E, quando você errar o caminho, comece tudo de novo.
Pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida e descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas é usar as lágrimas para irrigar a tolerância, usar as perdas para refinar a paciência, usar as falhas para esculpir a serenidade, usar a dor para lapidar o prazer, usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Jamais desista de si mesmo. Jamais desista das pessoas que você ama. Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível...
Autor:Augusto Cury é médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor brasileiro.
Alunas:Juliana Alves da Silva,Rosicléia Vilany dos Santos e Rayana Mayla Souza da Silva. Turma:3Nr05
Amor e seu tempo. Amor é privilégio de maduros estendidos na mais estreita cama, que se torna a mais larga e mais relvosa, roçando, em cada poro, o céu do corpo.
É isto, amor: o ganho não previsto, o prêmio subterrâneo e coruscante, leitura de relâmpago cifrado, que, decifrado, nada mais existe
valendo a pena e o preço terrestre, salvo o minuto de ouro no relógio minúsculo, vibrando no crepúsculo.
Amor é o que se aprende no limite, depois de se arquivar toda a ciência herdada, ouvida. Amor começa tarde. Carlos Drummond de Andrade.
Ética sem moral. E vice-versa. Falar é muito fácil. Mais fácil ainda é fingir que isso só acontece na casa do vizinho. Não sou muito fã de modismos. Claro que é impossível não se contaminar com uma tendência aqui, outra ali. Mas moda mesmo, definitivamente, não é a minha praia.
Em Feira de Santana, em alguns segmentos específicos da mídia, existe uma palavra em voga, que quase já virou uma cacofonia na boca de uns tantos que parecem querer transformá-la no ponto forte da estação: ética.
Quem já perdeu um pouco do seu tempo lendo Ética a Nicômaco, de Aristóteles, sabe que ética vai além do que simplesmente é certo ou errado. Ética, verdadeiramente é um reflexo do que somos diante de um universo chamado sociedade.
Será que existe alguém neste vasto mundo de Drummond realmente ético? Aristóteles certamente concluiu que não ou, para alguns, deixou em aberto essa possibilidade de reflexão. Porém, para os “filósofos” de plantão, ser ético é facinho, facinho. E creiam: eles conseguem!
Aristóteles perdeu tanto tempo relacionando felicidade, justiça, razão e desejo para que, talvez, nós não enlouquecêssemos diante da dura tarefa de ser ético. Ele, o grande pensador, que acreditava que a felicidade máxima dos cidadãos compunha o universo ideal deixou claro que ética não deveria ser confundida com a lei. Ou seja: ninguém pode ser obrigado pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, e nem sofrer qualquer punição pela desobediência a estas. Acreditem: não fui eu quem disse isso, foi ele, o sábio Aristóteles, o tio (pai, para alguns) do Nicômaco.
É muito fácil criticar, apontar o dedo e julgar. Isso, qualquer um, de nós, meros mortais, faz. Até os que se dizem éticos, imaginem só.
Acho que estes “papas” confundem ética com moral, que delimita o que é bom e o que é ruim no comportamento dos indivíduos para que exista uma convivência civilizada entre os mesmos. Porém, vale ressaltar que a ética reza sobre o que é mais justo ou menos injusto diante de possíveis escolhas que afetam terceiros. Ou seja: todos os indivíduos são éticos, mesmo que não tenham moral.
Acho eu que depois desse mini-resumo-resumido da diferença do que é ética ou moral, alguns indivíduos olhem para o próprio umbigo e repensem a sua postura enquanto cidadão e, acima de tudo, parem de escrever baboseiras defendendo o indefensável através de teorias conspiratórias vendidas a preço de banana no Feira guai.
Imitando descaradamente o estilo Aristotélico, uma pergunta para a reflexão final: se eu, Daniele, tivesse um emprego público na minha área, comunicação, poderia eu, a mesma Daniele, estar em um veículo – ou dois – propagando isenção de pensamento e parcialidade comedida? Será que o Franklin Martins, do Lula, poderia continuar na Rede Globo ou ter um programa de rádio terceirizado o qual criticasse o Bolsa Família, por exemplo? Ele mesmo criticava e ele mesmo escrevia o discurso de defesa do presidente. Nada mais ético, não?
Parafraseando Shakespeare numa versão nada moral: ser ou não ter? É melhor ficar calado.
A autora Daniele falou muito bem pois, ela esta por dentro do assunto comentado sobre Etica e moral sem julgar e prejudicar terceiros.
hugo ataide, antonio clebio, santiago pereira turma:3r05 noite
Ao contrário do perdão do ego que reforça que o outro pecou, o verdadeiro perdão lembra à outra pessoa que ela jamais pecou e que jamais pecará. O perdão lembra à outra pessoa de sua eterna perfeição, nela colocada pelo Criador. O verdadeiro perdão significa a compreensão de que o ataque era uma ilusão, não era real; que jamais ocorreu e que a outra pessoa de maneira nenhuma é culpada. O verdadeiro perdão lembra ao outro de sua verdadeira identidade de Filho de Deus imaculado e sem pecado nenhum. Ele também é a habilidade de ver a outra pessoa no sagrado momento presente, não à luz de sua ações passadas.
O perdão é um chamado do despertar para a outra pessoa, que está temporariamente dormindo. Temos de despertá-la gentilmente e não condená-la a um sono mais profundo. Se fôssemos acordar uma criança de um pesadelo, o faríamos com uma voz gentil para que ela não se assustasse. Diríamos a ela que o sonho acabou e que nunca foi real e que a luz chegou. Ensinaríamos à ela a diferença entre dormir e despertar, para que ela pudesse confiar na luz. É desta mesma forma que podemos despertar os outros através do perdão.
Talvez alguém tenha nos tratado de uma maneira hostil ou pior ainda, tenha nos atacado diretamente. A verdade é que esta pessoa nos ataca porque, naquele momento, não se ama e nem se sente digna do amor dos outros. Seu ataque consiste em um pedido de amor. Quando estamos nos amando e sentindo que somos dignos de amor e respeito, não tratamos as pessoas com agressividade. Nem atacamos. Se pudermos aquietar nossa raiva e nosso julgamento, teremos a capacidade de ver um desesperado pedido de amor em um ataque. A resposta apropriada, que é um grande desafio, é oferecer amor. autor: francisco de almeida torres
A cultura africana é caracterizada pela vasta diversidade de valores sociais, variando desde o patriarcado extremo até o matriarcado extremo, algumas vezes em tribos vizinhas. A cultura africana moderna é em grande parte constituída de respostas ao nacionalismo árabe e ao imperialismo europeu. Principalmente a partir dos anos 90 os africanos estão cada vez mais recuperando sua identidade cultural.
Grande parte das culturas africanas tradicionais foram empobrecidas como resultado de anos de negligência e supressão dos regimes coloniais. Existe agora um renascimento nas tentativas de redescobertas e valorização das culturas africanas tradicionais. Entretanto, em anos recentes, a cultura africana tradicional muitas vezes tem sido relacionada com a pobreza rural e agricultura de subsistência Cultura africana urbana A cultura africana urbana moderna é associada a valores ocidentais, em grande contraste com a cultura africana urbana tradicional que era rica e invejada. Durante a idade média cidade africanas eram afluentes, cheias de universidades, bibliotecas e templos. Artes na cultura africana A cultura africana tem uma rica tradição artística representada por uma variedade de entalhos em madeira, trabalhos em bronze e couro. As artes africanas incluem esculturas, pinturas, cerâmica, máscaras cerimoniais e vestimentas religiosas. A cultura africana sempre deu ênfase na aparência das pessoas, e as jóias, colares, braceletes e anéis permaneceram como um acessório pessoal importante. De maneira similar, máscaras são feitas com desenhos elaborados e constituem parte importante da cultura africana. Máscaras são usadas em uma variedade de cerimônias e rituais. Na maioria da arte tradicional da cultura africana certos temas são recorrentes, como um casal, mulher com criança, homem com arma ou animal, e um forasteiro. O casal raramente exibe intimidades e pode representar ancestrais e fundadores da comunidade. A mulher com a criança retrata o desejo intenso das africanas terem filhos. O tema também pode representar a Mãe Terra e as pessoas como sua criança. O homem com arma ou animal simboliza honra e poder. O forasteiro pode ser alguém de outra tribo ou outro país, sendo que quanto mais distorcido ele for maior tenderá a ser suas diferenças com a cultura que o retratou.Idiomas na cultura africana Pela maioria das estimativas, a África contém mais de 1.000 idiomas, a maioria de origem africana e alguns de origem européia. Existem quatro principais família lingüísticas na África: * Os idiomas afro-asiáticos são uma família de em torno de 240 línguas e 280 milhões de africanos. * A família lingüística nilo-saariana consistem em mais de 100 idiomas falados por em torno de 30 milhões de pessoas principalmente no Chade, Etiópia, Quênia, Sudão, Uganda e Tanzânia. * A família lingüística niger-congo cobre a maior parte da África subsaariana e é provavelmente a maior do mundo em termo de número de idiomas. * As línguas khoisan compreendem em torno de 15 e são faladas por aproximadamente 120 mil pessoas no sudoeste da África.
ALUNAS: BRUNA VANESSA DE SOUZA MONTEIRO LINDALVA DOS SANTOS DUARTE TURMA:3NR05
A INFÂNCIA NA POBREZA URBANA: LINGUAGEM ORAL E A ESCRITA DA HISTÓRIA PELAS CRIANÇAS
Através da convivência com um grupo de 14 crianças entre 3 e 9 anos, em um bairro da periferia de São Paulo, procurou-se verificar a tese de que essas crianças são portadoras de "deficiência de linguagem" devido à pobreza de seu ambiente verbal, da precariedade da linguagem dos adultos e de sua relação verbal com os filhos. O contato com as crianças, com seus pais e com o bairro revelou a complexidade com que elas se utilizam da linguagem verbal; é através dela que elas conquistam seu lugar no mundo dos adultos e sobretudo expressam constantemente suas vivências em seu ambiente próximo. É através de interações verbais muito ricas, do recurso a músicas folclóricas e metáforas, da narrativa dos acontecimentos do bairro e da expressão verbal de suas fantasias e temores que elas se constituem como porta-vozes e como memória viva e coletiva de um bairro no qual a luta não só pela sobrevivência, mas pela vida digna é a principal tarefa que organiza a vida cotidiana.
Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente. autor:carlos drumont de andrade
alunas: alessandra consuelo da silva paixão e lucilene gomes da silva turma:3r05 noite
A constituição da identidade no "pedaço" e o manejo da linguagem verbal
As crianças, desde que nascem, são levadas ao colo pelos irmãos mais velhos, pelos vizinhos, parentes etc. e "freqüentam" os vários espaços para além da casa, passando a fazer parte da vida do bairro: são alvo de brincadeiras, gozações, são atiçadas, provocadas pelos adultos sentados nos botequins e desafiadas desde cedo a aprenderem a se defender. O sucesso ou o fracasso nessa empreitada é condição para que essas crianças venham a se integrar aos diferentes grupos que compõem os outros espaços de sociabilidade para além do da família, o que lhes rende apelidos, tais como "sabido", "lerdo", "esperto", "boca suja", "falador", "tem problema", "chorão" e tantos outros. Embora seja alvo de muita ambivalência e cause certa censura, a aprendizagem que se dá na rua é valorizada e tida como necessária.
Vou deixar as crianças presas dentro de casa nesse cubículo, sem espaço para brincar? Os meninos têm que aprender a se defender. (Dona Ivone, mãe de uma das crianças)
Freqüentar a rua e outros espaços do bairro envolve um "ritual de iniciação" no qual a interação verbal é central. Da natureza e qualidade dessa interação depende a sobrevivência social e existencial das crianças no espaço público em que precisam negociar seu lugar e sua participação. Há nesses espaços uma rede de relações que transcende o âmbito da família nuclear: vizinhos, parentes, freqüentadores da rua, donos do bar, o dono da venda, o barbeiro, crianças etc., que compõem o contexto e a matéria-prima da vida e das interações verbais dessas crianças, que se estendem para além do ambiente minúsculo, úmido, escuro e pouco arejado do cômodo onde moram.
Mas entre a rua e a casa existe um espaço intermediário de sociabilidade: o "pedaço"5 do qual também faz parte o grupo de brincadeiras das crianças, seu grupo de pares, "companheiros de andanças". Ali as crianças circulam, sentem-se acolhidas e é o espaço a que recorrem nos momentos difíceis. Ali são reconhecidos: o "filho da Dona Ivone", o "neto da dona Nezinha", "o chorão", o "falador" etc. O "pedaço" é fruto não só das relações que vão se estabelecendo entre as várias famílias na luta pela sobrevivência mas da constituição de um ambiente discursivo e relacional que não se restringe ao espaço da família, mas que não se abre ilimitadamente ao espaço público do bairro ou da rua.
Para pertencer ao "pedaço" é preciso aprender a se defender das gozações e provocações contínuas; intrometer-se na conversa dos outros, se fazer ouvir; conquistar um lugar, fazer-se conhecido, saber se safar das situações mais difíceis e comprometedoras; enfim, "negociar" sua forma de participação e conquistar o interlocutor, o que requer investimento e grande habilidade verbal desde muito cedo. A rua é um espaço onde tudo pode acontecer, e é preciso aprender a estar nela: evitar ser atropelado por um carro, até mesmo da polícia, que faz batidas diárias e entra em alta velocidade pela rua; juntar-se aos desocupados; correr do camburão da FEBEM e conviver com seus freqüentadores. Todos estes são alguns dos muitos e inesperados desafios que a rua impõe a essas crianças e a habilidade verbal é sinônimo de esperteza e condição para a integração das crianças nos espaços de sociabilidade do bairro.
De chupeta na boca, Diego, de 3 anos é um dos grandes "rueiros" do "pedaço", é "figura tarimbada" nas provocações. Xingos e arruaças marcam sua presença e todos o conhecem, mas conquistou uma rede de amigos que o protege das agressões.
Aluno;Jones gleison Rodrigues Aluno;Jackson Melo de Freitas Turma;NOite,
A Lista
Faça uma lista de grandes amigos, quem você mais via há dez anos atrás... Quantos você ainda vê todo dia ? Quantos você já não encontra mais? Faça uma lista dos sonhos que tinha... Quantos você desistiu de sonhar? Quantos amornrres jurados pra sempre... Quantos você conseguiu preservar? Onde você ainda se reconhece, na foto passada ou no espelho de agora? Hoje é do jeito que achou que seria? Quantos amigos você jogou fora... Quantos mistérios que você sondava, quantos você conseguiu entender? Quantos defeitos sanados com o tempo, era o melhor que havia em você? Quantas mentiras você condenava, quantas você teve que cometer ? Quantas canções que você não cantava, hoje assobia pra sobreviver ... Quantos segredos que você guardava, hoje são bobos ninguém quer saber ... Quantas pessoas que você amava, hoje acredita que amam você?
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e quecompanhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguidae olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o Sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-las, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que se quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa aonde já chegou, mas onde está indo, e se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados. Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se. Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.
"Nossas dádivas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar."
Aluna: Aline peres oliveira aluna: Keiliane batista couto aluna: Bruna gomes TURMA 3RO5 NOITE A importância da água A água é um recurso essencial para a vida. Por isso é necessário preserva-lá. Eis a questão. A vida só se tornou perceptível apos o aparecimento da água. Para termos uma noção em relação a importância deste recurso basta parar e pensar. Por exemplo, nosso corpo é constituído de 75% de água. O que á torna indispensável para vida celular. E não só para o homem, mas, para outros seres que fazem parte do nosso planeta. Entretanto 97% da água está destinada aos oceanos e apenas 1 %, rios, lagos e etc.. O que ocasiona grande parte dos problemas pois necessitamos de água doce e no entanto possuímos em maior quantidade água salgada. Este é o ponto onde se encaixa a questão da preservação. O desperdício de água cresce a cada dia, o que poderá provocar futuramente um déficit em sua quantidade. Acarretando uma serie de problemas. Onde estes irão afetar não só aos homens, mas principalmente ao meio ambiente. Sendo assim, economizar água torna-se um fator benéfico e essencial á vida. O que nos torna responsável pelo controle do espaço aquático. Pois sua falta em alguns casos pode provocar patógenos que levam até a morte. Dado o exposto pode-se dizer que, a melhor solução para a manutenção de nossa existência é a pratica da preservação dos recursos hídricos. Desta maneira cabe as entidades governamentais a criação de campanhas de conscientização. Mas faça a sua parte que futuramente o planeta terra agradecerá.
"Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar, se possível, judeus, gentios, negros, brancos... Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo, não para seu infortúnio. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra que é boa e rica, pode prover a todas as necessidades. Caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém, nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma das pessoas... Levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e a morte. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina que produz abundância, tem-nos deixado em penúrias. Nossos conhecimentos fazem-nos céticos; nossa inteligência em pessoas duras e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas feições a vida será de violência e tudo será perdido. A aviação e o rádio aproximam-nos muito mais. A própria natureza dessas coisas é um apelo eloqüente à bondade da pessoa humana, um apelo à fraternidade universal, à união de todos nós. Neste mesmo instante minha voz chega a milhões de pessoas por este mundo afora. Milhões de desesperados, homens e mulheres, criancinhas, vítimas de um sistemas que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que me podem ouvir, eu digo: "Não se desesperem!" A desgraça que tem caído sobre nós não é mais produto da cobiça em agonia, da amargura de pessoas que temem o avanço do processo humano. As pessoas que odeiam desaparecerão. Os ditadores sucumbirão e o poder que do povo foi roubado há de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem pessoas, a liberdade nunca perecerá. Companheiros, não vos entregueis a seres humanos brutais que vos desprezam, que vos escravizam, que arregimentam as vossas vidas, que ditam os vossos atos, as vossas idéias, os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como um gado humano, que vos utilizam como carne para canhão! Não sois máquinas! Pessoas é que sois! E, com amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar, os inumanos. Companheiros, não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus está dentro de vós todos! Vós, o povo, tendes o poder - o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... e fazê-la uma aventura maravilhosa. Portanto, em nome da democracia, usemos deste poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo... um mundo bom, que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê fruto à mocidade e segurança à velhice. É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém, escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à aventura de todos nós. Em nome da democracia, unamo-nos. Hannah, estás me ouvindo? Onde te encontres, levanta os olhos! Vês, Hannah? O sol vai rompendo as nuvens que se dispersam! Estamos saindo das trevas para a luz! Vamos entrando num mundo novo. Um mundo melhor, em que as pessoas estarão acima da cobiça, do ódio e da brutalidade. Ergue os olhos, Hannah! A alma das pessoas ganhou asas e afinal começa a voar. Voar para o arco-íris, para a luz da esperança. Ergue os olhos Hannah! Ergue os olhos!"
Charles Chaplin Extraído do filme O Grande Ditador
Um velho carpinteiro estava pronto para se aposentar. Ele informou ao chefe seu desejo de sair da indústria de construção e passar mais tempo com sua família. Ele ainda disse que sentiria falta do salário, mas realmente queria se aposentar.
A empresa não seria muito afetada pela saída do carpinteiro, mas o chefe estava triste em ver um bom funcionário partindo e ele pediu ao carpinteiro para trabalhar em mais um projeto como um favor.
O carpinteiro concordou, mas era fácil ver que ele não estava entusiasmado com a idéia. Ele prosseguiu fazendo um trabalho de segunda qualidade e usando materiais inadequados.
Foi uma maneira negativa dele terminar sua carreira. Quando o carpinteiro acabou, o chefe veio fazer a inspeção da casa. E depois ele deu a chave da casa para o carpinteiro e disse: "Essa é sua casa. Ela é o meu presente para você".
O carpinteiro ficou muito surpreso. Que pena! Se ele soubesse que ele estava construindo sua própria casa, ele teria feito tudo diferente.
O mesmo acontece conosco. Nós construímos nossa vida, um dia de cada vez e muitas vezes fazendo menos que o melhor possível na construção. Depois com surpresa nós descobrimos que nós precisamos viver na casa que nós construímos.
Se nós pudéssemos fazer tudo de novo, faríamos tudo diferente. Mas não podemos voltar atrás.
Você é o carpinteiro. Todo dia você martela pregos, ajusta tábuas e constrói paredes. Alguém disse que "A vida é um projeto que você mesmo constrói". Suas atitudes e escolhas de hoje estão construindo a "casa" que você vai morar amanhã.
Já andei por tantos caminhos e já vivi tantas coisas, que hoje vejo que o preconceito e discriminação estão em cada um de nós, e cabe a nós quebrá-los para que possamos viver numa sociedade mais justa e humana.
Hoje posso afirmar que:
"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco" é quem não procura ser feliz.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria.
"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.
E "Miserável" somos todos que não conseguimos falar com Deus.
Sentei em uma varanda, em um dia de verão, bebendo chá gelado enquanto visitava minha mãe. "Nunca esqueça de suas amigas" ela falou, mexendo nos cubos de gelo em seu copo. "Não importa o quanto você ame o seu marido, você ainda precisará de suas amigas." "Lembre-se de ir sair e fazer coisas com elas, hoje e sempre. E lembre-se que amigas também são as irmãs, filhas, primas e outras parentes que você tenha." Que conselho estranho, pensei. Eu não tinha acabado de me casar? Eu não havia acabado de entrar no "mundo dos casais?" Eu era um mulher casada agora, meu Deus, não somente uma garotinha que precisasse de amigas. Mas mesmo assim escutei à minha mãe, mantive contato com minhas amigas, e fiz novas amizades ao longo do caminho. Conforme os anos passavam, um após o outro, gradualmente comecei a entender o que minha mãe quis dizer naquele dia. Aqui está o que eu aprendi sobre as Amigas:
* Amigas trazem comida e ajudam a limpar o banheiro quando você precisa de ajuda. * Amigas cuidam de seus filhos e de seus segredos. * Amigas lhe dão conselhos quando você os pede. As vezes você escuta, as vezes não. * Amigas nem sempre lhe dizem o que você quer, mas são honestas no que dizem. * Amigas amam você e ficam ao seu lado, mesmo quando não concordam com suas escolhas. * Amigas riem com você, mesmo quando não há motivo aparente. * Amigas te ajudam a sair de confusões. * Amigas fazem festa para a sua filha ou filho quando eles se casam ou ficam grávidos, mesmo que não aconteça necessariamente nesta ordem. * Amigas estão sempre ao seu lado quando tempos difíceis chegam. * Amigas escutam você lamentar quando perde um emprego ou um amigo. * Amigas escutam quando seus filhos a magoam. * Amigas escutam quando seus pais ficam doentes. * Amigas choram com você quando alguém que você ama morre. * Filhas, irmãs, família e amigas abençoam nossaas vidas. E a você, minha AMIGA, o meu MUITO OBRIGADA! E o desejo de que fique para sempre em minha vida!
(Esse texto está no livro Eclesiástico na Bíblia compilada pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, Edições Paulinas. Trata-se da chamada Bíblia Católica, em oposição à Bíblia Protestante. Bastante esclarecedor quanto a essas diferenças
Aluno: Wanderson dias da silva turma:2R03 Turno:Tarde
Os amigos
(Essas pessoas tão necessárias)
Há pessoas que com uma só palavra despertam ilusões e roseirais; que com um mero sorriso nos olhos nos convidam a viajar por outras terras, nos dão a conhecer toda a magia do mundo. Há pessoas que com Um mero toque Quebram a solidão, põem a mesa, servem um banquete e colocam grinaldas; que com uma simples viola fazem uma sinfonia caseira Há pessoas a quem basta Abrir a boca Para tocar nos confins da alma, Alimentar uma flor, Inventar sonhos, Fazer cantar o vinho nas pipas, Como se fossem a coisa mais simples do mundo. E assim vamos de braço dado Com a vida, Desterrando uma morte solitária, Pois sabemos que ao virar da esquina Há pessoas assim, Tão necessárias.
Aluno: Leonardo De Oliveira Souza Turma:2R03 turno: tarde
O Amor tudo Pode
Ainda que eu fale todas as línguas do mundo, Se me faltar o amor, Sou como um bronze que soa ou um sino que toca. Ainda que eu tenha o dom da profecia E conheça todos os mistérios e toda a ciência, Ainda que eu tenha uma grande fé Capaz de mover montanhas, Se não tiver amor, nada sou. Ainda que eu distribua todos os meus bens Para alimentar os pobres e entregue o meu corpo às chamas, Se me faltar o amor, De nada me serve. O amor é paciente, é prestável; O amor não é invejoso, Não é arrogante, Não é orgulhoso, Não age com baixeza, Não procura o seu próprio interesse. O amor não se deixa levar pala ira; Esquece e perdoa as ofensas. Nunca se alegra com a injustiça E rejubila sempre com a verdade. O amor tudo desculpa, tudo crê, Tudo espera e tudo suporta. O amor jamais passará. As profecias terão o seu fim, O dom das línguas terminará E a ciência será inútil, (porque a nossa ciência é imperfeita e as nossas profecias limitadas.) Mas, quando vier o que é perfeito, O imperfeito desaparecerá. Quando era criança, falava como criança, Sentia como criança, pensava como criança, Mas, quando me tornei homem, Deixei o que era próprio de criança. Da mesma forma, Agora vemos como por um espelho, de maneira difusa, Mas depois veremos tudo face a face. Assim, agora permanecem estas três coisas: A fé, a esperança e o amor. Mas a maior de todas é o amor. Saulo de Tarso, Arteplural, Lda.
Um fazendeiro colecionava cavalos e só faltava uma determinada raça. Um dia ele descobriu que o seu vizinho tinha este determinado cavalo. Assim, ele atazanou seu vizinho até conseguir comprá-lo.
Um mês depois o cavalo adoeceu, e ele chamou o veterinário:
- Bem, seu cavalo está com uma virose, é preciso tomar este medicamento durante 3 dias, no terceiro dia eu retornarei e caso ele não esteja melhor, será necessário sacrificá-lo.
O porco, silenciosamente, escutava toda a conversa.
No dia seguinte deram o medicamento e foram embora. O porco se aproximou do cavalo e disse:
Então de repente o dono chegou, viu o cavalo correndo no campo e gritou:
- Milagre!!! O cavalo melhorou. Isso merece uma festa...
"Vamos matar o porco para comemorar!!!"
Ponto de reflexão:
- Isso acontece com freqüência no ambiente de trabalho. Muitas vezes ninguém percebe quem é o funcionário que tem o mérito pelo sucesso.
- "Saber viver sem ser reconhecido é uma arte."
- "Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."
Reflexão:
- Procure ser uma pessoa de valor, em vez de ser uma pessoa de sucesso.
A partir de hoje, semanalmente, estaremos publicando, aqui no nosso site, um texto educativo e que nos leve a refletir sobre as mais variadas situações da vida.
Se você quer ver seu texto publicado, envie-nos para presidencia@sindsef-ro.org.br . UM BOM FINAL DE SEMANA PARA TODOS.
Herclus Coelho
Presidente ALUNO:ALEXSANDRO CARVALHO DUARTE TURMA:2TR03
"A uma certa distância todos se parecem... Bonitos, cheirosos e educados. Ao se aproximar, o mau hálito e o sapato gasto influênciam nossa mente a conspirar e mal tratar aleatoriamente, puro preconceito! Imaginar vivermos num mundo de distintos personagens onde ser diferente talvez seja o normal."
João Vitor Rocha ALUNO/:PATRICK GABRIEL TURMA:2TR03
Paulo Roberto Gaefke (No livro "Quando é preciso Viver" página 29)
Você sabe por que o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso? É porque teve a humildade de colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios. Sabendo receber, tornou-se grande. Se quisesse ser o primeiro, centímetros acima de todos os rios, não seria mar, mas sim uma ilha. Toda sua água iria para os outros e estaria isolado. A perda faz parte. A queda faz parte. A morte faz parte. É impossível vivermos satisfatoriamente. Precisamos aprender a perder, a cair, a errar e a morrer. Impossível ganhar sem saber perder. Impossível andar sem saber cair. Impossível acertar sem saber errar. Impossível viver sem saber viver. Se aprenderes a perder, a cair, a errar, ninguém mais o controlará. Porque o máximo que poderá acontecer a você é cair, errar e perder. E isto você já sabe.
Bem aventurado aquele que já consegue receber com a mesma naturalidade o ganho e a perda, o acerto e o erro, o triunfo e a queda, a vida e a morte.
Não projete demais, não calcule, apenas fique por perto. Não hesite. Nem por três milésimos. Pense por três segundos: o que representam três anos? De onde vem a matemática do amor? Não há números em nossos encontros, Danii, apenas versos. Escrever para você é como imitar um poema já composto. É como copiar nossa própria poesia. E depois, esperar para saber se você achou que eu fiz parecido. Entende o quanto é fácil(difícil)? Hoje, só desejo isso, que leia e se mantenha por perto. Não calcule, não tenha medo, simplifique. A simplicidade é a perfeição dos apaixonados. A perfeição é uma apaixonada pela simplicidade. Danii, o que nossos atos erram, a natureza se ocupa em reparar. Nunca se esqueça. Quando nos dizemos as palavras erradas, ainda assim, nos dizemos as palavras certas. Quando nos dizemos as palavras certas, é como nos dizer o absoluto, como adivinhar o pensamento, o futuro, como a felicidade de uma criança, "o paraíso". Dizer as palavras certas é como escrever algo inatingível, perfeição inalcançável. É quase um silêncio.
aluno:wanderson dias da silva turma:2R03 Turno:Tarde
lendo o texto agora vi a quanto tempo a corrupiçao existe na politica e cada vez mais almenta e como se .fosse uma bola de neve e muito dificio termos politicos serios no nosso pais hoje em dia a eleiçao chega e o eleitor nao sabe se o candidato e um bom politico e que tenha etica para administrar o dinheiro publico
30 comentários:
SER JOVEM
A juventude não é um período da vida: ela é um estado
de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da
imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da
coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre
o amor ao conforto. Não é por termos vivido um certo
número de anos que envelhecemos; envelhecemos
porque abandonamos o nosso Ideal. Os anos enrrugam
o rosto; renunciar ao Ideal, enruga a alma. As preocupações,
as dúvidas, os temores e os desesperos são inimigos que
lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes
da morte. Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e
pergunta, como a criança insaciável: e depois? Que desafia
os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida. És tão
jovem quanto a tua fé. Tão velho quanto a tua descrença;
Tão jovem quanto a tua confiança em ti e a tua esperança,
Tão velho quanto o teu desânimo. Serás jovem enquanto
te conservares receptivo ao que é belo, bom, grande.
Receptivo às mensagens da natureza, do homem,
do infinito.
(General Mac'Arthur)
O texto descreve o que muitas pessoas fazem ao ficar velhas esquecem dos seus ideias, e enfatizam o despreso que sentem por estar ficando velhas. o texto foi escrito por General mac'Arthur.
Julio Carvalho M2TR03
Alunas: Brenda Andressa e Daniella do Vale Turno: Tarde Turma: 2tr03
A idiotice é vital para a felicidade.
Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre. Putz! A vida já é um caos, por que fazermos dela, ainda por cima, um tratado? Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações, dores e afins.
No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota! Ria dos próprios defeitos. E de quem acha defeitos em você. Ignore o que o boçal do seu chefe disse. Pense assim: quem tem que carregar aquela cara feia, todos os dias, inseparavelmente, é ele. Pobre dele.
Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. Trate seu amor como seu melhor amigo, e pronto.
Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselho pra tudo,soluções sensatas, mas não consegue rir quando tropeça?
hahahahahahahahaha!...
Alguém que sabe resolver uma crise familiar, mas não tem a menor idéia de como preencher as horas livres de um fim de semana? Quanto tempo faz que você não vai ao cinema?
É bem comum gente que fica perdida quando se acabam os problemas. E daí,o que elas farão se já não têm por que se desesperar?
Desaprenderam a brincar. Eu não quero alguém assim comigo. Você quer? Espero que não.
Tudo que é mais difícil é mais gostoso, mas... a realidade já é dura; piora se for densa.
Dura, densa, e bem ruim.
Brincar é legal. Entendeu?
Esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com comida, não falar besteira, não ser imaturo, não chorar, não andar descalço,não tomar chuva.
Pule corda!
Adultos podem (e devem) contar piadas, passear no parque, rir alto e lamber a tampa do iogurte.
Ser adulto não é perder os prazeres da vida - e esse é o único "não" realmente aceitável.
Teste a teoria. Uma semaninha, para começar.
Veja e sinta as coisas como se elas fossem o que realmente são:
passageiras. Acorde de manhã e decida entre duas coisas: ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou sorrir...
Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração!
Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus e que tal um cafezinho gostoso agora?
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore,dance e viva intensamente antes que a cortina se feche!
Arnaldo Jabor
Um desabafo e uma reflexão, refletir minha vida....Pensar em tudo de bom que aconteceu dentro desse coração!
Saiba que conheci pessoas maravilhosas, capazes de fazer muita coisa boa..
Mas estou tendo que buscar em cada minuto dos meus dias, motivos de alegria e esperança..
Eu escolhi ser feliz e tornar isso possível, com amigos, não perdendo nunca o entusiasmo pela vida e pelo amor...
Mas esta sendo difícil sorrir com vontade de chorar... dizer adeus com vontade de ficar.... e mais difícil ainda esquecer alguém q tanto eu queria amar...
(Gustavo André)
Alisson lima
Fagner
M2TR03
Os amigos
(Essas pessoas tão necessárias)
Há pessoas que com
uma só palavra
despertam ilusões
e roseirais;
que com um mero sorriso nos olhos
nos convidam a viajar
por outras terras,
nos dão a conhecer toda a
magia do mundo.
Há pessoas que com
Um mero toque
Quebram a solidão,
põem a mesa, servem um banquete
e colocam grinaldas;
que com uma simples viola
fazem uma sinfonia caseira
Há pessoas a quem basta
Abrir a boca
Para tocar nos confins da alma,
Alimentar uma flor,
Inventar sonhos,
Fazer cantar o vinho nas pipas,
Como se fossem a coisa mais simples do mundo.
E assim vamos de braço dado
Com a vida,
Desterrando uma morte solitária,
Pois sabemos que ao virar da esquina
Há pessoas assim,
Tão necessárias.
(Hamlet Lima Quintana)
amizade de verdade é aque verdadeiros amigos te ajudam te dão bons conselhos e estão sempre presentes pra te ajuda, e vc se sente bem eles estão sempre do seu lado.
jeison da silva torres 2tr03
alunas:eleticia da silva almeida
cristiane almeida rodrigues
turma:3r05
VOCÊ É...O QUE VOCÊ QUER!
VOCÊ É ...OQUE VOCÊ QUER!!!
NUNCA, NUNCA DEIXE UM SONHO PERDIDO PELO CAMINHO...VÁ SEMPRE EM FRENTE, LUTE...RETROCEDER JAMAIS, POIS NÃO HAVERÁ DIFICULDADES MAIORES DO QUE A SUA CArPACIDADE DE VENCER, ACORDE TODOS OS DIAS DA SUA VIDA, OLHE PRA FRENTE E DIGA SEMPRE EU POSSO, EU VOU CONSEGUIR...NUNCA, NUNCA PENSE EM PARAR, EM DESISTIR...OU VOLTAR ATRÁS, O QUE PASSOU, PASSOU, QUE O PASSADO LHE SIRVA APENAS DE BASE PARA QUE VOCÊ POSSA CONSTRUIR, COM SUAS PRÓPRIA MÃOS O SEU FUTURO, POIS ESTE SIM TE ESPERA, E PROMETE, PROMETE MUITO...PROMETE QUE VOCÊ SERÁ UM GRANDE VENCEDOR E ISSO DEPENDE SOMENTE DE UMA PESSOA...DE QUEM? DE VOCÊ MESMO, SEJA SEMPRE DETERMINADO, INQUIETO, ...SEJA INDIGNADO...SEJA INCONFORMADO, E LUTE SEMPRE, PARA MUDAR A REALIDADE AO SEU REDOR, COM A QUAL VOCÊ NÃO CONCORDA, MUDAR PARA MELHOR...NÃO ESPERE POR NINGUÉM, NUNCA ESPERE POR NADA...MUITO MENOS ESPERE POR GRATIDÃO DE NINGUÉM, NEM MESMO DE SEUS FILHOS!
APENAS BUSQUE...BUSQUE TUDO O QUISER, ...SEU SONHO...SEU AMOR, BUSQUE TAMBÉM SUA FORTUNA...PORQUE NÃO? TODAS AS NOSSAS BUSCAS SEMPRE SE RESUMIRAM EM PEQUENAS...OU GRANDES FORTUNAS...TALVEZ SEJAMOS MOVIDOS TÃO SOMENTE POR NOSSSAS AMBIÇÕES, SENDO ELAS PEQUENAS OU DEMASIADAMENTE GRANDES...TEMOS AMBIÇÕES AMOROSAS...AMBIÇÕES PROFISSIONAIS E ACIMA DE TUDO REALIZAÇÕES COMO PESSOAS, PESSOAS QUE SONHAM...ALMEJAM E NÃO ESPERAM, PESSOAS QUE CORREM ATRÁS DE SEUS SONHOS, PESSOAS QUE BUSCAM E QUE COM CERTEZA REALIZARÃO SEUS SONHOS, MELHORANDO O SEU MUNDO REAL, VOCÊ É O MAIOR EMPREENDEDOR DO SEU SUCESSO!
carlos drummond de andrade
Aluno;Alberdan de Araújo
Aluno;Fabio Barros Ribeiro
TUrma;noite,n3r05
Viver é um Espetáculo
Viver é um espetáculo imperdível...
Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo.
Só você pode evitar que ela vá à falência.
Lembre-se sempre de que ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções.
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.
Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.
Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar
para dentro do seu próprio ser.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.
Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós.
É ter maturidade para falar "eu errei".
É ter ousadia para dizer "me perdoe".
É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você".
É ter capacidade de dizer "eu te amo".
Faça da sua vida um canteiro de oportunidades.
Que nas suas primaveras você seja amante da alegria.
Que nos seus invernos você seja amigo da sabedoria.
E, quando você errar o caminho, comece tudo de novo.
Pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida e descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas é usar as lágrimas para irrigar a tolerância, usar as perdas para refinar a paciência, usar as falhas para esculpir a serenidade, usar a dor para lapidar o prazer, usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Jamais desista de si mesmo.
Jamais desista das pessoas que você ama.
Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível...
Autor:Augusto Cury é médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor brasileiro.
Alunas:Juliana Alves da Silva,Rosicléia Vilany dos Santos e Rayana Mayla Souza da Silva.
Turma:3Nr05
Amor e seu tempo.
Amor é privilégio de maduros
estendidos na mais estreita cama,
que se torna a mais larga e mais relvosa,
roçando, em cada poro, o céu do corpo.
É isto, amor: o ganho não previsto,
o prêmio subterrâneo e coruscante,
leitura de relâmpago cifrado,
que, decifrado, nada mais existe
valendo a pena e o preço terrestre,
salvo o minuto de ouro no relógio
minúsculo, vibrando no crepúsculo.
Amor é o que se aprende no limite,
depois de se arquivar toda a ciência
herdada, ouvida. Amor começa tarde. Carlos Drummond de Andrade.
Aluno: Aline Góes Soares
Thiago souza dos santos
Turma: 3r05 , noite
Ética sem moral. E vice-versa.
Falar é muito fácil. Mais fácil ainda é fingir que isso só acontece na casa do vizinho.
Não sou muito fã de modismos. Claro que é impossível não se contaminar com uma tendência aqui, outra ali. Mas moda mesmo, definitivamente, não é a minha praia.
Em Feira de Santana, em alguns segmentos específicos da mídia, existe uma palavra em voga, que quase já virou uma cacofonia na boca de uns tantos que parecem querer transformá-la no ponto forte da estação: ética.
Quem já perdeu um pouco do seu tempo lendo Ética a Nicômaco, de Aristóteles, sabe que ética vai além do que simplesmente é certo ou errado. Ética, verdadeiramente é um reflexo do que somos diante de um universo chamado sociedade.
Será que existe alguém neste vasto mundo de Drummond realmente ético? Aristóteles certamente concluiu que não ou, para alguns, deixou em aberto essa possibilidade de reflexão. Porém, para os “filósofos” de plantão, ser ético é facinho, facinho. E creiam: eles conseguem!
Aristóteles perdeu tanto tempo relacionando felicidade, justiça, razão e desejo para que, talvez, nós não enlouquecêssemos diante da dura tarefa de ser ético. Ele, o grande pensador, que acreditava que a felicidade máxima dos cidadãos compunha o universo ideal deixou claro que ética não deveria ser confundida com a lei. Ou seja: ninguém pode ser obrigado pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, e nem sofrer qualquer punição pela desobediência a estas. Acreditem: não fui eu quem disse isso, foi ele, o sábio Aristóteles, o tio (pai, para alguns) do Nicômaco.
É muito fácil criticar, apontar o dedo e julgar. Isso, qualquer um, de nós, meros mortais, faz. Até os que se dizem éticos, imaginem só.
Acho que estes “papas” confundem ética com moral, que delimita o que é bom e o que é ruim no comportamento dos indivíduos para que exista uma convivência civilizada entre os mesmos. Porém, vale ressaltar que a ética reza sobre o que é mais justo ou menos injusto diante de possíveis escolhas que afetam terceiros. Ou seja: todos os indivíduos são éticos, mesmo que não tenham moral.
Acho eu que depois desse mini-resumo-resumido da diferença do que é ética ou moral, alguns indivíduos olhem para o próprio umbigo e repensem a sua postura enquanto cidadão e, acima de tudo, parem de escrever baboseiras defendendo o indefensável através de teorias conspiratórias vendidas a preço de banana no Feira guai.
Imitando descaradamente o estilo Aristotélico, uma pergunta para a reflexão final: se eu, Daniele, tivesse um emprego público na minha área, comunicação, poderia eu, a mesma Daniele, estar em um veículo – ou dois – propagando isenção de pensamento e parcialidade comedida? Será que o Franklin Martins, do Lula, poderia continuar na Rede Globo ou ter um programa de rádio terceirizado o qual criticasse o Bolsa Família, por exemplo? Ele mesmo criticava e ele mesmo escrevia o discurso de defesa do presidente. Nada mais ético, não?
Parafraseando Shakespeare numa versão nada moral: ser ou não ter? É melhor ficar calado.
A autora Daniele falou muito bem pois, ela esta por dentro do assunto comentado sobre Etica e moral sem julgar e prejudicar terceiros.
hugo ataide, antonio clebio, santiago pereira
turma:3r05 noite
Ao contrário do perdão do ego que reforça que o outro pecou, o verdadeiro perdão lembra à outra pessoa que ela jamais pecou e que jamais pecará. O perdão lembra à outra pessoa de sua eterna perfeição, nela colocada pelo Criador. O verdadeiro perdão significa a compreensão de que o ataque era uma ilusão, não era real; que jamais ocorreu e que a outra pessoa de maneira nenhuma é culpada. O verdadeiro perdão lembra ao outro de sua verdadeira identidade de Filho de Deus imaculado e sem pecado nenhum. Ele também é a habilidade de ver a outra pessoa no sagrado momento presente, não à luz de sua ações passadas.
O perdão é um chamado do despertar para a outra pessoa, que está temporariamente dormindo. Temos de despertá-la gentilmente e não condená-la a um sono mais profundo. Se fôssemos acordar uma criança de um pesadelo, o faríamos com uma voz gentil para que ela não se assustasse. Diríamos a ela que o sonho acabou e que nunca foi real e que a luz chegou. Ensinaríamos à ela a diferença entre dormir e despertar, para que ela pudesse confiar na luz. É desta mesma forma que podemos despertar os outros através do perdão.
Talvez alguém tenha nos tratado de uma maneira hostil ou pior ainda, tenha nos atacado diretamente. A verdade é que esta pessoa nos ataca porque, naquele momento, não se ama e nem se sente digna do amor dos outros. Seu ataque consiste em um pedido de amor. Quando estamos nos amando e sentindo que somos dignos de amor e respeito, não tratamos as pessoas com agressividade. Nem atacamos. Se pudermos aquietar nossa raiva e nosso julgamento, teremos a capacidade de ver um desesperado pedido de amor em um ataque. A resposta apropriada, que é um grande desafio, é oferecer amor.
autor: francisco de almeida torres
ALUNA:DAIANY CRISTINA MOURA
NAYARA SILVA PRATES
NAYARA BRUNA LIMA ALMEIDA
TURMA:3r05 noite
Cultura Africana
A cultura africana é caracterizada pela vasta diversidade de valores sociais, variando desde o patriarcado extremo até o matriarcado extremo, algumas vezes em tribos vizinhas. A cultura africana moderna é em grande parte constituída de respostas ao nacionalismo árabe e ao imperialismo europeu. Principalmente a partir dos anos 90 os africanos estão cada vez mais recuperando sua identidade cultural.
Grande parte das culturas africanas tradicionais foram empobrecidas como resultado de anos de negligência e supressão dos regimes coloniais. Existe agora um renascimento nas tentativas de redescobertas e valorização das culturas africanas tradicionais. Entretanto, em anos recentes, a cultura africana tradicional muitas vezes tem sido relacionada com a pobreza rural e agricultura de subsistência
Cultura africana urbana
A cultura africana urbana moderna é associada a valores ocidentais, em grande contraste com a cultura africana urbana tradicional que era rica e invejada. Durante a idade média cidade africanas eram afluentes, cheias de universidades, bibliotecas e templos.
Artes na cultura africana
A cultura africana tem uma rica tradição artística representada por uma variedade de entalhos em madeira, trabalhos em bronze e couro. As artes africanas incluem esculturas, pinturas, cerâmica, máscaras cerimoniais e vestimentas religiosas. A cultura africana sempre deu ênfase na aparência das pessoas, e as jóias, colares, braceletes e anéis permaneceram como um acessório pessoal importante. De maneira similar, máscaras são feitas com desenhos elaborados e constituem parte importante da cultura africana. Máscaras são usadas em uma variedade de cerimônias e rituais.
Na maioria da arte tradicional da cultura africana certos temas são recorrentes, como um casal, mulher com criança, homem com arma ou animal, e um forasteiro. O casal raramente exibe intimidades e pode representar ancestrais e fundadores da comunidade. A mulher com a criança retrata o desejo intenso das africanas terem filhos. O tema também pode representar a Mãe Terra e as pessoas como sua criança. O homem com arma ou animal simboliza honra e poder. O forasteiro pode ser alguém de outra tribo ou outro país, sendo que quanto mais distorcido ele for maior tenderá a ser suas diferenças com a cultura que o retratou.Idiomas na cultura africana
Pela maioria das estimativas, a África contém mais de 1.000 idiomas, a maioria de origem africana e alguns de origem européia. Existem quatro principais família lingüísticas na África:
* Os idiomas afro-asiáticos são uma família de em torno de 240 línguas e 280 milhões de africanos.
* A família lingüística nilo-saariana consistem em mais de 100 idiomas falados por em torno de 30 milhões de pessoas principalmente no Chade, Etiópia, Quênia, Sudão, Uganda e Tanzânia.
* A família lingüística niger-congo cobre a maior parte da África subsaariana e é provavelmente a maior do mundo em termo de número de idiomas.
* As línguas khoisan compreendem em torno de 15 e são faladas por aproximadamente 120 mil pessoas no sudoeste da África.
Após o colonialismo europeu quase todos os países africanos adotaram idiomas oficiais de fora do continente, embora vários hoje em dia também usem línguas de origem nativa.
Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Africa" (en.wikipedia.org/wiki/Africa).
v
ALUNAS: BRUNA VANESSA DE SOUZA MONTEIRO
LINDALVA DOS SANTOS DUARTE
TURMA:3NR05
A INFÂNCIA NA POBREZA URBANA: LINGUAGEM ORAL E A ESCRITA DA HISTÓRIA PELAS CRIANÇAS
Através da convivência com um grupo de 14 crianças entre 3 e 9 anos, em um bairro da periferia de São Paulo, procurou-se verificar a tese de que essas crianças são portadoras de "deficiência de linguagem" devido à pobreza de seu ambiente verbal, da precariedade da linguagem dos adultos e de sua relação verbal com os filhos. O contato com as crianças, com seus pais e com o bairro revelou a complexidade com que elas se utilizam da linguagem verbal; é através dela que elas conquistam seu lugar no mundo dos adultos e sobretudo expressam constantemente suas vivências em seu ambiente próximo. É através de interações verbais muito ricas, do recurso a músicas folclóricas e metáforas, da narrativa dos acontecimentos do bairro e da expressão verbal de suas fantasias e temores que elas se constituem como porta-vozes e como memória viva e coletiva de um bairro no qual a luta não só pela sobrevivência, mas pela vida digna é a principal tarefa que organiza a vida cotidiana.
Descritores: Fracasso escolar. Pobreza. Linguagem oral. Socialização. Crianças.
(Sandra Maria Sawaya1)
Departamento de Psicologia e Educação FFCLRP-USP
alunos:silomildo martins
marcelo alves 3r05 noite
Cortar o tempo
Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente. autor:carlos drumont de andrade
alunas:
alessandra consuelo da silva paixão e lucilene gomes da silva
turma:3r05 noite
A constituição da identidade no "pedaço" e o manejo da linguagem verbal
As crianças, desde que nascem, são levadas ao colo pelos irmãos mais velhos, pelos vizinhos, parentes etc. e "freqüentam" os vários espaços para além da casa, passando a fazer parte da vida do bairro: são alvo de brincadeiras, gozações, são atiçadas, provocadas pelos adultos sentados nos botequins e desafiadas desde cedo a aprenderem a se defender. O sucesso ou o fracasso nessa empreitada é condição para que essas crianças venham a se integrar aos diferentes grupos que compõem os outros espaços de sociabilidade para além do da família, o que lhes rende apelidos, tais como "sabido", "lerdo", "esperto", "boca suja", "falador", "tem problema", "chorão" e tantos outros. Embora seja alvo de muita ambivalência e cause certa censura, a aprendizagem que se dá na rua é valorizada e tida como necessária.
Vou deixar as crianças presas dentro de casa nesse cubículo, sem espaço para brincar? Os meninos têm que aprender a se defender. (Dona Ivone, mãe de uma das crianças)
Freqüentar a rua e outros espaços do bairro envolve um "ritual de iniciação" no qual a interação verbal é central. Da natureza e qualidade dessa interação depende a sobrevivência social e existencial das crianças no espaço público em que precisam negociar seu lugar e sua participação. Há nesses espaços uma rede de relações que transcende o âmbito da família nuclear: vizinhos, parentes, freqüentadores da rua, donos do bar, o dono da venda, o barbeiro, crianças etc., que compõem o contexto e a matéria-prima da vida e das interações verbais dessas crianças, que se estendem para além do ambiente minúsculo, úmido, escuro e pouco arejado do cômodo onde moram.
Mas entre a rua e a casa existe um espaço intermediário de sociabilidade: o "pedaço"5 do qual também faz parte o grupo de brincadeiras das crianças, seu grupo de pares, "companheiros de andanças". Ali as crianças circulam, sentem-se acolhidas e é o espaço a que recorrem nos momentos difíceis. Ali são reconhecidos: o "filho da Dona Ivone", o "neto da dona Nezinha", "o chorão", o "falador" etc. O "pedaço" é fruto não só das relações que vão se estabelecendo entre as várias famílias na luta pela sobrevivência mas da constituição de um ambiente discursivo e relacional que não se restringe ao espaço da família, mas que não se abre ilimitadamente ao espaço público do bairro ou da rua.
Para pertencer ao "pedaço" é preciso aprender a se defender das gozações e provocações contínuas; intrometer-se na conversa dos outros, se fazer ouvir; conquistar um lugar, fazer-se conhecido, saber se safar das situações mais difíceis e comprometedoras; enfim, "negociar" sua forma de participação e conquistar o interlocutor, o que requer investimento e grande habilidade verbal desde muito cedo. A rua é um espaço onde tudo pode acontecer, e é preciso aprender a estar nela: evitar ser atropelado por um carro, até mesmo da polícia, que faz batidas diárias e entra em alta velocidade pela rua; juntar-se aos desocupados; correr do camburão da FEBEM e conviver com seus freqüentadores. Todos estes são alguns dos muitos e inesperados desafios que a rua impõe a essas crianças e a habilidade verbal é sinônimo de esperteza e condição para a integração das crianças nos espaços de sociabilidade do bairro.
De chupeta na boca, Diego, de 3 anos é um dos grandes "rueiros" do "pedaço", é "figura tarimbada" nas provocações. Xingos e arruaças marcam sua presença e todos o conhecem, mas conquistou uma rede de amigos que o protege das agressões.
autor:
fabricio ferreira
Aluno;Jones gleison Rodrigues
Aluno;Jackson Melo de Freitas
Turma;NOite,
A Lista
Faça uma lista de grandes amigos,
quem você mais via há dez anos atrás...
Quantos você ainda vê todo dia ?
Quantos você já não encontra mais?
Faça uma lista dos sonhos que tinha...
Quantos você desistiu de sonhar?
Quantos amornrres jurados pra sempre...
Quantos você conseguiu preservar?
Onde você ainda se reconhece,
na foto passada ou no espelho de agora?
Hoje é do jeito que achou que seria?
Quantos amigos você jogou fora...
Quantos mistérios que você sondava,
quantos você conseguiu entender?
Quantos defeitos sanados com o tempo,
era o melhor que havia em você?
Quantas mentiras você condenava,
quantas você teve que cometer ?
Quantas canções que você não cantava,
hoje assobia pra sobreviver ...
Quantos segredos que você guardava,
hoje são bobos ninguém quer saber ...
Quantas pessoas que você amava,
hoje acredita que amam você?
Oswaldo Montenegro
aluno: adriano de carvalho braga
turma:3r05
VOCÊ APRENDE.....
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a
sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma
alma.
E você aprende que amar não significa apoiar-se,
e quecompanhia nem sempre significa segurança.
E começa a aprender que beijos não são
contratos e presentes não são promessas.
E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça
erguidae olhos adiante, com a graça de um adulto
e não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no
hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais
para os planos, e o futuro tem o costume de cair
em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o Sol
queima se ficar exposto por muito tempo.
E aprende que não importa o quanto você se
importe, algumas pessoas simplesmente não se
importam...
E aceita que não importa quão boa seja uma
pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você
precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se levam anos para se construir
confiança e apenas segundos para destruí-las,
e que você pode fazer coisas em um instante,
das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades continuam a
crescer mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida,
mas quem você tem na vida.
E que bons amigos são a família que nos
permitiram escolher.
Aprende que não temos que mudar de amigos se
compreendemos que os amigos mudam, percebe
que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer
coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se
importa na vida são tomadas de você muito
depressa, por isso sempre devemos deixar as
pessoas que amamos com palavras amorosas, pode
ser a última vez que as vejamos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes
têm influência sobre nós, mas nós somos
responsáveis por nós mesmos.
Começa a aprender que não se deve comparar com
os outros, mas com o melhor que pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se
tornar a pessoa que se quer ser, e que o
tempo é curto.
Aprende que não importa aonde já chegou, mas
onde está indo, e se você não sabe para onde
está indo, qualquer lugar serve.
Aprende que, ou você controla seus atos ou
eles o controlarão, e que ser flexível não
significa ser fraco ou não ter personalidade,
pois não importa quão delicada e frágil seja
uma situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o
que era necessário fazer, enfrentando as
conseqüências.
Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes a pessoa que você
espera que o chute quando você cai é uma das
poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os
tipos de experiência que se teve e o que você
aprendeu com elas do que com quantos aniversários
você celebrou.
Aprende que há mais dos seus pais em você do que
você supunha.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança
que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão
humilhantes e seria uma tragédia se ela
acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito
de estar com raiva, mas isso não te dá o
direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do
jeito que você quer que ame, não significa que
esse alguém não o ama com tudo o que pode,
pois existem pessoas que nos amam, mas
simplesmente não sabem como demonstrar
ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser
perdoado por alguém, algumas vezes você tem
que aprender a perdoar-se a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que
julga, você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu
coração foi partido, o mundo não pára para que
você o conserte.
"Nossas dádivas são traidoras e nos
fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar."
Willian Shakespeare
Aluna: Aline peres oliveira
aluna: Keiliane batista couto
aluna: Bruna gomes
TURMA 3RO5 NOITE
A importância da água
A água é um recurso essencial para a vida. Por isso é necessário preserva-lá. Eis a questão.
A vida só se tornou perceptível apos o aparecimento da água. Para termos uma noção em relação a importância deste recurso basta parar e pensar. Por exemplo, nosso corpo é constituído de 75% de água. O que á torna indispensável para vida celular. E não só para o homem, mas, para outros seres que fazem parte do nosso planeta.
Entretanto 97% da água está destinada aos oceanos e apenas 1 %, rios, lagos e etc.. O que ocasiona grande parte dos problemas pois necessitamos de água doce e no entanto possuímos em maior quantidade água salgada. Este é o ponto onde se encaixa a questão da preservação.
O desperdício de água cresce a cada dia, o que poderá provocar futuramente um déficit em sua quantidade. Acarretando uma serie de problemas. Onde estes irão afetar não só aos homens, mas principalmente ao meio ambiente.
Sendo assim, economizar água torna-se um fator benéfico e essencial á vida. O que nos torna responsável pelo controle do espaço aquático. Pois sua falta em alguns casos pode provocar patógenos que levam até a morte.
Dado o exposto pode-se dizer que, a melhor solução para a manutenção de nossa existência é a pratica da preservação dos recursos hídricos. Desta maneira cabe as entidades governamentais a criação de campanhas de conscientização. Mas faça a sua parte que futuramente o planeta terra agradecerá.
Ana Carolina Oliveira da costa
V
aluno: Clebson Gustavo
turma:3r05
turno:noite
Desejo ajudar...
"Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício.
Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja.
Gostaria de ajudar, se possível, judeus, gentios, negros, brancos...
Todos nós desejamos ajudar uns aos outros.
Os seres humanos são assim.
Desejamos viver para a felicidade do próximo, não para seu infortúnio.
Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros?
Neste mundo há espaço para todos.
A terra que é boa e rica, pode prover a todas as necessidades.
Caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém, nos extraviamos.
A cobiça envenenou a alma das pessoas...
Levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e a morte.
Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela.
A máquina que produz abundância, tem-nos deixado em penúrias.
Nossos conhecimentos fazem-nos céticos; nossa inteligência em pessoas duras e cruéis.
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que máquinas, precisamos de humanidade.
Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura.
Sem essas feições a vida será de violência e tudo será perdido.
A aviação e o rádio aproximam-nos muito mais.
A própria natureza dessas coisas é um apelo eloqüente à bondade da pessoa humana, um apelo à fraternidade universal, à união de todos nós.
Neste mesmo instante minha voz chega a milhões de pessoas por este mundo afora.
Milhões de desesperados, homens e mulheres, criancinhas, vítimas de um sistemas que tortura seres humanos e encarcera inocentes.
Aos que me podem ouvir, eu digo: "Não se desesperem!"
A desgraça que tem caído sobre nós não é mais produto da cobiça em agonia, da amargura de pessoas que temem o avanço do processo humano.
As pessoas que odeiam desaparecerão.
Os ditadores sucumbirão e o poder que do povo foi roubado há de retornar ao povo.
E assim, enquanto morrem pessoas, a liberdade nunca perecerá.
Companheiros, não vos entregueis a seres humanos brutais que vos desprezam, que vos escravizam, que arregimentam as vossas vidas, que ditam os vossos atos, as vossas idéias, os vossos sentimentos!
Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como um gado humano, que vos utilizam como carne para canhão!
Não sois máquinas! Pessoas é que sois!
E, com amor da humanidade em vossas almas!
Não odieis!
Só odeiam os que não se fazem amar, os inumanos.
Companheiros, não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade!
No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus está dentro de vós todos! Vós, o povo, tendes o poder - o poder de criar máquinas.
O poder de criar felicidade!
Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... e fazê-la uma aventura maravilhosa.
Portanto, em nome da democracia, usemos deste poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo... um mundo bom, que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê fruto à mocidade e segurança à velhice.
É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder.
Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem.
Jamais o cumprirão!
Os ditadores liberam-se, porém, escravizam o povo.
Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência.
Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à aventura de todos nós.
Em nome da democracia, unamo-nos.
Hannah, estás me ouvindo?
Onde te encontres, levanta os olhos!
Vês, Hannah?
O sol vai rompendo as nuvens que se dispersam!
Estamos saindo das trevas para a luz!
Vamos entrando num mundo novo.
Um mundo melhor, em que as pessoas estarão acima da cobiça, do ódio e da brutalidade.
Ergue os olhos, Hannah!
A alma das pessoas ganhou asas e afinal começa a voar.
Voar para o arco-íris, para a luz da esperança.
Ergue os olhos Hannah!
Ergue os olhos!"
Charles Chaplin
Extraído do filme O Grande Ditador
CONSTRUA COM SABEDORIA
Pr Valtair Freitas
Um velho carpinteiro estava pronto para se aposentar.
Ele informou ao chefe seu desejo de sair da indústria de construção e passar mais tempo com sua família.
Ele ainda disse que sentiria falta do salário, mas realmente queria se aposentar.
A empresa não seria muito afetada pela saída do carpinteiro, mas o chefe estava triste em ver um bom funcionário partindo e ele pediu ao carpinteiro para trabalhar em mais um projeto como um favor.
O carpinteiro concordou, mas era fácil ver que ele não estava entusiasmado com a idéia.
Ele prosseguiu fazendo um trabalho de segunda qualidade e usando materiais inadequados.
Foi uma maneira negativa dele terminar sua carreira.
Quando o carpinteiro acabou, o chefe veio fazer a inspeção da casa.
E depois ele deu a chave da casa para o carpinteiro e disse:
"Essa é sua casa. Ela é o meu presente para você".
O carpinteiro ficou muito surpreso. Que pena!
Se ele soubesse que ele estava construindo sua própria casa, ele teria feito tudo diferente.
O mesmo acontece conosco. Nós construímos nossa vida, um dia de cada vez e muitas vezes fazendo
menos que o melhor possível na construção.
Depois com surpresa nós descobrimos que nós precisamos viver na casa que nós construímos.
Se nós pudéssemos fazer tudo de novo, faríamos tudo diferente.
Mas não podemos voltar atrás.
Você é o carpinteiro.
Todo dia você martela pregos, ajusta tábuas e constrói paredes.
Alguém disse que "A vida é um projeto que você mesmo constrói".
Suas atitudes e escolhas de hoje estão construindo a "casa" que você vai morar amanhã.
Construa com Sabedoria!
* * * * * *
Do livro: "Nos Laços do Calvário"
Luiz Gustavo da Silva
m2tr03
DEFICIÊNCIAS
Renata Vilela
Já andei por tantos caminhos e já vivi tantas coisas, que hoje vejo que o preconceito e discriminação estão em cada um de nós, e cabe a nós quebrá-los para que possamos viver numa sociedade mais justa e humana.
Hoje posso afirmar que:
"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco" é quem não procura ser feliz.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria.
"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.
E "Miserável" somos todos que não conseguimos falar com Deus.
Joeverson de souza santos
M2tr03
Aluna: Thais Olivera
Turma: 2tr03
CUIDE DE SUAS AMIGAS.
Sentei em uma varanda, em um dia de verão, bebendo chá gelado enquanto visitava minha mãe.
"Nunca esqueça de suas amigas" ela falou, mexendo nos cubos de gelo em seu copo. "Não importa o quanto você ame o seu marido, você ainda precisará de suas amigas." "Lembre-se de ir sair e fazer coisas com elas, hoje e sempre. E lembre-se que amigas também são as irmãs, filhas, primas e outras parentes que você tenha."
Que conselho estranho, pensei. Eu não tinha acabado de me casar? Eu não havia acabado de entrar no "mundo dos casais?" Eu era um mulher casada agora, meu Deus, não somente uma garotinha que precisasse de amigas.
Mas mesmo assim escutei à minha mãe, mantive contato com minhas amigas, e fiz novas amizades ao longo do caminho. Conforme os anos passavam, um após o outro, gradualmente comecei a entender o que minha mãe quis dizer naquele dia.
Aqui está o que eu aprendi sobre as Amigas:
* Amigas trazem comida e ajudam a limpar o banheiro quando você precisa de
ajuda.
* Amigas cuidam de seus filhos e de seus segredos.
* Amigas lhe dão conselhos quando você os pede. As vezes você escuta, as vezes
não.
* Amigas nem sempre lhe dizem o que você quer, mas são honestas no que dizem.
* Amigas amam você e ficam ao seu lado, mesmo quando não concordam com suas
escolhas.
* Amigas riem com você, mesmo quando não há motivo aparente.
* Amigas te ajudam a sair de confusões.
* Amigas fazem festa para a sua filha ou filho quando eles se casam ou ficam grávidos, mesmo que não aconteça necessariamente nesta ordem.
* Amigas estão sempre ao seu lado quando tempos difíceis chegam.
* Amigas escutam você lamentar quando perde um emprego ou um amigo.
* Amigas escutam quando seus filhos a magoam.
* Amigas escutam quando seus pais ficam doentes.
* Amigas choram com você quando alguém que você ama morre.
* Filhas, irmãs, família e amigas abençoam nossaas vidas.
E a você, minha AMIGA, o meu MUITO OBRIGADA!
E o desejo de que fique para sempre em minha vida!
Aluna: Erica lorany; Karolline
Turma: 2tr03
A VERDADEIRA AMIZADE
5 Boca doce granjeia muitos amigos
e lábios afáveis atraem saudações.
6 Sejam muitos os teus amigos,
mas o teu confidente um só entre mil.
7 Queres ter um amigo? Adquire-o com a prova
e não te apresses em confiar nele;
8 porque há amigo que se vai com o tempo,
e no dia da tribulação não é constante.
9 Há amigo que se torna inimigo,
e descobrirá, para tua vergonha, querelas.
10 Há amigo que só o é para a mesa,
e que nos dias da desgraça desaparece;
11 na tua prosperidade é como se fosse outro tu,
na tua desventura afasta-se de ti;
12 se te colhe o infortúnio, volta-se contra ti,
e oculta-se da tua presença.
13 Permanece afastado de teus inimigos,
e com os teus amigos tem cuidado.
14 Um amigo fiel é um refúgio poderoso,
e quem o encontra, achou um tesouro.
15 Amigo leal não tem preço,
e nada se iguala ao seu valor.
16 Bálsamo vital é o amigo fiel;
os que temem a Deus o encontram.
17 O que teme a Deus é constante na sua amizade
porque qual é ele, tal é também o seu amigo.
ECLESIÁSTICO, 6,5-17
AMIGOS E COMPANHEIROS
10 Não abandones o velho amigo,
porque o novo não o iguala.
Amigo novo é vinho novo,
Faze-o envelhecer e depois bebe-o.
ECLESIÁTICO, 9,10
Colaboração de Afonso Rebelo
(Esse texto está no livro Eclesiástico na Bíblia compilada pelo
Pontifício Instituto Bíblico de Roma, Edições Paulinas.
Trata-se da chamada Bíblia Católica, em oposição à Bíblia Protestante.
Bastante esclarecedor quanto a essas diferenças
Aluno: Wanderson dias da silva
turma:2R03 Turno:Tarde
Os amigos
(Essas pessoas tão necessárias)
Há pessoas que com
uma só palavra
despertam ilusões
e roseirais;
que com um mero sorriso nos olhos
nos convidam a viajar
por outras terras,
nos dão a conhecer toda a
magia do mundo.
Há pessoas que com
Um mero toque
Quebram a solidão,
põem a mesa, servem um banquete
e colocam grinaldas;
que com uma simples viola
fazem uma sinfonia caseira
Há pessoas a quem basta
Abrir a boca
Para tocar nos confins da alma,
Alimentar uma flor,
Inventar sonhos,
Fazer cantar o vinho nas pipas,
Como se fossem a coisa mais simples do mundo.
E assim vamos de braço dado
Com a vida,
Desterrando uma morte solitária,
Pois sabemos que ao virar da esquina
Há pessoas assim,
Tão necessárias.
Aluno: Leonardo De Oliveira Souza
Turma:2R03 turno: tarde
O Amor tudo Pode
Ainda que eu fale todas as línguas do mundo,
Se me faltar o amor,
Sou como um bronze que soa ou um sino que toca.
Ainda que eu tenha o dom da profecia
E conheça todos os mistérios e toda a ciência,
Ainda que eu tenha uma grande fé
Capaz de mover montanhas,
Se não tiver amor, nada sou.
Ainda que eu distribua todos os meus bens
Para alimentar os pobres e entregue o meu corpo às chamas,
Se me faltar o amor,
De nada me serve.
O amor é paciente, é prestável;
O amor não é invejoso,
Não é arrogante,
Não é orgulhoso,
Não age com baixeza,
Não procura o seu próprio interesse.
O amor não se deixa levar pala ira;
Esquece e perdoa as ofensas.
Nunca se alegra com a injustiça
E rejubila sempre com a verdade.
O amor tudo desculpa, tudo crê,
Tudo espera e tudo suporta.
O amor jamais passará.
As profecias terão o seu fim,
O dom das línguas terminará
E a ciência será inútil,
(porque a nossa ciência é imperfeita
e as nossas profecias limitadas.)
Mas, quando vier o que é perfeito,
O imperfeito desaparecerá.
Quando era criança, falava como criança,
Sentia como criança, pensava como criança,
Mas, quando me tornei homem,
Deixei o que era próprio de criança.
Da mesma forma,
Agora vemos como por um espelho, de maneira difusa,
Mas depois veremos tudo face a face.
Assim, agora permanecem estas três coisas:
A fé, a esperança e o amor.
Mas a maior de todas é o amor.
Saulo de Tarso, Arteplural, Lda.
Um fazendeiro colecionava cavalos e só faltava uma determinada raça. Um dia ele descobriu que o seu vizinho tinha este determinado cavalo. Assim, ele atazanou seu vizinho até conseguir comprá-lo.
Um mês depois o cavalo adoeceu, e ele chamou o veterinário:
- Bem, seu cavalo está com uma virose, é preciso tomar este medicamento durante 3 dias, no terceiro dia eu retornarei e caso ele não esteja melhor, será necessário sacrificá-lo.
O porco, silenciosamente, escutava toda a conversa.
No dia seguinte deram o medicamento e foram embora. O porco se aproximou do cavalo e disse:
- Força amigo! Levanta daí, senão você será sacrificado!!!
No segundo dia, deram o medicamento e foram embora. O porco se aproximou do cavalo e disse:
- Vamos lá amigão, levanta senão você vai morrer! Vamos lá, eu te ajudo a levantar... Upa! Um, dois, três.
No terceiro dia deram o medicamento e o veterinário disse:
- Infelizmente, vamos ter que sacrificá-lo amanhã, pois a virose pode contaminar os outros cavalos.
Quando foram embora, o porco se aproximou do cavalo e disse:
- Cara é agora ou nunca, levanta logo! Coragem! Upa! Upa! Isso, devagar!
Ótimo, vamos, um, dois, três, legal, legal, agora mais depressa vai.... Fantástico! Corre, corre mais! Upa! Upa! Upa!!! Você venceu, Campeão!!!
Então de repente o dono chegou, viu o cavalo correndo no campo e gritou:
- Milagre!!! O cavalo melhorou. Isso merece uma festa...
"Vamos matar o porco para comemorar!!!"
Ponto de reflexão:
- Isso acontece com freqüência no ambiente de trabalho. Muitas vezes ninguém percebe quem é o funcionário que tem o mérito pelo sucesso.
- "Saber viver sem ser reconhecido é uma arte."
- "Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."
Reflexão:
- Procure ser uma pessoa de valor, em vez de ser uma pessoa de sucesso.
A partir de hoje, semanalmente, estaremos publicando, aqui no nosso site, um texto educativo e que nos leve a refletir sobre as mais variadas situações da vida.
Se você quer ver seu texto publicado, envie-nos para presidencia@sindsef-ro.org.br . UM BOM FINAL DE SEMANA PARA TODOS.
Herclus Coelho
Presidente
ALUNO:ALEXSANDRO CARVALHO DUARTE
TURMA:2TR03
"A uma certa distância todos se parecem... Bonitos, cheirosos e educados. Ao se aproximar, o mau hálito e o sapato gasto influênciam nossa mente a conspirar e mal tratar aleatoriamente, puro preconceito!
Imaginar vivermos num mundo de distintos personagens onde ser diferente talvez seja o normal."
João Vitor Rocha
ALUNO/:PATRICK GABRIEL
TURMA:2TR03
A GRANDEZA DO MAR
Paulo Roberto Gaefke
(No livro "Quando é preciso Viver" página 29)
Você sabe por que o mar é tão grande?
Tão imenso? Tão poderoso?
É porque teve a humildade de colocar-se alguns centímetros
abaixo de todos os rios.
Sabendo receber, tornou-se grande.
Se quisesse ser o primeiro, centímetros acima de todos os rios,
não seria mar, mas sim uma ilha.
Toda sua água iria para os outros e estaria isolado.
A perda faz parte.
A queda faz parte.
A morte faz parte.
É impossível vivermos satisfatoriamente.
Precisamos aprender a perder, a cair, a errar e a morrer.
Impossível ganhar sem saber perder.
Impossível andar sem saber cair.
Impossível acertar sem saber errar.
Impossível viver sem saber viver.
Se aprenderes a perder, a cair, a errar, ninguém mais o controlará.
Porque o máximo que poderá acontecer a você é cair, errar e perder.
E isto você já sabe.
Bem aventurado aquele que já consegue receber com a mesma naturalidade
o ganho e a perda, o acerto e o erro, o triunfo e a queda, a vida e a morte.
Adriana de Souza
M2tr03
Alunos:Hellen Kasia e Rivaldo Almeida
Turma:2TR03 Turno:Tarde
SER AMIGO É....
ANDAR JUNTO, MESMO QUE DISTANTE.
É SER LEGAL, JAMAIS SUPERFICIAL.
DIZER O QUE PENSA, SEM OFENSA.
CALAR PARA OUVIR, SEM INTERVIR.
FALAR SEM RODEIO, SEM RECEIO.
GUARDAR O SEGREDO, SECAR O PRANTO, DAR O OMBRO.
ESTAR PARA O QUE DER E VIER, É JAMAIS ABANDONAR.
É SER ALGUÉM COM QUEM SEMPRE SE PODE CONTAR.
SER AMIGO, AFINAL,
É SER....
ESPECIAL!
Amizade Verdadeira
É quando nunca estamos cansados para ouvir;
É quando existe um carinho todo especial;
É quando ficamos preocupados com coisas que achamos que estão erradas;
É quando o amigo se faz presente até nas horas em que achamos que não são precisas;
É quando existe cumplicidade;
É quando temos plena confiança;
É quando tentamos abrir os olhos do amigo;
Quando julgamos que esteja fazendo coisa errada não abandonamos.
Enfim, amizade é um bem muito precioso que precisamos conservar sempre, mesmo com todas as dificuldades que a amizade possa oferecer.
Amigos são pessoas muito importantes em nossas vidas, que temos que ter e saber sempre.
(Cecília Antunes - textos de amizade )
Aluno:weriel oliveira do nascimento
Turma:2TR03
Não projete demais, não calcule, apenas fique por perto. Não hesite. Nem por três milésimos. Pense por três segundos: o que representam três anos? De onde vem a matemática do amor? Não há números em nossos encontros, Danii, apenas versos. Escrever para você é como imitar um poema já composto. É como copiar nossa própria poesia. E depois, esperar para saber se você achou que eu fiz parecido. Entende o quanto é fácil(difícil)? Hoje, só desejo isso, que leia e se mantenha por perto. Não calcule, não tenha medo, simplifique. A simplicidade é a perfeição dos apaixonados. A perfeição é uma apaixonada pela simplicidade. Danii, o que nossos atos erram, a natureza se ocupa em reparar. Nunca se esqueça. Quando nos dizemos as palavras erradas, ainda assim, nos dizemos as palavras certas. Quando nos dizemos as palavras certas, é como nos dizer o absoluto, como adivinhar o pensamento, o futuro, como a felicidade de uma criança, "o paraíso". Dizer as palavras certas é como escrever algo inatingível, perfeição inalcançável. É quase um silêncio.
aluno:wanderson dias da silva
turma:2R03 Turno:Tarde
lendo o texto agora vi a quanto tempo a corrupiçao existe na politica e cada vez mais almenta e como se .fosse uma bola de neve e muito dificio termos politicos serios no nosso pais hoje em dia a eleiçao chega e o eleitor nao sabe se o candidato e um bom politico e que tenha etica para administrar o dinheiro publico
abel caetano de souza turma ;1nr04
Postar um comentário